Início

Questões de Concursos Professor de Arte

Resolva questões de Professor de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1030390 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

O ponto de partida para se ensinar a turma toda, sem diferenciar o ensino para cada aluno ou grupo de alunos, é entender que a diferenciação é feita pelo próprio aluno, ao aprender, e não pelo professor, ao ensinar! (...) Buscar essa igualdade como produto final da aprendizagem é fazer educação compensatória, em que se acredita na superioridade de alguns, inclusive a do professor, e na inferioridade de outros (...).
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
O trecho acima apresenta uma crítica a uma certa visão sobre a inclusão na sala de aula. Assinale a opção que indica corretamente a concepção criticada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1074217 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Fazenda Rio Grande PR, Instituto UniFil, 2023

De acordo com Rudolf Laban, acerca da fluência do movimento, assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

“O controle da fluência do movimento, portanto, está intimamente relacionado ao controle dos movimentos das partes ___________.” (LABAN, 1978, p. 48).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q1071994 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

Augusto Boal, dramaturgo e diretor teatral, criou durante a década de 1960 uma poética teatral inspirada na estética brechtiana e na pedagogia libertadora de Paulo Freire, o Teatro do Oprimido, que consiste em um conjunto de procedimentos de atuação teatral improvisada, tendo como objetivo promover por meio do teatro uma consciência política. São propostas de improvisação do Teatro do Oprimido:
I.Teatro invisível. II.Teatro por objetos. III.Teatro fórum.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1027468 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Professor de Arte, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Em um cofre eletrônico há quatro botões: vermelho (V), azul (A), roxo (R) e preto (P). Para abrir o cofre, é necessário pressionar os botões em uma ordem específica. Sabe-se que:
O botão azul deve ser pressionado antes do botão preto, mas não consecutivamente.
Nem o botão vermelho nem o preto podem ser o último.

A sequência de botões na ordem específica que abre o cofre é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1070766 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Francisco Morato SP, VUNESP, 2019

Augusto Boal, dramaturgo, diretor teatral e politico, criou durante a década de 1960, à frente do Teatro de Arena em São Paulo, uma pedagogia teatral denominada Teatro do Oprimido. Segundo Japiassú (2001), essa poética teatral tinha como referência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1070769 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Francisco Morato SP, VUNESP, 2019

Na música profana, apresenta-se, também, o mesmo que na música litúrgica: os compositores flamengos, até então considerados os mestres da música, deixavam as capelas e cortes principescas, enquanto os italianos tomavam seus lugares; os compositores de madrigais, vilanelle e balleti ganhavam supermacia sobre os outros compositores. No novo madrigal, há um crescente número de vozes, as alterações cromáticas são cada vez mais comuns e as tintas carregadas e intensas buscadas pelos compositores deixavam entrevar alguns rasgos da nova estética. (…) A arte aproxima-se do teatro. Não apenas os madrigais avulsos parecem enfatizar o emocional sobre o racional, mas surgem ciclos completos de comédias madrigalescas que abrigam as mesmas características.

(Fonterrada, 2008)

O excerto, segundo a autora, indica prenúncios do período

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1073586 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

“(...) Aprendemos através da experiência, e ninguém ensina nada a ninguém. Isto é válido tanto para a criança que se movimenta inicialmente chutando o ar, engatinhando e depois andando, como para o cientista com suas equações. Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e se o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que ele tem para ensinar (...)”.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979. Nessa perspectiva, segundo a autora:

I - Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco.

II - Ainda que o ambiente permita o aprendizado, para atuar e improvisar no palco é necessária certa vocação, ou talento, como preferem alguns.

III - É muito possível que o que é chamado comportamento talentoso seja simplesmente uma maior capacidade individual para experienciar. Deste ponto de vista, é no aumento da capacidade individual para experienciar que a infinita potencialidade de uma personalidade pode ser evocada.

IV - Apenas indivíduos talentosos podem atuar e improvisar. O talento é condição fundamental e inegociável pois sem ele o artista estará incompleto, podendo atuar, mas não improvisar.

Estão corretas apenas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1042393 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na linguagem fotográfica, a escolha de elementos compositivos e técnicos desempenha um papel crucial na criação e na interpretação das imagens. Considerando as principais características da fotografia e sua aplicação pedagógica, qual das seguintes afirmativas descreve corretamente a função da composição na fotografia no ensino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1030380 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Observe a seguinte descrição:
“Todas as formas estão diluídas. Cinco horas da manhã. A carroça do padeiro passa estrondando, fazendo tremer a quietude da cidade afundada, mas um instante depois o seu vulto e o seu ruído se dissolvem na cerração. O silêncio torna a cair”.
Em relação a essa descrição, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1030386 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) na educação é um terreno repleto de desafios, tanto de ordem técnica quanto de ordem ética.
Assinale a opção que identifica corretamente um desafio técnico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1030391 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

O teórico da educação Cipriano Luckesi distingue entre o ato de examinar e o ato de avaliar. O primeiro seria pontual, classificatório e excludente, enquanto o segundo seria não-pontual, diagnóstico e inclusivo.
Assinale a opção que exemplifica o ato de examinar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q896762 | Pedagogia, Professor de Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo de acordo com o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (SC), 2023:


Quando se fala das ações pedagógicas realizadas na Educação Infantil, é necessário pensar em ............................................... que as estruturam para garantir e respeitar os diferentes ritmos dos bebês e das crianças pequenas. Tais organizadores são fundamentais na práxis docente.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q896763 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) estruturou a Educação Infantil em cinco campos de experiência. A saber: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) tendo como referência esses campos.


( ) O contato com os livros deve iniciar a partir dos dois anos, quando as crianças conseguem segurar os objetos (livros) e reconhecer imagens, contribuindo para o desenvolvimento do gosto pela leitura, estimulando a imaginação e aumentando o conhecimento de mundo.


( ) Proporcionar momentos em que as crianças possam interagir com diferentes grupos sociais e culturais contribui para ampliar a percepção sobre si mesmas e sobre os outros, fortalecendo sua identidade, aprendendo a respeitar os demais e reconhecendo as diferenças.


( ) As experiências em que as crianças possam manipular objetos, investigar e explorar seu entorno e levantar hipóteses, são fundamentais, cabendo ao educador responder a todas as questões surgidas nesses momentos.


( ) Rabiscos e garatujas surgidos em escritas espontâneas não convencionais são indicativos de compreensão da escrita como sistema de representação da língua.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1071390 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

Em Improvisação para o teatro (São Paulo: Perspectiva, 1979), Viola Spolin propõe uma reflexão a respeito da “Transposição do processo de aprendizagem para a vida diária” e observa que:
“(...) Por causa da natureza dos problemas de atuação, é imperativo preparar todo o equipamento sensorial, livrar-se de todos os preconceitos, interpretações e suposições, para que se possa estabelecer um contato puro e direto com o meio criado e com os objetos e pessoas dentro dele. Quando isto é aprendido dentro do mundo do teatro, produz simultaneamente o reconhecimento e contato puro e direto com o mundo exterior. (...)”.
Na perspectiva de Viola Spolin:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1074462 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Demerval Lobão PI, JVL Concursos, 2025

Analise as proposições a seguir, considerando a BNCC no ensino de Teatro e Dança.



I. A prática teatral, quando restrita a ensaios para apresentações comemorativas, pode configurar contato estético limitado, pois promove visibilidade escolar, mas tende a reduzir o espaço para mediações críticas mais aprofundadas do professor.


II. A dança, trabalhada a partir de repertórios diversos, populares, urbanos e clássicos, permite ao estudante reconhecer identidades múltiplas e refletir sobre corporeidade, sociedade e cultura.


III. A mediação pedagógica deve articular a leitura crítica de obras cênicas e coreográficas com produções autorais, ampliando repertório cultural e garantindo fruição estética significativa.


IV. A improvisação em teatro e dança não deveria ser priorizada no espaço escolar, já que a ausência de roteiro definido compromete a disciplina em sala e não contribui para interpretações significativas de mundo.



Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q1034277 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Avalie se as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), incluem os seguintes itens, entre outros:
I. superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
II. formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.
III. promoção do princípio da gestão plutocrática da educação pública.
IV. promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País.

Estão corretos os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1074215 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Vila Pavão ES, IDCAP, 2023

Na dança, a percepção de espaço desempenha um papel crucial na criação de movimentos fluidos e expressivos. Qual dos seguintes princípios é frequentemente aplicado na dança para criar uma sensação de profundidade e tridimensionalidade no palco?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q911442 | Pedagogia, Professor de Arte, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Considerando o contexto de planejamento curricular, interdisciplinaridade e diversidade, assinale a alternativa que melhor define o papel da diversidade no currículo escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1070768 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Francisco Morato SP, VUNESP, 2019

Japiassú (2001) aponta para o seguinte fato: o “teatro na educação que, ainda nos dias de hoje, é pensado exclusivamente como um meio eficaz para alcançar conteúdos disciplinares extrateatrais ou objetivos pedagógicos muito amplos como, por exemplo, o desenvolvimento da ‘criatividade’”. Segundo o autor, uma vertente dessa concepção instrumental é o método dramático definido por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1030374 | Português, Morfologia, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Entre as frases abaixo há uma em que não foi respeitada a norma padrão em relação à colocação de pronomes oblíquos; assinale essa frase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.