Questões de Concursos Professor Nível I

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11 Q319550 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Todas as alternativas abaixo são referentes ao campo da didática, considerando-se a perspectiva crítica e social, EXCETO:
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12 Q320120 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Nas alternativas são apresentados trechos que evidenciam a importância da atividade lúdica no contexto da educação, EXCETO:
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13 Q324991 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Identifique dentre as alternativas a que NÃO se refere às tarefas da filosofia da educação.
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14 Q321137 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

São princípios e orientações para o trabalho do professor com vistas à construção do conhecimento lógico-matemático, EXCETO:
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15 Q319357 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

A expansão educativa em curso ocorre em um contexto de deterioração das condições necessárias para que a permanência nas escolas ocorra em consonância com aquilo que se reconhece, a partir de 1948, como sendo “direito à educação”. Alguns fatores contribuem para isso, EXCETO,
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16 Q323756 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Em relação à compreensão sobre papel da didática, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
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17 Q320438 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Sendo uma área da pedagogia, a didática tem no ensino seu objeto de investigação. Em relação aos pressupostos epistemológicos, históricos, sociais e políticos da didática, analise as proposições abaixo e responda:

I. Uma das construções epistemológicas atuais sobre a didática é “descolonização epistemológica da didática”, negando-a como mero campo aplicativo e técnico de uma ciência do conhecimento e como transposição de indicações teóricas externas à compreensão das situações concretas de aprendizagem.

II. Uma das importantes funções da didática é tomar o ensino como prática social e compreender seu funcionamento como tal, sua função social e suas implicações estruturais.

III. Diferentemente dos paradigmas positivistas, a investigação da didática que toma a prática como critério de verdade, entende que teoria e prática devem ser analisados separadamente.

A sequência correta é:

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18 Q327114 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Em relação às metodologias de ensino, enquanto práxis educativa, analise as proposições abaixo e responda:

I. As raízes da educação popular são genuinamente brasileiras.

II. A ênfase dada na metodologia da educação popular é o processo de memorização e de codificação das ideias.

III. O conjunto de práticas de educação popular reveladas pelos movimentos educativos que se afirmam no período de 1959-64 estava predominantemente voltado para o exercício da cidadania, para afirmação e desempenho, pelas camadas populares, do papel que deveriam assumir no cenário sociopolítico.

A sequência correta é:

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19 Q909940 | Pedagogia, PCN's, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Telma Weisz em sua trajetória como educadora e formadora de professores é marcada por feitos importantes para a história da Educação no Brasil. Ela foi uma das autoras:
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20 Q909936 | Português, Uso da Vírgula, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Texto associado.
A partir da leitura do texto ABAIXO, analise e responda o que é solicitado.

SONETO DE SEPARAÇÃO
Vinicius de Moraes

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente

Disponível em: https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86479/em: 25 de jan. 2024.
O uso da virgula no último verso do poema “De repente, não mais que de repente” serve para:
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