Início Questões de Concursos Professor Intérprete de Libras Resolva questões de Professor Intérprete de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Intérprete de Libras Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q1014590 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025O movimento Surdo brasileiro ganhou mais força e solidez entre as décadas de 80 e 90 quando conseguiram agregar a comunidade surda de diferentes partes do país em prol da campanha nacional pela oficialização da Língua Brasileira de Sinais. Tal reconhecimento legal da Libras aconteceu com a publicação da Lei nº 10.436/02, que ficou conhecida como a Lei de Libras. Nesse contexto, analise os preceitos abaixo. I Fica estabelecida a responsabilidade do poder público em geral e de empresas concessionárias de serviços públicos em garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais. II É reconhecida a Língua Brasileira de Sinais (Libras) enquanto forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora compartilha da mesma estrutura gramatical da língua portuguesa. III Está preconizada a possibilidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) substituir a modalidade escrita da língua portuguesa, visto que é uma língua constituída por um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos da comunidade surda. IV Fica instituído o papel das instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde em assegurar o atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva. São preceitos que norteiam a Lei nº 10.436/02 ✂️ a) I e IV. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q1015414 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, PROFESSOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, Prefeitura de Vila Valério ES, IDESG, 2023As línguas de sinais que são visuais-espaciais oferecem um campo de análise que se refere aos possíveis efeitos que a diferença na modalidade pode implicar para as teorias linguísticas e para as análises discursivas. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) As informações gramaticais atreladas às marcas não manuais apresentam um caminho de possibilidades de contribuições para o entendimento das interfaces. ✂️ b) Espaço na língua de sinais é apenas uma entidade semântica, um espaço mental, e não um dos elementos que faz parte de uma unidade lexical. ✂️ c) Nas línguas de sinais, a concordância verbal existe enquanto concordância do ponto de vista linguístico. ✂️ d) As derivações visuais-espaciais não seguem a mesma lógica das derivações orais-auditivas, no sentido de observar restrições na organização sintática que delimitam as possibilidades existentes na derivação de sentenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q1015167 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Itá SC, AMAUC, 2019As línguas de sinais, dentre elas a Língua Brasileira de Sinais, percorreram um longo processo histórico até serem reconhecidas como línguas. Atualmente, as línguas de sinais representam uma forma completa de comunicação das histórias, das lutas e da cultura surda (QUADROS, 2005). As línguas de sinais enquanto língua utilizada pelas comunidades surdas possuem características que as definem e reconhecem enquanto língua natural e oficial. Com relação às características das línguas de sinais: I - As línguas de sinais são consideradas línguas naturais porque são adaptações das línguas orais. II - As línguas de sinais possuem uma estrutura que permite a expressão de qualquer conceito e qualquer significado decorrente da interação comunicativa e expressiva do ser humano. III - As línguas de sinais são línguas como quaisquer outras, pois todas são estruturadas a partir de unidades mínimas que formam unidades mais complexas, ou seja, apresentam todos os níveis de análise linguísticos. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas a alternativa I está correta. ✂️ b) Apenas a alternativa II está correta. ✂️ c) I e II estão corretas. ✂️ d) II e III estão corretas. ✂️ e) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q1013497 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2021Em LIBRAS existem princípios que regem o uso adequado das estruturas linguísticas da LIBRAS, isto é, permitem aos seus usuários usar estruturas nos diferentes contextos que se lhes apresentam de forma a corresponder às diversas funções linguísticas que emergem da interação do dia a dia e dos outros tipos de uso da língua, seguindo as tendências educacionais na sala de aula, as correntes teóricas e alternativas metodológicas. (http://www.ines.gov.br/ines_livros/35/35_PRINCIPAL.HTM) - (Adaptado) Considerando o contexto enunciado e as possibilidades de ilustrar os morfemas da LIBRAS, no sentido didático-pedagógico em sala de aula, analise as assertivas: I.SENTAR - Movimento repetido (marca de nome). II.FALAR - Duas mãos e movimentos longos (aspecto continuativo). III.BONITO - Expressão facial ~~ (marca de grau aumentativo). Estão CORRETAS: ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II apenas. ✂️ c) I e III apenas. ✂️ d) II e III apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q1014575 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A educação bilíngue para surdos deve seguir princípios específicos para garantir a acessibilidade e a aprendizagem dos estudantes. Sobre essa modalidade, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O ensino bilíngue prevê que a Língua Portuguesa deve ser ensinada como primeira língua dos alunos surdos. ✂️ b) A Libras deve ser a língua de instrução, enquanto a Língua Portuguesa é trabalhada como segunda língua na modalidade escrita. ✂️ c) A educação bilíngue não prevê a adaptação curricular, pois o aluno surdo deve aprender os conteúdos da mesma forma que os ouvintes. ✂️ d) O intérprete de Libras pode substituir o professor nas explicações, garantindo que os alunos compreendam os conteúdos de forma adequada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q1014580 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A atuação do intérprete de Libras em ambientes formais deve seguir princípios éticos essenciais. Sobre esses princípios, marque a alternativa correta: ✂️ a) O profissional deve respeitar a confidencialidade das informações interpretadas, garantindo sigilo e discrição. ✂️ b) Pode expressar opiniões pessoais durante a interpretação, ajudando o aluno surdo a compreender melhor a mensagem. ✂️ c) Tem autonomia para modificar a estrutura das frases da Libras para seguir a gramática do Português. ✂️ d) Deve priorizar a comunicação com os ouvintes, assegurando que compreendam melhor a Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q1014599 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025De acordo com Quadros e Karnopp (2004), os verbos em Libras podem ser com concordância e sem concordância, apresentando diferenças na liberdade de ordenação dos constituintes, na presença de argumentos nulos e na posição da negação. Com base nessas informações, é correto afirmar que ✂️ a) os verbos com concordância permitem argumentos nulos, apresentam mais liberdade na ordenação dos constituintes e a negação ocorre antes do verbo; por sua vez, os verbos sem concordância não permitem argumentos nulos, têm menos liberdade na ordenação e a negação ocorre depois do verbo. ✂️ b) os verbos com concordância não permitem argumentos nulos, apresentam mais liberdade na ordenação e a negação ocorre depois do verbo; por sua vez, os verbos sem concordância permitem argumentos nulos, têm menos liberdade na ordenação e a negação ocorre antes do verbo. ✂️ c) os verbos com concordância permitem argumentos nulos, apresentam menos liberdade na ordenação dos constituintes e a negação ocorre depois do verbo; por sua vez, os verbos sem concordância apresentam mais liberdade na ordenação, não permitem argumentos nulos e a negação ocorre antes do verbo. ✂️ d) os verbos com concordância não permitem argumentos nulos, apresentam menos liberdade na ordenação dos constituintes e a negação ocorre antes do verbo; por sua vez, os verbos sem concordância permitem argumentos nulos, têm mais liberdade na ordenação e a negação ocorre depois do verbo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q1013834 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Pombos PE, IGEDUC, 2023Julgue o item a seguir.Na Língua Brasileira de Sinais (Libras), os verbos direcionais são utilizados para indicar a direção e o sentido de movimentos, deslocamentos ou ações de um ponto a outro no espaço. Esses verbos são fundamentais para expressar a dinâmica e a direção dos movimentos, tornando a comunicação mais clara e precisa. Alguns exemplos de verbos direcionais em Libras incluem: FAZER, AFASTAR e APROXIMAR. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q1015632 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. Nem sempre os surdos foram tratados de forma humana. Strobel mostra que na Idade Antiga os surdos eram adorados no Egito e na Pérsia, pois se acreditava que eles se comunicavam com os deuses. Na Grécia e em Roma, no entanto, eles eram assassinados e os que escapavam eram escravizados. Na Idade Média, eram tidos como objeto de curiosidade, como seres estranhos. Não podiam participar dos sacramentos religiosos, não tinham direito de casar, de receber herança, etc. Alguns eram assassinados pelas próprias famílias. Isso começa a mudar na Idade Moderna. A causa da mudança está relacionada aos estudos de um filósofo que concluiu que os surdos tinham habilidade para a razão e podiam escrever. Ele se comunicava com os surdos por meio de sinais e da escrita. Disponível em: <https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por-dentro/trajetoriadas-pessoas-surdas-pessoas-que-ajudaram-a-escrever-essa-historia>. Acesso em: 13 dez. 2023. Quem é o filósofo citado no texto, que se comunicava com os surdos por meio de sinais e da escrita? ✂️ a) Girolomo Cardamo. ✂️ b) Pedro Ponce de León. ✂️ c) Juan Pablo Bonet. ✂️ d) Charles Michael de L’Epée. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q1013710 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, PROFESSOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, Prefeitura de Vila Valério ES, IDESG, 2023São considerados alguns aspectos diferenciadores da tradução e da interpretação, EXCETO: ✂️ a) O caráter do texto fonte: concluído e registrado versus em fluxo e transitório. ✂️ b) A condição de trabalho: menos dependente do contexto e sem a obrigatoriedade de contato com o público versus totalmente dependente do contexto e com a necessidade de contato com o público. ✂️ c) O registro do produto: automático e duradouro versus não automático e efêmero. ✂️ d) A vontade do profissional: decisão do profissional baseada em seu desejo momentâneo de traduzir versus interpretar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q1014764 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Sebastião do Alto RJ, IASP, 2024O tratamento conferido às pessoas com deficiências auditivas e que não conseguem se manifestar por intermédio da fala foi gradativamente sendo modificado no plano histórico. Acerca desse fato, é possível dizer que, na Idade Moderna, a educação dos surdos somente se estabeleceu por meio da ação: ✂️ a) De Pedro Ponce de León, que ensinou um surdo a falar, o que foi considerado um milagre na época. ✂️ b) De Pedro Ponce de León, que desenvolveu um alfabeto manual específico. ✂️ c) De Girolamo Cardano, que ensinou um surdo a falar, o que foi considerado um milagre na época ✂️ d) De Hernest Huest, francês responsável pelo ensino de surdos nos conventos beneditinos. ✂️ e) De John of Beverly, que desenvolveu um alfabeto manual específico e escolas de surdez por toda a europa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q1014766 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Sebastião do Alto RJ, IASP, 2024Assinale a alternativa que indica a principal característica que diferencia a Libras de outras formas de linguagem: ✂️ a) A Libras utiliza exclusivamente sinais, sem a necessidade de soletração ou datilologia. ✂️ b) A Libras possui uma estrutura gramatical flexível, independente da língua portuguesa. ✂️ c) A Libras é exclusivamente utilizada por pessoas surdas. ✂️ d) A Libras é uma linguagem gestual-visual, enquanto outras línguas são predominantemente verbais. ✂️ e) A Libras é uma língua materna para os surdos brasileiros, enquanto a língua portuguesa é aprendida posteriormente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q1014591 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025Um casal de surdos teve um filho surdo e, após o diagnóstico, percebeu que, mesmo com os estímulos visuais, o bebê balbuciava de forma semelhante a uma criança ouvinte. Levando em consideração a situação relatada e os processos de aquisição da Libras no período pré-linguístico, sabe-se que ✂️ a) os bebês surdos e ouvintes apresentam os dois tipos de balbucio (oral e manual) até determinado estágio e, com o passar do tempo, desenvolvem o balbucio de sua modalidade. ✂️ b) os bebês surdos e ouvintes, na realidade, não desenvolvem o balbucio no mesmo período de aquisição da linguagem, visto que é necessário um estímulo da língua oral para as produções silábicas. ✂️ c) as duas formas de balbucio manual (silábico e gesticulação) podem ser detectadas nos bebês surdos, em que uma forma está voltada para o desenvolvimento fonológico, e a outra, para a sinalização. ✂️ d) as produções manuais são interrompidas nos bebês surdos para que sejam privilegiadas as vocalizações, favorecendo o desenvolvimento desse modo de balbuciar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q1013836 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Pombos PE, IGEDUC, 2023Julgue o item a seguir.Consoante com o Código de Ética para Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aprovado no 1º Encontro Nacional de Intérpretes (DEF’RIO/92), organizado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), o intérprete deverá se responsabilizar, sempre que possível, pela manutenção do respeito do público ao surdo. Reconhecendo que muitos equívocos (má informação) têm surgido pela falta de conhecimento na área da surdez e do tipo de comunicação utilizada pelos surdos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q1015628 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. O intérprete está completamente envolvido na interação comunicativa (social e cultural), com poder completo para influenciar o objeto e o produto da interpretação. Ele processa a informação dada na língua fonte e faz escolhas lexicais, estruturais, semânticas e pragmáticas na língua alvo que devem se aproximar o mais apropriadamente possível da informação dada na língua fonte. Assim sendo, o intérprete também precisa ter conhecimento técnico para que suas escolhas sejam apropriadas tecnicamente. Portanto, o ato de interpretar envolve processos altamente complexos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2023. Qual é o papel do intérprete? ✂️ a) Ser fluente em LIBRAS e Português (expressão e recepção). ✂️ b) Estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação. ✂️ c) Usar do bom senso, de um alto caráter moral e de ética em sua atuação profissional. ✂️ d) Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 56Q1015166 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Itá SC, AMAUC, 2019Os intérpretes de língua de sinais surgiram devido a necessidade da comunidade surda de possuir um profissional que auxiliasse no processo de comunicação com as pessoas ouvintes. Inicialmente, a atuação era informal, ou seja, pais ou membros da família das pessoas surdas faziam essa função. Atualmente a função de tradutor e intérprete de língua de sinais é regulamentada por legislação e reconhecida como profissão (https://www.portaleducacao.com.br). Sobre o tradutor e intérprete de língua de sinais, assinale “V” para as sentenças verdadeiras e “F” para as falsas. ( ) Intérprete de línguas de sinais é a pessoa que interpreta de uma dada língua de sinais para outra língua, ou desta outra língua para uma língua de sinais. ( ) O ato de interpretar é um ato AFETIVO-LINGUÍSTICO, ou seja, é um processo em que o intérprete estará diante de pessoas que apresentam intenções comunicativas específicas e que utilizam línguas diferentes. ( ) Professores surdos são intérpretes de língua de sinais. ( ) Segundo a Lei nº 12.319/2010, que regulamenta a profissão de intérprete e tradutor da Língua Brasileira de Sinais, o tradutor e intérprete terá competência para realizar interpretação das 2 (duas) línguas de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ✂️ a) V – F – F – V ✂️ b) V – V – F – V ✂️ c) F – V – F – V ✂️ d) F – F – V – F ✂️ e) V – V – F – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 57Q1014403 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024O Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Libras é fundamental para a inclusão e acessibilidade dos estudantes surdos no ambiente escolar. Neste contexto, é imprescindível que o professor de AEE ✂️ a) utilize como estratégia a comunicação bimodal, oferecendo ao aluno surdo oportunidades de aprimorar a oralização. ✂️ b) atue colaborativamente com os demais professores, intérpretes de Libras e com a família, atendendo às necessidades específicas do aluno. ✂️ c) oferte atendimento individualizado e sigiloso, criando um ambiente de confiança e segurança para o aluno. ✂️ d) fortaleça a identidade cultural e linguística do estudante surdo, valorizando a língua portuguesa como língua de instrução e comunicação. ✂️ e) oriente o aluno surdo a não interagir com os alunos ouvintes, devido às dificuldades de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 58Q1014404 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024Os verbos classificadores podem utilizar configurações de mãos específicas para representar características de objetos, pessoas ou ações. Eles permitem uma comunicação visualmente rica e detalhada, representando tanto a ação quanto a forma do que está sendo descrito. Na Libras, são exemplos de classificadores os verbos ✂️ a) PERGUNTAR / RESPONDER. ✂️ b) AMAR / GOSTAR. ✂️ c) ANDAR / CAIR. ✂️ d) QUERER / SABER. ✂️ e) ESTUDAR / APRENDER. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 59Q1016107 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024A cultura permite que os membros da comunidade expressem sua visão de mundo e resistam à perda de suas características únicas, fortalecendo a autonomia e a resiliência do grupo. Em relação à cultura surda, pode-se afirmar que é ✂️ a) um conjunto de práticas e valores compartilhados exclusivamente por pessoas ouvintes que trabalham com surdos. ✂️ b) a adoção de dispositivos tecnológicos, como aparelhos auditivos e implantes cocleares, para integrar pessoas surdas à cultura ouvinte. ✂️ c) uma cultura que valoriza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como principal meio de comunicação e celebra as experiências e identidades compartilhadas pela comunidade surda. ✂️ d) um movimento que visa à erradicação da surdez por meio de intervenções médicas e educacionais. ✂️ e) a inclusão de pessoas surdas em ambientes ouvintes, com ênfase na oralização e no uso de tecnologias auditivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 60Q1014601 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025Os classificadores desempenham um papel essencial nas línguas de sinais, contribuindo para a organização e estruturação das mensagens. Esses morfemas apresentam diferentes funções dependendo do contexto comunicativo. Com base nesse conceito, é possível descrever a função dos classificadores como ✂️ a) elementos gestuais que representam objetos, pessoas e animais, descrevendo suas formas, tamanhos e ações. ✂️ b) gestos aleatórios usados apenas para decorar sinais. ✂️ c) estruturas fixas sem relação com características físicas, utilizados, preponderantemente, na consolidação da linguagem de sinais. ✂️ d) sinais icônicos usados exclusivamente para indicar direções. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
41Q1014590 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025O movimento Surdo brasileiro ganhou mais força e solidez entre as décadas de 80 e 90 quando conseguiram agregar a comunidade surda de diferentes partes do país em prol da campanha nacional pela oficialização da Língua Brasileira de Sinais. Tal reconhecimento legal da Libras aconteceu com a publicação da Lei nº 10.436/02, que ficou conhecida como a Lei de Libras. Nesse contexto, analise os preceitos abaixo. I Fica estabelecida a responsabilidade do poder público em geral e de empresas concessionárias de serviços públicos em garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais. II É reconhecida a Língua Brasileira de Sinais (Libras) enquanto forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora compartilha da mesma estrutura gramatical da língua portuguesa. III Está preconizada a possibilidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) substituir a modalidade escrita da língua portuguesa, visto que é uma língua constituída por um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos da comunidade surda. IV Fica instituído o papel das instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde em assegurar o atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva. São preceitos que norteiam a Lei nº 10.436/02 ✂️ a) I e IV. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q1015414 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, PROFESSOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, Prefeitura de Vila Valério ES, IDESG, 2023As línguas de sinais que são visuais-espaciais oferecem um campo de análise que se refere aos possíveis efeitos que a diferença na modalidade pode implicar para as teorias linguísticas e para as análises discursivas. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) As informações gramaticais atreladas às marcas não manuais apresentam um caminho de possibilidades de contribuições para o entendimento das interfaces. ✂️ b) Espaço na língua de sinais é apenas uma entidade semântica, um espaço mental, e não um dos elementos que faz parte de uma unidade lexical. ✂️ c) Nas línguas de sinais, a concordância verbal existe enquanto concordância do ponto de vista linguístico. ✂️ d) As derivações visuais-espaciais não seguem a mesma lógica das derivações orais-auditivas, no sentido de observar restrições na organização sintática que delimitam as possibilidades existentes na derivação de sentenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q1015167 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Itá SC, AMAUC, 2019As línguas de sinais, dentre elas a Língua Brasileira de Sinais, percorreram um longo processo histórico até serem reconhecidas como línguas. Atualmente, as línguas de sinais representam uma forma completa de comunicação das histórias, das lutas e da cultura surda (QUADROS, 2005). As línguas de sinais enquanto língua utilizada pelas comunidades surdas possuem características que as definem e reconhecem enquanto língua natural e oficial. Com relação às características das línguas de sinais: I - As línguas de sinais são consideradas línguas naturais porque são adaptações das línguas orais. II - As línguas de sinais possuem uma estrutura que permite a expressão de qualquer conceito e qualquer significado decorrente da interação comunicativa e expressiva do ser humano. III - As línguas de sinais são línguas como quaisquer outras, pois todas são estruturadas a partir de unidades mínimas que formam unidades mais complexas, ou seja, apresentam todos os níveis de análise linguísticos. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas a alternativa I está correta. ✂️ b) Apenas a alternativa II está correta. ✂️ c) I e II estão corretas. ✂️ d) II e III estão corretas. ✂️ e) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q1013497 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2021Em LIBRAS existem princípios que regem o uso adequado das estruturas linguísticas da LIBRAS, isto é, permitem aos seus usuários usar estruturas nos diferentes contextos que se lhes apresentam de forma a corresponder às diversas funções linguísticas que emergem da interação do dia a dia e dos outros tipos de uso da língua, seguindo as tendências educacionais na sala de aula, as correntes teóricas e alternativas metodológicas. (http://www.ines.gov.br/ines_livros/35/35_PRINCIPAL.HTM) - (Adaptado) Considerando o contexto enunciado e as possibilidades de ilustrar os morfemas da LIBRAS, no sentido didático-pedagógico em sala de aula, analise as assertivas: I.SENTAR - Movimento repetido (marca de nome). II.FALAR - Duas mãos e movimentos longos (aspecto continuativo). III.BONITO - Expressão facial ~~ (marca de grau aumentativo). Estão CORRETAS: ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II apenas. ✂️ c) I e III apenas. ✂️ d) II e III apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q1014575 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A educação bilíngue para surdos deve seguir princípios específicos para garantir a acessibilidade e a aprendizagem dos estudantes. Sobre essa modalidade, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O ensino bilíngue prevê que a Língua Portuguesa deve ser ensinada como primeira língua dos alunos surdos. ✂️ b) A Libras deve ser a língua de instrução, enquanto a Língua Portuguesa é trabalhada como segunda língua na modalidade escrita. ✂️ c) A educação bilíngue não prevê a adaptação curricular, pois o aluno surdo deve aprender os conteúdos da mesma forma que os ouvintes. ✂️ d) O intérprete de Libras pode substituir o professor nas explicações, garantindo que os alunos compreendam os conteúdos de forma adequada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q1014580 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A atuação do intérprete de Libras em ambientes formais deve seguir princípios éticos essenciais. Sobre esses princípios, marque a alternativa correta: ✂️ a) O profissional deve respeitar a confidencialidade das informações interpretadas, garantindo sigilo e discrição. ✂️ b) Pode expressar opiniões pessoais durante a interpretação, ajudando o aluno surdo a compreender melhor a mensagem. ✂️ c) Tem autonomia para modificar a estrutura das frases da Libras para seguir a gramática do Português. ✂️ d) Deve priorizar a comunicação com os ouvintes, assegurando que compreendam melhor a Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q1014599 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025De acordo com Quadros e Karnopp (2004), os verbos em Libras podem ser com concordância e sem concordância, apresentando diferenças na liberdade de ordenação dos constituintes, na presença de argumentos nulos e na posição da negação. Com base nessas informações, é correto afirmar que ✂️ a) os verbos com concordância permitem argumentos nulos, apresentam mais liberdade na ordenação dos constituintes e a negação ocorre antes do verbo; por sua vez, os verbos sem concordância não permitem argumentos nulos, têm menos liberdade na ordenação e a negação ocorre depois do verbo. ✂️ b) os verbos com concordância não permitem argumentos nulos, apresentam mais liberdade na ordenação e a negação ocorre depois do verbo; por sua vez, os verbos sem concordância permitem argumentos nulos, têm menos liberdade na ordenação e a negação ocorre antes do verbo. ✂️ c) os verbos com concordância permitem argumentos nulos, apresentam menos liberdade na ordenação dos constituintes e a negação ocorre depois do verbo; por sua vez, os verbos sem concordância apresentam mais liberdade na ordenação, não permitem argumentos nulos e a negação ocorre antes do verbo. ✂️ d) os verbos com concordância não permitem argumentos nulos, apresentam menos liberdade na ordenação dos constituintes e a negação ocorre antes do verbo; por sua vez, os verbos sem concordância permitem argumentos nulos, têm mais liberdade na ordenação e a negação ocorre depois do verbo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q1013834 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Pombos PE, IGEDUC, 2023Julgue o item a seguir.Na Língua Brasileira de Sinais (Libras), os verbos direcionais são utilizados para indicar a direção e o sentido de movimentos, deslocamentos ou ações de um ponto a outro no espaço. Esses verbos são fundamentais para expressar a dinâmica e a direção dos movimentos, tornando a comunicação mais clara e precisa. Alguns exemplos de verbos direcionais em Libras incluem: FAZER, AFASTAR e APROXIMAR. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q1015632 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. Nem sempre os surdos foram tratados de forma humana. Strobel mostra que na Idade Antiga os surdos eram adorados no Egito e na Pérsia, pois se acreditava que eles se comunicavam com os deuses. Na Grécia e em Roma, no entanto, eles eram assassinados e os que escapavam eram escravizados. Na Idade Média, eram tidos como objeto de curiosidade, como seres estranhos. Não podiam participar dos sacramentos religiosos, não tinham direito de casar, de receber herança, etc. Alguns eram assassinados pelas próprias famílias. Isso começa a mudar na Idade Moderna. A causa da mudança está relacionada aos estudos de um filósofo que concluiu que os surdos tinham habilidade para a razão e podiam escrever. Ele se comunicava com os surdos por meio de sinais e da escrita. Disponível em: <https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por-dentro/trajetoriadas-pessoas-surdas-pessoas-que-ajudaram-a-escrever-essa-historia>. Acesso em: 13 dez. 2023. Quem é o filósofo citado no texto, que se comunicava com os surdos por meio de sinais e da escrita? ✂️ a) Girolomo Cardamo. ✂️ b) Pedro Ponce de León. ✂️ c) Juan Pablo Bonet. ✂️ d) Charles Michael de L’Epée. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q1013710 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, PROFESSOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, Prefeitura de Vila Valério ES, IDESG, 2023São considerados alguns aspectos diferenciadores da tradução e da interpretação, EXCETO: ✂️ a) O caráter do texto fonte: concluído e registrado versus em fluxo e transitório. ✂️ b) A condição de trabalho: menos dependente do contexto e sem a obrigatoriedade de contato com o público versus totalmente dependente do contexto e com a necessidade de contato com o público. ✂️ c) O registro do produto: automático e duradouro versus não automático e efêmero. ✂️ d) A vontade do profissional: decisão do profissional baseada em seu desejo momentâneo de traduzir versus interpretar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q1014764 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Sebastião do Alto RJ, IASP, 2024O tratamento conferido às pessoas com deficiências auditivas e que não conseguem se manifestar por intermédio da fala foi gradativamente sendo modificado no plano histórico. Acerca desse fato, é possível dizer que, na Idade Moderna, a educação dos surdos somente se estabeleceu por meio da ação: ✂️ a) De Pedro Ponce de León, que ensinou um surdo a falar, o que foi considerado um milagre na época. ✂️ b) De Pedro Ponce de León, que desenvolveu um alfabeto manual específico. ✂️ c) De Girolamo Cardano, que ensinou um surdo a falar, o que foi considerado um milagre na época ✂️ d) De Hernest Huest, francês responsável pelo ensino de surdos nos conventos beneditinos. ✂️ e) De John of Beverly, que desenvolveu um alfabeto manual específico e escolas de surdez por toda a europa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q1014766 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Sebastião do Alto RJ, IASP, 2024Assinale a alternativa que indica a principal característica que diferencia a Libras de outras formas de linguagem: ✂️ a) A Libras utiliza exclusivamente sinais, sem a necessidade de soletração ou datilologia. ✂️ b) A Libras possui uma estrutura gramatical flexível, independente da língua portuguesa. ✂️ c) A Libras é exclusivamente utilizada por pessoas surdas. ✂️ d) A Libras é uma linguagem gestual-visual, enquanto outras línguas são predominantemente verbais. ✂️ e) A Libras é uma língua materna para os surdos brasileiros, enquanto a língua portuguesa é aprendida posteriormente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q1014591 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025Um casal de surdos teve um filho surdo e, após o diagnóstico, percebeu que, mesmo com os estímulos visuais, o bebê balbuciava de forma semelhante a uma criança ouvinte. Levando em consideração a situação relatada e os processos de aquisição da Libras no período pré-linguístico, sabe-se que ✂️ a) os bebês surdos e ouvintes apresentam os dois tipos de balbucio (oral e manual) até determinado estágio e, com o passar do tempo, desenvolvem o balbucio de sua modalidade. ✂️ b) os bebês surdos e ouvintes, na realidade, não desenvolvem o balbucio no mesmo período de aquisição da linguagem, visto que é necessário um estímulo da língua oral para as produções silábicas. ✂️ c) as duas formas de balbucio manual (silábico e gesticulação) podem ser detectadas nos bebês surdos, em que uma forma está voltada para o desenvolvimento fonológico, e a outra, para a sinalização. ✂️ d) as produções manuais são interrompidas nos bebês surdos para que sejam privilegiadas as vocalizações, favorecendo o desenvolvimento desse modo de balbuciar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q1013836 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Pombos PE, IGEDUC, 2023Julgue o item a seguir.Consoante com o Código de Ética para Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aprovado no 1º Encontro Nacional de Intérpretes (DEF’RIO/92), organizado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), o intérprete deverá se responsabilizar, sempre que possível, pela manutenção do respeito do público ao surdo. Reconhecendo que muitos equívocos (má informação) têm surgido pela falta de conhecimento na área da surdez e do tipo de comunicação utilizada pelos surdos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q1015628 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. O intérprete está completamente envolvido na interação comunicativa (social e cultural), com poder completo para influenciar o objeto e o produto da interpretação. Ele processa a informação dada na língua fonte e faz escolhas lexicais, estruturais, semânticas e pragmáticas na língua alvo que devem se aproximar o mais apropriadamente possível da informação dada na língua fonte. Assim sendo, o intérprete também precisa ter conhecimento técnico para que suas escolhas sejam apropriadas tecnicamente. Portanto, o ato de interpretar envolve processos altamente complexos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2023. Qual é o papel do intérprete? ✂️ a) Ser fluente em LIBRAS e Português (expressão e recepção). ✂️ b) Estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação. ✂️ c) Usar do bom senso, de um alto caráter moral e de ética em sua atuação profissional. ✂️ d) Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
56Q1015166 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Itá SC, AMAUC, 2019Os intérpretes de língua de sinais surgiram devido a necessidade da comunidade surda de possuir um profissional que auxiliasse no processo de comunicação com as pessoas ouvintes. Inicialmente, a atuação era informal, ou seja, pais ou membros da família das pessoas surdas faziam essa função. Atualmente a função de tradutor e intérprete de língua de sinais é regulamentada por legislação e reconhecida como profissão (https://www.portaleducacao.com.br). Sobre o tradutor e intérprete de língua de sinais, assinale “V” para as sentenças verdadeiras e “F” para as falsas. ( ) Intérprete de línguas de sinais é a pessoa que interpreta de uma dada língua de sinais para outra língua, ou desta outra língua para uma língua de sinais. ( ) O ato de interpretar é um ato AFETIVO-LINGUÍSTICO, ou seja, é um processo em que o intérprete estará diante de pessoas que apresentam intenções comunicativas específicas e que utilizam línguas diferentes. ( ) Professores surdos são intérpretes de língua de sinais. ( ) Segundo a Lei nº 12.319/2010, que regulamenta a profissão de intérprete e tradutor da Língua Brasileira de Sinais, o tradutor e intérprete terá competência para realizar interpretação das 2 (duas) línguas de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ✂️ a) V – F – F – V ✂️ b) V – V – F – V ✂️ c) F – V – F – V ✂️ d) F – F – V – F ✂️ e) V – V – F – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
57Q1014403 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024O Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Libras é fundamental para a inclusão e acessibilidade dos estudantes surdos no ambiente escolar. Neste contexto, é imprescindível que o professor de AEE ✂️ a) utilize como estratégia a comunicação bimodal, oferecendo ao aluno surdo oportunidades de aprimorar a oralização. ✂️ b) atue colaborativamente com os demais professores, intérpretes de Libras e com a família, atendendo às necessidades específicas do aluno. ✂️ c) oferte atendimento individualizado e sigiloso, criando um ambiente de confiança e segurança para o aluno. ✂️ d) fortaleça a identidade cultural e linguística do estudante surdo, valorizando a língua portuguesa como língua de instrução e comunicação. ✂️ e) oriente o aluno surdo a não interagir com os alunos ouvintes, devido às dificuldades de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
58Q1014404 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024Os verbos classificadores podem utilizar configurações de mãos específicas para representar características de objetos, pessoas ou ações. Eles permitem uma comunicação visualmente rica e detalhada, representando tanto a ação quanto a forma do que está sendo descrito. Na Libras, são exemplos de classificadores os verbos ✂️ a) PERGUNTAR / RESPONDER. ✂️ b) AMAR / GOSTAR. ✂️ c) ANDAR / CAIR. ✂️ d) QUERER / SABER. ✂️ e) ESTUDAR / APRENDER. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
59Q1016107 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024A cultura permite que os membros da comunidade expressem sua visão de mundo e resistam à perda de suas características únicas, fortalecendo a autonomia e a resiliência do grupo. Em relação à cultura surda, pode-se afirmar que é ✂️ a) um conjunto de práticas e valores compartilhados exclusivamente por pessoas ouvintes que trabalham com surdos. ✂️ b) a adoção de dispositivos tecnológicos, como aparelhos auditivos e implantes cocleares, para integrar pessoas surdas à cultura ouvinte. ✂️ c) uma cultura que valoriza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como principal meio de comunicação e celebra as experiências e identidades compartilhadas pela comunidade surda. ✂️ d) um movimento que visa à erradicação da surdez por meio de intervenções médicas e educacionais. ✂️ e) a inclusão de pessoas surdas em ambientes ouvintes, com ênfase na oralização e no uso de tecnologias auditivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
60Q1014601 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025Os classificadores desempenham um papel essencial nas línguas de sinais, contribuindo para a organização e estruturação das mensagens. Esses morfemas apresentam diferentes funções dependendo do contexto comunicativo. Com base nesse conceito, é possível descrever a função dos classificadores como ✂️ a) elementos gestuais que representam objetos, pessoas e animais, descrevendo suas formas, tamanhos e ações. ✂️ b) gestos aleatórios usados apenas para decorar sinais. ✂️ c) estruturas fixas sem relação com características físicas, utilizados, preponderantemente, na consolidação da linguagem de sinais. ✂️ d) sinais icônicos usados exclusivamente para indicar direções. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro