Questões de Concursos: Professor Pedagogo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Professor Pedagogo. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q905301 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

“Ocorre que a história vai evoluindo, e a participação política das massas entra em contradição com os interesses da própria burguesia. Na medida em que a burguesia, de classe em ascensão, portanto, de classe revolucionária, se transforma em classe consolidada no poder, os interesses dela não caminham mais em direção à transformação da sociedade; ao contrário, os interesses dela coincidem com a perpetuação da sociedade. É nesse sentido que ela já não está mais na linha do desenvolvimento histórico, mas está contra a história. A história volta-se contra os interesses da burguesia. Então, para a burguesia defender seus interesses, ela não tem outra saída senão negar a história, passando a reagir contra o movimento da história. É nesse momento que a pedagogia da essência, já não vai servir e a burguesia vai propor a pedagogia da existência. [...] Com base neste tipo de pedagogia, considera-se que os homens não são essencialmente iguais; os homens são essencialmente diferentes, e nós temos que respeitar as diferenças entre os homens. Então, há aqueles que têm mais capacidade e aqueles que têm menos capacidade; há aqueles que aprendem mais devagar; há aqueles que se interessam por isso e os que se interessam por aquilo” (Saviani, 2008, p. 33-34)
O excerto acima é exemplar no sentido de prover explicação metódica sobre a passagem

32 Q895160 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Considere as características do método a seguir descritas e marque a alternativa que contenha corretamente o seu nome:

“Os materiais didáticos difundidos nesse período compreendem caixas para ensino das cores e das formas, gravuras, coleções, objetos variados de madeira, aros, linhas, papéis etc. em substituição ao velho livro de textos para serem memorizados. Mas a chave para desencadear a pretendida renovação é a adoção de um novo método: concreto, racional e ativo, denominado ensino pelo aspecto, lições de coisas [...]”

(VALDEMARIN, 2014, p. 87).

33 Q895425 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Pedagogo, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

O Art. 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB aponta que o dever do Estado com educaçãoescolar pública será efetivado mediante a garantia de:

34 Q895426 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Pedagogo, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Leia:
“Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.”
Com base na LDB, os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:

35 Q895433 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Professor Pedagogo, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Qual a principal vantagem da colaboração online na educação?

36 Q905303 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Para a teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, a categoria conceitual “subsunçores” remete

37 Q905311 | Pedagogia, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) pauta-se em sete eixos de qualidade da educação básica. São eles:

38 Q895162 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Pedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

São fases a serem levadas em consideração tanto da produção do conhecimento, como no direcionamento do ensino e da aprendizagem, sob o ponto de vista da Pedagogia Escolanovista:

39 Q895424 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Pedagogo, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita:

40 Q895428 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Pedagogo, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Qual é o princípio fundamental da aprendizagem baseada em projetos (ABP) como metodologia educacional?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.