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Questões de Concursos Professor Orientador Educacional

Resolva questões de Professor Orientador Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q906408 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O 4º objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) é “educação de qualidade”: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Como um desdobramento desse objetivo, a Meta 4.1 para o Brasil é, até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando a oferta gratuita na rede pública e que conduza a resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes.

Cada meta possui ao menos um indicador que permite avaliar se ela está sendo alcançada. Nesse caso, o indicador correspondente à meta citada é:
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22Q906401 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Promover uma educação antirracista vai muito além do que simplesmente combater as manifestações materiais do racismo cotidiano, como ofensas e xingamentos. Apesar de positivas, as medidas que promovem a melhora do clima escolar e a dissolução de conflitos com base em discriminação étnico-racial não bastam para a construção de uma educação efetivamente inclusiva e equânime. A educação antirracista implica necessariamente a revisão do currículo e a composição de um corpo docente etnicamente diverso e formado em competências curriculares que abranjam a cultura e a história de povos africanos e ameríndios.


Adaptado de Ednéia Gonçalves in: https://educacaointegral.org.br/metodologias/como-pensar-umaeducacao-antirracista/


Com base no trecho, é correto afirmar que para a autora o combate ao racismo deve se pautar principalmente em
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23Q906415 | Pedagogia, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em 2016 foi aprovada a Lei n.º 4.271, a qual dispõe sobre a implantação dos Conselhos Escolares (CE) como parte integrante da estrutura das unidades de ensino da rede municipal de Macaé.
A referida lei dispõe que o CE:

I. possui função financeira e elabora o Plano de Aplicação de Recursos, estabelecendo prioridades que serão discutidas e aprovadas em assembleia.

II. é constituído por pais, representantes da Secretaria Municipal de Educação, representantes de alunos, professores, funcionários e membros da comunidade

III. objetiva promover a melhoria da qualidade de ensino e estabelecer relações de compromisso, parceria e responsabilidade entre escola e comunidade.


Está correto o que se afirma em
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24Q906417 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em Macaé, o primeiro registro legal sobre a gestão democrática para a rede pública municipal de ensino foi a publicação da Lei n.º 2.550, de 2004.
Com base nessa lei, analise os fundamentos da gestão democrática listados a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Autonomia administrativa, pedagógica e financeira das unidades de ensino.

( ) Garantia de padrão de qualidade, assegurando às escolas recursos compatíveis aos insumos básicos.
( ) Transparência e eficácia da gestão e dos recursos e acompanhamento e apoio aos gestores escolares.


As afirmativas são, respectivamente,
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25Q1048378 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a opção que indica uma competência para o Ensino Fundamental, prevista pela BNCC.
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26Q906397 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre algumas das principais teorias pedagógicas do século XX, analise as afirmativas a seguir.


I. O ponto de partida do behaviorismo de Skinner (1904-90) é que as funções superiores (pensamento e linguagem) são formas de comportamento passíveis de serem condicionadas mediante determinados “reforços” que produzem mudanças desejadas no comportamento manifesto.

II. O cognitivismo de J. Bruner (1915-2016) destaca a influência dos fatores motivacionais e socioculturais no reconhecimento perceptivo e no processo de categorização e propõe uma escola em que o aluno “aprenda a aprender”.

III. O ativismo pedagógico de Dewey (1859-1952) parte da noção de experiência empírica que, mesmo estando suscetível a erros ou ilusões, permite chegar ao pensamento racional, mediante o qual são recusados os dados sensíveis duvidosos.


Está correto o que se afirma em
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27Q906414 | Pedagogia, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A respeito da autonomia financeira das unidades escolares da rede municipal, a Lei nº 2.550/2004 prevê que a Unidade Executora disponha de recursos financeiros
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28Q1048376 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na condição de especialista em educação e de membro do corpo de funcionários da escola, cabe ao orientador educacional assistir à direção da escola na elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico, cujas finalidades são
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29Q906409 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em 1973 foi assinado o Decreto nº 72.846 regulamentando a Lei nº 5.564/68 que provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional.
Com base nessa normativa, assinale a afirmativa que descreve corretamente a função do orientador educacional.
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30Q1042020 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Nos anos 1960-70, em um contexto marcado pelo golpe militar, imprimiu-se uma nova orientação pedagógica ao sistema educacional brasileiro com base na “teoria do capital humano” de T. W. Schultz, elaborada originalmente para explicar os ganhos de produtividade gerados pelo fator humano na produção. Aplicada ao campo pedagógico, essa teoria reforçou a ideia de que o trabalho humano, quando qualificado por meio da educação, é um dos mais importantes meios para a ampliação da produtividade econômica e do crescimento de um país.
No Brasil, a teoria do capital humano aplicada à educação levou à tendência pedagógica que considera a escola
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