Questões de Concursos: Professor Orientador Pedagógico

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Professor Orientador Pedagógico. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q906433 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre os direitos dos membros do Magistério Público do Município de Macaé (Lei nº 026/2001), analise os itens a seguir.

I. Garantia de aprimoramento profissional, incluindo a reserva de períodos para estudos, planejamento e avaliação, que estão incluídos na carga de trabalho.
II. Direito ao contínuo apoio à saúde mental e bem-estar, incluindo acesso a serviços de aconselhamento psicológico, atividades de relaxamento e gerenciamento de estresse.
III. Definição de uma relação adequada entre o número de alunos, professores, carga horária e condições materiais do estabelecimento.

Está correto o que se afirma em

12 Q906425 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

De acordo com o Decreto nº 72.846/1973, assinale a opção que indica os dois níveis em que o Serviço de Orientação Educacional atua.

13 Q906429 | Pedagogia, Temas Contemporâneos: bullying, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para evitar equívocos conceituais, lembremos que a palavra “violência” não significa o mesmo que “agressividade”. A agressividade é uma força que permite proteger nossa existência de ameaças e vencer o medo ante o desconhecido. Sem o impulso da agressividade, ficaríamos à mercê das injustiças, da dominação, das humilhações e do medo que deixa sem ação, e as atitudes capazes de neutralizar esse estado paralisante, seriam inviáveis. “Violência”, por sua vez, refere-se ao uso intencional de uma força física ou psicológica que fere, intimida, desqualifica e mata.

DISKIN, L. Paz, como se faz? Semeando a cultura de paz nas escolas. São Paulo: Palas Athena; Brasília: UNESCO, 2021 (adaptado).

Com base no trecho acima, assinale a opção correta.

14 Q906420 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio buscam desenvolver uma compreensão do jovem, isto é, do sujeito ao qual se destina essa etapa do processo educacional.
Assinale a opção que descreve a concepção de juventude que guia aquele documento.

15 Q906421 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os princípios orientadores da EJA são os de equidade, diferença e proporcionalidade.
( ) A matrícula de jovens entre sete e quatorze anos nos cursos da EJA é facultativa.
( ) É uma categoria situada fora da educação básica e, portanto, tem exigências formativas distintas.

As afirmativas são, respectivamente,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.