Questões de Concursos Professor II

Resolva questões de Professor II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1001982 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor II, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu RJ, IBAM, 2022

A Lei nº 14.191, de 2021, incluiu o Capítulo V-A na LDB 9394/96. Esse capítulo, que apresenta uma modalidade de ensino, tem o seguinte título:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1001983 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direito à Educação, Professor II, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu RJ, IBAM, 2022

A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação, é dever do Estado e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q474886 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Assinale a alternativa em que todas as palavras em espanhol sejam heterogenéricas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q321030 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

As narrativas contidas no currículo, explícita ou implicitamente, corporificam noções particulares sobre conhecimento, sobre formas de organização da sociedade e sobre os diferentes grupos sociais e representam os diferentes grupos sociais de forma diferente. Enquanto as formas de vida e a cultura de alguns grupos são valorizadas e instituídas como cânon, as de outros são desvalorizadas e proscritas. Assim, contam histórias que fixam noções particulares sobre gênero, raça, classe - noções que acabam também nos fixando em posições muito particulares (SILVA, 2005, p. 195). Segundo o autor, as narrativas contidas no currículo contribuem para:

I. o entendimento de que o currículo vincula-se a aspectos políticos inerentes às relações de poder que acentuam as desigualdades étnico-raciais e de gênero;

II. a superação das desigualdades instituídas em relação às questões étnico-raciais e de gênero;

III. a compreensão de que o currículo representa, de forma igualitária, os diferentes grupos sociais.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q474889 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Qual alternativa apresenta lo como artigo neutro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q483338 | Geografia, Geografia Física, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

As restingas são formações litorâneas que se caracterizam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q326928 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q327954 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

A produção do conhecimento, no contexto da Sociedade em Rede, gera a necessidade de articulação do currículo escolar com a produção da ciência e tecnologia no contexto de cada nação. A velocidade do processo de globalização por meio das redes exige relações curriculares complexas viabilizadas pelas tecnologias digitais. São atributos das tecnologias que influenciam diretamente a cultura curricular:

I. interatividade;

II. mobilidade;

III. conectividade;

IV. velocidade.

Dos itens, verifica-se que estão corretos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q474650 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Dadas as seguintes frases,

- Llevo cinco años estudiando literatura comparada.

- Estuve tres meses viviendo en España.

- ¿Por qué andas saliendo con esas chicas?

- Mi madre está preparando nuestra cena.

é correto afirmar que todas são perífrases verbais de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q474655 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Qual a alternativa correta quanto ao uso do verbo gustar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q805973 | Legislação e Decretos, Decreto n 5622 2005 Regulamenta o art 80 da Lei no 9394, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

O Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, caracteriza a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esse Decreto prevê a obrigatoriedade de momentos presenciais para:

I. atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso;

II. estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente;

III. defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente. Das afirmativas,

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q390027 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

das as afirmativas acerca do governo de Juscelino Kubitschek,

I. Seu programa de governo tinha como proposta 50 anos de progresso em 5 anos.

II. Seu Plano de Metas consistia em 31 objetivos.

III. O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos, sendo alimentação e educação os setores com maior investimento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q390030 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Dadas as afirmativas sobre a Lei Adolfo Gordo, de 1907,

I. Propunha a expulsão de estrangeiros envolvidos em greves.

II. Foi uma resposta do Congresso às greves de 1907, que lutavam pela jornada de trabalho de 8 horas.

III. Defendia que estrangeiros casados com brasileiras ou viúvos com filhos brasileiros não poderiam ser expulsos.

IV. O Adolfo Gordo era Ministro chefe da Casa Civil e criou a Lei para expulsar os anarquistas do país.

verifica-se que estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q474771 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Assinale a alternativa correta em relação ao uso dos modos indicativo, subjuntivo e infinitivo na construção das orações em Língua Espanhola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q390048 | História, História Geral, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

O humanismo trouxe uma nova forma de ver as relações do homem com a natureza e com seu próprio eu, influenciando a literatura, a sociologia, a filosofia e a história, criando uma nova forma de pensar, rompendo com as relações de dominação nem sempre objetivas, nem sempre palpáveis, mas sempre presentes. Devido a suas ideias inovadoras, o humanismo renascentista se destacou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q474790 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

O imperativo afirmativo é usado para:

I. dar instruções;

II. responder a pedidos;

III. dar ordens;

IV. fazer elogios.

Das afirmativas,

verifica-se que estão corretas apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q474806 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Qual alternativa apresenta apenas verbos irregulares no futuro simples do indicativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q328383 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

O sistema educacional, ao longo da história, tem desempenhado um importante papel na evolução das sociedades, uma vez que prepara as gerações para os desafios evolutivos das nações. No contexto da formação de professores, têm sido produzidos saberes e conhecimentos sobre o planejamento da ação docente como espaço privilegiado para adequar a escola aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o planejamento constitui-se em um ato pedagógico fundado na necessidade de aproximar a escola das demandas da sociedade. São objetivos do planejamento pedagógico:

I. produzir planos escolares;

II. definir objetivos e metas do ensino;

III. estabelecer procedimentos de avaliação.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q474828 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Dada as afirmativas sobre os verbos pronominais,

I. Os pronomes podem vir antes ou depois do verbo.

II. Os pronomes se referem ao sujeito da frase.

III. Os verbos podem ser substituídos pelos pronomes.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q390133 | História, História Geral, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Entre os povos da antiguidade, os Hebreus se destacaram por terem influenciado a civilização ocidental de uma maneira tão marcante que seus ideais fundamentam os princípios sociais, políticos e religiosos de várias nações, principalmente na Europa e na América. Essa influência se justifica pelo fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.