Questões de Concursos Professor Nível I

Resolva questões de Professor Nível I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q324618 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

A escola como instituição social capaz de garantir o direito de permanência, que tenha um ensino de qualidade e que esteja sintonizada com os princípios pedagógicos progressistas deve, EXCETO,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q325996 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

A avaliação da aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos aqueles que, de alguma forma, estão comprometidos com atos e práticas educativas. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessária.

II. O modelo de avaliação que tem como pressuposto o ato de examinar, fundamenta-se num processo classificatório e está voltado para o passado, na medida em que deseja saber do educando somente o que ele já aprendeu.

III. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, a ênfase deve ser dada ao produto e não ao processo de ensino-aprendizagem.

A alternativa correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q328234 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Em relação aos fundamentos teóricos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem, analise as proposições abaixo e responda:

I. Para Skinner, o fator mais importante no modelo pedagógico de condicionamento não são os estímulos que antecedem às respostas e sim os que as reforçam, por isso a grande preocupação em, sempre que o aluno acertar uma resposta, haver o reforço deste acerto.

II. De acordo com a perspectiva construtivista, piagetiana, o aprendiz compreende o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo.

III. Conforme a abordagem vigotskiana a escola, por meio de seus professores, exerce uma mediação central na constituição dos sujeitos-alunos.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q326215 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Ao afirmar que a educação é um fenômeno socialmente determinado, significa dizer, EXCETO, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q326714 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

No que se refere ao contexto histórico da didática, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. A didática, em sua origem, com Comênio, surge como instrumento político para romper com a hegemonia da educação católica medieval.

II. No período pós-ditadura militar, no Brasil, a didática assumiu as questões pedagógicas como base para a sua produção, inseriu a questão política como determinante das questões pedagógicas e se opôs à didática instrumental, fincando as bases de uma didática fundamental.

III. O foco do ensino enquanto prática social, sempre foi objeto de estudo da didática.

A alternativa correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q320773 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Todas as alternativas abaixo estão relacionadas às características da abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q322603 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

A utilização de variados recursos didáticos é uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar lacunas deixadas pelo ensino tradicional. Todas as alternativas abaixo são relativas aos tipos de recursos didáticos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q326819 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Atualmente o planejamento está sendo focalizado como instrumento primordial da organização do trabalho docente, bem como de todo o andamento organizacional das instituições educacionais. Em relação a esse tema analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. O planejamento caracteriza-se principalmente como um movimento centrado a partir da realidade encontrada ou vivenciada no interior de cada unidade escola.

II. O planejamento educacional deve ocorrer, prioritariamente, no nível de políticas públicas governamentais.

III. O Projeto Pedagógico faz parte do planejamento em nível institucional.

A alternativa correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q323096 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

A escola da infância deve aceitar o modo de comunicar-se e de expressar-se de todas as crianças, programando e realizando uma múltipla variedade de situações de aprendizagem, ampliando progressivamente a competência da criança para o uso de outros códigos ligados aos diversos tipos de relação social e as formas de comunicação mais amplas e complexas dadas pela língua nacional. Identifique dentre as alternativas a que NÃO pertence ao elenco das principais habilidades a serem progressivamente adquiridas pelos alunos na educação infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q320836 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Na educação infantil, a interação entre a língua oral e a escrita pode desenvolver-se através do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q319550 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Todas as alternativas abaixo são referentes ao campo da didática, considerando-se a perspectiva crítica e social, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q324991 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Identifique dentre as alternativas a que NÃO se refere às tarefas da filosofia da educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q319357 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

A expansão educativa em curso ocorre em um contexto de deterioração das condições necessárias para que a permanência nas escolas ocorra em consonância com aquilo que se reconhece, a partir de 1948, como sendo “direito à educação”. Alguns fatores contribuem para isso, EXCETO,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q321137 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

São princípios e orientações para o trabalho do professor com vistas à construção do conhecimento lógico-matemático, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q320120 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Nas alternativas são apresentados trechos que evidenciam a importância da atividade lúdica no contexto da educação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q323756 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Em relação à compreensão sobre papel da didática, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q320438 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Sendo uma área da pedagogia, a didática tem no ensino seu objeto de investigação. Em relação aos pressupostos epistemológicos, históricos, sociais e políticos da didática, analise as proposições abaixo e responda:

I. Uma das construções epistemológicas atuais sobre a didática é “descolonização epistemológica da didática”, negando-a como mero campo aplicativo e técnico de uma ciência do conhecimento e como transposição de indicações teóricas externas à compreensão das situações concretas de aprendizagem.

II. Uma das importantes funções da didática é tomar o ensino como prática social e compreender seu funcionamento como tal, sua função social e suas implicações estruturais.

III. Diferentemente dos paradigmas positivistas, a investigação da didática que toma a prática como critério de verdade, entende que teoria e prática devem ser analisados separadamente.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q327114 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Em relação às metodologias de ensino, enquanto práxis educativa, analise as proposições abaixo e responda:

I. As raízes da educação popular são genuinamente brasileiras.

II. A ênfase dada na metodologia da educação popular é o processo de memorização e de codificação das ideias.

III. O conjunto de práticas de educação popular reveladas pelos movimentos educativos que se afirmam no período de 1959-64 estava predominantemente voltado para o exercício da cidadania, para afirmação e desempenho, pelas camadas populares, do papel que deveriam assumir no cenário sociopolítico.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q909940 | Pedagogia, PCN's, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Telma Weisz em sua trajetória como educadora e formadora de professores é marcada por feitos importantes para a história da Educação no Brasil. Ela foi uma das autoras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q909942 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

De acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a progressão do conhecimento ocorre pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.