Questões de Concursos Professor Multidisciplinar

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1Q905797 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com Art. 56 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar os casos de:

I. elevados níveis de repetência.
II. maus-tratos envolvendo seus alunos.
III. reiteração de faltas injustificadas e evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
IV. reiteração de casos de mau comportamento do aluno, esgotados os recursos escolares.

De acordo com o ECA, os casos que, de fato, devem ser comunicados ao Conselho Tutelar são os apresentados em:
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2Q905802 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As tendências pedagógicas brasileiras, de acordo com Saviani (1997) e Libâneo (1990), se dividem em duas linhas de pensamento pedagógico: liberais e progressistas. Dentre as liberais, destaca-se a primeira tendência instituída no Brasil. Nela, o professor é a figura central do processo de ensino e de aprendizagem, o detentor do saber, aquele que transmite seus conhecimentos aos estudantes. Essa tendência é denominada de
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3Q905818 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

O RIO CAPIBARIBE
FOI DESCAPIBARIZADO
QUEM DESCAPIBARIZOU
FOI O DESCAPIBARIZADOR.
(Domínio Público)

Para desenvolver as habilidades pertencentes ao eixo da oralidade no 1º ano dos anos iniciais, o professor deve trabalhar com a leitura e a escrita de textos como o trava-línguas “O rio Capibaribe”. Dessa forma, a realização do trabalho pedagógico com a oralidade na escola permite o desenvolvimento de algumas habilidades importantes, como:

I. identificar e (re)produzir, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
II. ler palavras novas em pequenos textos, com precisão na decodificação e compreensão, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização em práticas de linguagem que proporcionem a reflexão sobre o sistema de escrita.
III. Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos e gráficos visuais, em textos multissemióticos e multimodais.

Dessas habilidades, a(s) que pode(m) ser utilizada(s) com o trabalho de trava-línguas no 1º ano do ensino fundamental, é (são):
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4Q905798 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Art. 32 da Lei complementar n.° 001/2024 – Plano de Carreira do Magistério da Rede Municipal de Ensino de São Lourenço da Mata – é reservado exclusivamente aos deveres do Professor da Rede Municipal. Considerando as incumbências dos docentes da rede municipal de São Lourenço da Mata, de acordo com o artigo citado, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Comparecer ao local de trabalho com assiduidade e pontualidade, executando suas atribuições com eficiência, zelo e presteza.
( ) Apresentar atitudes de respeito e consideração para com os superiores hierárquicos, obedecendo às suas ordens em todas as circunstâncias.
( ) Utilizar processos didático-pedagógicos que acompanhem o progresso científico da educação e sugerir medidas para o aperfeiçoamento dos serviços educacionais.

As afirmativas são, respectivamente,
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5Q905826 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de Ciências do 1º ano dos Anos Iniciais, uma professora preparou uma atividade em que as crianças localizavam, nomeavam e representavam, por meio de desenhos, as partes do corpo humano e mostravam seus desenhos aos colegas, explicando algumas funções básicas de forma oral. Depois, a professora pediu para que as crianças comparassem as características físicas entre elas, reconhecendo a cor da pele, dos olhos, dos cabelos, entre outras características visíveis, com vistas à valorização, ao acolhimento e ao respeito às diferenças. Os objetos de conhecimento envolvidos nesta aula são:
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6Q905817 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para consolidar o processo de alfabetização e letramento em todas as práticas de linguagem, um grupo de professoras dos anos iniciais destacou como potencializariam a progressão dos seus estudantes na abordagem de cada habilidade, em Língua Portuguesa, do 1º ao 5 ano, na escola em que atuavam. Avalie como (C) certo ou (E) errado as seguintes ações desse grupo de professoras.

( ) Estimar a complexidade do texto e do gênero.
( ) Dar foco ao letramento da letra e ao letramento digital.
( ) Promover abordagem das regularidades da língua para as irregularidades.
( ) Observar o grau de autonomia do estudante.
( ) Verificar o tratamento dado ao conteúdo – mais ou menos complexo.

As afirmativas são, respectivamente
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7Q905814 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para que suas crianças pequenas da faixa etária de 4 a 5 anos pudessem se desenvolver cada vez melhor, as professoras de uma escola de Educação Infantil fizeram uma lista das diferentes formas de se trabalhar os vários tipos de linguagens, como corporais, plásticas, musicais e simbólicas. Avalie as escolhas, classificando-as como (A) adequada e (NA) não adequada.

( ) Propor às crianças brincadeiras com sons, ritmos e melodias com a voz e uso de instrumentos musicais e outros objetos sonoros.
( ) Realizar com as crianças brincadeiras que exploram gestos, canções, recitações de poemas, parlendas.
( ) Estimular a escrita individual de uma história, em forma de diálogos para montagem de uma peça teatral.
( ) Organizar espaços, materiais e atividades para as brincadeiras de faz de conta.
( ) Incentivar as crianças a produzir pinturas, desenhos, esculturas, com materiais diversos.

As escolhas são, respectivamente,
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8Q905799 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com o artigo 18 da LDB, Lei nº 9.394/1996, fazem parte dos sistemas municipais de ensino, entre outros,
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9Q905804 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, a organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está ancorada em eixos de conhecimentos. Partindo desse pressuposto, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:

1. o eu, o outro e o nós.
2. corpo, gestos e movimentos.
3. traços, sons, cores e formas.
4. escuta, fala, pensamento e imaginação.
5. o desenvolvimento de atitudes e cooperação.
6. alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
7. espaços tempos, quantidades, relações e transformações.

É verdadeiro o que se assegura em:
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10Q905800 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A avaliação tem sido considerada um processo bem mais complexo do que apenas atribuir notas a partir de um teste ou uma prova ou pontuar erros e acertos dos estudantes. Ela é vista tanto como instrumento que acompanha a construção do conhecimento, como meio para orientar e direcionar os processos de ensino. Dessa forma, a avaliação assume diferentes funções:

I. Avaliação para a aprendizagem, com caráter pedagógico e processual, que acompanha o processo de construção das aprendizagens.
II. Avaliação que visa sintetizar a aprendizagem, essencialmente retrospectiva, que assume também caráter prospectivo.
III. Avaliação para levantar conhecimentos prévios dos estudantes, suas dificuldades e pontos fortes.

Em sequência, as avaliações I, II e III são denominadas
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11Q905805 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No Brasil, as funções sociais da escola estão embasadas principalmente pela Constituição Federal (1988) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), que regula a educação no Brasil e detalha as funções da escola, alinhando-se aos princípios estabelecidos pela Constituição Federal. Segundo essas legislações, a escola desempenha diversas funções sociais fundamentais para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade como um todo.
Considerando essas funções sociais da escola, avalie se as assertivas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Promover a socialização dos estudantes, permitindo que aprendam a conviver com diferentes pessoas e a respeitar as diversidades.
( ) Contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres na sociedade.
( ) Priorizar a transmissão de conhecimentos científicos e culturais acumulados pela humanidade ao longo da história.

As afirmativas são, respectivamente,
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12Q905801 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se. Além disso, organiza os objetivos de aprendizagem em três subgrupos etários. São eles:
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13Q905803 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Observe a aula planejada por uma professora, no âmbito de um projeto interdisciplinar intitulado “Leitura de cada dia”, em uma sala de educação infantil.
Aula – A professora inicia a aula com a exploração da capa do livro “O mágico de Oz” (paisagem, autor, ilustrador, título da obra). Em seguida, levanta quais livros os estudantes já leram do mesmo autor e realiza a leitura em voz alta. Durante a leitura, faz paradas e perguntas sobre o trecho lido ou uma palavra em específico. Ao final, questiona os estudantes sobre: Quais são os personagens? Em que local aconteceu a história? Entre outras perguntas que levam as crianças a se divertirem falando sobre o livro e os pontos da história que se assemelham com sua vida pessoal. Depois, a docente disponibiliza o livro para cada criança conhecer e, na sequência, faz uma pequena dramatização com os estudantes, recontando a história. Sobre a organização do trabalho didático-pedagógico proposto no âmbito da leitura, analise as afirmações abaixo.
I. Durante a aula, percebe-se a relação construída entre adulto/criança, tendo em vista que a professora dá voz às crianças e exercita a escuta sensível.
II. A professora lê a história, considerando os saberes das crianças.
III. Em função do contexto em que se insere a aula (no âmbito de um projeto) a professora coloca a criança no centro das ações planejadas.

É correto o que se afirma
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14Q1043106 | Texto associado, Morfologia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia a notícia a seguir para responder à próxima questão.


Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro'



O médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis é pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina


Para o médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, o cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, e que também planeja o futuro, seja ele o futuro mais abstrato possível. A afirmação foi feita durante a palestra sobre a interface cérebromáquina no Congresso do Bicentenário de São Leopoldo, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, na última terça-feira (26).

Pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina e em pesquisas que desenvolvem esta tecnologia, além de sua aplicação no restabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson, ele falou desta experiência e também do Campus do Cérebro, em Macaíba, Rio Grande do Norte, criado por ele no final dos anos 1990. Ele também fundou e dirige o Projeto Andar de Novo (Walk Again Project).

Em sua exposição, o médico resgatou uma breve história das interfaces de cérebro humano. Segundo a descrição que ele tem de como o cérebro cria a impressão de realidade, Nicolelis explica que tudo começa com o que nos cerca, o universo que nos cerca. “O que o universo oferece para a mente humana é informação e potencial. Não existe nenhuma descrição de significado, nenhuma definição categórica, nenhum dogma que o universo oferece à mente humana.”

Então, continua, "o cérebro humano, desde a nossa vida intrauterina, começa a criar um modelo interno de identidade. E ele vai continuamente adaptando esse modelo com as estatísticas do mundo, com as circunstâncias das nossas experiências diárias. E como, à medida que ele faz isso, ao longo da nossa história enquanto espécie, o cérebro humano criou abstrações mentais que se transformaram literalmente na infraestrutura, na base mental da civilização humana”.

Ao abordar a inteligência natural (orgânica) e a artificial, Nicolelis afirmou que a inteligência dita artificial não é nem inteligente e nem artificial. “Ela não é inteligente porque a inteligência é uma propriedade que emerge da matéria orgânica, basicamente dos organismos, quando eles interagem com o ambiente, com outros organismos, na tentativa de maximizar a sua sobrevivência. Isso é inteligência. Nenhuma máquina faz isso. E jamais fará. Pelo menos as máquinas digitais que nós conhecemos. E ela não é artificial, porque ela é feita por seres humanos. Na realidade, a inteligência artificial é uma coleção de métodos estatísticos muito poderosos, muito interessantes, que eu uso há 30 anos, a maioria deles, ou alguns deles. Mas isso está muito longe, mas muito, muito longe de se equiparar.”

O segundo ponto, complementou o médico, é que não se consegue extrair inteligência. De acordo com ele não é possível sugar de um cérebro as suas memórias, as suas emoções e não se consegue por dentro do cérebro, como se faz com o computador, tirar o conhecimento. "Você consegue oferecer oportunidade para o cérebro. Gera informação e gera conhecimento. Nenhuma máquina gera conhecimento. Essa é uma propriedade nossa. Isso é muito importante para a gente lembrar.”

Ainda durante o encontro, o médico fez um relato da criação do primeiro Campus do Cérebro no mundo, desenvolvido e criado por ele, na cidade de Macaíba, na periferia de Natal (RN), com 60 mil habitantes. “Esse é o primeiro campus do planeta onde todas as atividades foram planejadas, centradas na mente humana, há uma escola de educação científica, clínica.” REINHOLZ,


Fabiana. Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro'.

Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/03/31/nicolelis-o-cerebro-eum-criador-ativo-do-que-existe-aqui-fora-o-cerebro-planeja-o-futuro. Acesso em: 29 jun. 2024. Adaptado. Fragmento

Por fim, nesta aula com a notícia Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro', a professora entregou fichas para as crianças com palavras retiradas da notícia e fichas com algumas classes gramaticais, para que elas fizessem associações morfológicas, consultando o dicionário.
INTRAUTERINA - ARTIFICIAL - DESDE - VOCÊ - LEMBRAR

Morfologicamente, as palavras das fichas apresentadas aos estudantes são, respectivamente:
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15Q905820 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares de Matemática, deve-se tomar como ponto de partida a ideia de que aprender Matemática vai além de simplesmente acumular um conteúdo. Assim, saber e saber fazer Matemática está associado à ideia de que

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16Q905812 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O professor da Educação Infantil precisa, obrigatoriamente, saber identificar não só a habilidade que se adequa melhor à sua turma, como também os objetivos e o significado dessa habilidade. Dessa forma, a habilidade do currículo de Pernambuco com o código EI01CG01PE (“Movimentar as partes do corpo para expressar emoções, necessidades e desejos, ampliando suas estratégias comunicativas.”) pode ser indicada para trabalhar com
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17Q905816 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao trabalhar uma notícia com as crianças dos anos iniciais, além das características relativas ao próprio gênero que devem ser destacadas, também é de extrema importância explorar os conhecimentos notacionais presentes em textos jornalísticos, o que se resume em analisar a
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18Q905822 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Entre as 10 competências gerais definidas pela BNCC, encontra-se a seguinte: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BNCC, 2018). Considerando que uma das estratégias para o Ensino da Matemática, além das tarefas investigativas, é o uso de tecnologias digitais, associe as duas colunas, relacionando os recursos tecnológicos à sua utilização nas aulas de matemática.

1. Scratch.
2. QR Code.
3. E-book.
4. Podcast.

( ) Sistema de autoria multimídia, software aberto, que permite a criação de jogos, histórias, entre outros, por meio de programação em blocos.
( ) Armazena o conteúdo e pode ser acessado por dispositivos eletrônicos, on-line e off-line, com recursos interativos.
( ) Código visual de resposta rápida, que pode ser usado como acesso a conteúdo complementar por meios digitais disponibilizados nos materiais.
( ) Material em áudio, disponível em sites e plataformas, para compartilhamento de conteúdo.

A sequência correta dessa associação é:
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19Q905824 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para trabalhar com as crianças do 1º ano algumas situações de convívio em diferentes lugares, uma professora propôs as seguintes atividades:

I. Descrever, por meio de imagens, desenhos, características observadas de seus lugares de vivência;
II. Comparar de forma oral e/ou desenhada semelhanças e diferenças de usos do espaço público.
III. Discutir e elaborar, coletivamente, as regras de convívio da turma, montando um painel dos combinados.
IV. Produzir cartazes coletivos para conservação dos diferentes espaços públicos.

As atividades que se encaixam nas situações de convívio em diferentes locais são
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20Q905810 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As metodologias de ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental compartilham várias convergências, apesar de atenderem a diferentes fases do desenvolvimento infantil. Ambas as etapas visam criar uma base sólida para o aprendizado futuro, respeitando as necessidades e características específicas das crianças em cada fase.
Considerando essa temática, analise as afirmações abaixo:

I. Nos Anos Iniciais, as metodologias de ensino devem focar na construção ativa do conhecimento pela criança, com o estudante sendo o protagonista do seu processo de aprendizagem, explorando o mundo por meio de atividades práticas e interativas.
II. Na Educação Infantil, a prática pedagógica deve priorizar a transmissão de conteúdos formais e estruturados, focando na preparação para a alfabetização e na aquisição de competências cognitivas específicas.
III. O uso de jogos, brincadeiras e atividades de experimentação são fundamentais para o processo de aprendizagem na Educação Infantil, pois promovem a socialização, a criatividade e a autonomia das crianças.

É correto o que se afirma
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