Questões de Concurso Professor de Artes

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11 Q325140 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

A democratização, no âmbito da escola, não será alcançada sem que cada escola organize o seu próprio projeto educativo (...) nada impede que cada escola se organize em termos do modo como compreende a tarefa educativa em face das dificuldades específicas que enfrenta...

Nessa compreensão,

12 Q325139 | Pedagogia, Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

É frequente ouvirmos depoimentos de professoras ou membros da equipe escolar acerca de que as famílias são "desestruturadas", desinteressadas, carentes e, muitas vezes, de comunidades de baixa renda, violentas (...) Segundo teorias críticas da educação, este raciocínio

I. constitui, na maioria das vezes, uma "explicação" fácil para o insucesso escolar de algumas crianças.

II. serve para atribuição de culpa a uma situação externa à escola e para um consequente afastamento do problema.

III. confirma a incapacidade intelectual de algumas famílias no acompanhamento de seus filhos nas tarefas escolares.

IV. utiliza a denominação "família desestruturada" para se referir a uma estrutura diferente do modelo de família nuclear tra dicional.

V. justifica o simples fato de a família se organizar como responsável pelo comportamento acadêmico de suas crianças.

Está correto o que se afirma APENAS em

13 Q320487 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Frequentemente, as discussões sobre o fracasso escolar referem-se ao erro do aprendiz, às suas causas e à sua natureza. Inverter a perspectiva, e pensar no erro como sinônimo de inadequação da instituição escolar é também uma necessidade, é talvez a questão crucial. Diante disso, é possível supor que a escola erre de três maneiras diferentes por:

I. desconhecimento das características as várias fases do desenvolvimento humano.

II. adotar as diretrizes curriculares que constam do projeto pedagógico da escola.

III. considerar ideias do segmento cultural que contextua os aprendizes concretos.

IV. levar em conta as histórias de vida próprias de cada um.

V. exigências de conteúdo das provas nacionais aplicadas em larga escala.

Está correto o que se afirma APENAS em

14 Q325847 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

O currículo do Ensino Médio deve, dentre outros aspectos, organizar os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação de tal forma que ao final do Ensino Médio o estudante demonstre:

I. domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.

II. conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.

III. apreço pela atividades integradoras artístico-culturais, vinculadas ao meio ambiente e à prática social.

IV. valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber.

Está correto o que se afirma APENAS em

15 Q721753 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Rio Grande do Norte, Professor de Artes, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

A cultura do Rio Grande do Norte é marcada pelas festividades tradicionais, principalmente, pelas comemorações religiosas e arraiais.

Dentre essas festividades religiosas, destacam-se

16 Q328471 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Muitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizado pode variar de criança para criança, isolam os ?aprendizes lentos? de seus professores e companheiros através do uso de instrução programada e muitas vezes mecanizadas.

Vygotsky, valendo-se do conceito da zona de desenvolvimento proximal, vê o aprendizado como

17 Q318908 | Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

O teatro do oprimido desenvolve-se em três vertentes principais. Assinale-as.

18 Q324864 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Para os teóricos sociointeracionistas, a interação social fornece a matéria-prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.

Dessa maneira,

19 Q327322 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Um plano de aula deve prever necessariamente

20 Q324172 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.

( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.

( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).

Assinale a sequencia correta.
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