Início Questões de Concursos Professor PNS Resolva questões de Professor PNS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor PNS Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q328705 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta. ✂️ a) As atividades desenvolvidas na escola devem tornar o aluno com deficiência múltipla capaz de conviver com sentimentos de rejeição e autopiedade. ✂️ b) Na adaptação curricular, os professores devem superestimar as condições e as indisposições físicas desses adolescentes, como forma de não expor suas limitações. ✂️ c) Propostas pedagógicas que visem à aquisição de novas aprendizagens podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades já adquiridas, por isso é recomendável desconsiderá-las no processo de adaptação curricular. ✂️ d) É recomendável que o desempenho de um aluno com deficiência múltipla seja comparado ao de outros alunos com essa mesma condição, para que se definam os critérios de avaliação mais adequados a todos. ✂️ e) O adolescente com deficiência múltipla enfrenta alguns desafios adicionais no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima e na construção da própria identidade, e tais peculiaridades devem ser consideradas no planejamento pedagógico direcionado a esses alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q327235 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Conforme nota técnica do Ministério da Educação, o atendimento educacional especializado (AEE) será desenvolvido ✂️ a) em salas de recursos multifuncionais dos centros específicos de AEE, não podendo ser substitutivo à escolarização, mas devendo ser ofertada no mesmo turno de aula do aluno para auxiliar o trabalho docente. ✂️ b) em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros de AEE, desde que ofertado de forma complementar ou suplementar, sem substitutir à escolarização. ✂️ c) no turno inverso ao turno do aluno, na própria escola, em outra escola, mas não em centros de AEE, em caráter complementar ou suplementar. ✂️ d) em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros específicos de AEE, de forma substitutiva à escolarização. ✂️ e) exclusivamente em salas de recursos multifuncionais da própria escola do aluno e em caráter complementar ou suplementar à escolarização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q323861 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas ✂️ a) nos itens II e III. ✂️ b) em todos os itens. ✂️ c) no item I. ✂️ d) no item III. ✂️ e) nos itens I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q327740 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta. ✂️ a) O plano de AEE é de uso exclusivo do professor de sala de aula. ✂️ b) Se o aluno com deficiência estiver frequentando assiduamente a sala de recursos multifuncionais e sua integração às atividades propostas se der de forma natural, o plano de AEE se torna pouco relevante. ✂️ c) Elaborado no início do ano, o plano de AEE será desenvolvido com todos os alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos multifuncional, independentemente de suas particularidades. ✂️ d) O plano de AEE deverá considerar as necessidades educacionais específicas de cada aluno e ser elaborado de acordo com elas. ✂️ e) O currículo proposto pela secretaria de educação deverá ser rigorosamente respeitado e atendido, não se admitindo adequações com o fim de garantir a plena acessibilidade dos alunos com deficiência aos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q323735 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem ✂️ a) a garantia de livre acesso dos estudantes aos professores e aos conteúdos por eles mediados. ✂️ b) a imutabilidade curricular, mas com privilégio da motivação dirigida aos estudantes, para que estudem cada vez mais. ✂️ c) a acessibilidade a todos os conteúdos, mesmo que não sejam processadas adequações às singularidades de cada estudante. ✂️ d) a disponibilização dos conteúdos de aprendizagem para os estudantes de forma que se dispense qualquer intervenção pedagógica. ✂️ e) a garantia de adequações necessárias ao tempo, aos procedimentos específicos de cada aluno e, se necessário, a mudança de objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q319950 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Em relação aos aspectos psicológicos que dizem respeito ao nascimento e à rotina das famílias de bebês com deficiência, assinale a opção correta. ✂️ a) A depressão pós-parto, doença que requer muita atenção médica, é considerada irrelevante no caso de mães de crianças com deficiência. ✂️ b) Os pais de crianças com deficiência são mais vulneráveis ao desenvolvimento de depressão do que as mães dessas crianças. ✂️ c) Após o nascimento do bebê com deficiência, as mães devem dedicar-se sozinhas a estudos para aprender a cuidar do(a) filho(a). ✂️ d) Esperança e a alegria são os sentimentos mais observados nos pais após o nascimento de um bebê com deficiência. ✂️ e) O nascimento de um bebê com deficiência, devido ao impacto que provoca no casal, pode provocar desestruturação e interrupção na estabilidade familiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q324640 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No desenvolvimento e na autonomia da pessoa com deficiência visual, a mobilidade e a orientação são fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) Orientação e mobilidade são orientações exclusivas da escola comum. ✂️ b) Mobilidade e orientação são condições para que a criança cega habite seu corpo e o mundo que a rodeia. ✂️ c) O trabalho de mobilidade e orientação é uma escolha da família da pessoa cega e não é fundamental à intervenção pedagógica na escola. ✂️ d) Os centros de AEE são responsáveis pelo ensino de braille e de sorobã sendo as questões relativas a mobilidade e orientação de responsabilidade exclusiva dos professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais. ✂️ e) As estratégias e os recursos mais utilizados na orientação e mobilidade são o cão-guia e a autoproteção. Nesse processo de independência, o guia-humano e a bengala são irrelevantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q324546 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca da avaliação da deficiência intelectual, assinale a opção correta conforme a orientação da Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (AADID). ✂️ a) A avaliação positiva de deficiência intelectual é condição para que a escola encaminhe as pessoas ao atendimento nos centros de AEE, onde serão atendidas prioritariamente. ✂️ b) Limitações significativas do funcionamento intelectual, limitações significativas no comportamento adaptativo e início de manifestações anterior aos dezoito anos de idade são os três critérios utilizados na avaliação da deficiência intelectual. ✂️ c) A avaliação positiva da deficiência intelectual não é suficiente para determinar as condições de elegibilidade para a escolha de serviços de apoio à pessoa com deficiência intelectual. ✂️ d) A avaliação da deficiência intelectual deve ser feita utilizando-se, exclusivamente, testes quantitativos, para que nenhuma variável subjetiva interfira no planejamento e na intervenção avaliativa. ✂️ e) A partir do ano de 2010, a avaliação da deficiência intelectual foi facilitada com a sua classificação em deficiência intelectual leve, moderada ou severa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q325179 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais, ✂️ a) prevê que a formação inicial e continuada do professor deve contemplar conhecimentos atualizados para o exercício da docência, voltados para a justiça social. ✂️ b) prevê a obrigatoriedade de apresentação de laudo ou relatório médico ou de especialista para a inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais nas escolas regulares. ✂️ c) considera a educação indígena e quilombola uma questão distinta da questão da educação inclusiva. ✂️ d) aponta que o investimento na formação do professor é garantia suficiente de modificação do sistema educacional, de modo a torná-lo inclusivo. ✂️ e) prevê a eliminação de barreiras arquitetônicas como mecanismo obrigatório de acessibilidade ao ambiente escolar, considerando todos os demais facultativos por serem de caráter subjetivo. 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21Q328705 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta. ✂️ a) As atividades desenvolvidas na escola devem tornar o aluno com deficiência múltipla capaz de conviver com sentimentos de rejeição e autopiedade. ✂️ b) Na adaptação curricular, os professores devem superestimar as condições e as indisposições físicas desses adolescentes, como forma de não expor suas limitações. ✂️ c) Propostas pedagógicas que visem à aquisição de novas aprendizagens podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades já adquiridas, por isso é recomendável desconsiderá-las no processo de adaptação curricular. ✂️ d) É recomendável que o desempenho de um aluno com deficiência múltipla seja comparado ao de outros alunos com essa mesma condição, para que se definam os critérios de avaliação mais adequados a todos. ✂️ e) O adolescente com deficiência múltipla enfrenta alguns desafios adicionais no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima e na construção da própria identidade, e tais peculiaridades devem ser consideradas no planejamento pedagógico direcionado a esses alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q327235 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Conforme nota técnica do Ministério da Educação, o atendimento educacional especializado (AEE) será desenvolvido ✂️ a) em salas de recursos multifuncionais dos centros específicos de AEE, não podendo ser substitutivo à escolarização, mas devendo ser ofertada no mesmo turno de aula do aluno para auxiliar o trabalho docente. ✂️ b) em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros de AEE, desde que ofertado de forma complementar ou suplementar, sem substitutir à escolarização. ✂️ c) no turno inverso ao turno do aluno, na própria escola, em outra escola, mas não em centros de AEE, em caráter complementar ou suplementar. ✂️ d) em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros específicos de AEE, de forma substitutiva à escolarização. ✂️ e) exclusivamente em salas de recursos multifuncionais da própria escola do aluno e em caráter complementar ou suplementar à escolarização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q323861 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas ✂️ a) nos itens II e III. ✂️ b) em todos os itens. ✂️ c) no item I. ✂️ d) no item III. ✂️ e) nos itens I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q327740 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta. ✂️ a) O plano de AEE é de uso exclusivo do professor de sala de aula. ✂️ b) Se o aluno com deficiência estiver frequentando assiduamente a sala de recursos multifuncionais e sua integração às atividades propostas se der de forma natural, o plano de AEE se torna pouco relevante. ✂️ c) Elaborado no início do ano, o plano de AEE será desenvolvido com todos os alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos multifuncional, independentemente de suas particularidades. ✂️ d) O plano de AEE deverá considerar as necessidades educacionais específicas de cada aluno e ser elaborado de acordo com elas. ✂️ e) O currículo proposto pela secretaria de educação deverá ser rigorosamente respeitado e atendido, não se admitindo adequações com o fim de garantir a plena acessibilidade dos alunos com deficiência aos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q323735 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem ✂️ a) a garantia de livre acesso dos estudantes aos professores e aos conteúdos por eles mediados. ✂️ b) a imutabilidade curricular, mas com privilégio da motivação dirigida aos estudantes, para que estudem cada vez mais. ✂️ c) a acessibilidade a todos os conteúdos, mesmo que não sejam processadas adequações às singularidades de cada estudante. ✂️ d) a disponibilização dos conteúdos de aprendizagem para os estudantes de forma que se dispense qualquer intervenção pedagógica. ✂️ e) a garantia de adequações necessárias ao tempo, aos procedimentos específicos de cada aluno e, se necessário, a mudança de objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q319950 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Em relação aos aspectos psicológicos que dizem respeito ao nascimento e à rotina das famílias de bebês com deficiência, assinale a opção correta. ✂️ a) A depressão pós-parto, doença que requer muita atenção médica, é considerada irrelevante no caso de mães de crianças com deficiência. ✂️ b) Os pais de crianças com deficiência são mais vulneráveis ao desenvolvimento de depressão do que as mães dessas crianças. ✂️ c) Após o nascimento do bebê com deficiência, as mães devem dedicar-se sozinhas a estudos para aprender a cuidar do(a) filho(a). ✂️ d) Esperança e a alegria são os sentimentos mais observados nos pais após o nascimento de um bebê com deficiência. ✂️ e) O nascimento de um bebê com deficiência, devido ao impacto que provoca no casal, pode provocar desestruturação e interrupção na estabilidade familiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q324640 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No desenvolvimento e na autonomia da pessoa com deficiência visual, a mobilidade e a orientação são fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) Orientação e mobilidade são orientações exclusivas da escola comum. ✂️ b) Mobilidade e orientação são condições para que a criança cega habite seu corpo e o mundo que a rodeia. ✂️ c) O trabalho de mobilidade e orientação é uma escolha da família da pessoa cega e não é fundamental à intervenção pedagógica na escola. ✂️ d) Os centros de AEE são responsáveis pelo ensino de braille e de sorobã sendo as questões relativas a mobilidade e orientação de responsabilidade exclusiva dos professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais. ✂️ e) As estratégias e os recursos mais utilizados na orientação e mobilidade são o cão-guia e a autoproteção. Nesse processo de independência, o guia-humano e a bengala são irrelevantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q324546 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca da avaliação da deficiência intelectual, assinale a opção correta conforme a orientação da Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (AADID). ✂️ a) A avaliação positiva de deficiência intelectual é condição para que a escola encaminhe as pessoas ao atendimento nos centros de AEE, onde serão atendidas prioritariamente. ✂️ b) Limitações significativas do funcionamento intelectual, limitações significativas no comportamento adaptativo e início de manifestações anterior aos dezoito anos de idade são os três critérios utilizados na avaliação da deficiência intelectual. ✂️ c) A avaliação positiva da deficiência intelectual não é suficiente para determinar as condições de elegibilidade para a escolha de serviços de apoio à pessoa com deficiência intelectual. ✂️ d) A avaliação da deficiência intelectual deve ser feita utilizando-se, exclusivamente, testes quantitativos, para que nenhuma variável subjetiva interfira no planejamento e na intervenção avaliativa. ✂️ e) A partir do ano de 2010, a avaliação da deficiência intelectual foi facilitada com a sua classificação em deficiência intelectual leve, moderada ou severa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q325179 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais, ✂️ a) prevê que a formação inicial e continuada do professor deve contemplar conhecimentos atualizados para o exercício da docência, voltados para a justiça social. ✂️ b) prevê a obrigatoriedade de apresentação de laudo ou relatório médico ou de especialista para a inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais nas escolas regulares. ✂️ c) considera a educação indígena e quilombola uma questão distinta da questão da educação inclusiva. ✂️ d) aponta que o investimento na formação do professor é garantia suficiente de modificação do sistema educacional, de modo a torná-lo inclusivo. ✂️ e) prevê a eliminação de barreiras arquitetônicas como mecanismo obrigatório de acessibilidade ao ambiente escolar, considerando todos os demais facultativos por serem de caráter subjetivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro