Início

Questões de Concursos Professor II

Resolva questões de Professor II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q319386 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Segundo Álvaro Marchesi, o desenvolvimento comunicativo e linguístico de crianças surdas com uma perda auditiva profunda, por exemplo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q328360 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em um processo de avaliação mediadora, o confronto entre objetivos pretendidos e alcançados, interesses e valores dos alunos destina-se a subsidiar o professor e a escola no sentido da melhor compreensão dos limites e possibilidades dos alunos e de ações subsequentes, para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q385215 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Nos músculos estriados esqueléticos, podem-se encontrar dois tipos principais de fibras musculares: as de contração rápida e as de contração lenta. Comparando esses dois tipos de fibras, pode-se afirmar que são características das fibras de contração rápida a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q642061 | Informática, Software, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A configuração, composta somente por software livre, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q327976 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, SEE SP, FCC

Atenção: Leia o texto abaixo apara responder às questões de números 3 e 4.

Fazia parte da pauta de uma reunião de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) a organização de uma visita aos principais museus da cidade. Enquanto os professores discutiam a programação da atividade, uma professora comenta: ? Que bobagem essa história de conhecer museu, para que isso? Nós devíamos nos preocupar com as atividades curriculares e não com as extracurriculares. É só para perder tempo! Uma outra professora rebate dizendo: ? Você quer dizer que há dissociação entre cultura e conhecimento? Quer dizer que atividades culturais não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos?

Tendo em vista a situação relatada e considerando as políticas de currículo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q639548 | Informática, Linguagens, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Umalinguagem de montagem (assembly ) é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q592731 | Química, Professor II, SEE SP, FCC

O oxigênio utilizado em hospitais é obtido a partir do ar atmosférico. Nesse processo, o ar é liquefeito para se conseguir a separação de seus componentes, pela destilação fracionada. As condições de temperatura e pressão que permitem a liquefação do ar são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q386939 | Biologia, Biologia Celular, Professor II, SEE SP, VUNESP

No Brasil, uma em quatro pessoas pode ter tido uma doença sexualmente transmissível (DST). Como exemplos de DST, pode-se citar o seguinte conjunto de doenças:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q472194 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Leia as afirmações sobre o ensino de lutas nas aulas de Educação Física.

I. Os alunos costumam ter muitas ideias equivocadas sobre lutas, por isso, é melhor que o professor evite que eles as manifestem durante as aulas.

II. Saber o que os alunos pensam e sabem a respeito das lutas é uma boa maneira de começar a tratar didaticamente esse conteúdo de ensino.

III. Estimular os alunos a pesquisarem diferentes lutas e mostrar vídeos sobre lutas ajudam o aluno a se interessar e a aprender esse conteúdo das aulas.

IV. O ensino das lutas na escola deve ser apenas teórico, evitando a realização de jogos de lutas entre os alunos.

Assinale a alternativa que classifica, correta e respectivamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q319368 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

(...) É com base na leitura, ajudado pelo professor, que o aluno surdo vai construir o conhecimento de língua, de texto e de mundo para que ele tenha conteúdo para se expressar e a forma de fazê-lo (...) (Pereira).

Baseado nessa afirmação, pode-se dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q473228 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Considerando que uma pequena parcela da população pratica esportes ou exercícios físicos de forma regular e sistemática, bem como a resistência de adolescentes e jovens a participarem das aulas de Educação Física, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008) estabelece algumas orientações.

Leia as frases a seguir e assinale a alternativa que expressa itens que o professor deve respeitar ao elaborar seu plano de ensino.

I. A finalidade da Educação Física.

II. A compreensão dos fenômenos presentes nas culturas juvenis.

III. Associar a cultura viva e a escola.

IV. Priorizar o esporte como conteúdo.

V. Ampliar e qualificar as possibilidades de atuação da Educação Física.

Estão corretas, apenas, as frases

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q472494 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

Betti, com base em Sérgio, define motricidade humana como a capacidade de movimento para a transcendência, o que significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q544736 | Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Um motor que converte um baixo índice de energia térmica em movimento é caracterizado como de baixa(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q328675 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em relação à organização do trabalho em sala de aula, Vasconcellos afirma que “o trabalho com projetos tem se revelado como uma estratégia bastante interessante no sentido de superar os vícios da educação bancária...”. Segundo o autor, isso ocorre porque, no trabalho com projetos didáticos,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q480795 | Francês, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, FCC

Atenção: As questões de números 33 a 36 referem-se ao texto Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas, de Ana Maria Ferreira Barcelos (In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 7. n. 2, 2007).

De acordo com Barcelos, o papel de professores e de formadores de professores engloba dois aspectos fundamentais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q324908 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, FCC

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma das causas de deficiências físicas. Essa é uma doença

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q333161 | Matemática, Funções, Professor II, SEE SP, FCC

O combate ao desperdício de energia está ligado ao desenvolvimento de novas tecnologias. Podemos, por exemplo, fazer uma comparação entre lâmpadas incandescentes de 100 W (0,1 kW) e fluorescentes compactas de 23 W (0,023 kW) que produzem luminosidade semelhante, quando ligadas à mesma diferença de potencial. Para determinar o consumo de energia (E) em kWh, usamos a expressão matemática E = P.t , onde P é a potência da lâmpada em kW e t é o tempo que permanece acesa em horas. Analisando as informações acima, podemos concluir que, após 30 dias, a diferença de consumo de energia entre as duas opções, mantendo-se as lâmpadas acesas diariamente durante 5 horas, será de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q473754 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

Segundo Nascimento e Almeida, entre os argumentos restritivos para se trabalhar adequadamente com lutas, destacam-se dois:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q485020 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor II, SEE SP, FCC

As águas subterrâneas constituem-se em importante recurso natural, posto que acumulam a maior parte das águas das chuvas, que chegam ao subsolo pela infiltração. As atividades humanas têm posto em perigo este importante recurso. Segundo o geólogo Ricardo Hirata, no livro Decifrando a Terra, IBEP, 2009, nas áreas urbanas, um dos principais focos de contaminação por produtos químicos tóxicos têm sido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.