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Questões de Concursos Professor de Anos Iniciais

Resolva questões de Professor de Anos Iniciais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q894408 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Está no texto que compõe a atual Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça que a avaliação:

1. É um conjunto de procedimentos investigativos que possibilitam ao professor a (re) orientação para a melhoria da intervenção pedagógica. 2. Deve ter o intuito de contribuir na construção da aprendizagem do aluno e, ao mesmo tempo, favorecer a reflexão do docente sobre sua prática pedagógica.
3. Deve servir, prioritariamente, para medir os alunos, classificá-los, dizer-lhes se estão aptos ou não aptos a prosseguir os estudos.
4. Tem o papel de diagnosticar a situação da aprendizagem e subsidiar a tomada de decisão, de maneira a melhorar a qualidade do desempenho do estudante.
5. É um processo amplo e, por vezes, complexo, pois perpassa por uma análise do sistema educacional, do currículo, da escola e das metodologias adotadas pelo professor. Então, pode-se dizer que, quando se avalia, não é apenas o aluno que está sendo avaliado, mas também as práticas pedagógicas assumidas pelo professor e pela escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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42Q894399 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

No que se refere às competências específicas da área de Linguagens para o Ensino Fundamental e àquelas referentes ao componente curricular Língua Portuguesa, está expresso na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça vigente, que é possível identificar algumas palavras-chave que norteiam e perpassam a articulação entre competências e habilidades no horizonte das práticas de linguagem:


São as palavras-chave presentes na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça:


1. Interação.

2. Mediação.

3. Equilibração.

4. Linguagem.

5. Assimiliação.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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43Q988698 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A trajetória de alfabetização das crianças nos anos iniciais é marcada por algumas barreiras e desafios, os quais precisam de atitudes assertivas na prática docente para que sejam superados. Sabendo disso, a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) aponta alguns itens fundamentais para que o processo ocorra de forma satisfatória:

I- alfabetizar exige criar condições para que os sujeitos se apropriem do sistema de escrita alfabética;
II- desde o início de sua vida escolar, importa que as crianças estejam em contato sistemático com a escrita, em textos nos diferentes gêneros do discurso;
III- o papel da esfera escolar no que diz respeito à apropriação da escrita como instrumento cultural tem na sua base a necessária apropriação, por parte do sujeito, do sistema de escrita alfabética;
IV- O foco não é a apropriação do sistema de escrita alfabética, é apenas de garantir o avanço no processo de alfabetização;
V- dominar o sistema de escrita alfabética, sem saber ler e escrever com autonomia, necessitando melhorar a escrita pelo domínio das convenções ortográficas.

Assinale a alternativa que aponta todas as afirmativas corretas.
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44Q1080963 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Cerro Grande RS, FUNDATEC, 2025

Uma escola pública está recebendo alunos com deficiência e está se preparando para incluí-los no sistema regular de ensino. Para garantir o cumprimento da Lei nº 7.853/1989 – Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência, a escola decidiu planejar ações para atender os alunos com deficiência, com a meta de integrá-los ao ensino regular sempre que possível. Sendo assim, a escola deve:

I. Priorizar os programas de Educação Especial em salas exclusivas e reduzir a integração dos alunos com deficiência com os demais estudantes no ambiente regular.

II. Garantir a matrícula compulsória dos alunos com deficiência em cursos regulares de estabelecimentos públicos e privados, desde que seja possível sua integração ao sistema regular de ensino.

III. Permitir que os alunos com deficiência escolham se desejam estudar em escolas especiais ou regulares, sem a necessidade de obrigatoriedade da matrícula em cursos regulares.

Quais estão corretas?

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45Q894407 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Com relação às práticas de linguagem, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) apresenta, no seu quadro de habilidades a serem desenvolvidas para a construção de competências, as práticas oralidade, análise linguística/semiótica, leitura e escuta e produção de textos, as quais são vinculadas a campos de atuação.


Isso demonstra que o trabalho com os objetos de conhecimento só se torna significativo no processo de ensino-aprendizagem, quando contextualizado em:

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46Q1080476 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Araricá RS, FUNDATEC, 2024

A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em seu Art. 5 o , propõe como suas diretrizes, EXCETO:
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