Questões de Concursos Professor Orientador Pedagógico

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11Q906429 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para evitar equívocos conceituais, lembremos que a palavra “violência” não significa o mesmo que “agressividade”. A agressividade é uma força que permite proteger nossa existência de ameaças e vencer o medo ante o desconhecido. Sem o impulso da agressividade, ficaríamos à mercê das injustiças, da dominação, das humilhações e do medo que deixa sem ação, e as atitudes capazes de neutralizar esse estado paralisante, seriam inviáveis. “Violência”, por sua vez, refere-se ao uso intencional de uma força física ou psicológica que fere, intimida, desqualifica e mata.

DISKIN, L. Paz, como se faz? Semeando a cultura de paz nas escolas. São Paulo: Palas Athena; Brasília: UNESCO, 2021 (adaptado).

Com base no trecho acima, assinale a opção correta.
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12Q906433 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre os direitos dos membros do Magistério Público do Município de Macaé (Lei nº 026/2001), analise os itens a seguir.

I. Garantia de aprimoramento profissional, incluindo a reserva de períodos para estudos, planejamento e avaliação, que estão incluídos na carga de trabalho.
II. Direito ao contínuo apoio à saúde mental e bem-estar, incluindo acesso a serviços de aconselhamento psicológico, atividades de relaxamento e gerenciamento de estresse.
III. Definição de uma relação adequada entre o número de alunos, professores, carga horária e condições materiais do estabelecimento.

Está correto o que se afirma em
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13Q906425 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

De acordo com o Decreto nº 72.846/1973, assinale a opção que indica os dois níveis em que o Serviço de Orientação Educacional atua.
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14Q906420 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio buscam desenvolver uma compreensão do jovem, isto é, do sujeito ao qual se destina essa etapa do processo educacional.
Assinale a opção que descreve a concepção de juventude que guia aquele documento.
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15Q1042026 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação ao Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Junto com o ensino médio, completa as modalidades do nível básico.
( ) É obrigatório e tem a duração de 9 anos, iniciando-se aos 6 anos de idade.
( ) Comporta a matrícula obrigatória na disciplina de ensino religioso, assegurado o respeito à diversidade.

As afirmativas são, respectivamente,
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16Q906421 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os princípios orientadores da EJA são os de equidade, diferença e proporcionalidade.
( ) A matrícula de jovens entre sete e quatorze anos nos cursos da EJA é facultativa.
( ) É uma categoria situada fora da educação básica e, portanto, tem exigências formativas distintas.

As afirmativas são, respectivamente,
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17Q1042030 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para que cada aluno progrida rumo aos domínios visados, convém colocá-lo, com bastante frequência, em uma situação de aprendizagem ótima para ele. Não basta que ela tenha sentido, que o envolva e mobilize. Deve também solicitá-lo em sua zona de desenvolvimento proximal.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Segundo o trecho acima, o professor deve:
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18Q1042024 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação aos princípios do ensino, estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), analise as afirmativas a seguir.


I. Idealmente, as instituições privadas deverão aos poucos dar lugar a uma rede completamente pública.

II. O processo de ensino-aprendizagem é integrado a práticas que preparam o aluno para o exercício de uma profissão.

III. Um governo propõe a uniformização nacional de concepções pedagógicas em nome da igualdade entre regiões.


Está de acordo com os princípios mencionados o que se afirma em
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19Q1042033 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As avaliações somativa e formativa diferem não apenas em seus métodos, mas também nos objetivos a serem alcançados.
Assinale a opção que indica corretamente uma característica da avaliação formativa.
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20Q1042034 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A aprendizagem baseada em projetos é um modo de enxergar o processo educativo que diverge das escolas tradicionais.
Assinale a opção que caracteriza corretamente essa abordagem.
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