Questões de Concursos Professor Multidisciplinar

Resolva questões de Professor Multidisciplinar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1048051 | Português, Interpretação de Textos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir:
O desenvolvimento saudável de uma criança geralmente é associado a uma boa nutrição, segurança e ausência de doenças. Mas não é só isso: o brincar, algo inerente aos animais, é igualmente essencial para a saúde infantil. “Se você comparar uma criança que teve pais e cuidadores que faziam essas atividades com ela e uma criança que não teve, a discrepância de desenvolvimento delas é da ordem de 30%, o que é muito grande em nível de desenvolvimento infantil”, afirma Hermano Alexandre Lima Rocha, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Quando sobe em uma árvore ou anda de bicicleta, por exemplo, uma criança trabalha não só a parte muscular do corpo, como também suas noções espaciais sobre distância e profundidade. Quando joga um quebra-cabeça, canta uma música ou brinca com pedrinhas, os pequenos também desenvolvem a capacidade de raciocínio lógico, habilidades em matemática e português.
GIOVANI, Bárbara. Para preservar o momento do brincar. O Estado de S. Paulo. Seção Infância, p. C6, 14 jul. 2024. Adaptado.

Entre as afirmações a seguir, qual apresenta a ideia central do texto lido?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q905821 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Conforme a BNCC e o Currículo de Pernambuco, o professor deve retomar as vivências cotidianas das crianças com números, formas e espaço, além das experiências desenvolvidas na educação infantil, para poder iniciar uma sistematização dessas noções nos anos iniciais, principalmente nos 1º e 2º anos, período do letramento matemático. Analise as afirmações a respeito do ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresentadas a seguir.

I. Nessa etapa da escolaridade, a Matemática adquire um aspecto mais informal e apresenta como referência o espaço social da criança. Por isso, é fundamental que o professor resgate esse espaço para favorecer a construção de conceitos e procedimentos próprios da Matemática escolar.
II. O apoio em recursos didáticos também pode ser necessário nessa etapa, tais como material dourado, ábaco, escala Cuisenaire, malhas quadriculadas e softwares de geometria dinâmica, geoplano, tangran, entre outros.
III. Nessa etapa de escolaridade, é importante que os conceitos matemáticos sejam construídos como respostas a problemas e que sejam priorizados problemas que pertençam ao universo sociocultural do estudante.

São aspectos fundamentais para o letramento matemático nos Anos Iniciais,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q905819 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para estimular suas crianças de 3º ano a produzirem um pequeno texto, a professora leu um conto para seus estudantes, parando em um trecho antes do desfecho, e solicitou que eles terminassem a história de acordo com o que tinham escutado. Esse tipo de atividade em sala de aula trabalha com uma modalidade didática para o ensino de produções textuais conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1043107 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em relação à apropriação do sistema de escrita alfabético/ortográfico e suas concepções, Magda Soares afirma que “a escrita alfabética prepara e estimula o uso de uma estratégia alfabética na leitura; por outro lado, a leitura propicia a internalização de representações ortográficas que podem ser transferidas para uma escrita ortográfica.” (Soares, 2016, p.84). Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Mesmo que a leitura e a escrita envolvam habilidades distintas, elas estão interconectadas no processo de alfabetização. Assim, o desenvolvimento de algumas habilidades de escrita contribui para o desenvolvimento da fluência em leitura.

PORQUE

II. A fluência leitora apoia a produção escrita, já que faz com que as produções estejam próximas da grafia convencional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.