Questões de Concursos: Professor Nível I

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11 Q319550 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Todas as alternativas abaixo são referentes ao campo da didática, considerando-se a perspectiva crítica e social, EXCETO:

12 Q324991 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Identifique dentre as alternativas a que NÃO se refere às tarefas da filosofia da educação.

13 Q321137 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

São princípios e orientações para o trabalho do professor com vistas à construção do conhecimento lógico-matemático, EXCETO:

14 Q320120 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Nas alternativas são apresentados trechos que evidenciam a importância da atividade lúdica no contexto da educação, EXCETO:

15 Q319357 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

A expansão educativa em curso ocorre em um contexto de deterioração das condições necessárias para que a permanência nas escolas ocorra em consonância com aquilo que se reconhece, a partir de 1948, como sendo “direito à educação”. Alguns fatores contribuem para isso, EXCETO,

16 Q323756 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Em relação à compreensão sobre papel da didática, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

17 Q320438 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Sendo uma área da pedagogia, a didática tem no ensino seu objeto de investigação. Em relação aos pressupostos epistemológicos, históricos, sociais e políticos da didática, analise as proposições abaixo e responda:

I. Uma das construções epistemológicas atuais sobre a didática é “descolonização epistemológica da didática”, negando-a como mero campo aplicativo e técnico de uma ciência do conhecimento e como transposição de indicações teóricas externas à compreensão das situações concretas de aprendizagem.

II. Uma das importantes funções da didática é tomar o ensino como prática social e compreender seu funcionamento como tal, sua função social e suas implicações estruturais.

III. Diferentemente dos paradigmas positivistas, a investigação da didática que toma a prática como critério de verdade, entende que teoria e prática devem ser analisados separadamente.

A sequência correta é:

18 Q327114 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RN

Em relação às metodologias de ensino, enquanto práxis educativa, analise as proposições abaixo e responda:

I. As raízes da educação popular são genuinamente brasileiras.

II. A ênfase dada na metodologia da educação popular é o processo de memorização e de codificação das ideias.

III. O conjunto de práticas de educação popular reveladas pelos movimentos educativos que se afirmam no período de 1959-64 estava predominantemente voltado para o exercício da cidadania, para afirmação e desempenho, pelas camadas populares, do papel que deveriam assumir no cenário sociopolítico.

A sequência correta é:

19 Q909936 | Português, Uso da Vírgula, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Texto associado.
A partir da leitura do texto ABAIXO, analise e responda o que é solicitado.

SONETO DE SEPARAÇÃO
Vinicius de Moraes

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente

Disponível em: https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86479/em: 25 de jan. 2024.
O uso da virgula no último verso do poema “De repente, não mais que de repente” serve para:

20 Q909943 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) SÃO COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS para o Ensino Fundamental, EXCETO:
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