Início

Questões de Concursos Professor II

Resolva questões de Professor II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q387134 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, FCC

Animais de estimação são temas frequentes em conversas e atividades entre alunos do Ensino Fundamental.

O trabalho com esse tema também permite

I. identificar etapas do ciclo de vida dos animais e relacioná-las com etapas do ciclo de vida dos seres humanos.

II. desenvolver hábitos responsáveis no trato com animais e ampliar o respeito aos seres vivos de modo geral.

III. reconhecer a anatomia comparada e funcionamento entre animais e seres humanos em relação aos sistemas e órgãos do corpo.

São itens voltados ao ciclo I do Ensino Fundamental aqueles contidos em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q472326 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

Um dos problemas de exclusão relacionados à prática esportiva na escola é o da divisão entre meninos e meninas. Essa divisão não é apenas reflexo de um fato biológico, mas está também relacionada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q473290 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Considere as seguintes ações praticadas por um professor de Educação Física que atua na escola como PEBII.

I. Seleciona conteúdos diferentes para ensinar aos diferentes anos com os quais trabalha.

II. Planeja o ensino de maneira que sejam abordadas suas várias dimensões: histórica, cultural, biológica, técnica.

Quando procede dessa maneira, o professor atende aos princípios pedagógicos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q473040 | Educação Física, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A fisiologia do exercício na criança é bastante complexa. Sua característica essencial é, certamente, a de reconhecer:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q326928 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q384964 | Biologia, Evolução, Professor II, SEE SP, VUNESP

Existem duas hipóteses que os cientistas têm para explicar os processos de obtenção de energia: heterotrófica e a autotrófica. Elas sugerem que os primeiros organismos que surgiram na Terra foram capazes de realizar, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q323288 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Responda às questões de números 21 a 25 com base no texto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

Com base no resultado do Censo Escolar das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na educação superior, entre 2003 e 2005, o número de alunos passou de 5 078 para 11 999 alunos. Este indicador aponta para um crescimento de 136% das matrículas. Apesar disso, essas informações refletem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q794460 | Filosofia, Professor II, SEE SP, FCC

Segundo Marilena Chaui (in Convite à Filosofia), merecem especial destaque dois dos filósofos que adotaram as ideias de Husserl e esforçaram-se para liberar a ontologia do velho problema deixado pela metafísica: o dilema do realismo e do idealismo. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q383825 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A ocorrência de gravidez na adolescência tem aumentado consideravelmente. O conhecimento e o uso adequado de métodos contraceptivos podem reverter esse problema, assim como, em alguns casos, evitar também a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Em relação a esses métodos, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q319457 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

A autora Reily destaca o sistema Bliss de comunicação (Blissymbolics) como o primeiro sistema gráfico aproveitado e readaptado como instrumento de comunicação no campo da educação especial e da reabilitação. Segundo a autora, o sistema Bliss é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q545839 | Física, Professor II, SEE SP, FCC

Um cubo de madeira de aresta 20 cm tem massa 4,8 kg. Colocado em um tanque com água, ele flutua parcialmente imerso. Adotando g = 10 m/s2 e dágua = 1,0 . 103 kg/m3, a força vertical mínima capaz de deixá-lo totalmente imerso vale, em newtons,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q794472 | Filosofia, Professor II, SEE SP, FCC

Ao se analisar a proposta da chamada Escola de Frankfurt de modo geral, pode-se afirmar que uma de suas maiores contribuições foi ter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q385837 | Biologia, Biologia Celular, Professor II, SEE SP, VUNESP

Diante da proposta dos temas estruturadores, e considerando a sua realidade específica, as necessidades de seus alunos, as particularidades de sua escola e região, o professor pode selecionar os temas que são mais significativos e resolver como deverão ser trabalhados de modo a possibilitar situações de aprendizagem a partir das vivências dos alunos.

Leia as afirmações seguintes:

I. O estudo da biologia deverá ser desafiador para os alunos, permitindo que discutam sobre diferentes temas como meio ambiente, biodiversidade e outros.

II. Vivendo num país com uma das maiores biodiversidades do planeta, é imprescindível que sejam formados alunos conscientes e participantes do processo de preservação do meio ambiente.

III. A biologia celular e a hereditariedade são assuntos articulados para que os alunos possam compreender a identidade dos seres vivos e as formas de transmissão de vida e hereditariedade.

IV. O estudo de biologia deve desenvolver assuntos ligados à saúde, ao corpo humano, à adolescência e à sexualidade.

São temas que atendem ao proposto no enunciado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q544664 | Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Numa academia de musculação, um atleta corre em uma esteira elétrica com velocidade constante. Após 15 minutos de corrida, ele percebe que percorreu uma distância de 2,2 km. Contudo, como recebeu uma orientação de seu treinador para correr 10 km num ritmo de 1 km a cada 6 minutos, para atingir sua meta, o atleta deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q323235 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Mulhollande foi um dos primeiros fisioterapeutas a defender a ideia de que com relação às crianças com paralisia cerebral, uma postura assentada “ideal” poderia minimizar os efeitos do tônus anormal, maximizando suas capacidades. Chaves (et al), in Teixeira (org.), destaca que o conceito e a prática da adequação postural, também conhecida pelo termo seating, são recentes. De acordo com essa autora, a adequação postural tem como objetivos:

I. proporcionar suporte corporal e aliviar pressão;

II. favorecer o processo de desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos;

III. incrementar a função, ser confortável e permitir alterações e ajustes;

IV. desenvolver recursos e estratégias que favoreçam a interação da pessoa que apresenta deficiência física com o meio.

É correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q325534 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Reily afirma que existe um sistema que foi desenvolvido nos Estados Unidos por Lori Frost e Andrew Bondy, dirigido a alunos com comportamento difícil. O sistema a que a autora se refere é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q471384 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Cada vez mais se aceita que as aulas de Educação Física devem se orientar pelo princípio da inclusão. Diante disso, analise as seguintes situações didáticas:

I. quando o tema da aula são as corridas de atletismo, o professor pede para Humberto exercer a função de cronometrista, já que ele é deficiente físico e se locomove em cadeira de rodas;

II. durante a vivência de um torneio de voleibol interclasses, o professor de Educação Física determina que as meninas montem os times, já que elas normalmente se saem melhor do que os meninos nessa modalidade esportiva;

III. quando o tema é futsal, o professor permite que tanto meninas quanto meninos escolham suas equipes, considerando que ambos os gêneros devem ter oportunidades iguais, mesmo que suas habilidades sejam diferentes.

Pensando na aplicação do princípio da inclusão, classifique as situações I, II e III como correta ou incorreta, respectivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q389802 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor II, SEE SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta sobre os motivos que provocaram a redução do fluxo imigratório para o Brasil a partir da década de 1930.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q387194 | Biologia, Taxonomia, Professor II, SEE SP, VUNESP

O nome científico da mosca da banana é Drosophila melanogaster. A respeito das regras do uso do nome científico, foram feitas algumas afirmações.

I. A primeira palavra refere-se ao gênero e a segunda ao epíteto específico.

II. O nome científico pode ser criado livremente sem estudo prévio, de acordo com o pesquisador que descobriu a nova espécie.

III. Uma espécie de mosca e uma espécie de pulga podem apresentar o mesmo nome científico.

IV. O nome da espécie Drosophila melanogaster é utilizado apenas nos países da América Latina. Outros países utilizam outro nome científico para identificá-la.

É correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q473014 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Promover a educação para a saúde nas aulas de Educação Física durante a infância implica em colaborar para prevenir um grande número de distúrbios orgânicos que ocorrem na idade adulta.

Diante disso, analise as seguintes situações:

I. o conteúdo das aulas é voltado, exclusivamente, para a prática de jogos recreativos com o objetivo de promover o bom relacionamento entre os alunos;

II. as aulas ensinam diferentes formas de se exercitar e de ter um estilo de vida ativo, além de estimularem os alunos a optarem por situações em que estejam ativos fisicamente;

III. doenças crônico-degenerativas são estudadas pelos alunos nas aulas de educação física, esclarecendo que a prática de atividades físicas evita que aquele que se exercita seja acometido por elas durante a vida adulta.

Situações para promover a educação para a saúde são corretamente descritas, apenas, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.