Questões de Concurso Professor de Anos Iniciais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q988709 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O currículo para a Educação Escolar Quilombola na rede de Florianópolis deve ser fundamentado em documentos da Rede que tratem da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sendo necessário cessar com a invisibilidade das populações de origem africana.
Sabendo disso, podemos afirmar que a especificidade da Educação Escolar Quilombola se constitui em:

12 Q988711 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a autora Mantoan (2010) reflete que: ao estabelecer o público-alvo da Educação Especial, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Ministério da Educação, determina “a atuação e as competências da Educação Especial e recupera seu verdadeiro papel, descaracterizado pelo atendimento indiscriminado de alunos que a escola comum exclui pelos mais variados motivos.” (p. 14).
Isso permite que o professor do AEE:

13 Q995002 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre as Salas de Recursos Multifuncionais presentes nas unidades educativas polo e denominadas Salas Multimeios, assinale a alternativa que apresenta corretamente os itens que compõem a configuração desses espaços.

14 Q988706 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Conforme previsto na Política Nacional de Educação Especial (2008), as unidades educativas que se configuram polos para o exercício do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dispõem de Salas de Recursos Multifuncionais para esse fim, chamadas de Salas Multimeios. Os professores da Educação Especial atuam nesses locais e, de acordo com a demanda de estudantes com surdez por unidade educativa, também são disponibilizados professores itinerantes de LIBRAS para oferecer atendimento. Sabendo disso, assinale a alternativa que representa o público da Educação Especial, segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

15 Q988707 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) tem por objetivo orientar o trabalho dos professores em sala de aula e a elaboração dos projetos pedagógicos das escolas. Sobre a proposta e forma como o documento está organizado analise as afirmativas:

1- Na primeira parte, são explicitados os pressupostos e princípios educacionais estabelecidos pela Rede, objetivando a consolidação de um currículo que promova a formação humana integral em busca da emancipação dos estudantes;
2- Afirma o documento que ao longo da proposta busca-se evidenciar a importância da articulação entre os diferentes anos do Ensino Fundamental e das diferentes Áreas e Componentes Curriculares, problematizando-se o conhecimento;
3- Na terceira parte, as discussões referentes à organização do Ensino Fundamental e às modalidades Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola;
4- Na primeira, são explicitados os pressupostos referentes à organização do Ensino Fundamental e às modalidades Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

16 Q988712 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O currículo escolar da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis se configura em uma divisão por Áreas do Conhecimento, as quais possuem subgrupos chamados de componentes curriculares. Marque a alternativa que apresenta a resposta correta sobre as áreas contempladas na referida proposta.

17 Q988713 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Os Componentes Curriculares da Área de Ciências Humanas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis têm proporcionado perspectivas de formação ________ aos estudantes. Esse ________ ocorre através da compreensão da sociedade e sua inserção nela como _________ social, a partir de problematizações e _________, com relações de embate entre os sujeitos históricos e culturais nas mais diversas esferas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

18 Q988703 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No intuito de ampliar o foco do planejamento pedagógico em todas as esferas, a Proposta Curricular da Rede Municipal de Florianópolis (2016) define três eixos transversais, articuladores e estruturantes da prática pedagógica com intuito de conduzir o processo de apropriação de conhecimentos para a formação humana integral. São eles:

19 Q995001 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a formação dos estudantes através das mídias e diversas fontes de informação solicita que os professores validem seu papel de orientação perante a esse novo contexto. É primordial que ao ampliar o acesso à pesquisa em diversas fontes, ao invés de dar a informação sobre tal tema, os estudantes devem estar envolvidos na apropriação de conhecimentos.
Tal iniciativa instiga à criação de um processo de:

20 Q988698 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A trajetória de alfabetização das crianças nos anos iniciais é marcada por algumas barreiras e desafios, os quais precisam de atitudes assertivas na prática docente para que sejam superados. Sabendo disso, a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) aponta alguns itens fundamentais para que o processo ocorra de forma satisfatória:

I- alfabetizar exige criar condições para que os sujeitos se apropriem do sistema de escrita alfabética;
II- desde o início de sua vida escolar, importa que as crianças estejam em contato sistemático com a escrita, em textos nos diferentes gêneros do discurso;
III- o papel da esfera escolar no que diz respeito à apropriação da escrita como instrumento cultural tem na sua base a necessária apropriação, por parte do sujeito, do sistema de escrita alfabética;
IV- O foco não é a apropriação do sistema de escrita alfabética, é apenas de garantir o avanço no processo de alfabetização;
V- dominar o sistema de escrita alfabética, sem saber ler e escrever com autonomia, necessitando melhorar a escrita pelo domínio das convenções ortográficas.

Assinale a alternativa que aponta todas as afirmativas corretas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.