Questões de Concursos Professor Pedagogo

Resolva questões de Professor Pedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q905310 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Sobre as propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras e povos da floresta julgue as afirmações a seguir e, em seguida, marque a alternativa correta.

I. Devem reconhecer os modos próprios de vida no campo como fundamentais para a constituição da identidade das crianças moradoras em territórios rurais.
II. Devem valorizar e evidenciar os saberes e o papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo e sobre o ambiente natural.
III. Devem prever a oferta de brinquedos e equipamentos que respeitem as características ambientais e socioculturais da comunidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q905302 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Do ponto de vista da teoria histórico-crítica do currículo escolar, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q905308 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Qual é o nome da corrente que busca tomar como modelo para a aprendizagem matemática escolar, as aprendizagens ocorridas no cotidiano escolar? Sob ótica da orientação teórico-metodológica dessa corrente, a educação estaria considerando o social quando adotasse como referência principal o conhecimento construído no cotidiano do grupo cultural ao qual pertenceria o aluno. Trata-se, portanto, da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q905313 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

No clássico Política Educacional (Shiroma, Moraes e Evangelista, 2011, p. 98-99), as autoras revelaram a intenção do governo de Fernando Henrique Cardoso de criar um programa de financiamento por mérito baseado nos resultados das avaliações e de distribuição de bônus-educação, com entrega dos tickets educação para as famílias. Segundo elas este foi “um exemplo claro do interesse do Estado em estabelecer um mercado educacional favorecendo a transferência de recursos públicos para os estabelecimentos privados. Em vez de financiar escolas públicas, o governo entregaria às famílias ‘tickets educação’ para que escolhessem a escola, pública ou privada, de seus filhos. Em tese, as melhores escolas receberiam as maiores levas de alunos e contariam com recursos para atendê-las. [...] O processo de seleção dos melhores é sutil, a marginalização é dissimulada, um verdadeiro ‘apartheid educacional’, [...] apartheid que, operando uma seleção ‘nada natural’, define que pode ou não cruzar o portal do shopping educacional”.
A descrição acima representa a proposta da política neoliberal em seu nível mais elevado de privatização das escolas públicas. Qual conceito sintetiza tal política?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q905306 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Encerrando o assunto com relação à habilidade da BNCC mencionada nas questões anteriores (EF35LP14), está ela associada ao período que vai
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q905307 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

São considerados profissionais da educação básica, no âmbito do FUNDEB (Lei nº 14.113/2020):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q905309 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Como explicou Tomaz Tadeu da Silva (2010), há um autor brasileiro que antecipou-se, de certa forma, à definição cultural do currículo que iria caracterizar depois a influência dos Estudos Culturais sobre os estudos curriculares. O teórico em questão, ainda segundo Silva (2010), iniciou o que se poderia chamar, no presente contexto, de uma pedagogia póscolonialista ou de uma perspectiva pós-colonialista do currículo. Este teórico destacado por Silva é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q895162 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Pedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

São fases a serem levadas em consideração tanto da produção do conhecimento, como no direcionamento do ensino e da aprendizagem, sob o ponto de vista da Pedagogia Escolanovista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q895159 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Pedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Defendeu Johann Heinrich Pestalozzi, ao falar do propósito de sua educação, que os alicerces de qualquer trabalho pedagógico que se queriam bem-sucedido são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q895161 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, Professor Pedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Qual ramo da ciência da linguagem passou a orientar muitos(as) educadores(as) no ensino da Língua Portuguesa e se ergue sob três pilares: 1) o relativismo cultural; 2) a heterogeneidade inerente ao sistema (a língua); e 3) o foco no uso da língua, o que representa uma ruptura com os cânones linguísticos tradicionais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q905311 | Pedagogia, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) pauta-se em sete eixos de qualidade da educação básica. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q895163 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Pedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

“É a sociedade e não a natureza a que deve figurar em primeiro lugar como fator determinante da conduta do homem”. Este aforismo é ilustrativo da concepção de aprendizagem e desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q895428 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Qual é o princípio fundamental da aprendizagem baseada em projetos (ABP) como metodologia educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q895432 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor Pedagogo, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Além da elaboração, a avaliação periódica do Projeto Político Pedagógico também é essencial para amelhoria contínua do processo educacional. Qual a alternativa que melhor descreve a importância e as características da avaliação do PPP?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q905301 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

“Ocorre que a história vai evoluindo, e a participação política das massas entra em contradição com os interesses da própria burguesia. Na medida em que a burguesia, de classe em ascensão, portanto, de classe revolucionária, se transforma em classe consolidada no poder, os interesses dela não caminham mais em direção à transformação da sociedade; ao contrário, os interesses dela coincidem com a perpetuação da sociedade. É nesse sentido que ela já não está mais na linha do desenvolvimento histórico, mas está contra a história. A história volta-se contra os interesses da burguesia. Então, para a burguesia defender seus interesses, ela não tem outra saída senão negar a história, passando a reagir contra o movimento da história. É nesse momento que a pedagogia da essência, já não vai servir e a burguesia vai propor a pedagogia da existência. [...] Com base neste tipo de pedagogia, considera-se que os homens não são essencialmente iguais; os homens são essencialmente diferentes, e nós temos que respeitar as diferenças entre os homens. Então, há aqueles que têm mais capacidade e aqueles que têm menos capacidade; há aqueles que aprendem mais devagar; há aqueles que se interessam por isso e os que se interessam por aquilo” (Saviani, 2008, p. 33-34)
O excerto acima é exemplar no sentido de prover explicação metódica sobre a passagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q905304 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

A habilidade (EF35LP14), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visa identificar em textos e usar na produção textual os pronomes, como recurso coesivo anafórico. São pronomes circunscritos na referida habilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q895429 | Pedagogia, Professor Pedagogo, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

A avaliação formativa tem ganhado destaque como uma metodologia moderna no processo de ensino e aprendizagem. Qual das seguintes alternativas descreve CORRETAMENTE o papel do feedback na avaliação formativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q895160 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Considere as características do método a seguir descritas e marque a alternativa que contenha corretamente o seu nome:

“Os materiais didáticos difundidos nesse período compreendem caixas para ensino das cores e das formas, gravuras, coleções, objetos variados de madeira, aros, linhas, papéis etc. em substituição ao velho livro de textos para serem memorizados. Mas a chave para desencadear a pretendida renovação é a adoção de um novo método: concreto, racional e ativo, denominado ensino pelo aspecto, lições de coisas [...]”

(VALDEMARIN, 2014, p. 87).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q895433 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Pedagogo, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Qual a principal vantagem da colaboração online na educação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.