Questões de Concursos Professor Multidisciplinar

Resolva questões de Professor Multidisciplinar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q905811 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na Educação Infantil, os seis fundamentos, de acordo com o Currículo de Pernambuco, pautados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1043108 | Matemática, Probabilidade, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A professora do 5º ano trouxe para a turma um saco com balas. Havia 6 balas sabor laranja, 9 balas sabor abacaxi, 17 balas de morango e 18 balas de limão. A intenção da aula era reforçar os conceitos aprendidos de probabilidade e avançar com os estudantes nesses conceitos. Ela mostrou para as crianças que a chance de se tirar uma bala de qualquer sabor era de 1 chance em relação ao total de balas. Depois, calculou com a turma que, se o total de balas fosse 100, a probabilidade de se tirar uma bala do sabor de abacaxi, em relação ao total de balas, era de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1043109 | Matemática, Geometria Plana, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na aula do 5º ano, para tentar sanar as confusões dos estudantes sobre alguns conceitos presentes na última prova de Geometria, a professora trouxe dois quadrados recortados em uma cartolina e fixou-os na lousa, um em cada lado. De um lado escreveu cálculo da área e, do outro lado, cálculo do perímetro. Ela forneceu um quadrado igual para cada estudante e pediu que eles medissem com a régua cada lado da figura, tendo como resposta o valor de 12cm. Depois, calculou com a turma a área e comparou com o cálculo do perímetro, além de explorar também os conceitos de ângulos, pintando cada ângulo do quadrado e traçando as diagonais. As informações anotadas na lousa pela professora foram de que o quadrado apresenta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1048052 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No que diz respeito ao Projeto Político-Pedagógico (PPP), considere as seguintes assertivas:

I. As decisões tomadas no PPP afetam diretamente a forma como o ensino é conduzido, como os recursos são alocados e como as políticas internas são implementadas.
II. O PPP deve alinhar-se às diretrizes e às políticas educacionais definidas pelos órgãos governamentais e reguladores da educação.
III. A participação dos profissionais da educação na elaboração do PPP não é imprescindível, pois o documento pode ser elaborado sem a contribuição desses profissionais.
IV. A construção do PPP pode ocorrer sem a participação da comunidade escolar, já que a sua contribuição não é considerada essencial.
V. A elaboração e a execução da proposta pedagógica da escola são orientadas e fundamentadas pelo PPP.

Estão corretas apenas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q905809 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A BNCC, estabelecida pela Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, define as diretrizes para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ela destaca a importância da Didática ao enfatizar a necessidade de práticas pedagógicas que considerem o desenvolvimento integral das crianças e o uso de metodologias adequadas às suas necessidades. Nessa perspectiva, a BNCC orienta os educadores a planejarem e implementarem atividades que promovam a aprendizagem significativa e a construção de conhecimento.
Com relação a esse tema, analise as seguintes afirmações como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

( ) A Didática nos anos iniciais deve priorizar a memorização de conteúdos, já que a compreensão profunda só ocorre nas séries mais avançadas.
( ) O planejamento das atividades pedagógicas deve levar em conta o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, utilizando metodologias que incentivem a participação ativa e a construção do conhecimento.
( ) A avaliação nos anos iniciais deve ser contínua e formativa, ajudando a identificar as necessidades de cada estudante e a orientar o processo de ensino-aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q905823 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao montar seu plano de ensino para os estudantes do 2º ano, a professora separou uma unidade temática, o objeto do conhecimento e sua respectiva habilidade.
1. Unidade temática: Conexões e escalas; Objetos do conhecimento: Experiências da comunidade no tempo e no espaço; Habilidade: ___________
A habilidade que contempla essa unidade temática e esse objeto do conhecimento em Geografia, no plano de ensino de Ciências Humanas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q905825 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Tendo em vista que o conhecimento histórico, nos Anos Iniciais, deve ser trabalhado pensando no estudante e na sua formação como um sujeito que possui sua própria historicidade, os professores, ao trabalharem e ensinarem História, devem levar em consideração que esse estudante é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q905813 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Atendimento Educacional Especializado/AEE para os Anos Iniciais, que garante a inclusão de crianças com deficiência e é feito pelos professores AEE junto aos estudantes matriculados nas turmas comuns do ensino regular, tem como objetivos principais:

I. Garantir ações pedagógicas a fim de proporcionar a plena participação dos estudantes com necessidades educacionais específicas.
II. Promover a autonomia e independência do estudante, com a oferta de atividades complementares em turno diferente, preferencialmente nas Salas de Recursos Multifuncionais/SRMs.
III. Realizar um Plano de Desenvolvimento Individual – PDI, elaborado pelo professor da classe regular e fornecido ao Professor de Atendimento Educacional Especializado.

Os objetivos principais relacionados ao Atendimento Educacional Especializado que estão corretos são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q905815 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A professora de educação infantil queria trabalhar com os bebês na faixa etária de 0 a 1 ano e 6 meses a habilidade de explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais concretos (odores, cores, sabores, temperaturas, consistências, texturas e formas). Alguns excelentes exemplos de recursos didáticos mais adequados para que essa habilidade seja trabalhada seriam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1043103 | Português, Interpretação de Textos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia a notícia a seguir para responder à próxima questão.


Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro'



O médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis é pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina


Para o médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, o cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, e que também planeja o futuro, seja ele o futuro mais abstrato possível. A afirmação foi feita durante a palestra sobre a interface cérebromáquina no Congresso do Bicentenário de São Leopoldo, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, na última terça-feira (26).

Pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina e em pesquisas que desenvolvem esta tecnologia, além de sua aplicação no restabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson, ele falou desta experiência e também do Campus do Cérebro, em Macaíba, Rio Grande do Norte, criado por ele no final dos anos 1990. Ele também fundou e dirige o Projeto Andar de Novo (Walk Again Project).

Em sua exposição, o médico resgatou uma breve história das interfaces de cérebro humano. Segundo a descrição que ele tem de como o cérebro cria a impressão de realidade, Nicolelis explica que tudo começa com o que nos cerca, o universo que nos cerca. “O que o universo oferece para a mente humana é informação e potencial. Não existe nenhuma descrição de significado, nenhuma definição categórica, nenhum dogma que o universo oferece à mente humana.”

Então, continua, "o cérebro humano, desde a nossa vida intrauterina, começa a criar um modelo interno de identidade. E ele vai continuamente adaptando esse modelo com as estatísticas do mundo, com as circunstâncias das nossas experiências diárias. E como, à medida que ele faz isso, ao longo da nossa história enquanto espécie, o cérebro humano criou abstrações mentais que se transformaram literalmente na infraestrutura, na base mental da civilização humana”.

Ao abordar a inteligência natural (orgânica) e a artificial, Nicolelis afirmou que a inteligência dita artificial não é nem inteligente e nem artificial. “Ela não é inteligente porque a inteligência é uma propriedade que emerge da matéria orgânica, basicamente dos organismos, quando eles interagem com o ambiente, com outros organismos, na tentativa de maximizar a sua sobrevivência. Isso é inteligência. Nenhuma máquina faz isso. E jamais fará. Pelo menos as máquinas digitais que nós conhecemos. E ela não é artificial, porque ela é feita por seres humanos. Na realidade, a inteligência artificial é uma coleção de métodos estatísticos muito poderosos, muito interessantes, que eu uso há 30 anos, a maioria deles, ou alguns deles. Mas isso está muito longe, mas muito, muito longe de se equiparar.”

O segundo ponto, complementou o médico, é que não se consegue extrair inteligência. De acordo com ele não é possível sugar de um cérebro as suas memórias, as suas emoções e não se consegue por dentro do cérebro, como se faz com o computador, tirar o conhecimento. "Você consegue oferecer oportunidade para o cérebro. Gera informação e gera conhecimento. Nenhuma máquina gera conhecimento. Essa é uma propriedade nossa. Isso é muito importante para a gente lembrar.”

Ainda durante o encontro, o médico fez um relato da criação do primeiro Campus do Cérebro no mundo, desenvolvido e criado por ele, na cidade de Macaíba, na periferia de Natal (RN), com 60 mil habitantes. “Esse é o primeiro campus do planeta onde todas as atividades foram planejadas, centradas na mente humana, há uma escola de educação científica, clínica.” REINHOLZ,


Fabiana. Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro'.

Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/03/31/nicolelis-o-cerebro-eum-criador-ativo-do-que-existe-aqui-fora-o-cerebro-planeja-o-futuro. Acesso em: 29 jun. 2024. Adaptado. Fragmento

Com o intuito de trabalhar a habilidade de localizar informações explícitas em diferentes gêneros lidos, ouvidos e/ou sinalizados, uma professora leu com seus estudantes do 5º ano a notícia acima e propôs uma pergunta para que as crianças debatessem como o neurocientista Miguel Nicolelis explicava na entrevista a relação da interface cérebro-máquina. Depois do debate, pediu que eles localizassem a resposta para a seguinte pergunta: De acordo com o texto, por que as IAS (inteligências artificiais) não são nem inteligentes, nem artificiais? A resposta das crianças deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1043104 | Português, Interpretação de Textos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia a notícia a seguir para responder à próxima questão.


Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro'



O médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis é pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina


Para o médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, o cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, e que também planeja o futuro, seja ele o futuro mais abstrato possível. A afirmação foi feita durante a palestra sobre a interface cérebromáquina no Congresso do Bicentenário de São Leopoldo, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, na última terça-feira (26).

Pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina e em pesquisas que desenvolvem esta tecnologia, além de sua aplicação no restabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson, ele falou desta experiência e também do Campus do Cérebro, em Macaíba, Rio Grande do Norte, criado por ele no final dos anos 1990. Ele também fundou e dirige o Projeto Andar de Novo (Walk Again Project).

Em sua exposição, o médico resgatou uma breve história das interfaces de cérebro humano. Segundo a descrição que ele tem de como o cérebro cria a impressão de realidade, Nicolelis explica que tudo começa com o que nos cerca, o universo que nos cerca. “O que o universo oferece para a mente humana é informação e potencial. Não existe nenhuma descrição de significado, nenhuma definição categórica, nenhum dogma que o universo oferece à mente humana.”

Então, continua, "o cérebro humano, desde a nossa vida intrauterina, começa a criar um modelo interno de identidade. E ele vai continuamente adaptando esse modelo com as estatísticas do mundo, com as circunstâncias das nossas experiências diárias. E como, à medida que ele faz isso, ao longo da nossa história enquanto espécie, o cérebro humano criou abstrações mentais que se transformaram literalmente na infraestrutura, na base mental da civilização humana”.

Ao abordar a inteligência natural (orgânica) e a artificial, Nicolelis afirmou que a inteligência dita artificial não é nem inteligente e nem artificial. “Ela não é inteligente porque a inteligência é uma propriedade que emerge da matéria orgânica, basicamente dos organismos, quando eles interagem com o ambiente, com outros organismos, na tentativa de maximizar a sua sobrevivência. Isso é inteligência. Nenhuma máquina faz isso. E jamais fará. Pelo menos as máquinas digitais que nós conhecemos. E ela não é artificial, porque ela é feita por seres humanos. Na realidade, a inteligência artificial é uma coleção de métodos estatísticos muito poderosos, muito interessantes, que eu uso há 30 anos, a maioria deles, ou alguns deles. Mas isso está muito longe, mas muito, muito longe de se equiparar.”

O segundo ponto, complementou o médico, é que não se consegue extrair inteligência. De acordo com ele não é possível sugar de um cérebro as suas memórias, as suas emoções e não se consegue por dentro do cérebro, como se faz com o computador, tirar o conhecimento. "Você consegue oferecer oportunidade para o cérebro. Gera informação e gera conhecimento. Nenhuma máquina gera conhecimento. Essa é uma propriedade nossa. Isso é muito importante para a gente lembrar.”

Ainda durante o encontro, o médico fez um relato da criação do primeiro Campus do Cérebro no mundo, desenvolvido e criado por ele, na cidade de Macaíba, na periferia de Natal (RN), com 60 mil habitantes. “Esse é o primeiro campus do planeta onde todas as atividades foram planejadas, centradas na mente humana, há uma escola de educação científica, clínica.” REINHOLZ,


Fabiana. Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro'.

Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/03/31/nicolelis-o-cerebro-eum-criador-ativo-do-que-existe-aqui-fora-o-cerebro-planeja-o-futuro. Acesso em: 29 jun. 2024. Adaptado. Fragmento

Ao trabalhar a notícia Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro' com os estudantes do 5º ano, a professora explicou que a palavra médico havia sido utilizada para substituir o nome do Dr. Miguel Nicolelis, evitando repetições na notícia. “Em sua exposição, o médico resgatou uma breve história das interfaces de cérebro humano.”
A palavra em destaque apresenta a coesão textual conhecida por coesão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1043105 | Português, Interpretação de Textos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia a notícia a seguir para responder à próxima questão.


Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro'



O médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis é pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina


Para o médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, o cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, e que também planeja o futuro, seja ele o futuro mais abstrato possível. A afirmação foi feita durante a palestra sobre a interface cérebromáquina no Congresso do Bicentenário de São Leopoldo, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, na última terça-feira (26).

Pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina e em pesquisas que desenvolvem esta tecnologia, além de sua aplicação no restabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson, ele falou desta experiência e também do Campus do Cérebro, em Macaíba, Rio Grande do Norte, criado por ele no final dos anos 1990. Ele também fundou e dirige o Projeto Andar de Novo (Walk Again Project).

Em sua exposição, o médico resgatou uma breve história das interfaces de cérebro humano. Segundo a descrição que ele tem de como o cérebro cria a impressão de realidade, Nicolelis explica que tudo começa com o que nos cerca, o universo que nos cerca. “O que o universo oferece para a mente humana é informação e potencial. Não existe nenhuma descrição de significado, nenhuma definição categórica, nenhum dogma que o universo oferece à mente humana.”

Então, continua, "o cérebro humano, desde a nossa vida intrauterina, começa a criar um modelo interno de identidade. E ele vai continuamente adaptando esse modelo com as estatísticas do mundo, com as circunstâncias das nossas experiências diárias. E como, à medida que ele faz isso, ao longo da nossa história enquanto espécie, o cérebro humano criou abstrações mentais que se transformaram literalmente na infraestrutura, na base mental da civilização humana”.

Ao abordar a inteligência natural (orgânica) e a artificial, Nicolelis afirmou que a inteligência dita artificial não é nem inteligente e nem artificial. “Ela não é inteligente porque a inteligência é uma propriedade que emerge da matéria orgânica, basicamente dos organismos, quando eles interagem com o ambiente, com outros organismos, na tentativa de maximizar a sua sobrevivência. Isso é inteligência. Nenhuma máquina faz isso. E jamais fará. Pelo menos as máquinas digitais que nós conhecemos. E ela não é artificial, porque ela é feita por seres humanos. Na realidade, a inteligência artificial é uma coleção de métodos estatísticos muito poderosos, muito interessantes, que eu uso há 30 anos, a maioria deles, ou alguns deles. Mas isso está muito longe, mas muito, muito longe de se equiparar.”

O segundo ponto, complementou o médico, é que não se consegue extrair inteligência. De acordo com ele não é possível sugar de um cérebro as suas memórias, as suas emoções e não se consegue por dentro do cérebro, como se faz com o computador, tirar o conhecimento. "Você consegue oferecer oportunidade para o cérebro. Gera informação e gera conhecimento. Nenhuma máquina gera conhecimento. Essa é uma propriedade nossa. Isso é muito importante para a gente lembrar.”

Ainda durante o encontro, o médico fez um relato da criação do primeiro Campus do Cérebro no mundo, desenvolvido e criado por ele, na cidade de Macaíba, na periferia de Natal (RN), com 60 mil habitantes. “Esse é o primeiro campus do planeta onde todas as atividades foram planejadas, centradas na mente humana, há uma escola de educação científica, clínica.” REINHOLZ,


Fabiana. Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro'.

Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/03/31/nicolelis-o-cerebro-eum-criador-ativo-do-que-existe-aqui-fora-o-cerebro-planeja-o-futuro. Acesso em: 29 jun. 2024. Adaptado. Fragmento

Para desenvolver a habilidade de identificar, em textos, o uso de conjunções, advérbios e as relações que estabelecem entre partes do texto, a professora escreveu na lousa duas frases retiradas da notícia Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro':

(1) “E como, à medida que ele faz isso, ao longo da nossa história enquanto espécie, o cérebro humano criou abstrações mentais que se transformaram literalmente na infraestrutura, na base mental da civilização humana”.
(2) “Esse é o primeiro campus do planeta onde todas as atividades foram planejadas, centradas na mente humana, há uma escola de educação científica, clínica.”

As expressões em destaque exprimem ideias relacionadas, respectivamente, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1043110 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A turma do 3º ano iniciou o estudo de situações problemas com a contagem de configurações retangulares. Como os estudantes estavam se confundindo muito com esse tipo de questão, a professora colocou um exemplo de problema na lousa para iniciar suas explicações. O problema matemático que apresenta esse tipo de estudo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q905806 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A participação e as aprendizagens dos estudantes da educação especial nas escolas comuns de ensino regular, seja com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, dependem da articulação entre professor da sala regular com o professor de Atendimento Educacional Especializado.
Avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F), considerando a finalidade dessa parceria.

( ) Garantir maior qualidade do atendimento às necessidades específicas do estudante.
( ) Repensar e reorganizar os conteúdos, de tal modo que tenham sentido e significado para os estudantes.
( ) Assegurar o acesso, a permanência e o desenvolvimento das crianças.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q905807 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” (MEC/SECADI, 2008) define a educação especial como modalidade não substitutiva à escolarização e o público-alvo da educação especial. Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de estudantes com dificuldades de aprendizagem, deficiências físicas e intelectuais e síndromes em geral.
Em relação ao público-alvo da educação especial, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As crianças com transtorno de atenção e hiperatividade costumam ser hiperativas, impulsivas e apresentar falta de atenção.
( ) Os estudantes disléxicos têm dificuldade para associar o símbolo gráfico e as letras, ao som que eles representam.
( ) Os transtornos de aprendizagem estão relacionados a fatores de ordem pedagógica e social e não neurológica e hereditária.
( ) As crianças com transtorno de atenção e hiperatividade podem apresentar dificuldades para escrever, ler, aprender e até falar.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q905808 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Sobre as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e suas contribuições para a prática pedagógica no Ensino Fundamental, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1048048 | Português, Interpretação de Textos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considere o seguinte texto:
O 20º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco (FTCPE) entra na segunda semana com três opções de espetáculos que são sinônimo de sucesso entre as crianças: Haru, A Bela Adormecida e Aladim. Para marcar presença neles, os pais devem garantir os ingressos no site do Festival ou diretamente na bilheteria, uma hora antes das apresentações. (...) Dentre as histórias encenadas, o espetáculo “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa” fala de um mago que promete entregar uma fortuna em troca de uma lâmpada perdida. Aladim, então, decide atender a esse pedido – ele entra em uma caverna misteriosa repleta de perigos e tesouros, para tentar encontrar a lâmpada.
Diário de Pernambuco. Clássicos e música em teatros do Recife. Diário de Pernambuco. Caderno Viver, p. 07, 11 jul. 2024. Adaptado.

No texto lido, os pronomes “neles” e “ele”, nessa ordem, referem-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1048049 | Português, Interpretação de Textos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto apresentado e as afirmações sobre os termos nele destacados.
Neste ano, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é realizado pela Prefeitura de Garanhuns, com patrocínios do Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, e do Ministério do Turismo. As ações de literatura acontecem em novo endereço: no Parque Luiz Carlos de Oliveira, que receberá o “Espaço da Palavra”, antes chamado de “Praça da Palavra”, pois ficava na praça da fonte luminosa. Também muda de endereço a Casa Galeria Galpão, com exposições fotográficas, artes visuais e ações de gastronomia, agora instaladas na Escola Municipal Padre Agobar Valença.
Folha de Pernambuco. Agreste: começa hoje o 32º FIG. Folha de Pernambuco. Caderno Cultura, p. 13, 11 jul. 2024. Adaptado.

Analisando o uso dos elementos destacados, conclui-se que

I. o termo “que” funciona como pronome relativo, referindo-se a “Parque Luiz Carlos de Oliveira”.
II. o termo “pois” tem função adversativa, uma vez que marca uma relação de oposição e contraste entre as informações que ele articula.
III. o termo “Também” tem função aditiva, já que adiciona uma informação semelhante a outra apresentada anteriormente.

É verdadeiro o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1048050 | Português, Interpretação de Textos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o poema a seguir:

Começou a rir de si mesma,
de como havia sido inocente
ao pensar que um príncipe a salvaria.

Depois de anos vivendo com um,
percebeu que os príncipes não salvam.
Nem os caminhoneiros, nem os DJs, nem os doceiros...

Perdoou-se e percebeu que
a única capaz de salvá-la
era ela mesma.
SALAMERO, Nunila Lopez. Cinderela mudou de ideia. São Paulo: Editora Planeta, 2010.

No poema, os tempos verbais do verbo “salvar” em destaque expressam, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1048047 | Português, Pontuação, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir, do qual foram excluídos alguns sinais de pontuação:
Ao longo das últimas décadas___ vários estudos apontam uma relação entre o uso de mídias digitais na infância e um menor desenvolvimento cognitivo, mas só agora a ciência descobriu como isso acontece___ Pesquisadores da Universidade de Hong Kong, em um estudo com mais de 30 mil crianças___ constataram que o uso crônico de telas na infância prejudica a neuroplasticidade___ a formação e a reorganização de redes neurais dentro do cérebro conforme vamos crescendo e aprendendo.
GARATONI, Bruno. Uso de telas afeta o cérebro das crianças. Superinteressante, n. 458, edição dez. 2023, p. 15 Adaptado.

Em sequência, os sinais de pontuação que devem ser usados nas lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.