Início

Questões de Concursos Professor II

Resolva questões de Professor II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q1001981 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Educação, Professor II, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu RJ, IBAM, 2022

A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, sendo a eles assegurado o seguinte direito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

642Q894019 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A teoria em que se estuda a organização do pensamento das crianças durante a aprendizagem da leitura e escrita, tornando-as como protagonistas desse processo é denominada psicogênese da língua escrita. Esse termo designa a análise de como a nossa mente se comporta rente aos fatos, atividades e experiências psicológicas, sendo de suma importância, pois ao identificar etapas de desenvolvimento da leitura nas crianças, os educadores são capazes de utilizarem ferramentas pedagógicas específicas para cada uma dessas fases, fazendo-os progredir de forma eficiente e personalizada. Há diversos níveis na Psicogênese da Língua Escrita, esses níveis têm como objetivo identificar o patamar de habilidades para a leitura e escrita demonstrado por essa criança. Leia o fragmento a seguir.


“A fase _______________ tem como foco principal fazer com que as crianças relacionem o som das sílabas com a formação e a escrita das palavras, elas conseguem compreender que para escrever se usarão de letras, podendo ocorrer delas escreverem o próprio nome, por exemplo, com traços e símbolos no lugar das letras, mas faz parte do processo. Já na fase _______________, a criança passa a assimilar que as sílabas possuem mais de uma letra; no entanto, pode ocorrer a escrita de uma só letra para representar a sílaba inteira, como, por exemplo, fazer uso da letra ‘K’, para descrever a sílaba ‘CA’ em uma palavra, por conter semelhança no som emitido. ”


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

643Q1001978 | Sem disciplina, Morfologia, Professor II, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu RJ, IBAM, 2022

Texto associado.
USO DE CIGARRO ELETRÔNICO EQUIVALE A MAIS DE 20 CIGARROS POR DIA

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o fumante brasileiro consome em média 17 cigarros convencionais por dia. Segundo a Diretora do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (InCor), Dra. Jaqueline Scholz, no jovem que consome o cigarro eletrônico a taxa de nicotina do organismo pode ultrapassar essa média, alcançando o equivalente a mais de 20 cigarros tradicionais por dia.
“Cada vez mais recebo no meu consultório jovens de 16 a 24 anos usam esse produto e têm uma taxa de nicotina no organismo equivalente do consumo de mais de 20 cigarros por dia”, disse a médica em entrevista a BBC News Brasil.
Ainda de acordo com a reportagem, um estudo apurou que quase um em cada cinco brasileiros de 18 a 24 anos usaram o cigarro eletrônico pelo menos uma vez na vida, mesmo que a comercialização desse produto seja proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para Scholz, isso explica a mudança nos números de iniciação do tabagismo, que antes eram bem baixos em relação aos adolescentes. “Se não cuidarmos desse problema agora, o uso desses dispositivos tem tudo para virar uma epidemia em breve”, alertou.
O boom do cigarro eletrônico
Ainda segundo a médica, o surgimento desses aparelhos não é, no entanto, algo tão novo, já que versões anteriores circulam há pelo menos 20 anos. Com base em discursos de que o estilo de dispositivo seria menos danoso à saúde, eles foram se popularizando cada vez mais — principalmente entre aqueles que desejavam parar de fumar. Contudo, ela afirma que não existem estudos que comprovem que o cigarro eletrônico possa auxiliar no tratamento do vício.
“Vários países, como o próprio Reino Unido, aceitaram esse argumento e liberaram os cigarros eletrônicos. O que aconteceu nesses lugares foi um aumento da prevalência de fumantes”, disse Scholz. “Se o propósito desse produto fosse terapêutico mesmo, ele não poderia ser vendido em qualquer lugar, como acontece agora”, destacou.
Em resumo, a cardiologista apontou que o cigarro eletrônico, na verdade, segue o caminhocontrário à sua propaganda e, além de não cumprir as promessas terapêuticas, ainda pode fazer muito mal à saúde.
Quais os ingredientes do cigarro eletrônico?
Segundo a médica, que também é professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o. cigarro eletrônico contém propilenoglicol, nicotina e substâncias aromáticas — sendo esta última um dos maiores atrativos do dispositivo. já q nao emite o já conhecido cheiro dos cigarros tradicionais.
Muitos também acreditam que o uso do propilenoglicol é inofensivo, já que ele é usado na indústria alimentícia. Mas isso pode não ser totalmente verdade.
“Não temos estudos suficientes sobre isso, até porque esses dispositivos hoje trazem tantos aditivos que não possuímos uma ideia exata das reações químicas que acontecem ali, numa temperatura alta. Já vimos alguns trabalhos que detectaram substâncias cancerígenas na bexiga e na urina de usuários do cigarro eletrônico”, explicou a especialista.
Sobre a nicotina, Scholz diz que “as novas gerações de cigarro eletrônico trazem sais que são cada vez menores e entregues em alta quantidade, o que aumenta a dependência” e, consequentemente, os danos ação e pulmão.
“A nicotina não é uma substância inócua. Ela aumenta a frequência cardíaca, altera a pressão arterial e pode lesar o endotélio, a camada interna dos vasos sanguíneos. Por isso, o risco cardíaco de um usuário de cigarro eletrônico é praticamente o mesmo de alguém que fuma cigarros convencionais. Nos pulmões, as nanopartículas de nicotina podem entrar nos alvéolos, causar espasmos respiratórios e até doenças inflamatórias.”
Assim como os tratamentos contra o uso de cigarros tradicionais, também há opções que podem ajudar o usuário a abandonar o vício do cigarro eletrônico. |“E possível amenizar o sofrimento das pessoas, que ficam em abstinência, e alcançar bons resultados”, disse a médica, “tembrando que o Sistema Unico de Saúde (SUS) possui recursos terapêuticos para os casos.

https://olhardigital.com.br/2022/07/25/medicina
-e-saude/uso-de-cigarro-eletronico-equivale-a-mais-de20-cigarros-convencionais-por-dia/
Ainda de acordo com a reportagem, um estudo apurou que quase um em cada cinco brasileiros de 18 a 24 anos usaram o cigarro eletrônico pelo menos uma vez na vida mesmo que a comercialização desse produto seja proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nesse trecho, haverá prejuízo de sentido, se a locução em destaque for substituída por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

644Q894010 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Paulo, aluno matriculado no último ano do ensino fundamental, terá um dia letivo no sábado determinado pelo calendário escolar. Foi marcado pela direção da escola um simulado, tendo este também o valor de nota da prova bimestral. Entretanto, Paulo não poderá comparecer à escola, pois, segundo os preceitos de sua religião, não são permitidos os exercícios de tal atividade no sábado. Considerando a situação hipotética e a Lei de Diretrizes e Bases, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

645Q1001969 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor II, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu RJ, IBAM, 2022

As pessoas com deficiência devem ter acesso às escolas regulares e estas devem incluí-las numa proposta capaz de atender às suas necessidades específicas. A LDB 9394/96, em seu artigo 59, estabelece que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. Esse atendimento necessita de modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar a totalidade dos alunos. O texto nos remete a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

646Q1001971 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor II, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu RJ, IBAM, 2022

De acordo com um grande teórico da educação do século passado, que impactou nossos modelos atuais de educação, o conhecimento é um processo de interação entre o sujeito e o ambiente, mas o ambiente entendido como algo sociocultural e não apenas físico. O teórico referenciado no texto denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

647Q1001973 | Português, Interpretação de Textos, Professor II, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu RJ, IBAM, 2022

Texto associado.
USO DE CIGARRO ELETRÔNICO EQUIVALE A MAIS DE 20 CIGARROS POR DIA

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o fumante brasileiro consome em média 17 cigarros convencionais por dia. Segundo a Diretora do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (InCor), Dra. Jaqueline Scholz, no jovem que consome o cigarro eletrônico a taxa de nicotina do organismo pode ultrapassar essa média, alcançando o equivalente a mais de 20 cigarros tradicionais por dia.
“Cada vez mais recebo no meu consultório jovens de 16 a 24 anos usam esse produto e têm uma taxa de nicotina no organismo equivalente do consumo de mais de 20 cigarros por dia”, disse a médica em entrevista a BBC News Brasil.
Ainda de acordo com a reportagem, um estudo apurou que quase um em cada cinco brasileiros de 18 a 24 anos usaram o cigarro eletrônico pelo menos uma vez na vida, mesmo que a comercialização desse produto seja proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para Scholz, isso explica a mudança nos números de iniciação do tabagismo, que antes eram bem baixos em relação aos adolescentes. “Se não cuidarmos desse problema agora, o uso desses dispositivos tem tudo para virar uma epidemia em breve”, alertou.
O boom do cigarro eletrônico
Ainda segundo a médica, o surgimento desses aparelhos não é, no entanto, algo tão novo, já que versões anteriores circulam há pelo menos 20 anos. Com base em discursos de que o estilo de dispositivo seria menos danoso à saúde, eles foram se popularizando cada vez mais — principalmente entre aqueles que desejavam parar de fumar. Contudo, ela afirma que não existem estudos que comprovem que o cigarro eletrônico possa auxiliar no tratamento do vício.
“Vários países, como o próprio Reino Unido, aceitaram esse argumento e liberaram os cigarros eletrônicos. O que aconteceu nesses lugares foi um aumento da prevalência de fumantes”, disse Scholz. “Se o propósito desse produto fosse terapêutico mesmo, ele não poderia ser vendido em qualquer lugar, como acontece agora”, destacou.
Em resumo, a cardiologista apontou que o cigarro eletrônico, na verdade, segue o caminhocontrário à sua propaganda e, além de não cumprir as promessas terapêuticas, ainda pode fazer muito mal à saúde.
Quais os ingredientes do cigarro eletrônico?
Segundo a médica, que também é professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o. cigarro eletrônico contém propilenoglicol, nicotina e substâncias aromáticas — sendo esta última um dos maiores atrativos do dispositivo. já q nao emite o já conhecido cheiro dos cigarros tradicionais.
Muitos também acreditam que o uso do propilenoglicol é inofensivo, já que ele é usado na indústria alimentícia. Mas isso pode não ser totalmente verdade.
“Não temos estudos suficientes sobre isso, até porque esses dispositivos hoje trazem tantos aditivos que não possuímos uma ideia exata das reações químicas que acontecem ali, numa temperatura alta. Já vimos alguns trabalhos que detectaram substâncias cancerígenas na bexiga e na urina de usuários do cigarro eletrônico”, explicou a especialista.
Sobre a nicotina, Scholz diz que “as novas gerações de cigarro eletrônico trazem sais que são cada vez menores e entregues em alta quantidade, o que aumenta a dependência” e, consequentemente, os danos ação e pulmão.
“A nicotina não é uma substância inócua. Ela aumenta a frequência cardíaca, altera a pressão arterial e pode lesar o endotélio, a camada interna dos vasos sanguíneos. Por isso, o risco cardíaco de um usuário de cigarro eletrônico é praticamente o mesmo de alguém que fuma cigarros convencionais. Nos pulmões, as nanopartículas de nicotina podem entrar nos alvéolos, causar espasmos respiratórios e até doenças inflamatórias.”
Assim como os tratamentos contra o uso de cigarros tradicionais, também há opções que podem ajudar o usuário a abandonar o vício do cigarro eletrônico. |“E possível amenizar o sofrimento das pessoas, que ficam em abstinência, e alcançar bons resultados”, disse a médica, “tembrando que o Sistema Unico de Saúde (SUS) possui recursos terapêuticos para os casos.

https://olhardigital.com.br/2022/07/25/medicina
-e-saude/uso-de-cigarro-eletronico-equivale-a-mais-de20-cigarros-convencionais-por-dia/
Das alternativas abaixo, aquela que apresenta uma informação verdadeira sobre o uso do cigarro eletrônico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

648Q894013 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os conhecimentos, as competências e as habilidades que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica no Brasil, contemplando a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Foi elaborada com base em amplo debate e consulta pública, envolvendo educadores, especialistas, gestores e a sociedade civil. A BNCC define os objetivos de aprendizagem essenciais em cada etapa da educação básica, fornecendo um referencial para a elaboração dos currículos escolares em todo o país, buscando garantir uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes. Sua implementação é um desafio que requer o engajamento de todos os atores envolvidos na educação, visando a garantir uma educação de excelência para todos os brasileiros. Na prática, a BNCC pretende que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

649Q894015 | Pedagogia, PCN's, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) representam um conjunto de diretrizes educacionais elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil, com o objetivo de orientar a prática pedagógica nas escolas de todo o país. Instituídos no final da década de 1990, os PCNs têm como propósito nortear a construção dos currículos escolares, promovendo a qualidade e a equidade na educação básica. Sobre esse documento, analise as afirmativas a seguir.


I. Os PCNs abrangem diversas áreas do conhecimento, como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, arte, educação física, dentre outras. Cada uma dessas áreas possui seus próprios documentos específicos, que detalham os objetivos de aprendizagem, os conteúdos a serem desenvolvidos, as habilidades a serem adquiridas pelos alunos e as orientações metodológicas para o ensino e a avaliação.


II. Além de fornecer diretrizes para o currículo escolar, os PCNs também enfatizam a importância da interdisciplinaridade, da contextualização dos conteúdos, da valorização da diversidade cultural e da promoção de uma educação crítica e cidadã. Eles buscam integrar os conhecimentos escolares com as experiências de vida dos alunos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e relevante para eles.


III. Os PCNs são um instrumento essencial para a construção de uma educação de qualidade, que atenda às necessidades e aos interesses dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. No entanto, é importante ressaltar que essas diretrizes não devem ser aplicadas de forma engessada, mas sim adaptadas às realidades locais e às características específicas de cada comunidade escolar, garantindo, assim, uma educação verdadeiramente inclusiva e democrática.


IV. Os PCNs foram substituídos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2022, que passou a ser o único referencial para a construção dos currículos escolares no Brasil.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

650Q1001972 | Português, Interpretação de Textos, Professor II, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu RJ, IBAM, 2022

Texto associado.
USO DE CIGARRO ELETRÔNICO EQUIVALE A MAIS DE 20 CIGARROS POR DIA

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o fumante brasileiro consome em média 17 cigarros convencionais por dia. Segundo a Diretora do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (InCor), Dra. Jaqueline Scholz, no jovem que consome o cigarro eletrônico a taxa de nicotina do organismo pode ultrapassar essa média, alcançando o equivalente a mais de 20 cigarros tradicionais por dia.
“Cada vez mais recebo no meu consultório jovens de 16 a 24 anos usam esse produto e têm uma taxa de nicotina no organismo equivalente do consumo de mais de 20 cigarros por dia”, disse a médica em entrevista a BBC News Brasil.
Ainda de acordo com a reportagem, um estudo apurou que quase um em cada cinco brasileiros de 18 a 24 anos usaram o cigarro eletrônico pelo menos uma vez na vida, mesmo que a comercialização desse produto seja proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para Scholz, isso explica a mudança nos números de iniciação do tabagismo, que antes eram bem baixos em relação aos adolescentes. “Se não cuidarmos desse problema agora, o uso desses dispositivos tem tudo para virar uma epidemia em breve”, alertou.
O boom do cigarro eletrônico
Ainda segundo a médica, o surgimento desses aparelhos não é, no entanto, algo tão novo, já que versões anteriores circulam há pelo menos 20 anos. Com base em discursos de que o estilo de dispositivo seria menos danoso à saúde, eles foram se popularizando cada vez mais — principalmente entre aqueles que desejavam parar de fumar. Contudo, ela afirma que não existem estudos que comprovem que o cigarro eletrônico possa auxiliar no tratamento do vício.
“Vários países, como o próprio Reino Unido, aceitaram esse argumento e liberaram os cigarros eletrônicos. O que aconteceu nesses lugares foi um aumento da prevalência de fumantes”, disse Scholz. “Se o propósito desse produto fosse terapêutico mesmo, ele não poderia ser vendido em qualquer lugar, como acontece agora”, destacou.
Em resumo, a cardiologista apontou que o cigarro eletrônico, na verdade, segue o caminhocontrário à sua propaganda e, além de não cumprir as promessas terapêuticas, ainda pode fazer muito mal à saúde.
Quais os ingredientes do cigarro eletrônico?
Segundo a médica, que também é professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o. cigarro eletrônico contém propilenoglicol, nicotina e substâncias aromáticas — sendo esta última um dos maiores atrativos do dispositivo. já q nao emite o já conhecido cheiro dos cigarros tradicionais.
Muitos também acreditam que o uso do propilenoglicol é inofensivo, já que ele é usado na indústria alimentícia. Mas isso pode não ser totalmente verdade.
“Não temos estudos suficientes sobre isso, até porque esses dispositivos hoje trazem tantos aditivos que não possuímos uma ideia exata das reações químicas que acontecem ali, numa temperatura alta. Já vimos alguns trabalhos que detectaram substâncias cancerígenas na bexiga e na urina de usuários do cigarro eletrônico”, explicou a especialista.
Sobre a nicotina, Scholz diz que “as novas gerações de cigarro eletrônico trazem sais que são cada vez menores e entregues em alta quantidade, o que aumenta a dependência” e, consequentemente, os danos ação e pulmão.
“A nicotina não é uma substância inócua. Ela aumenta a frequência cardíaca, altera a pressão arterial e pode lesar o endotélio, a camada interna dos vasos sanguíneos. Por isso, o risco cardíaco de um usuário de cigarro eletrônico é praticamente o mesmo de alguém que fuma cigarros convencionais. Nos pulmões, as nanopartículas de nicotina podem entrar nos alvéolos, causar espasmos respiratórios e até doenças inflamatórias.”
Assim como os tratamentos contra o uso de cigarros tradicionais, também há opções que podem ajudar o usuário a abandonar o vício do cigarro eletrônico. |“E possível amenizar o sofrimento das pessoas, que ficam em abstinência, e alcançar bons resultados”, disse a médica, “tembrando que o Sistema Unico de Saúde (SUS) possui recursos terapêuticos para os casos.

https://olhardigital.com.br/2022/07/25/medicina
-e-saude/uso-de-cigarro-eletronico-equivale-a-mais-de20-cigarros-convencionais-por-dia/
Segundo a Diretora do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (InCor), Dra. Jaqueline Scholz, no jovem que consome o cigarro eletrônico a taxa de nicotina do organismo pode ultrapassar essa média, alcançando o equivalente a mais de 20 cigarros tradicionais por dia. Com base no trecho acima, não é correta a seguinte afirmativa sobre esses dispositivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

651Q894023 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Conhecida também como didática matemática nos países europeus, a educação matemática surgiu em meados do século XIX, sendo uma área das ciências socias, que se empenha ao estudo da aprendizagem e ensino da matemática. Ao discorrer a educação matemática no âmbito do ensino, supõe-se em matemática como disciplina escolar de modo mais amplo do que o da transmissão de conhecimentos, pois engloba processos formativos de crianças, adolescentes, jovens e adultos em contextos escolares. Dessa forma, implica em articulações com a pedagogia, a sociologia, a antropologia, a história e outros conhecimentos. A resolução de problemas é uma habilidade de ensino da matemática, que promove ao aluno uma construção de saberes para encontrar a solução, utilizando de seus conhecimentos prévios para construir estratégias e a partir do raciocínio lógico, questionar se sua estratégia é válida. Portanto, compete ao professor apresentar e, incentivar os seus alunos a utilizarem dessas etapas como auxílio para encontrar soluções dos problemas propostos, que, ao surgir outros, terão o instinto de utilizar a tendência, possibilitando-os de alcançar maior aproveitamento na aprendizagem. Considerando o exposto, relacione adequadamente os itens às suas respectivas definições.


1. Etnomatemática.
2. História da matemática.
3. Jogos no ensino de matemática.


( ) O lúdico, ao ser levado para a sala de aula, desperta a atenção dos alunos, que ao se utilizar jogos no contexto escolar, permite ao aluno construir seu próprio conhecimento, pois, como afirma Grando (2000, p. 16), “o jogo de regras possibilita à criança a construção de relações quantitativas ou lógicas, que se caracterizam pela aprendizagem em raciocinar e demonstrar, questionar o como e o porquê dos erros e acertos”.


( ) É uma tendência que possibilita a compreensão da originalidade de ideias que deram formas à cultura, podendo observar, também, os aspectos humanos do seu desenvolvimento como, por exemplo, os homens que criaram essas ideias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram. Torna-se um instrumento valioso para o ensino-aprendizagem da matemática, que visa à construção histórica do conhecimento matemático, contribuindo para um melhor entendimento da evolução do conceito, dando ênfase às dificuldades epistemológicas inerentes ao conceito que está sendo desenvolvido.


( ) Surgiu na década de 1970; visa valorizar a matemática de diferentes grupos socioculturais, propondo uma maior valorização dos conceitos matemáticos informais construídos pelos educandos por meio de suas experiências, fora do contexto escolar. Compreende-se como o ato de entender e valorizar a existência da matemática vivenciada por artesãos, comerciantes, ambulantes, dentre outros, em sua própria leitura de mundo por meio dessa ciência.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

652Q894003 | Informática, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

“_____________ é uma interface que conecta a Unidade de Processamento Central (CPU) à placa-mãe de um computador. Ele desempenha um papel crucial na interoperabilidade entre o processador e a placa-mãe, permitindo que o CPU se comunique com outros componentes do sistema.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

653Q894014 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma peça fundamental no contexto educacional, pois desempenha um papel central na definição da identidade e na orientação das práticas educativas de uma instituição de ensino. Trata-se de um documento que estabelece os princípios, objetivos e diretrizes que norteiam a gestão e a prática pedagógica, refletindo a visão educacional da escola e alinhando-se aos valores da comunidade escolar. Quanto maior e mais qualificada for a participação de todos, maior será a probabilidade de se alcançarem os objetivos previstos e em construção, elaborados coletivamente. Na construção coletiva do PPP, os sujeitos participantes desse processo:


I. Precisam ter compreensão do que querem para a escola, com base no diagnóstico de sua realidade, de suas concepções de educação e sociedade, bem como das ações que devem acontecer para sua efetivação.

II. Devem aceitar a ideia de que a concepção de construção coletiva significa a soma da ideia de todos.

III. Assumir que quanto mais qualificada for a participação de todos, maior será a probabilidade de se alcançarem os objetivos previstos e em construção, elaborados coletivamente.

IV. Devem abdicar de suas concepções individuais e se submeter à vontade da maioria, visando homogeneidade de pensamentos e coerência do projeto.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

654Q1001979 | Português, Regência, Professor II, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu RJ, IBAM, 2022

Texto associado.
USO DE CIGARRO ELETRÔNICO EQUIVALE A MAIS DE 20 CIGARROS POR DIA

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o fumante brasileiro consome em média 17 cigarros convencionais por dia. Segundo a Diretora do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (InCor), Dra. Jaqueline Scholz, no jovem que consome o cigarro eletrônico a taxa de nicotina do organismo pode ultrapassar essa média, alcançando o equivalente a mais de 20 cigarros tradicionais por dia.
“Cada vez mais recebo no meu consultório jovens de 16 a 24 anos usam esse produto e têm uma taxa de nicotina no organismo equivalente do consumo de mais de 20 cigarros por dia”, disse a médica em entrevista a BBC News Brasil.
Ainda de acordo com a reportagem, um estudo apurou que quase um em cada cinco brasileiros de 18 a 24 anos usaram o cigarro eletrônico pelo menos uma vez na vida, mesmo que a comercialização desse produto seja proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para Scholz, isso explica a mudança nos números de iniciação do tabagismo, que antes eram bem baixos em relação aos adolescentes. “Se não cuidarmos desse problema agora, o uso desses dispositivos tem tudo para virar uma epidemia em breve”, alertou.
O boom do cigarro eletrônico
Ainda segundo a médica, o surgimento desses aparelhos não é, no entanto, algo tão novo, já que versões anteriores circulam há pelo menos 20 anos. Com base em discursos de que o estilo de dispositivo seria menos danoso à saúde, eles foram se popularizando cada vez mais — principalmente entre aqueles que desejavam parar de fumar. Contudo, ela afirma que não existem estudos que comprovem que o cigarro eletrônico possa auxiliar no tratamento do vício.
“Vários países, como o próprio Reino Unido, aceitaram esse argumento e liberaram os cigarros eletrônicos. O que aconteceu nesses lugares foi um aumento da prevalência de fumantes”, disse Scholz. “Se o propósito desse produto fosse terapêutico mesmo, ele não poderia ser vendido em qualquer lugar, como acontece agora”, destacou.
Em resumo, a cardiologista apontou que o cigarro eletrônico, na verdade, segue o caminhocontrário à sua propaganda e, além de não cumprir as promessas terapêuticas, ainda pode fazer muito mal à saúde.
Quais os ingredientes do cigarro eletrônico?
Segundo a médica, que também é professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o. cigarro eletrônico contém propilenoglicol, nicotina e substâncias aromáticas — sendo esta última um dos maiores atrativos do dispositivo. já q nao emite o já conhecido cheiro dos cigarros tradicionais.
Muitos também acreditam que o uso do propilenoglicol é inofensivo, já que ele é usado na indústria alimentícia. Mas isso pode não ser totalmente verdade.
“Não temos estudos suficientes sobre isso, até porque esses dispositivos hoje trazem tantos aditivos que não possuímos uma ideia exata das reações químicas que acontecem ali, numa temperatura alta. Já vimos alguns trabalhos que detectaram substâncias cancerígenas na bexiga e na urina de usuários do cigarro eletrônico”, explicou a especialista.
Sobre a nicotina, Scholz diz que “as novas gerações de cigarro eletrônico trazem sais que são cada vez menores e entregues em alta quantidade, o que aumenta a dependência” e, consequentemente, os danos ação e pulmão.
“A nicotina não é uma substância inócua. Ela aumenta a frequência cardíaca, altera a pressão arterial e pode lesar o endotélio, a camada interna dos vasos sanguíneos. Por isso, o risco cardíaco de um usuário de cigarro eletrônico é praticamente o mesmo de alguém que fuma cigarros convencionais. Nos pulmões, as nanopartículas de nicotina podem entrar nos alvéolos, causar espasmos respiratórios e até doenças inflamatórias.”
Assim como os tratamentos contra o uso de cigarros tradicionais, também há opções que podem ajudar o usuário a abandonar o vício do cigarro eletrônico. |“E possível amenizar o sofrimento das pessoas, que ficam em abstinência, e alcançar bons resultados”, disse a médica, “tembrando que o Sistema Unico de Saúde (SUS) possui recursos terapêuticos para os casos.

https://olhardigital.com.br/2022/07/25/medicina
-e-saude/uso-de-cigarro-eletronico-equivale-a-mais-de20-cigarros-convencionais-por-dia/
Assim como os tratamentos contra o uso de cigarros tradicionais, também opções que podem ajudar o usuário a abandonar o vício do cigarro eletrônico.
O verbo sublinhado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

655Q894011 | Pedagogia, A Autonomia Universitária Frente às Contradições Sociais, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Historicamente, desde o método científico até a quebra do seu paradigma, a pesquisa era considerada privilégio de poucos que detinham os saberes e procedimentos para a sua efetivação; esse pensamento hierárquico ainda tem grandes repercussões atualmente. Uma delas é mencionada por Tardif na valorização dos saberes universitários frente aos saberes dos professores. Acerca do exposto e considerando a pesquisa na prática docente, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

656Q894017 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Os contextos educativos são ambientes multifacetados nos quais ocorrem processos de ensino e aprendizagem. Esses contextos englobam não apenas as salas de aula tradicionais, mas também uma variedade de espaços e situações em que ocorrem interações educativas, como escolas, universidades, centros de aprendizagem, ambientes de educação não formal e até mesmo o lar. Particularmente, nas escolas, os indicadores para a ação pedagógica assumem um papel fundamental na avaliação e no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os indicadores:


I. Fornecem informações relevantes sobre o desempenho dos alunos, auxiliando o professor na identificação de dificuldades e na personalização do ensino.


II. Estão circunscritos nos instrumentos utilizados para mensurar o desempenho dos alunos em avaliações quantitativas, como testes e provas.


III. São indicados para avaliar o desempenho de professores com muita cautela, pois se trata de um processo subjetivo e complexo que não pode ser quantificado.


IV. De contexto, como as condições socioeconômicas dos alunos e a cultura da comunidade, devem ser considerados pelo professor, mas não interferem no processo de ensino-aprendizagem.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

657Q894007 | Informática, Microsoft Excel, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

É uma função utilizada no Microsoft Excel para contar o número de células que não estão vazias em um intervalo que contenham qualquer tipo de valor (números, textos, datas, etc.) excluindo células vazias. O texto aborda a ação de qual função do Microsoft Excel 2019 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

658Q894018 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O planejamento para uma aprendizagem significativa enfrenta desafios como conectar os conteúdos ao contexto dos alunos, atender à variedade de estilos de aprendizagem, criar avaliações autênticas e manter flexibilidade para adaptações durante o processo de ensino e aprendizagem, especialmente na busca por estratégias que engajem os alunos e promovam uma compreensão profunda dos conteúdos. Alguns desses desafios incluem promover a interdisciplinaridade. As cenas a seguir envolvem a descrição de aulas que deverão ser avaliadas na perspectiva da interdisciplinaridade.

Cena 1: na aula de matemática, o professor apresenta conceitos sobre geometria plana, explicando teoremas e fórmulas específicas. Os alunos realizam exercícios práticos para aplicar esses conceitos.

Cena 2: durante uma atividade de ciências, os alunos estudam sobre o ciclo da água. Além de aprenderem sobre os processos físicos e químicos envolvidos, eles também realizam experimentos práticos para compreender melhor o tema. O professor relaciona o ciclo da água com conceitos de geografia, explorando como os fenômenos climáticos e a distribuição da água afetam diferentes regiões do planeta.

Cena 3: em uma aula sobre sustentabilidade, os alunos são desafiados a investigar os impactos ambientais de uma comunidade fictícia. Eles não apenas analisam os aspectos ambientais, como também consideram questões sociais, econômicas e políticas, que influenciam no desenvolvimento sustentável da região.


Com base na análise dos casos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na cena 1, não há interdisciplinaridade evidente, pois a aula se concentra em conceitos e práticas específicos da matemática, sem integração com outras áreas do conhecimento.

( ) Na cena 1, há visão complexa, pois permite aos alunos realizar exercícios práticos para aplicar conceitos.

( ) Na cena 2, não há interdisciplinaridade, apesar da integração de ciências com geografia.

( ) Na cena 3, há interdisciplinaridade, pois há Integração de diversas áreas do conhecimento.

( ) Na cena 3, há abordagem holística, pois estuda o desenvolvimento da comunidade de forma abrangente, considerando diferentes aspectos interligados.

( ) A cena 2, demonstra um esforço de ir além da interdisciplinaridade, caminhando em direção à transdisciplinaridade.


A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

659Q894012 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Considerando a Constituição Federal de 1988, está disposto no Art. 214 que a lei estabelecerá o Plano Nacional de Educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o Sistema Nacional de Educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:

I. Erradicação do analfabetismo.
II. Universalização do atendimento escolar.
III. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.


Sobre as ações a serem executadas no PNE, está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

660Q894020 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Saber como a BNCC está organizada é fundamental para a compreensão do que ela propõe, fazendo, assim, o uso como ferramenta de suporte ao planejamento escolar. Na BNCC, a prática de linguagem, conceito que envolve o conhecimento sobre as várias formas de manifestações linguísticas, está dividida em quatro eixos temáticos que possuem articulações entre si; dentre esses eixos está a leitura e a escuta. No que se refere ao eixo da leitura e escuta, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.