Questões de Concursos Professor de 5a a 8a Série

Resolva questões de Professor de 5a a 8a Série comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q472395 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Para garantir a comunicação com os alunos que têm deficiência auditiva, o professor deve ficar de frente para eles e próximo deles, evitar ter bigode, falar de forma pausada e dar exemplos práticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q544872 | Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Uma interessante hipótese sobre o surgimento do universo sustenta que, no passado, toda a matéria existente estava mais concentrada do que está hoje e, em dado instante, ocorreu uma violenta explosão. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

A hipótese mencionada se refere à teoria do Big-bang, que é hoje aceita como verdadeira pela maior parte da comunidade científica, devido às evidências científicas obtidas em razão do desenvolvimento tecnológico.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q545928 | Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A energia pode se apresentar de diversas formas e está relacionada à capacidade de realizar trabalho. A respeito desse tema e suas implicações, julgue os itens a seguir.

A energia é uma grandeza escalar.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q389044 | História, História Geral, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A formação política de Sergipe, bem como seu peso econômico, social e cultural, da emancipação aos dias atuais, acompanhou o compasso da história nacional. A respeito desses temas, julgue os itens a seguir.

O algodão, especialmente depois da Guerra de Secessão nos Estados Unidos da América, passou a ocupar papel importante na economia sergipana nos fins do século XIX.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q481145 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.

Cada lugar geográfico se diferencia dos demais, logo importa levar o aluno a comparar locais de modo a constatar os processos, as potencialidades e as relações estabelecidos entre os lugares.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q559719 | Informática, Intranet, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Com relação a Internet, intranet e navegadores, julgue os itens que se seguem.

No Internet Explorer 6, é possível definir a página de uma secretaria de educação como página inicial, e também como página favorita.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q378950 | Biologia, Metodologia Científica, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando que o conhecimento científico se constitui a partir da observação da realidade, julgue os itens que se seguem.

Uma hipótese científica é uma possível explicação para um fenômeno que tenha sido observado na natureza. Um conjunto de hipóteses que tenham sido testadas em diversas circunstâncias e que não tenham sido invalidadas pode constituir uma teoria científica.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q810652 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, a organização da educação nacional dar-se-á por diferentes níveis e modalidades, julgue os itens que se seguem.

Conforme disposto na LDB, a formação do docente, para atuar na educação básica, incluirá prática de ensino de, no mínimo, 300 horas.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q320229 | Pedagogia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Na sociedade democrática, a escola tem um importante papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que permitam a intervenção na realidade para transformá-la. Para que um projeto pedagógico alcance esse objetivo, deverá fazer que os educandos se posicionem frente às questões sociais, tratando os valores não apenas como conceitos ideais mas incluindo essa perspectiva nos conteúdos do ensino das áreas do conhecimento escolar. A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes, acerca da organização curricular.

Uma escola que prepare moral e intelectualmente seus alunos para assumirem posições na sociedade, focando seus conteúdos nos valores sociais acumulados pelas gerações adultas, desvinculando-os dos problemas sociais, atende às necessidades da sociedade democrática.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q327530 | Pedagogia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

Na atualidade, a atitude nostálgica de se valorizar a velha ordem, seja no ambiente familiar seja na escola, favorece a violência e reforça a falta de humildade para reconhecer o novo.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q721392 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Geografia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

O final do século XVI é marco inicial da formação do atual estado de Sergipe. Lutas entre colonizadores e índios, além da figura de Cristóvão de Bastos, compuseram o enredo daquele momento histórico e suas conseqüências no tempo. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A criação do gado, com mão-de-obra intensiva africana, foi base do povoamento de Sergipe.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q653431 | Química, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Poluição e esgotamento das reservas de petróleo exigem a busca de fontes alternativas de energia. Processos como reações de fissão e fusão nucleares fornecem milhões de vezes mais energia que a obtida em combustões ou quaisquer outras reações químicas. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

As reações químicas diferem das reações nucleares porque, nas primeiras, há somente rearranjo de átomos enquanto nas segundas formam-se átomos, diferentes dos originais.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q379032 | Biologia, Evolução, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Evolução pode ser entendida como o processo de transformação pelo qual passam os seres vivos, o que inclui a origem de novas espécies e a extinção de outras através dos tempos. De acordo com essa definição, julgue o próximo item.

Fatores ambientais não selecionam os seres que vivem em determinado ambiente. Indivíduos de qualquer espécie, independentemente de suas características serem favoráveis ou não, sobrevivem e deixam descendentes férteis.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q819052 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n.º 8.069/1990, dispõe sobre a proteção integral da criança e do adolescente, que devem gozar de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. Com referência a essa lei, julgue os itens a seguir.

É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. Considera-se aprendizagem a formação técnico-profissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, ou seja, o aprendiz não pode ser caracterizado como empregado.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q473713 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue se as estratégias metodológicas indicadas em cada um dos itens de 103 a 110 são corretas e adequadas para a operacionalização dos conteúdos da educação física escolar.

A inadequação dos espaços escolares para a vivência de algumas modalidades da cultura corporal impõe a transmissão de tais conhecimentos de forma exclusivamente teórica.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q471718 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue se as estratégias metodológicas indicadas em cada um dos itens de 103 a 110 são corretas e adequadas para a operacionalização dos conteúdos da educação física escolar.

A vivência de esportes coletivos, dentro de contextos participativos, contribui para a formação do cidadão crítico e atuante, logo, é conveniente que os esportes individuais sejam excluídos do programa escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q473308 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Educação Física, sem desconsiderar a sua especificidade, deve buscar uma interface com as demais disciplinas para tratar dos temas transversais, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como emergenciais e de interesse comum, que precisam ser debatidos e vivenciados no contexto da escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Ao trazer para o ambiente da escola novas práticas corporais, o professor deve evitar adaptações e procurar manter intactas todas as características culturais da origem dessas práticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q471651 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Na organização das aulas, a fim de contemplar a diversidade de interesses dos alunos, o professor deve dividir a turma em grupos, segundo as preferências por modalidades esportivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q473481 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Nessa situação, a ação educativa deve ser capaz de contemplar todos os alunos e, ao mesmo tempo, de fornecer um atendimento preferencial aos que têm maior capacidade de desenvolvimento de habilidades físicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.