Início Questões de Concursos Professor Regente A Resolva questões de Professor Regente A comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Regente A Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q1055573 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022Do ponto de vista de Hoffmann (2001), a “relação professor e aluno, via avaliação, constitui um momento de comunicação para os dois sujeitos, em que cada um deles estará interpretando (…) e refletindo sobre o conteúdo (…), a efetivação da aprendizagem”. Para uma ação avaliativa mediadora, Hoffmann aponta alguns princípios importantes, dentre eles, EXCETO: ✂️ a) Possibilitar discussão entre os alunos a partir de situações desencadeadoras, que façam descobertas e construam conceitos. ✂️ b) Realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando, teoricamente, procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos. ✂️ c) Oportunizar aos alunos momentos de expressar suas ideias, considerando as tarefas como elementos importantes para observação das hipóteses construídas pelos alunos. ✂️ d) Promover tarefas e trabalhos em que os alunos interajam entre si, discutam situações-problema, levantem hipóteses a partir de vários pontos de vista, reflitam entre as diversas opiniões e encontrem uma alternativa. ✂️ e) Privilegiar o caráter comprobatório de uma tarefa ou etapa escolar percorrida pelos alunos, reunindo e apresentando resultados obtidos e tecendo considerações atitudinais, justificando, assim, o alcance de resultados alcançados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q1055583 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022Segundo Libâneo, “o planejamento tem grande importância por tratar-se de um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. Sobre o plano de aula, é possível inferir que: ✂️ a) É um detalhamento do plano de ensino, ou seja, as unidades e subunidades que foram previstas em linhas gerais são especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. ✂️ b) É a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; é um documento mais elaborado, dividido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdo e desenvolvimento metodológicos. ✂️ c) É um documento global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos. ✂️ d) É um documento normativo, elaborado pelo coletivo escolar, tendo por base a sua proposta pedagógica. Compreende o conjunto dos dispositivos que definem os ordenamentos básicos da estrutura e do funcionamento da escola, consubstanciados na legislação vigente. ✂️ e) É um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional, podendo incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa no mesmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q1055589 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022Nos anos iniciais do ensino fundamental, a leitura em voz alta feita pelo professor é muito significativa para as crianças. Considerando que existe diferença entre a leitura em voz alta e a contação de histórias, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Na leitura em voz alta, o educador tem a oportunidade de resgatar a tradição oral de narrar histórias que foram transmitidas de geração em geração. ✂️ b) Para contar histórias, o professor pode se valer de elementos para tornar a narrativa mais atraente e compreensiva para as crianças sem, contudo, perder as especificidades de uma leitura que se apoia no livro. ✂️ c) Para ler em voz alta, o professor pode se valer de elementos utilizados pelos contadores de histórias, para tornar a narrativa mais atraente e compreensiva para as crianças, sem as especificidades de uma leitura que se apoia no livro. ✂️ d) A leitura em voz alta dispensa a encenação ou a tem apenas como um complemento; a contação de histórias de cor demanda que o leitor se entregue ao texto, apague a distância entre ele e o autor, memorize e imprima sua marca na narrativa. ✂️ e) A contação de histórias de cor dispensa a encenação ou a tem apenas como um complemento; a leitura em voz alta demanda que o leitor se entregue ao texto, apague a distância entre ele e o autor, memorize e imprima sua marca na narrativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q1055598 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022De acordo com Haydt, o professor, ao planejar a aula, deverá, EXCETO: ✂️ a) Estabelecer como será feita a avaliação das atividades. ✂️ b) Especificar os itens e subitens do conteúdo a ser trabalhado. ✂️ c) Prever os objetivos imediatos (conhecimentos, habilidades e atitudes). ✂️ d) Definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de aprendizagem (individuais ou em grupo). ✂️ e) Prever os conhecimentos a serem desenvolvidos em uma determinada classe durante um certo período de tempo; geralmente, um semestre. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q1055585 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas devem garantir experiências diversas. São considerados exemplos de experiências diversas, EXCETO: ✂️ a) Vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, para favorecer a identidade e a diversidade. ✂️ b) Imersão nas diferentes linguagens e domínio de gêneros e formas de expressão: gestual; verbal; plástica; dramática; e, musical. ✂️ c) Experiências para recriar, em contextos significativos, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais. ✂️ d) Conhecimento de si e do mundo por meio, essencialmente, das experiências sensoriais e respeito pelos ritmos e desejos da criança. ✂️ e) Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, bem como o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais, orais e escritos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q1055594 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022As escolas regulares enfrentam dificuldades de comunicação entre os jovens e seus professores decorrentes do mesmo tipo de inadequação. É comum observarmos situações escolares nas quais os professores buscam explicar alguns conteúdos aos alunos, de acordo e a partir de suas próprias perspectivas e entendimentos, e estes não compreenderem o que ocorre, ou não terem nenhum de seus interesses despertados pela aula. Mais uma vez, o que percebemos é que os critérios e modos de seleção e organização curricular não buscam dialogar nem com os saberes nem com os desejos e expectativas dos jovens a que se destinam, permanecendo enclausurados nas certezas de uma “ciência” que, em nome das suas supostas objetividade e neutralidade, abdica de se comunicar com o mundo das pessoas. (Inês Barbosa de Oliveira, 2007.) Assinale a afirmativa que está em conformidade com o exposto no texto. ✂️ a) A linguagem e a lógica que ocorrem na escola também dialogam com as dos alunos jovens, sejam eles oriundos de classes desfavorecidas ou não. ✂️ b) A organização e a seleção de conteúdos não seguem em nenhum momento a complexidade do estar no mundo, da vida cotidiana e das aprendizagens que nela ocorrem. ✂️ c) Na seleção dos conteúdos a constar dos programas de escolarização, a prioridade seria, então, a da abordagem de conhecimentos relacionados, apenas, à vida social dos alunos. ✂️ d) A idade e as vivências social e cultural dos educandos não são ignoradas, mantendo-se, nestas propostas, a lógica infantil dos currículos destinados às crianças que frequentam a escola regular. ✂️ e) Os problemas com a linguagem utilizada pelo professor e com a infantilização de pessoas que, se não puderam ir à escola, tiveram e têm uma vida rica em aprendizagens que mereceriam maior atenção, são muitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q1055599 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022A formação continuada do professor tem o objetivo de complementar a formação inicial ou aprofundar um conhecimento específico para sua atuação profissional. Considerando a formação continuada do docente, assinale a afirmativa INCORRETA. ✂️ a) A atualização e a apresentação de conceitos se fazem necessárias diante das exigências do momento histórico. ✂️ b) A formação continuada na contemporaneidade apresenta a concepção que busca caracterizar a formação baseada no professor como sujeito da sua própria práxis. ✂️ c) Preconiza a interação entre os pares, a coletividade, a reflexão de sua própria prática, a socialização do conhecimento e a imersão na realidade do dia a dia do professor nos seus diferentes níveis e contextos de ensino. ✂️ d) A formação continuada é significativa e tem relevância à profissionalização docente quando consegue relacionar teoria e prática e experiência profissional para superar os desafios complexos da realidade contemporânea da profissão docente. ✂️ e) Tem finalidade de fomentar recursos teórico-práticos para suprir a desarticulação entre teoria e prática, assim como promover e direcionar o desenvolvimento docente na busca de novas metodologias e discussões teóricas que possibilitem mudanças na ação pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q1055597 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022Considerando os estudos que acompanharam crianças no último ano da educação infantil ou no primeiro ano do ensino fundamental, constatando-se que, à medida que avançavam em direção a uma hipótese alfabética de escrita, as crianças também tendiam a avançar em suas capacidades de refletir sobre as partes sonoras das palavras, analise as afirmativas a seguir. I. Para escrever segundo uma hipótese alfabética, as crianças precisam identificar palavras que começam com o mesmo fonema (mesmo que não saibam pronunciá-lo isoladamente). II. A capacidade de refletir sobre partes sonoras das palavras é uma condição necessária para a criança avançar em direção a uma hipótese alfabética, sendo condição suficiente para dar conta de reconstruir as propriedades do sistema de escrita alfabética. III. Para usar uma hipótese silábica qualitativa (isto é, sem valor sonoro convencional), ou hipóteses silábico-alfabética e alfabética, as crianças precisam avançar em suas habilidades de identificar e produzir palavras que começam com a mesma sílaba ou que rimam. Referem-se a habilidades fonológicas apenas o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q1055579 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022A ação avaliativa mediadora se desenvolve em benefício do aluno e se dá, fundamentalmente, pela proximidade entre quem educa e quem é educado. (Hoffmann, 2009.) Sobre a avaliação mediadora, é possível inferir que: ✂️ a) Ocorre a serviço da classificação, da seleção e da seriação. ✂️ b) Privilegia a classificação, a homogeneidade e a competição. ✂️ c) É uma atitude de reprodução, de alienação e de cumprimento das normas. ✂️ d) Apresenta intenção prognóstica, somativa, de explicação, bem como a apresentação de resultados finais. ✂️ e) Utiliza uma visão dialógica, de negociação entre os envolvidos e multirreferencial (objetivos, valores e discussão interdisciplinar). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q1055596 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022Determinado professor divide a turma 501 em cinco grupos e solicita cinco exemplos de textos jornalísticos. Assinale, a seguir, a resposta do grupo que apresenta, corretamente, apenas textos jornalísticos. ✂️ a) Bilhete; nota; convite; aviso; e, artigo de opinião. ✂️ b) Artigo de opinião; charge; editorial; entrevista; e, nota. ✂️ c) Propaganda eleitoral; carta ao leitor; notícia; editorial; e, charge. ✂️ d) Relatório; aviso; artigo de divulgação científica; resenha; e, entrevista. ✂️ e) Carta ao leitor; entrevista; novela; reportagem; e, artigo de divulgação científica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q1055584 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022As propostas pedagógicas para a educação infantil devem observar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Considerando as Diretrizes Curriculares, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências do aluno. ✂️ b) A frequência na educação infantil não é pré-requisito para a matrícula no ensino fundamental. ✂️ c) As crianças que completam seis anos após 31 de março devem ser matriculadas na educação infantil. ✂️ d) É facultativa a matrícula, na educação infantil, de crianças que completam quatro ou cinco anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. ✂️ e) É considerada a jornada na educação infantil em tempo parcial de, no mínimo, quatro horas diárias e em tempo integral, com duração igual ou superior a sete horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
21Q1055573 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022Do ponto de vista de Hoffmann (2001), a “relação professor e aluno, via avaliação, constitui um momento de comunicação para os dois sujeitos, em que cada um deles estará interpretando (…) e refletindo sobre o conteúdo (…), a efetivação da aprendizagem”. Para uma ação avaliativa mediadora, Hoffmann aponta alguns princípios importantes, dentre eles, EXCETO: ✂️ a) Possibilitar discussão entre os alunos a partir de situações desencadeadoras, que façam descobertas e construam conceitos. ✂️ b) Realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando, teoricamente, procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos. ✂️ c) Oportunizar aos alunos momentos de expressar suas ideias, considerando as tarefas como elementos importantes para observação das hipóteses construídas pelos alunos. ✂️ d) Promover tarefas e trabalhos em que os alunos interajam entre si, discutam situações-problema, levantem hipóteses a partir de vários pontos de vista, reflitam entre as diversas opiniões e encontrem uma alternativa. ✂️ e) Privilegiar o caráter comprobatório de uma tarefa ou etapa escolar percorrida pelos alunos, reunindo e apresentando resultados obtidos e tecendo considerações atitudinais, justificando, assim, o alcance de resultados alcançados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q1055583 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022Segundo Libâneo, “o planejamento tem grande importância por tratar-se de um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. Sobre o plano de aula, é possível inferir que: ✂️ a) É um detalhamento do plano de ensino, ou seja, as unidades e subunidades que foram previstas em linhas gerais são especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. ✂️ b) É a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; é um documento mais elaborado, dividido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdo e desenvolvimento metodológicos. ✂️ c) É um documento global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos. ✂️ d) É um documento normativo, elaborado pelo coletivo escolar, tendo por base a sua proposta pedagógica. Compreende o conjunto dos dispositivos que definem os ordenamentos básicos da estrutura e do funcionamento da escola, consubstanciados na legislação vigente. ✂️ e) É um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional, podendo incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa no mesmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q1055589 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022Nos anos iniciais do ensino fundamental, a leitura em voz alta feita pelo professor é muito significativa para as crianças. Considerando que existe diferença entre a leitura em voz alta e a contação de histórias, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Na leitura em voz alta, o educador tem a oportunidade de resgatar a tradição oral de narrar histórias que foram transmitidas de geração em geração. ✂️ b) Para contar histórias, o professor pode se valer de elementos para tornar a narrativa mais atraente e compreensiva para as crianças sem, contudo, perder as especificidades de uma leitura que se apoia no livro. ✂️ c) Para ler em voz alta, o professor pode se valer de elementos utilizados pelos contadores de histórias, para tornar a narrativa mais atraente e compreensiva para as crianças, sem as especificidades de uma leitura que se apoia no livro. ✂️ d) A leitura em voz alta dispensa a encenação ou a tem apenas como um complemento; a contação de histórias de cor demanda que o leitor se entregue ao texto, apague a distância entre ele e o autor, memorize e imprima sua marca na narrativa. ✂️ e) A contação de histórias de cor dispensa a encenação ou a tem apenas como um complemento; a leitura em voz alta demanda que o leitor se entregue ao texto, apague a distância entre ele e o autor, memorize e imprima sua marca na narrativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q1055598 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022De acordo com Haydt, o professor, ao planejar a aula, deverá, EXCETO: ✂️ a) Estabelecer como será feita a avaliação das atividades. ✂️ b) Especificar os itens e subitens do conteúdo a ser trabalhado. ✂️ c) Prever os objetivos imediatos (conhecimentos, habilidades e atitudes). ✂️ d) Definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de aprendizagem (individuais ou em grupo). ✂️ e) Prever os conhecimentos a serem desenvolvidos em uma determinada classe durante um certo período de tempo; geralmente, um semestre. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q1055585 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas devem garantir experiências diversas. São considerados exemplos de experiências diversas, EXCETO: ✂️ a) Vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, para favorecer a identidade e a diversidade. ✂️ b) Imersão nas diferentes linguagens e domínio de gêneros e formas de expressão: gestual; verbal; plástica; dramática; e, musical. ✂️ c) Experiências para recriar, em contextos significativos, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais. ✂️ d) Conhecimento de si e do mundo por meio, essencialmente, das experiências sensoriais e respeito pelos ritmos e desejos da criança. ✂️ e) Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, bem como o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais, orais e escritos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q1055594 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022As escolas regulares enfrentam dificuldades de comunicação entre os jovens e seus professores decorrentes do mesmo tipo de inadequação. É comum observarmos situações escolares nas quais os professores buscam explicar alguns conteúdos aos alunos, de acordo e a partir de suas próprias perspectivas e entendimentos, e estes não compreenderem o que ocorre, ou não terem nenhum de seus interesses despertados pela aula. Mais uma vez, o que percebemos é que os critérios e modos de seleção e organização curricular não buscam dialogar nem com os saberes nem com os desejos e expectativas dos jovens a que se destinam, permanecendo enclausurados nas certezas de uma “ciência” que, em nome das suas supostas objetividade e neutralidade, abdica de se comunicar com o mundo das pessoas. (Inês Barbosa de Oliveira, 2007.) Assinale a afirmativa que está em conformidade com o exposto no texto. ✂️ a) A linguagem e a lógica que ocorrem na escola também dialogam com as dos alunos jovens, sejam eles oriundos de classes desfavorecidas ou não. ✂️ b) A organização e a seleção de conteúdos não seguem em nenhum momento a complexidade do estar no mundo, da vida cotidiana e das aprendizagens que nela ocorrem. ✂️ c) Na seleção dos conteúdos a constar dos programas de escolarização, a prioridade seria, então, a da abordagem de conhecimentos relacionados, apenas, à vida social dos alunos. ✂️ d) A idade e as vivências social e cultural dos educandos não são ignoradas, mantendo-se, nestas propostas, a lógica infantil dos currículos destinados às crianças que frequentam a escola regular. ✂️ e) Os problemas com a linguagem utilizada pelo professor e com a infantilização de pessoas que, se não puderam ir à escola, tiveram e têm uma vida rica em aprendizagens que mereceriam maior atenção, são muitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q1055599 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022A formação continuada do professor tem o objetivo de complementar a formação inicial ou aprofundar um conhecimento específico para sua atuação profissional. Considerando a formação continuada do docente, assinale a afirmativa INCORRETA. ✂️ a) A atualização e a apresentação de conceitos se fazem necessárias diante das exigências do momento histórico. ✂️ b) A formação continuada na contemporaneidade apresenta a concepção que busca caracterizar a formação baseada no professor como sujeito da sua própria práxis. ✂️ c) Preconiza a interação entre os pares, a coletividade, a reflexão de sua própria prática, a socialização do conhecimento e a imersão na realidade do dia a dia do professor nos seus diferentes níveis e contextos de ensino. ✂️ d) A formação continuada é significativa e tem relevância à profissionalização docente quando consegue relacionar teoria e prática e experiência profissional para superar os desafios complexos da realidade contemporânea da profissão docente. ✂️ e) Tem finalidade de fomentar recursos teórico-práticos para suprir a desarticulação entre teoria e prática, assim como promover e direcionar o desenvolvimento docente na busca de novas metodologias e discussões teóricas que possibilitem mudanças na ação pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q1055597 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022Considerando os estudos que acompanharam crianças no último ano da educação infantil ou no primeiro ano do ensino fundamental, constatando-se que, à medida que avançavam em direção a uma hipótese alfabética de escrita, as crianças também tendiam a avançar em suas capacidades de refletir sobre as partes sonoras das palavras, analise as afirmativas a seguir. I. Para escrever segundo uma hipótese alfabética, as crianças precisam identificar palavras que começam com o mesmo fonema (mesmo que não saibam pronunciá-lo isoladamente). II. A capacidade de refletir sobre partes sonoras das palavras é uma condição necessária para a criança avançar em direção a uma hipótese alfabética, sendo condição suficiente para dar conta de reconstruir as propriedades do sistema de escrita alfabética. III. Para usar uma hipótese silábica qualitativa (isto é, sem valor sonoro convencional), ou hipóteses silábico-alfabética e alfabética, as crianças precisam avançar em suas habilidades de identificar e produzir palavras que começam com a mesma sílaba ou que rimam. Referem-se a habilidades fonológicas apenas o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q1055579 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022A ação avaliativa mediadora se desenvolve em benefício do aluno e se dá, fundamentalmente, pela proximidade entre quem educa e quem é educado. (Hoffmann, 2009.) Sobre a avaliação mediadora, é possível inferir que: ✂️ a) Ocorre a serviço da classificação, da seleção e da seriação. ✂️ b) Privilegia a classificação, a homogeneidade e a competição. ✂️ c) É uma atitude de reprodução, de alienação e de cumprimento das normas. ✂️ d) Apresenta intenção prognóstica, somativa, de explicação, bem como a apresentação de resultados finais. ✂️ e) Utiliza uma visão dialógica, de negociação entre os envolvidos e multirreferencial (objetivos, valores e discussão interdisciplinar). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q1055596 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022Determinado professor divide a turma 501 em cinco grupos e solicita cinco exemplos de textos jornalísticos. Assinale, a seguir, a resposta do grupo que apresenta, corretamente, apenas textos jornalísticos. ✂️ a) Bilhete; nota; convite; aviso; e, artigo de opinião. ✂️ b) Artigo de opinião; charge; editorial; entrevista; e, nota. ✂️ c) Propaganda eleitoral; carta ao leitor; notícia; editorial; e, charge. ✂️ d) Relatório; aviso; artigo de divulgação científica; resenha; e, entrevista. ✂️ e) Carta ao leitor; entrevista; novela; reportagem; e, artigo de divulgação científica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q1055584 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022As propostas pedagógicas para a educação infantil devem observar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Considerando as Diretrizes Curriculares, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências do aluno. ✂️ b) A frequência na educação infantil não é pré-requisito para a matrícula no ensino fundamental. ✂️ c) As crianças que completam seis anos após 31 de março devem ser matriculadas na educação infantil. ✂️ d) É facultativa a matrícula, na educação infantil, de crianças que completam quatro ou cinco anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. ✂️ e) É considerada a jornada na educação infantil em tempo parcial de, no mínimo, quatro horas diárias e em tempo integral, com duração igual ou superior a sete horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro