Questões de Concursos Professor Padrão P

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21Q485156 | Geografia, Educação em Geografia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Considerando que, para a efetivação de um currículo de geografia em nível nacional, é necessário observar a realidade escolar, repensando as formas de construção do conhecimento, de atitudes e objetivos, dos que ensinam e dos que aprendem, assinale a opção correta.

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22Q331282 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Em informática, o bit foi criado como um padrão conveniente, para representar a diversidade presente em um conjunto que inclui apenas duas mensagens igualmente prováveis, que podem ser identificadas a partir de uma única pergunta do tipo “sim ou não”. Assim, em um grupo formado por duas mensagens, A e B, que têm as mesmas chances de ocorrência, para identificar qualquer uma delas, escolhida ao acaso, basta uma única pergunta do tipo “sim ou não”; em consequência, diz-se que cada uma delas tem uma quantidade de informação igual a 1 bit. Já em um conjunto mais variado, formado, por exemplo, por 4 mensagens equiprováveis A, B, C, D, é possível identificar uma mensagem escolhida ao acaso, com base em duas perguntas do tipo “sim ou não”. Basta separar o conjunto em duas metades e identificar, com uma pergunta, a parte em que se encontra a mensagem escolhida; recorrendo-se a outra pergunta do mesmo tipo, será possível descobrir exatamente a mensagem referida. Nesse caso, diz-se que cada uma das mensagens tem 2 bits de informação. Raciocinando-se de modo semelhante, conclui-se que, em um repertório de 8 mensagens, a quantidade de informação de cada uma delas é igual a 3 bits; se forem 16 as mensagens equiprováveis, cada uma terá 4 bits, e assim por diante.

Embora o número n de mensagens não seja, necessariamente, igual a uma potência inteira de 2, ainda assim é possível medir a quantidade k de informação, em bits, procurando-se o número k tal que

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23Q389573 | História, História Geral, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

O regime militar, instaurado no Brasil em 1964, afetou negativamente a cidadania, e, no que diz respeito aos direitos civis, proibiu

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24Q385285 | Biologia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Uma cadeia alimentar pode ser representada por um milharal, gafanhotos, andorinhas e decompositores. Nesse exemplo, os gafanhotos seriam

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25Q325024 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja isenta de pressupostos filosóficos e políticos. A adoção de um desses pressupostos relaciona-se a determinada concepção de mundo e de sociedade. Identificam-se três entendimentos distintos acerca do papel da educação na sociedade: a educação como redenção, a educação como reprodução e a educação como meio de transformação da sociedade. Assinale a opção em que se identifica a concepção de educação como meio de transformação da sociedade.

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26Q594705 | Química, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos fenômenos relacionados à energia, assinale a opção correta.

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27Q807183 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao que dispõe a LDB sobre o ensino médio, assinale a opção correta.

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28Q594915 | Química, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

No que se refere à evolução dos conceitos associados à ideia do átomo, assinale a opção correta.

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29Q327448 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Considerando-se que a competição e a cooperação, apesar de serem conceitos contrastantes, podem atuar conjuntamente nas aulas de educação física, desde que estejam voltadas a um mesmo propósito, é correto afirmar que o envolvimento dos alunos em situações de competição e de cooperação

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30Q324328 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

A partir do início da década de 80 do século passado, pode-se perceber o paulatino rompimento de modelos de concepção pedagógica na área de educação física. Entre as concepções que buscaram esse rompimento, inclui-se a voltada à

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31Q484823 | Geografia, Educação em Geografia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

As habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem

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32Q384935 | Biologia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Em zoologia, como referência para a aplicação de um nome científico, utiliza-se um objeto zoológico que serve de base ao nome de um táxon. Na categoria de gênero, esse objeto zoológico é denominado

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33Q333730 | Matemática, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Para se realizar uma experiência, foram colocadas sobre uma bancada 8 substâncias diferentes. Sabe-se que três dessas substâncias não podem ser misturadas duas a duas por formarem um composto que exala gás tóxico. Nessas condições, a quantidade de misturas distintas, com iguais quantidades de 2 dessas 8 substâncias, que se pode realizar é igual a

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34Q333345 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Em certo ano, determinada cooperativa conseguiu vender a caixa de laranja ao preço de R$ 6,00 na safra e de R$ 13,00 na entressafra, tendo arrecadado um total de R$ 880.000,00 pela venda de 100 mil dessas caixas. Nesse caso, denominando-se por x e y, respectivamente, as quantidades de caixas vendidas pela cooperativa na safra e na entressafra, as equações que modelam adequadamente a situação descrita são x + y = 100.000 e

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35Q388206 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

A monocultura tem grande importância na história econômica do Brasil, a exemplo

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36Q320189 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

David Gallahue e John Ozmun caracterizam o estágio transitório, uma das fases de movimentos especializados, como um período agitado em que as crianças se acham ativamente envolvidas na descoberta e na combinação de numerosos padrões motores e, com muita frequência, ficam admiradas com a rápida expansão de suas habilidades motoras. Considerando-se essa definição e os aspectos a ela relacionados, é correto afirmar que, para que os alunos apresentem melhor rendimento nessa fase, os educadores devem buscar

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37Q388688 | História, História Geral, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

A Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII, foi possível graças à existência de várias precondições, como

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38Q795002 | Filosofia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

O contexto histórico que serve de base ao desenvolvimento da filosofia de

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39Q794797 | Filosofia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Os conceitos que melhor se relacionam com as filosofias de Aristóteles, Kant e Stuart Mill são, respectivamente,

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40Q542962 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Empresas que comercializam itens alimentícios precisam estabelecer uma política de reposição desses itens bem como de seu armazenamento. Se elas comprarem muito, terão despesas de armazenagem, tais como seguro e custo do capital investido no estoque. Mas, se comprarem pouco, terão as despesas dos sucessivos pedidos, que envolvem pessoal para realizar e acompanhar esses pedidos, para o transporte do produto, entre outros serviços. Assim, para minimizar o custo de estocagem, considera-se que uma empresa deva minimizar a soma do custo dos pedidos com o custo do armazenamento dos itens em cada pedido, calculando este último sobre a quantidade média de itens comprada em dois períodos consecutivos.

Considerando tais informações, suponha que um distribuidor de polpas de frutas congeladas estime que venderá, ao longo de um ano, 1.000 pacotes de polpa. Suponha, ainda, que a política desse distribuidor seja fazer pedidos regulares, isto é, comprar os pacotes de polpa em intervalos de tempo iguais e em quantidades iguais. Sabendo-se que o custo de cada entrega é de R$ 128,00 e que a armazenagem de cada pacote de polpa custa R$ 10,00 ao ano, o custo de estocagem será mínimo se as quantidades de pedidos e de itens comprados em cada período forem, respectivamente, iguais a

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