Início

Questões de Concursos Professor Nível II

Resolva questões de Professor Nível II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q324049 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Organizar a prática pedagógica a partir do modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. As práticas pedagógicas adequadas incluem analisar o conhecimento prévio dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q327383 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Organizar a prática pedagógica a partir do modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. As práticas pedagógicas adequadas incluem sobrepor os objetivos de ensino aos objetivos de realização dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q388123 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O século XIX assinalou, no mundo ocidental, a emergência de três grandes representações: liberalismo, nacionalismo e socialismo. No campo econômico, o dinamismo do sistema capitalista, impulsionado pela Revolução Industrial, desembocou no imperialismo. As disputas por colônias e áreas de exploração foram determinantes para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Em 1917, a vitoriosa revolução bolchevique fez da Rússia a primeira nação socialista. Crise política, econômica e social de grandes proporções atestou o esgotamento do modelo liberal, em grande parte substituído por regimes totalitários, como os nazifascistas. Com o fim da Segunda Guerra, configurou-se um mundo diferente, bipolarizado pela ascendência dos Estados Unidos da América (EUA) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Décadas mais tarde, com o fim da Guerra Fria, o mundo ficou submetido à relativa hegemonia norteamericana, à frágil presença da Organização das Nações Unidas (ONU) e à ação de grupos terroristas. Em termos econômicos, ampliou-se a globalização, ao tempo em que cresceu a consciência universal relativa à necessidade de se preservar a vida no planeta em face dos problemas ambientais de grande dimensão.

Tendo o texto acima como indicativo de alguns dos principais acontecimentos da história contemporânea, julgue os itens seguintes.

A existência de armas nucleares tornou mais dramático o contexto histórico em que se desenrolou a Guerra Fria.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q798293 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Os nossos olhos, que são detectores de radiação eletromagnética, nos permitem apreciar o azul do céu, o verde das florestas e as diversas cores do arco-íris. Eles, porém, detectam apenas uma região estreita do espectro eletromagnético denominado espectro visível. Mas o homem desenvolveu aparelhos que funcionam em outras faixas, como, por exemplo, na faixa da radiação ultravioleta, na qual as freqüências são maiores, e no infravermelho, em que as freqüências são menores.

Considerando o texto acima como referência inicial e com relação aos conceitos nele envolvidos, julgue os itens a seguir.

Ao incidir na nossa pele, a luz do Sol é absorvida e esquenta a pele, o que demonstra que a luz transporta energia.
  1. ✂️
  2. ✂️

46Q388232 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Relativamente a situações marcantes da história mundial que assinalam mudanças significativas na trajetória das sociedades, julgue os itens que se seguem. As Grandes Navegações impeliram os europeus para muito além do continente, descortinando um Novo Mundo até então desconhecido.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q807421 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens a seguir. A LDB obriga que o ensino fundamental de todos os sistemas de ensino — que antes era seriado — passe a ser ministrado em ciclos.
  1. ✂️
  2. ✂️

48Q481983 | Geografia, Meio Ambiente, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O consumo, a competição e o uso irrestrito dos recursos naturais têm trazido conseqüências que afetam diretamente a natureza, bem como os seres vivos que dela fazem parte, incluindo o homem, principal ator nesse processo de degradação do meio ambiente. A busca de caminhos para desacelerar esse processo de degradação tem-se dado por meio de diferentes iniciativas e ações. Assim, no que se refere à questão ambiental, julgue os itens seguintes. A reciclagem é alternativa sustentável para evitar a degradação dos recursos naturais, pois ajuda a preservar a natureza.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q320791 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Organizar a prática pedagógica a partir do modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. As práticas pedagógicas adequadas incluem favorecer a segregação de alunos na sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q388127 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O século XIX assinalou, no mundo ocidental, a emergência de três grandes representações: liberalismo, nacionalismo e socialismo. No campo econômico, o dinamismo do sistema capitalista, impulsionado pela Revolução Industrial, desembocou no imperialismo. As disputas por colônias e áreas de exploração foram determinantes para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Em 1917, a vitoriosa revolução bolchevique fez da Rússia a primeira nação socialista. Crise política, econômica e social de grandes proporções atestou o esgotamento do modelo liberal, em grande parte substituído por regimes totalitários, como os nazifascistas. Com o fim da Segunda Guerra, configurou-se um mundo diferente, bipolarizado pela ascendência dos Estados Unidos da América (EUA) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Décadas mais tarde, com o fim da Guerra Fria, o mundo ficou submetido à relativa hegemonia norteamericana, à frágil presença da Organização das Nações Unidas (ONU) e à ação de grupos terroristas. Em termos econômicos, ampliou-se a globalização, ao tempo em que cresceu a consciência universal relativa à necessidade de se preservar a vida no planeta em face dos problemas ambientais de grande dimensão.

Tendo o texto acima como indicativo de alguns dos principais acontecimentos da história contemporânea, julgue os itens seguintes.

O êxito do regime socialista soviético pode ser explicado pela perenidade do regime, que se mantém sólido neste início do século XXI.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q796765 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Os nossos olhos, que são detectores de radiação eletromagnética, nos permitem apreciar o azul do céu, o verde das florestas e as diversas cores do arco-íris. Eles, porém, detectam apenas uma região estreita do espectro eletromagnético denominado espectro visível. Mas o homem desenvolveu aparelhos que funcionam em outras faixas, como, por exemplo, na faixa da radiação ultravioleta, na qual as freqüências são maiores, e no infravermelho, em que as freqüências são menores.

Considerando o texto acima como referência inicial e com relação aos conceitos nele envolvidos, julgue os itens a seguir.

A cor de um corpo é dada pela composição espectral da luz que ele espalha. Assim, se um objeto absorve toda a luz branca que sobre ele incide, ele parecerá negro.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q811955 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens subseqüentes. Deverá ser implementado o ensino fundamental de 9 anos de duração até o ano de 2010, ano a partir do qual será obrigatório o ingresso de crianças de seis anos na primeira série.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q480963 | Geografia, Meio Ambiente, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O consumo, a competição e o uso irrestrito dos recursos naturais têm trazido conseqüências que afetam diretamente a natureza, bem como os seres vivos que dela fazem parte, incluindo o homem, principal ator nesse processo de degradação do meio ambiente. A busca de caminhos para desacelerar esse processo de degradação tem-se dado por meio de diferentes iniciativas e ações. Assim, no que se refere à questão ambiental, julgue os itens seguintes. As queimadas, utilizadas desde o início da colonização brasileira para derrubar a vegetação original, é um recurso ainda utilizado para abrir pastos e preparar a terra para o plantio, o que traz como conseqüências a perda da biodiversidade e a degradação do solo.
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q481854 | Geografia, Meio Ambiente, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O consumo, a competição e o uso irrestrito dos recursos naturais têm trazido conseqüências que afetam diretamente a natureza, bem como os seres vivos que dela fazem parte, incluindo o homem, principal ator nesse processo de degradação do meio ambiente. A busca de caminhos para desacelerar esse processo de degradação tem-se dado por meio de diferentes iniciativas e ações. Assim, no que se refere à questão ambiental, julgue os itens seguintes. O Brasil teve agravados os problemas ambientais ao longo do tempo, o que ocorreu devido a fatores ligados à expansão da industrialização, ao modelo agrícola utilizado, ao processo de urbanização, às desigualdades econômicas e ao desmatamento das áreas das florestas.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q388368 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O século XIX assinalou, no mundo ocidental, a emergência de três grandes representações: liberalismo, nacionalismo e socialismo. No campo econômico, o dinamismo do sistema capitalista, impulsionado pela Revolução Industrial, desembocou no imperialismo. As disputas por colônias e áreas de exploração foram determinantes para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Em 1917, a vitoriosa revolução bolchevique fez da Rússia a primeira nação socialista. Crise política, econômica e social de grandes proporções atestou o esgotamento do modelo liberal, em grande parte substituído por regimes totalitários, como os nazifascistas. Com o fim da Segunda Guerra, configurou-se um mundo diferente, bipolarizado pela ascendência dos Estados Unidos da América (EUA) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Décadas mais tarde, com o fim da Guerra Fria, o mundo ficou submetido à relativa hegemonia norteamericana, à frágil presença da Organização das Nações Unidas (ONU) e à ação de grupos terroristas. Em termos econômicos, ampliou-se a globalização, ao tempo em que cresceu a consciência universal relativa à necessidade de se preservar a vida no planeta em face dos problemas ambientais de grande dimensão.

Tendo o texto acima como indicativo de alguns dos principais acontecimentos da história contemporânea, julgue os itens seguintes.

A ascensão dos regimes nazifascistas na Europa deveu-se ao apoio popular em um contexto de estabilidade política, econômica e social, especialmente na Itália e na Alemanha do pós-Primeira Guerra.
  1. ✂️
  2. ✂️

59Q320801 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

No processo de avaliação de uma escola, as informações e os subsídios coletados de todos os agentes — alunos, professores, equipe pedagógica e demais profissionais — devem ser utilizados para orientar o trabalho pedagógico realizado em sala de aula e em toda a instituição. Acerca da avaliação, julgue os itens que se seguem. Análises periódicas do trabalho pedagógico em reuniões de professores são suficientes para a elaboração de uma avaliação eficaz.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.