Questões de Concursos: Professor Nível II

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Professor Nível II. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q544567 | Física, Magnetismo, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O magnetismo está presente no cotidiano de tal maneira que freqüentemente é utilizado em uma tarefa diária. Sua utilização vai desde o trinco para fechar a porta de armário da cozinha até o motor elétrico da geladeira, passando por aqueles lembretes presos à parede da geladeira, disquetes de computador, alto-falantes do aparelho de som, telefone, motor de partida do carro, sem falar nos exames de tomografia efetuados nos hospitais.

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.

O pólo norte de um ímã, devido ao campo magnético da Terra, aponta sempre para o pólo norte geográfico, que é um pólo sul magnético.

22 Q381970 | Biologia, Ecologia, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Os seres vivos fazem parte de comunidades heterogêneas, mantendo, com o meio físico e entre si, relações de interdependência. Cada espécie necessita de substâncias ou componentes básicos do meio para alimentação, reprodução e proteção. Além disso, a estrutura e a topografia do ambiente devem permitir que a espécie desenvolva seus hábitos característicos. Tudo isso faz que cada espécie, de maneira geral, somente se desenvolva em ambiente onde existam composição e estrutura favoráveis, chamado de habitat. Mas o ambiente, ou habitat, não é constituído exclusivamente pelo meio físico. Freqüentemente, o nicho ecológico, isto é, o alimento, o material para a construção de ninhos, os meios de proteção são oferecidos ou disputados por outros seres vivos. A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem. O número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat é determinado, entre outros fatores, pelo meio ambiente.

23 Q545641 | Física, Astrofísica, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Torna-se mais fácil de explicar aos alunos o conceito de trabalho quando se relaciona a variação da energia cinética de um objeto ao trabalho sobre esse objeto realizado por uma força resultante. É essencial fazê-los compreender que o trabalho depende das direções relativas entre as forças aplicadas no objeto e o seu deslocamento. Julgue os itens seguintes, que apresentam aplicações desse conceito e de suas implicações. Desprezando-se a força de atrito, o trabalho realizado contra a gravidade por um indivíduo que sobe determinada altura utilizando uma escada é o mesmo que seria realizado se fosse utilizada uma rampa (plano inclinado).

24 Q319502 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

No processo de avaliação de uma escola, as informações e os subsídios coletados de todos os agentes — alunos, professores, equipe pedagógica e demais profissionais — devem ser utilizados para orientar o trabalho pedagógico realizado em sala de aula e em toda a instituição. Acerca da avaliação, julgue os itens que se seguem. Deixar sob a responsabilidade exclusiva da professora ou do professor a resolução das dificuldades da prática pedagógica é atitude acertada da instituição.

25 Q328966 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à classificação das tendências pedagógicas da educação de crianças menores de 6 anos em tendência romântica, cognitiva e crítica. A tendência romântica concebe a pré-escola como o “jardim de infância”, onde as crianças são as “sementinhas” e a professora é a “jardineira”; baseada no desenvolvimento natural das crianças.

27 Q544706 | Física, Magnetismo, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O magnetismo está presente no cotidiano de tal maneira que freqüentemente é utilizado em uma tarefa diária. Sua utilização vai desde o trinco para fechar a porta de armário da cozinha até o motor elétrico da geladeira, passando por aqueles lembretes presos à parede da geladeira, disquetes de computador, alto-falantes do aparelho de som, telefone, motor de partida do carro, sem falar nos exames de tomografia efetuados nos hospitais.

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.

Os pólos magnéticos de um ímã podem ser isolados um do outro.

29 Q381165 | Biologia, Anatomia, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O corpo humano, do ponto de vista morfológico e funcional, é composto de células, tecidos e sistemas orgânicos. Com relação aos sistemas cardiovascular, digestório, respiratório e reprodutor humanos, julgue os itens subseqüentes. O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção e pela maturação de gametas e por sua acomodação após a fecundação, propiciando o desenvolvimento do feto até o momento do parto.

30 Q544971 | Física, Termologia, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Um aparelho eletrodoméstico muito útil é a geladeira. O seu funcionamento se dá da seguinte forma: por meio de um motor, força-se a transferência de calor de um ambiente a baixa temperatura para outro ambiente a uma temperatura maior, resfriando-se os alimentos ali contidos e, conseqüentemente, aumenta-se o tempo em que ficarão armazenados sem perda de qualidade. Os recipientes comumente colocados dentro das geladeiras são de alumínio ou de plástico.

Julgue os itens a seguir a respeito do assunto abordado nesse texto, com base nos conceitos termodinâmicos envolvidos e considerando que os recipientes mencionados estejam dentro da geladeira há bastante tempo.

O recipiente de alumínio pode inicialmente perder calor sem, contudo, sofrer variação de temperatura.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.