Início

Questões de Concursos Professor de Arte

Resolva questões de Professor de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


142Q1071329 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Tunápolis SC, AMEOSC, 2022

"Os jogos teatrais propostos por Viola Spolin são jogos de regras, ou seja, os jogadores têm objetivos claros a serem atingidos, as regras surgem como forma de auxiliar o aprendizado pela experiência, como um modo de colaborar para que o jogador seja capaz de perceber a própria experiência, sem se perder dentro de um fazer pelo fazer." Fonte: Ramaldes, Karine. Os Jogos Teatrais de Viola Spolin - Uma pedagogia da experiência. Goiania: Kelps, 2017, p. 147.
Sobre os chamados jogos teatrais, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q1030385 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A educação para os direitos humanos pode ser desmembrada em quatro objetivos essenciais.
Relacione cada objetivo com seu respectivo exemplo.
1. Transferência de conhecimentos 2. Modificação de atitudes 3. Desenvolvimento de aptidões 4. Atuação
( ) Implementar campanhas de combate ao bullying e promoção do respeito à diversidade.
( ) Organizar atividades que auxiliem na reavaliação dos próprios comportamentos.
( ) Realizar dinâmicas que desenvolvam competências como escuta ativa e comunicação respeitosa.
( ) Participar de debates que envolvam análises críticas sobre questões de direitos humanos.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1030389 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

O projeto político-pedagógico pode ser analisado nas partes que o compõem, como é o caso do seu aspecto diagnóstico.
Assinale a opção que identifica uma ação diagnóstica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1034279 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Em relação aos Princípios e Fins da Educação Nacional conforme estabelecido pela LDB, avalie as afirmativas a seguir:
I. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
II. O ensino será ministrado com base, entre outros, nos seguintes princípios: (i) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (ii) liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; (iii) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III. O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: pré-escola; ensino fundamental; ensino médio.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1071984 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Associe corretamente os elementos do teatro grego às suas respectivas descrições:

1 - Orchestra
2 - Parodos
3 - Proskénion
4 - Skené

A. Local por onde o coro entrava e saía de cena, situado nas laterais do teatro.
B. Passarela elevada em que os atores atuavam, posicionada à frente da construção principal.
C. Espaço central onde o coro cantava e dançava, com um altar dedicado a Dionísio.
D. Construção utilizada inicialmente para guardar materiais e roupas dos atores, que mais tarde representava a fachada da cena.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1070770 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Francisco Morato SP, VUNESP, 2019

Segundo os PCN-Arte (1997), na primeira metade do século XX, as atividades de teatro e dança nas escolas eram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1030378 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Inferências são as informações que deduzimos da leitura de um texto qualquer assinale a inferência incabível, entre as que foram feitas das frases abaixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1034275 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Com base no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, avalie se a educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando as seguintes dimensões:
I. apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local;
II. afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade;
III. formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente em níveis cognitivo, social, ético e político;
IV. desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados; fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das violações.

Estão corretos os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1030376 | Português, Sintaxe, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Entre as frases abaixo, há uma em que foi mal-feita a concordância do termo sublinhado; assinale essa frase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1071996 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Tunápolis SC, AMEOSC, 2024

Considere a seguinte cena:
Em uma peça teatral, um personagem está sozinho no palco e começa a falar em voz alta sobre seus pensamentos e dilemas internos, revelando ao público suas intenções e sentimentos mais profundos. Não há outros personagens presentes para ouvir, e o discurso é direcionado apenas para si mesmo, permitindo que a audiência entenda melhor seu conflito interno e seu estado emocional.
Essa situação é um exemplo do seguinte recurso dramático:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.