Questões de Concursos Professor de 5a a 8a Série

Resolva questões de Professor de 5a a 8a Série comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q473094 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Educação Física, sem desconsiderar a sua especificidade, deve buscar uma interface com as demais disciplinas para tratar dos temas transversais, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como emergenciais e de interesse comum, que precisam ser debatidos e vivenciados no contexto da escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

É preciso que se atente para que as atividades esportivas, por terem como alvo o trabalho com o corpo, não se tornem uma forma de estimular a exibição da sensualidade dos jovens.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q473093 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Na escolha das atividades, após uma fase inicial em que o professor auxilia o aluno na sondagem de aptidões, é imprescindível que esse profissional mantenha a atividade selecionada até o final do ano letivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q334247 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Uma concessionária vendeu, no último mês, 12 automóveis que possuíam direção hidráulica e aparelho de som instalados. Essa venda correspondeu a 10% dos automóveis vendidos no período e que possuíam direção hidráulica mas não tinham aparelho de som e a 25% dos carros vendidos que possuíam aparelho de som mas não direção hidráulica. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

A quantidade de automóveis vendidos e que possuíam direção hidráulica mas não aparelho de som é igual a 120.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q546756 | Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A energia pode se apresentar de diversas formas e está relacionada à capacidade de realizar trabalho. A respeito desse tema e suas implicações, julgue os itens a seguir.

Considere que um corpo de massa m seja suspenso por uma mola ideal, que se distende de um valor x. Caso essa mola seja usada para suspender um corpo com massa 3m, ela se distenderá de um valor igual a 6x.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q472607 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens.

A pessoa interessada em iniciar um programa de condicionamento físico, deve, antes disso, fazer uma consulta médica para avaliar o seu estado de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q471579 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito de conteúdos atitudinais relacionados a valores e normas acerca do corpo e da cultura corporal, que devem fazer parte tanto da elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola na área de educação física quanto da atuação do professor na condução das atividades escolares.

O professor deve aproveitar as oportunidades para discutir com os alunos as normas construídas socialmente, refletindo sobre valores culturais e interesses associados com a determinação do que se pode ou não fazer.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q544090 | Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A energia pode se apresentar de diversas formas e está relacionada à capacidade de realizar trabalho. A respeito desse tema e suas implicações, julgue os itens a seguir.

O empuxo sobre um corpo em equilíbrio totalmente submerso em um fluido é igual ao peso do corpo.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q472811 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios teóricos da educação não-direcionada, que incluem as concepções abertas de ensino no que se refere à atuação e à participação dos estudantes na tomada de decisões acerca do planejamento educacional, julgue os itens que se seguem.

Quando o objetivo é desenvolver autonomia, os estudantes devem ter abertura para tomar decisões e oportunidade para realizar ações sem o controle direto do professor.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q388308 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A formação política de Sergipe, bem como seu peso econômico, social e cultural, da emancipação aos dias atuais, acompanhou o compasso da história nacional. A respeito desses temas, julgue os itens a seguir.

Sergipe assistiu, no período regencial do século XIX, tranqüilidade política que contrastou com os tumultos políticos do resto do país.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q481529 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.

Sendo a Geografia uma disciplina de caráter social, justificase a importância e a prevalência do estudo dos aspectos sociais sobre o conhecimento dos atributos naturais, físicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q819777 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, a organização da educação nacional dar-se-á por diferentes níveis e modalidades, julgue os itens que se seguem.

A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade educacional que visa atender àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos. A essa modalidade é assegurado o acesso no nível fundamental para os maiores de 15 anos, e no nível médio, para os maiores de 18 anos.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q472121 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Para garantir a participação do aluno cadeirante nas aulas e adotar uma conduta inclusiva, o professor deve atribuir a ele a verificação da freqüência dos colegas.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q389486 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A formação política de Sergipe, bem como seu peso econômico, social e cultural, da emancipação aos dias atuais, acompanhou o compasso da história nacional. A respeito desses temas, julgue os itens a seguir.

A emancipação política vincula-se, em Sergipe, à concessão de carta régia de D. João VI e às lutas posteriores que levaram ao reconhecimento da autoridade de D. Pedro I.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q471498 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios teóricos da educação não-direcionada, que incluem as concepções abertas de ensino no que se refere à atuação e à participação dos estudantes na tomada de decisões acerca do planejamento educacional, julgue os itens que se seguem.

Ao se adotar uma concepção aberta de ensino, não é mais necessário que o professor planeje as aulas, pois ele deve ser suficientemente criativo para se adaptar às necessidades de cada momento.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q319113 | Pedagogia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

Diante das transformações da alta tecnologia, novas profissões vão aparecendo e outras sendo extintas, daí a necessidade de uma educação permanente, ou seja, de uma formação sólida que dispense atualizações constantes.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.