Início

Questões de Concursos Professor de Arte

Resolva questões de Professor de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1048434 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A história do ensino de Arte contribui para tecer o fio condutor de sua trajetória no currículo da educação escolar. Na área dos fundamentos e da história do ensino de Arte, é possível apontar três grandes tendências e concepções de ensino de Arte presentes na trajetória histórica da educação brasileira.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 314

Tendo em vista o mencionado no texto, identifique a seguir quais tendências e concepções pautam o ensino de Arte.

I. Renascentista, que tem como princípios básicos para o ensino da Arte a importância do humanismo, a valorização do conhecimento e do potencial humano.
II. Primitivista, em que o ensino tem enfoque na replicação de estilos e técnicas artísticas, valorização de formas e símbolos tradicionais.
III. Pré-Modernista, que entende o ensino como técnica para uma formação meramente propedêutica.
IV. Pós-Moderno, que tem uma visão do ensino como conhecimento e defende a ideia da Arte na educação com ênfase na própria Arte.
V. Modernista, influenciada pela pedagogia experimental. Nela, o ensino de Arte foi pensado a partir de duas concepções: como Expressão e como Atividade.

As tendências e concepções que pautam o ensino de Arte são as apresentadas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q897971 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

As artes na escola oferecem seguramente oportunidades de produzir e apreender conhecimentos quando os procedimentos de apreciação de obras de arte, da sua contextualização e da criação plástica / poética acontecem de forma articulada. Nesse processo a contextualização da obra de arte começa com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1042384 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os Caboclinhos, expressão da cultura popular presente em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Minas Gerais, são classificados pelos brincantes como uma homenagem aos primeiros habitantes do Brasil. Considerando a distinção entre Patrimônio Cultural Material e Imaterial e a importância de ambos na preservação da identidade cultural brasileira, analise e assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta sobre a “Brincadeira Caboclinhos” e o patrimônio cultural do Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1042397 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto e complete as lacunas:
Em uma composição visual, a ____________ cria a sensação de movimento e direção, enquanto a ____________ pode adicionar contraste e destacar áreas específicas. Já a ____________ é essencial para definir a estrutura dos objetos. Para criar sensação de profundidade e tridimensionalidade o artista pode usar a ____________. Por fim, a ____________ é aplicada para adicionar detalhes à superfície da obra.

Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1030382 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

As frases abaixo mostram um processo de intensificação positiva ou negativa
Assinale a frase em que as palavras destacadas não comprovam essa estratégia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1074214 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Vila Pavão ES, IDCAP, 2023

No contexto da composição coreográfica que se baseia em diversas fontes culturais, qual dos seguintes princípios é essencial para garantir uma representação respeitosa e autêntica das tradições de dança?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q1042383 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Nas aulas de arte, o registro desempenha um papel fundamental na documentação e avaliação do desenvolvimento dos estudantes. O registro é um conjunto de práticas e procedimentos que permitem ao professor e aos estudantes acompanharem o progresso das atividades artísticas de maneira organizada e contínua. Existem várias formas de registro que podem ser utilizadas, cada uma com sua finalidade específica e sua importância no processo educativo.
Sobre o registro fotográfico na documentação e avaliação do desenvolvimento dos estudantes, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O registro fotográfico permite documentar visualmente o progresso das obras de arte em diferentes estágios de desenvolvimento.
( ) O registro fotográfico é útil para refletir sobre mudanças e melhorias realizadas durante o processo criativo.
( ) Fotografias de obras de arte podem ser compartilhadas com os estudantes para análise crítica e discussão em grupo.
( ) O registro fotográfico pode ajudar a criar um arquivo histórico das produções artísticas ao longo do tempo.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1042388 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A avaliação é um dos elementos do processo de ensino e de aprendizagem, estando, por isso, intimamente ligada à trajetória escolar dos estudantes do professor. Nessa perspectiva, a avaliação precisa ser tratada, por um lado, como um instrumento que acompanha a construção do conhecimento do estudante e, por outro lado, servir ao professor como orientação e direcionamento nos processos de (re)ensino, a partir dos resultados apresentados por eles no decorrer dos processos de construção de conhecimento.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 31.

Entendendo a importância de levantar os conhecimentos prévios dos estudantes, o professor de Arte elabora uma aula sobre a integração das linguagens das artes visuais às linguagens audiovisuais. Assim, propõe uma avaliação diagnóstica que consistirá em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1030372 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Abaixo estão listados cinco tipos de leitura, assinale aquele tipo cuja definição não lhe corresponde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q896760 | Pedagogia, Professor de Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

“[…] documento traz em relação ao brincar, que é um direito de aprendizagem e de desenvolvimento que deve se fazer presente nas ações pensadas no cotidiano das instituições, se constitui como uma forma de pesquisa, descoberta e investigação, para isso é necessário um professor que assuma a brincadeira como uma manifestação válida dos seres humanos, ou seja, um adulto brincante, sendo que esta se apresenta como condição necessária para quem atua na Educação Infantil.”


Currículo Base da Educação Infantil

do Município de Chapecó (SC), 2023.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) segundo o documento citado acima.


( ) Brincar pode ser entendido como um patrimônio cultural, resultado das ações humanas, que é transmitido entre e dentro das gerações, e também como uma forma de ação; que cria e modifica os significados atribuídos ao mundo.


( ) O adulto brincante/educador deve ser espectador dos contextos brincantes e aguardar um convite por parte das crianças para participar das brincadeiras.


( ) Na Educação Infantil, o brincar constitui-se como uma forma de pesquisa, descoberta e investigação.


( ) O adulto brincante/educador deve assumir uma postura livre de julgamentos ao participar dos contextos brincantes.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1034271 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece, em seu Art. 3º, que o ensino será ministrado, entre outros, com base nos seguintes princípios, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1034282 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

João, diretor de certa estrutura estatal de poder, recebeu um processo administrativo para prolação de decisão. Em sua análise preliminar, avaliou que o melhor a fazer seria realizar uma abordagem de ordem ética que seria direcionada por determinado viés utilitarista.
Assinale a opção que se mostra compatível com a diretriz argumentativa definida por João.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1074220 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Fazenda Rio Grande PR, Instituto UniFil, 2023

Assinale a alternativa correta que apresenta a descrição de um espaço cênico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q1048436 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No período colonial no Brasil, compreendido entre 1500 e 1822, a dança popular brasileira teve diversas influências. Uma dança popular que exemplifica a influência europeia na cultura brasileira é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1048439 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Com o objetivo de assegurar aos estudantes a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos, o professor propõe para uma turma do 6º ano a realização de uma mostra de arte cinética interativa.
Considerando o desenvolvimento desse plano de aula, quais das habilidades presentes no Currículo de Pernambuco, apresentadas a seguir, poderão ser mobilizadas?

I. (EF67AR03PE) Identificar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, performáticas, musicais etc.
II. (EF67AR04PE) Identificar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, textura, escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
III. (EF69AR29PE) Experimentar o uso diversificado da gestualidade, das construções corporais e vocais de maneira imaginativa e criativa nas improvisações e nas vivências do jogo dramático e teatral.
IV. (EF69AR12PE) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento, individual e/ou coletivamente, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as habilidades que podem ser mobilizadas pelo plano de aula mencionado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1074558 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Foi uma bailarina norte-americana pioneira da dança moderna. Criou uma dança livre das técnicas do balé clássico e se apresentava com trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços. Com 14 anos começou a dar aulas de dança. Apresentou-se nas festas da alta sociedade de Londres, visitou os museus e admiro-se com as figuras dançantes desenhadas nos vasos gregos.

De acordo com esse enunciado, qual o nome dessa bailarina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1042385 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para um conhecimento significativo em Arte, o Currículo de Pernambuco propõe a articulação entre seis dimensões de conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Dessa forma analise as seguintes situações e associe-as corretamente às suas respectivas dimensões.

1. Um grupo de estudantes elaboraram coletivamente uma peça teatral, pensando em roteiro, cenário e atuação.
2. Ao conhecer a instalação RIO:OIR de Cildo Meireles, e a obra documental “Lixo extraordinário” de Vik Muniz, os estudantes do 8º ano promoveram debates sobre a relação das obras e a sociedade.
3. Durante uma visita a 35ª Bienal das Artes de São Paulo, os estudantes experienciaram diferentes sensações e percepções visuais e táteis por meio de instalações.
4. Uma estudante apresentou sua performance artística em um festival, utilizando elementos de dança e música para expressar suas ideias e emoções.
5. Em uma visita ao museu, os estudantes observaram as obras expostas e expressaram suas reações emocionais e estéticas, debatendo sobre suas impressões e preferências.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1042394 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Franz Krajcberg, um artista de origem polonesa que se estabeleceu no Brasil, é renomado por sua abordagem única na integração de arte e meio ambiente.
Visando desenvolver com seus estudantes a relação do homem com a natureza e materialidades, o professor de Arte escolheu, no Campo Temático Artes Visuais, o Objeto de Conhecimento Materialidades, selecionando a Habilidade (EF89AR05PE): Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artísticas (desenho, pintura, colagem, gravura, quadrinhos, grafite, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc), presente no Currículo de Pernambuco. Ele planeja utilizar em sua aula as obras do artista Franz Krajcberg.
Considerando os objetivos da aula, a escolha de Krajcberg como ponto de partida se justifica porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1030394 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito dos principais traços da dança moderna em comparação ao balé clássico, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1030399 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito das metodologias disponíveis para o ensino e a aprendizagem em Artes, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma delas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.