Início

Questões de Concursos Professor de Arte

Resolva questões de Professor de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1030399 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito das metodologias disponíveis para o ensino e a aprendizagem em Artes, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma delas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1034280 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o trecho da entrevista a seguir com Tayse Campos Potiguara e responda a questão a seguir.

“Não existe índio no Brasil”

Agora, esse termo indígena no Brasil, eu acho que é só uma apropriação política. Nunca existiu índio no Brasil e vai continuar não existindo índio no Brasil. Ele foi trazido pelos colonizadores que passaram a chamar todo mundo aqui de índio. Essas pessoas até hoje não se autoafirmam indígenas, mas usam a categoria que foi criada pelo colonizador para garantir direitos. Então nós somos índios, temos direitos, vamos garantir os nossos direitos a partir dessa categoria. Mas continua no Brasil existindo os Mendonças do Amarelão, os Potiguara do Catu, os Potiguara do Sagi, os Potiguara da Baía da Traição, os Fulniô de Pernambuco, os Xavante, os Tuxá da Bahia, os Caiapó lá na região Norte, os Guarani-Kaiowá que perderam suas terras e estão espalhados em vários Estados. Esses povos continuaram preservando sua etnia, seu povo. Então não é pelo fato de eu ser índio que eu deixo de ser Mendonça, eu sou Mendonça. E eu sou diferente do Potiguara do Catu. Agora, eu acho que esse termo indígena se fortaleceu muito a partir da década de 1970, a partir de toda aquela mobilização indígena que houve a favor da constituição federal de 88, de militância, de luta, para garantir, assegurar os direitos dentro constituição federal.

Adaptado de CAMPOS. Tayse. Entrevista concedida para pesquisa de doutoramento (setembro de 2021). Entrevistadora: Andreza de Oliveira Andrade. Comunidade do Amarelão, João Câmara – RN, 2021. Entrevista realizada em 21/09/2022 às 14hs.
Tayse Campos Potiguara é uma líder da comunidade dos Mendonça do Amarelão e ativista do Movimento Indígena do Rio Grande do Norte.
Considerando o trecho de sua entrevista, sobre a identidade e a autoafirmação dos povos indígenas, depreende-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1071921 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A história das artes cênicas revela como as práticas teatrais se transformaram a depender das diferentes culturas e contextos históricos. Considerando o teatro grego clássico, qual inovação é geralmente atribuída ao dramaturgo Ésquilo, que diferenciou suas peças das práticas teatrais anteriores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1071923 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Em uma oficina de composição coreográfica para uma peça teatral, o(a) professor(a) pede que os participantes trabalhem o tempo e o espaço como fatores primordiais na criação de uma sequência de movimentos. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o impacto desses fatores na criação coreográfica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1071992 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

O ensino do teatro na educação básica envolve o desenvolvimento de competências cênicas que permitem aos estudantes explorar aspectos criativos, expressivos e colaborativos. Para isso, é fundamental conhecer os elementos formais da linguagem cênica e as diferentes abordagens metodológicas utilizadas no ensino do teatro.

Indique a alternativa CORRETA a respeito dos elementos formais da linguagem cênica e das abordagens para o ensino do teatro na educação básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q1073589 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

“(...) Ao pensarmos em uma educação crítica na área de dança, que nos permita ver/sentir/perceber "claro, amplo e profundo" (Rios, 1985), não podemos deixar de cuidadosamente analisar suas múltiplas relações com a sociedade em que vivemos. Ao contrário de uma visão histórica ingênua de que a dança não passa de "uns passinhos a mais ou a menos nas vidas das pessoas", hoje não podemos mais ignorar o papel social, cultural e político do corpo em nossa sociedade e, portanto, da dança (...)”.

Nessa perspectiva, segundo a autora, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1042387 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Quando o professor utiliza a avaliação como um processo de análise, tanto de sua prática pedagógica como dos caminhos utilizados pelos estudantes para aprender, elevando-se o patamar de compreensão sobre os resultados, passa-se a considerar as necessidades de ensino, tomando como base as reflexões alcançadas nos resultados avaliativos. Tal atitude leva os professores a construírem instrumentos de avaliação mais coerentes e assertivos, conduzindo-os a decisões mais acertadas no que diz respeito à garantia das aprendizagens em sala de aula.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 32.

A partir desse entendimento apresentado pelo Currículo de Pernambuco, é possível concluir que a avaliação em Arte deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1042391 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula sobre a arte urbana, o professor apresenta aos estudantes um movimento artístico que influenciou a cena do grafite e da arte urbana no Brasil e compreende manifestações artísticas que acontecem em ambientes públicos, com trabalhos ligados a críticas sociais, políticas e econômicas denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1030383 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Observe o seguinte texto:
“Há quem o chame de maluco, excêntrico, desvairado, mas ele não liga para esses xingamentos; todos os dias ele para o carro na praia de Ipanema, molha o corpo e se joga na areia, cobrindo o corpo com ela e, assim, volta ao carro”.
Nesse caso, a introdução do texto segue o modelo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1030387 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

O plano de ensino é fruto de um processo dinâmico de reflexão, previsão e elaboração constante, e não deve ser tomado como mera exigência burocrática.
Assinale a afirmativa que reflete esta visão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q896758 | Pedagogia, PCN's, Professor de Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs):


O estudo .................................. considera como os diversos grupos culturais encontram um lugar para arte em suas vidas, entendendo que tais grupos podem ter necessidades e conceitos de arte distintos, ampliando a discussão sobre a função da arte e o papel do artista em diferentes culturas, assim como o papel de quem decide o que é arte e o que é arte de boa qualidade. Essas discussões podem contribuir para o desenvolvimento do respeito e reconhecimento de diferenças.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1034268 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Assinale a frase abaixo em que a linguagem mostra sinais de oralidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1074218 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Fazenda Rio Grande PR, Instituto UniFil, 2023

Acerca dos jogos teatrais nas aulas de arte, partindo do pensamento de Olga Reverbel, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q1074219 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Fazenda Rio Grande PR, Instituto UniFil, 2023

Sobre as direções e planos dos gestos, de acordo com Laban, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O plano médio de um gesto ocorre na altura do quadril.
( ) Os braços erguidos acima dos ombros, verticalmente, são movimentos e/ou gestos no plano alto.
( ) As direções e os planos dos gestos dos braços e pernas não são relativos à articulação do corpo na qual ocorre o movimento.
( ) A mudança de um plano para outro não pode ocorrer durante uma única ação do corpo ou de suas partes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q1048440 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Essa dimensão emerge da experiência artística com os elementos constitutivos de cada linguagem, dos seus vocabulários específicos e das suas materialidades.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 322

Qual a dimensão que perpassa o conhecimento de Arte, presente tanto na Base Nacional Comum Curricular como no Currículo de Pernambuco, descrita no trecho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1071993 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

O teatro, desde suas origens na Grécia Antiga, passou por várias transformações, refletindo mudanças culturais, sociais e filosóficas. Cada período trouxe novas formas de expressão cênica e dramaturgia, moldando o teatro como o conhecemos hoje. Indique a alternativa CORRETA a respeito do desenvolvimento histórico do teatro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q1071995 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

No Brasil, a prática dos jogos teatrais na escola, no que tange à pesquisa da professora Olga Reverbel, tem como fundamento atividades globais de expressão cujo objetivo é ampliar e orientar as possibilidades de expressão do aluno. A partir dessa concepção, a professora organiza um conjunto de atividades de expressão para aplicação em sala de aula. Sobre este conjunto de atividades, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas nas afirmações a seguir:
(__)Os jogos de relacionamento são importantes para a adaptação da criança ao grupo com o qual conviverá, favorecendo o autoconhecimento e o conhecimento do outro.
(__)O conjunto de atividades de percepção está relacionado aos nossos sentidos, tendo por objetivo desenvolver a comunicação e o desenvolvimento da percepção do aluno.
(__)Os jogos de envolvimento estão relacionados à capacidade de comunicação do aluno, tendo como objetivo se envolver nos jogos para o amplo aprendizado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1071317 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2021

Analise o texto a seguir:
“Foi por meio de um homem chamado ____ que o teatro surgiu. Em uma destas celebrações, o mesmo resolveu usar uma máscara humana enfeitada com cachos de uva e passou a afirmar que era o próprio deus ____. Era clara a intenção de apenas representar o deus, e não em se passar por ele, o que não faria nenhum sentido. O importante foi sua ousadia em representar um deus, algo inimaginável até então. É considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.”
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1030379 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Observe o seguinte texto:
“Do alto do morro, a cidade parecia pequena, mas na praça do centro o movimento era grande num meio de um grande número de lojas para turistas, onde abundavam os produtos de artesanato em madeira”.
A técnica empregada na descrição desse texto é a de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1030396 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Segundo o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, para atender adequadamente as necessidades e disponibilidades das juventudes potiguares, o Estado do Rio Grande do Norte oferta a educação em tempo integral e parcial, em horário diurno e noturno, em diferentes modalidades. Uma delas pode ser assim descrita:
“Essa configuração educacional está contemplada em todos os níveis, etapas e modalidades, sendo complementar ou suplementar à escolarização, e não substitutiva. Ela apresenta-se voltada para uma formação completa e livre de preconceitos, que reconhece e valoriza as diferenças. Nessa perspectiva, a Rede de Ensino atua de forma colaborativa com professores especializados e professores dos componentes curriculares laborando em conjunto e reinventando os saberes e fazeres para realização de práticas inclusivas”.
Adaptado de https://ensinomediopotiguar.educacao.rn.gov.br
O trecho descreve a modalidade denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.