Questões de Concursos: Professor Pedagogo

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21 Q905310 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Sobre as propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras e povos da floresta julgue as afirmações a seguir e, em seguida, marque a alternativa correta.

I. Devem reconhecer os modos próprios de vida no campo como fundamentais para a constituição da identidade das crianças moradoras em territórios rurais.
II. Devem valorizar e evidenciar os saberes e o papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo e sobre o ambiente natural.
III. Devem prever a oferta de brinquedos e equipamentos que respeitem as características ambientais e socioculturais da comunidade.

22 Q905302 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Do ponto de vista da teoria histórico-crítica do currículo escolar, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC):

23 Q905313 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

No clássico Política Educacional (Shiroma, Moraes e Evangelista, 2011, p. 98-99), as autoras revelaram a intenção do governo de Fernando Henrique Cardoso de criar um programa de financiamento por mérito baseado nos resultados das avaliações e de distribuição de bônus-educação, com entrega dos tickets educação para as famílias. Segundo elas este foi “um exemplo claro do interesse do Estado em estabelecer um mercado educacional favorecendo a transferência de recursos públicos para os estabelecimentos privados. Em vez de financiar escolas públicas, o governo entregaria às famílias ‘tickets educação’ para que escolhessem a escola, pública ou privada, de seus filhos. Em tese, as melhores escolas receberiam as maiores levas de alunos e contariam com recursos para atendê-las. [...] O processo de seleção dos melhores é sutil, a marginalização é dissimulada, um verdadeiro ‘apartheid educacional’, [...] apartheid que, operando uma seleção ‘nada natural’, define que pode ou não cruzar o portal do shopping educacional”.
A descrição acima representa a proposta da política neoliberal em seu nível mais elevado de privatização das escolas públicas. Qual conceito sintetiza tal política?

24 Q895429 | Pedagogia, Professor Pedagogo, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

A avaliação formativa tem ganhado destaque como uma metodologia moderna no processo de ensino e aprendizagem. Qual das seguintes alternativas descreve CORRETAMENTE o papel do feedback na avaliação formativa?

25 Q905306 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Encerrando o assunto com relação à habilidade da BNCC mencionada nas questões anteriores (EF35LP14), está ela associada ao período que vai

26 Q905307 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

São considerados profissionais da educação básica, no âmbito do FUNDEB (Lei nº 14.113/2020):

27 Q905308 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Qual é o nome da corrente que busca tomar como modelo para a aprendizagem matemática escolar, as aprendizagens ocorridas no cotidiano escolar? Sob ótica da orientação teórico-metodológica dessa corrente, a educação estaria considerando o social quando adotasse como referência principal o conhecimento construído no cotidiano do grupo cultural ao qual pertenceria o aluno. Trata-se, portanto, da

28 Q905309 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Como explicou Tomaz Tadeu da Silva (2010), há um autor brasileiro que antecipou-se, de certa forma, à definição cultural do currículo que iria caracterizar depois a influência dos Estudos Culturais sobre os estudos curriculares. O teórico em questão, ainda segundo Silva (2010), iniciou o que se poderia chamar, no presente contexto, de uma pedagogia póscolonialista ou de uma perspectiva pós-colonialista do currículo. Este teórico destacado por Silva é:
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