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Questões de Concursos Professor de Arte

Resolva questões de Professor de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1042398 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No final da década de 1950, surge, no Reino Unido, um movimento artístico, que rapidamente se expande para os Estados Unidos no início da década de 1960, caracterizado pela utilização de imagens e elementos da cultura popular e do consumismo, como publicidade, quadrinhos e objetos do cotidiano. Os artistas adeptos desse movimento empregavam técnicas de reprodução em massa e ironia para refletir e criticar a sociedade de consumo da época. Esse movimento ficou conhecido por
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42Q896757 | Pedagogia, PCN's, Professor de Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os três eixos articuladores do processo de ensino e aprendizagem são:
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43Q1034269 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Com relação ao pensamento de Paulo Freire, avalie as afirmativas a seguir.
I. O modo como se organizam as relações no ambiente escolar reflete uma posição política em relação às estruturas sociais.
II. A transferência de conhecimentos do professor para o aluno é a ferramenta mais adequada para a sua conscientização.
III. A educação é uma forma de exercício de liberdade e de humanidade para os que estão em posição social de subalternidade.

Está de acordo com o pensamento do autor o que se afirma em
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44Q911443 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Arte, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, estabelece diretrizes específicas para a educação em Arte, destacando sua importância no desenvolvimento integral dos estudantes. Considerando as premissas da BNCC para o componente curricular de Arte, analise as afirmações abaixo:

I. A BNCC propõe que a Arte deve ser trabalhada de forma interdisciplinar, promovendo a integração entre diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, artes visuais e dança, visando a formação de uma visão crítica e ampla da cultura.

II. Um dos objetivos da BNCC é que os estudantes reconheçam e valorizem as manifestações artísticas populares, locais e globais, compreendendo-as como expressões legítimas de identidade e diversidade cultural.

III. A BNCC prioriza o ensino técnico e a reprodução de técnicas artísticas clássicas, enfatizando a memorização de conceitos e a reprodução de obras consagradas na história da Arte, em detrimento da criação e expressão individual dos estudantes.

IV. A abordagem da Arte na BNCC enfatiza o desenvolvimento da sensibilidade estética e da capacidade crítica dos estudantes, promovendo o respeito pela pluralidade cultural e incentivando a criação artística como forma de expressão pessoal e coletiva.

V. A nova BNCC prevê que o ensino de Arte deve ser centrado no estudo da história da arte ocidental, com ênfase nas obras e artistas considerados universais, relegando as práticas artísticas contemporâneas e as culturas não ocidentais a um segundo plano.

Assinale a alternativa correta:
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45Q897973 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Na pré-adolescência o uso da narrativa ainda é muito comum, sobretudo quando a estética está no contexto da discussão de alguma imagem artística. Nesses casos, a narrativa considera mais os aspectos:
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46Q897972 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Uma das possibilidades de aplicação da interdisciplinaridade nas artes no ensino fundamental é propor:
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47Q1074561 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Viola Spolin, autora americana, desenvolveu uma metodologia, cuja aprendizagem visa à representação teatral corporal consciente. Desse modo, estruturou uma série de jogos de regras que visam a organizar a atividade teatral em grupo. O jogo de regras estimula a imaginação criadora – jogo simbólico – combinado a uma prática construtora da forma estética.
Qual o nome dos jogos citados no exposto acima?
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48Q1042396 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No contexto do ensino de Arte, as histórias em quadrinhos (HQs) são uma ferramenta valiosa para abordar diversas habilidades e conteúdos artísticos. Considerando a natureza das HQs, qual das seguintes alternativas descreve corretamente uma das características fundamentais das HQs que pode ser explorada pedagogicamente?
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49Q1034274 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

De acordo com a Lei nº 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida define
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50Q1034281 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais de Educação Nas Questões Sociais, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Em sua evolução histórica, os direitos humanos passaram por distintas fases de sedimentação do seu conteúdo e do correlato reconhecimento da necessidade de serem observados nos diversos quadrantes do mundo.
Em relação a esse processo de evolução, é correto afirmar que
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51Q1074559 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Klauss Vianna foi preparador corporal, coreógrafo, professor e bailarino. Responsável por trazer estudos anatômicos para a sala de aula, busca compreender, por meio do corpo, o que seria “uma dança brasileira” – ideal modernista de sua trajetória.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a técnica de dança utilizada por Klauss Vianna.
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52Q897975 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Entre os muitos argumentos que justificam a importância do ensino das artes, está o fato de a arte:
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53Q1030373 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A leitura é uma habilidade essencial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. Para estimular as crianças a praticarem os diversos tipos de leitura e melhorarem suas habilidades, é importante criar um ambiente propício e oferecer suporte adequado. (Luiz Miranda, revista Quero)
O conselho mais adequado à tarefa de incentivar a leitura, é:
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54Q1030397 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Leia a descrição a seguir de um instrumento de avaliação sobre as relações de ensino e aprendizagem em Artes.
É um procedimento de avaliação que permite reconstituir o percurso de aprendizagem, contendo documentação organizada para demonstrar conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados em um período de tempo. Este método de avaliação é um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direções futuras.
O trecho descreve a estratégia avaliativa denominada
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55Q1034270 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Lev Vygotsky é um dos autores mais influentes na área da educação, tendo teorizado sobre o aprendizado e o desenvolvimento humanos.
Suas concepções são caracterizadas pela
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56Q1034272 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

De acordo com a Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu Art. 5º, o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. Avalie se, com esse objetivo, o poder público deve, em sua esfera de sua competência federativa,
I. Recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.
II. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
III. Divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de educação básica de sua rede, inclusive creches, por ordem de colocação e, sempre que possível, por unidade escolar, bem como divulgar os critérios para a elaboração da lista.
IV. Garantir aos pais, aos responsáveis e aos estudantes acesso aos resultados das avaliações de qualidade e de rendimento escolar nas instituições de ensino, diretamente realizadas por ele ou em parceria com organizações internacionais.

Estão corretos os itens
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57Q1069349 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

“(...) A dicotomia corpo e mente ganhou força na modernidade quando Descartes (1983), em seus estudos sobre a racionalidade humana, caracterizou o dualismo psicofísico entre matéria (corpo ou coisa extensa - res extensa) e espírito (alma ou coisa pensante - res cogitans), reforçando a separação entre o mundo material e o espiritual (CARBINATTO; MOREIRA, 2006). Com isso, o corpo estaria sempre submetido aos comandos da mente num processo que liga a existência do sujeito à sua condição racional e não existencial. Historicamente, os processos escolares expõem uma forma de trabalhar com o corpo que denunciam tal divisão, sendo veladamente aceita a separação entre as disciplinas que trabalham com a mente (Matemática, História, Língua Portuguesa etc.) e a Educação Física que "mexe" com o corpo. Nessa forma de perceber o corpo, este é compreendido como "físico", e não no sentido da corporeidade. (...)”.
SILVA, Luiza Lana Gonçalves. REFLEXÕES SOBRE CORPOREIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL.
A respeito do conceito de corporeidade, é correto afirmar que:
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59Q1048434 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A história do ensino de Arte contribui para tecer o fio condutor de sua trajetória no currículo da educação escolar. Na área dos fundamentos e da história do ensino de Arte, é possível apontar três grandes tendências e concepções de ensino de Arte presentes na trajetória histórica da educação brasileira.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 314

Tendo em vista o mencionado no texto, identifique a seguir quais tendências e concepções pautam o ensino de Arte.

I. Renascentista, que tem como princípios básicos para o ensino da Arte a importância do humanismo, a valorização do conhecimento e do potencial humano.
II. Primitivista, em que o ensino tem enfoque na replicação de estilos e técnicas artísticas, valorização de formas e símbolos tradicionais.
III. Pré-Modernista, que entende o ensino como técnica para uma formação meramente propedêutica.
IV. Pós-Moderno, que tem uma visão do ensino como conhecimento e defende a ideia da Arte na educação com ênfase na própria Arte.
V. Modernista, influenciada pela pedagogia experimental. Nela, o ensino de Arte foi pensado a partir de duas concepções: como Expressão e como Atividade.

As tendências e concepções que pautam o ensino de Arte são as apresentadas em:
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60Q1048438 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Arte, como área do conhecimento científico e humano, possui história e repertório próprios que podem ser vivenciados e refletidos pelos/as estudantes, professores/as e comunidade escolar em situações de ensino. (...) Na interação com as manifestações artísticas, o olhar do/a apreciador/leitor/a, do/a fruidor/a, do/a estudante deve ser participativo, estabelecendo significados na experiência a ser vivenciada.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 313

Nesse sentido, as experiências anteriores acumuladas pelos estudantes articulam, nesse processo, o passado, o presente e o futuro, resultando em uma aprendizagem significativa, na qual os professores, os colegas de turma e o meio em que os estudantes vivem desempenham um papel de
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