Início

Questões de Concursos Professor II

Resolva questões de Professor II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q486100 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em cada uma das questões de números 46 a 60, reproduziu- -se trecho de uma breve conversa. Assinale a alternativa que apresenta a palavra ou expressão que preenche a lacuna corretamente.

“Are all the students here already?”

“Yes, everyone ______________ Peter.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q323609 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Amorim e Alves apontam que para a leitura Braille, além da boa percepção tátil, é preciso compreender a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q471736 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Atualmente os adolescentes são atingidos por um bombardeio de ideias e informações sobre as práticas corporais e sobre padrões de saúde e beleza que nem sempre coincidem com o que eles pensam e sentem sobre atividades que gostam de praticar. Diante desse possível conflito entre a cultura dos alunos e as influências dos meios de comunicação sobre os conteúdos das aulas de Educação Física, leia as seguintes frases e assinale a alternativa que expressa a posição da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008).

I. Partir do variado repertório de conhecimentos que os alunos já possuem sobre diferentes manifestações corporais e de movimento e buscar ampliá-los, aprofundá-los e qualificá-los criticamente.

II. Não ensinar os conteúdos esportivos tradicionalmente ligados à Educação Física.

III. Levar o aluno, ao longo de sua escolarização e após, a melhores oportunidades de participação e usufruto no jogo, esporte, ginástica, luta e atividades rítmicas, assim como a possibilidades concretas de intervenção e transformação da cultura de movimento.

IV. A Educação Física escolar deve trabalhar com grandes eixos de conteúdos, resumidos e expressos no jogo, no esporte, na ginástica, na luta e na atividade rítmica.

Estão corretas, apenas, as frases

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q472365 | Educação Física, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A autonomia é enormemente facilitada se os alunos vivenciam as diferentes práticas da cultura corporal e compreendem o seu papel na sociedade. Um dos conteúdos da dimensão sociocultural que o professor de Educação Física deve esclarecer aos seus alunos é o relacionado com a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q619578 | Informática, Sistemas Operacionais, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Umadas práticas que oGNUGPLNÃOpermite é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q472443 | Educação Física, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

As vivências corporais devem se apropriar da diversidade cultural, ética, física e de gênero como elemento enriquecedor das relações escolares e da vida social que se quer democrática. O direito à Educação, como requisito básico para a cidadania democrática, traduz-se na defesa incondicional da escola para todos. Desta forma, a Educação Física irá contribuir para a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q472712 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em relação ao processo criativo que pode ocorrer quando o professor de Educação Física ensina dança, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q384023 | Biologia, Citologia, Professor II, SEE SP, FCC

Uma das características mais marcantes das células e que é comum a todas elas é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q327232 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em determinado momento da vida escolar, alguns alunos podem apresentar necessidades educacionais especiais, e em algumas situações, requerem, da escola, uma série de recursos e apoios de caráter mais especializados, que proporcionem ao aluno meios para o acesso ao currículo. Para encontrar soluções de objetos que auxiliem o aprendizado de pessoas com necessidades especiais, os profissionais da educação devem seguir algumas etapas para o desenvolvimento das ajudas técnicas.

Assinale a sequência de desenvolvimento de ajudas técnicas apresentada no material do Portal de ajudas técnicas para educação (2002) (MEC/SEESP).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q319433 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Os comportamentos autoestimulatórios podem indicar que o meio externo não está chamando a atenção da criança ou uma forma de comunicar seu descontentamento, sua insegurança, dentre outros.

Assim, é necessário

I. procurar entender como essa criança se comunica por meio desses comportamentos;

II. exterminar rapidamente esses comportamentos, isolando a criança do convívio com os demais colegas;

III. fazer a criança se sentir segura e despertar seu interesse para atividades e relacionamento com o mundo externo.

Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q323339 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Ao discutir a etiologia da deficiência mental, Coll (2004) afirma que há inúmeros fatores determinantes. Dentre eles, destaca uma distinção clássica das causas. São elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q794527 | Filosofia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O problema da cont radição-mudança e identidade-permanência dos seres, posto por Heráclito e Parmênides, encontrou resposta na fase de apogeu da filosofia grega, com Platão e Aristóteles. Écorreto dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q471464 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

Para Paes, com relação à estrutura pedagógica, o referencial metodológico para o ensino de esporte na escola deve responder basicamente a três questões: O que ensinar? Quando ensinar? Como ensinar? As respostas a essas questões deverão nortear

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q323126 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Ao discutir a psicometria e sua relação com a deficiência mental, Coll (2004) apresenta o cálculo do Quociente Intelectual (QI). Esse cálculo acompanhou o enfoque médico desde o início do século XX e é utilizado ainda hoje. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q473685 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

Para Lomakine, ao ser ministrada no âmbito escolar, a interpretação e apreciação da dança representam um canal importante de informações e vivências para que os alunos possam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q327306 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Os dados de rendimento dos alunos devem ser preenchidos cuidadosamente pelos professores porque são informações coletadas

I. pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, para compor o Sistema de Informações Educacionais;

II. no Censo Escolar, programa cujas informações geram indicadores necessários ao acompanhamento do setor educacional;

III. anualmente, em nível nacional, e que, juntamente com outros dados das escolas, permitem o acompanhamento das alterações do sistema educacional e a identificação de demandas das Secretarias de Educação.

Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q473005 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

A Federação Brasileira dos Profissionais em Educação Física e o Colégio Brasileiro das Ciências do Esporte, segundo Cecília Borges, realizam, há mais de uma década,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q485360 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em cada uma das questões de números 46 a 60, reproduziu- -se trecho de uma breve conversa. Assinale a alternativa que apresenta a palavra ou expressão que preenche a lacuna corretamente.

“How could you get to the hospital so fast?”

“Andrew insisted _____________ there in his motorcycle.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q485161 | Geografia, Economia, Professor II, SEE SP, FCC

Discutindo as diversas regionalizações do mundo, Haesbaert & Porto-Gonçalves (2006) destacam que a regionalização do mundo em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q323656 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Ao trabalhar com alunos com deficiência mental em sala de aula, necessita-se de bases para compreender implicações educacionais dessa deficiência. A CIF (2004) auxilia no processo, mas é preciso conhecer a evolução dessa classificação.

A CIF transformou-se, de uma classificação de “consequência da doença” (versão de 1980) numa classificação de “componentes da saúde”. Os “componentes da saúde” identificam o que constitui a saúde, enquanto que as “consequências” referem-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.