Questões de Concursos Professor de 5a a 8a Série

Resolva questões de Professor de 5a a 8a Série comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q545217 | Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Quando a temperatura de um corpo é alterada, a energia interna também é alterada. O calor transferido de um corpo para outro, quando colocados em contato térmico, é devido unicamente à diferença de temperatura entre eles. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Em uma transformação à temperatura constante, a variação da energia interna é zero.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q481783 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.

No ensino da Geografia, dever ser compreendido que no processo de construção do espaço há uma dinamicidade que o coloca em constante transformação.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q472646 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Educação Física, sem desconsiderar a sua especificidade, deve buscar uma interface com as demais disciplinas para tratar dos temas transversais, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como emergenciais e de interesse comum, que precisam ser debatidos e vivenciados no contexto da escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A prática de esportes de aventura, que buscam um contato direto do homem com a natureza, garante, por si só, o respeito aos princípios de preservação do meio ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q471778 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens.

A duração do exercício físico deve ser de, no mínimo, 30 minutos, independentemente da intensidade com que ele é realizado, para que haja benefícios para a saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q482370 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.

Os impactos ambientais desde a escala local até a global, causados pelas atividades humanas, é tema a ser abordado no contexto do ensino da Geografia.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q473162 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue se as estratégias metodológicas indicadas em cada um dos itens de 103 a 110 são corretas e adequadas para a operacionalização dos conteúdos da educação física escolar.

A educação das capacidades rítmicas e expressivas requer o desenvolvimento da percepção do ritmo próprio para que se alcance a sincronização de cada um com o ritmo grupal.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q813986 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n.º 8.069/1990, dispõe sobre a proteção integral da criança e do adolescente, que devem gozar de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. Com referência a essa lei, julgue os itens a seguir.

Compete aos dirigentes de estabelecimentos de ensino comunicar ao conselho tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos, a reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar e os casos de elevados níveis de repetência.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q721254 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Geografia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

O final do século XVI é marco inicial da formação do atual estado de Sergipe. Lutas entre colonizadores e índios, além da figura de Cristóvão de Bastos, compuseram o enredo daquele momento histórico e suas conseqüências no tempo. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Por não ter tido qualquer participação na economia açucareira, Sergipe foi a última área do Nordeste a ser colonizada por Portugal.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q545470 | Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Quando a temperatura de um corpo é alterada, a energia interna também é alterada. O calor transferido de um corpo para outro, quando colocados em contato térmico, é devido unicamente à diferença de temperatura entre eles. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere que 50 g de água a 80 ºC seja misturada com 200 g de água a 20 ºC. Nessa situação, a mistura final atingirá uma temperatura de equilíbrio inferior a 30 ºC.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q319922 | Pedagogia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.

A avaliação escolar cumpre ao menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle. Entende-se por função didático-pedagógica da avaliação aquela que permite identificar os progressos e as dificuldades dos alunos e a atuação do professor, modificando o processo de ensino para mais bem cumprir os objetivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q472049 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Educação Física, sem desconsiderar a sua especificidade, deve buscar uma interface com as demais disciplinas para tratar dos temas transversais, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como emergenciais e de interesse comum, que precisam ser debatidos e vivenciados no contexto da escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O consumo de produtos esportivos que apresentem os melhores recursos tecnológicos para se trabalhar o corpo é a melhor alternativa para o jovem que deseja investir na própria saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q545338 | Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Com relação às propriedades das ondas eletromagnéticas, julgue os itens que se seguem.

Quando uma onda eletromagnética passa de um meio para outro, a velocidade e o comprimento de onda mudam de valor, enquanto a freqüência permanece a mesma, pois a freqüência é uma característica da fonte que produz a onda.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q544511 | Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Com relação às propriedades das ondas eletromagnéticas, julgue os itens que se seguem.

As ondas eletromagnéticas que se propagam no vácuo ou em um meio rarefeito como o ar não apresentam dispersão. Em meios mais densos, como o vidro ou a água, sua velocidade varia com o comprimento de onda. Devido à dispersão, pode-se observar a separação da luz branca nas cores do arco-íris.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q471455 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Considerando os alunos portadores de deficiência visual, o professor pode propor um jogo de futebol no qual todos os participantes estejam vendados, para igualar as condições, favorecer a empatia e estimular a convivência entre os alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q328306 | Pedagogia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Na sociedade democrática, a escola tem um importante papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que permitam a intervenção na realidade para transformá-la. Para que um projeto pedagógico alcance esse objetivo, deverá fazer que os educandos se posicionem frente às questões sociais, tratando os valores não apenas como conceitos ideais mas incluindo essa perspectiva nos conteúdos do ensino das áreas do conhecimento escolar. A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes, acerca da organização curricular.

Os projetos são formas de elaborar o trabalho didático, que pode integrar diferentes modos de organização curricular. Na organização dos conteúdos a serem trabalhados nos projetos, esses conteúdos devem ser elencados pelos professores, sem a participação direta dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q471807 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue se as estratégias metodológicas indicadas em cada um dos itens de 103 a 110 são corretas e adequadas para a operacionalização dos conteúdos da educação física escolar.

Na medida do possível, o professor deve realizar atividades que contribuam efetivamente para a aquisição e o aperfeiçoamento das habilidades específicas de seus alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q813652 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, a organização da educação nacional dar-se-á por diferentes níveis e modalidades, julgue os itens que se seguem.

A educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q473173 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue se as estratégias metodológicas indicadas em cada um dos itens de 103 a 110 são corretas e adequadas para a operacionalização dos conteúdos da educação física escolar.

No ambiente escolar, os estudantes devem ser incentivados a participar apenas de jogos que não sejam competitivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q472498 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito de conteúdos atitudinais relacionados a valores e normas acerca do corpo e da cultura corporal, que devem fazer parte tanto da elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola na área de educação física quanto da atuação do professor na condução das atividades escolares.

Os conteúdos atitudinais devem ter prioridade na elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola, pois, assim, a discussão ética perpassa os conteúdos conceituais e os procedimentais, afastando as aulas de uma perspectiva tecnicista e alienada.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q473803 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

As aulas de educação física devem visar ao treinamento de atletas para participação em competições esportivas, tanto para os alunos especiais quanto para os demais.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.