Início

Questões de Concursos Professor de Artes

Resolva questões de Professor de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q897461 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Qual é a teoria que defende o pressuposto de que os processos tipicamente humanos, tais como o pensamento, a fala, a memória, a atenção voluntária, a imaginação, o desenvolvimento da vontade, a capacidade de planejar, de tomar decisões, de estabelecer relações, de elaborar conceitos, de desenvolver o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato são chamados de funções psicológicas superiores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1070877 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2018

O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam à catequização dos indígenas, bem como, a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q1034810 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em 1795, Friedrich Schiller apresentou ideais educativos diretamente relacionados ao modo como concebia o valor da arte para formação das pessoas, como no trecho a seguir.

Pela disposição estética do espírito, a espontaneidade da razão é iniciada já no campo da sensibilidade, o poder da sensação é quebrado dentro de seus próprios domínios, o homem físico é enobrecido de tal maneira que o espiritual, de ora em diante, só precisa desenvolver-se dele segundo as leis da liberdade. O passo do estado estético para o lógico e moral (da beleza para a liberdade e o dever) é, pois, infinitamente mais fácil que o do estado físico para o estético (da vida meramente cega para a forma).

Adaptado de SCHILLER, F. A educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 1990, p. 118.

Schiller, em seu projeto educacional para a arte, posiciona-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1034814 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Movimento Modernista, enquanto movimento artístico,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1081417 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Artes, Prefeitura de Maravilha SC, UNO Chapecó, 2025

Durante uma aula prática de teatro, Ana, estudante com deficiência visual, demonstra interesse em participar de uma montagem teatral. Alguns colegas comentam:
"Como ela vai decorar as marcações no palco?" e "Vai ser difícil para ela saber quando é sua deixa". A professora, por sua vez, sugere que Ana participe apenas da trilha sonora, "onde ela se sairá melhor". Segundo a Lei 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão), essa situação evidencia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q1081744 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

A educação estética tem se mostrado cada vez mais fundamental no ensino de Arte, pois auxilia no exercício crítico e sensível do fazer artístico, bem como na articulação da leitura de mundo dos estudantes. Nesse sentido, qual é o desafio da educação estética?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1081738 | Artes Visuais, História, Professor de Artes, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

As vanguardas europeias foram movimentos artísticos do início do século XX que surgiram com o intuito de romper a barreira acadêmica e possibilitar maior liberdade expressiva e estética. Sobre as Vanguardas Europeias, analise as assertivas a seguir:

I. O Fauvismo tinha como proposição a organização cromática, incrementando as composições de cores, definindo os espaços e equilibrando as formas.
II. O Futurismo apresentava uma estética que pregava a dinâmica do mundo moderno, representando força e velocidade.
III. O Abstracionismo buscava representar o mundo real de forma objetiva, combinando cores, linhas, formas e manchas.
IV. O Surrealismo era um movimento que criava a partir de experimentos controlados e planejados de forma consciente, controlando o tema e a técnica.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q897462 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

De acordo com o artigo 4º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

1. Educação básica obrigatória e gratuita dos 4aos 17 anos de idade.
2. Educação infantil gratuita às crianças de até 6anos de idade.
3. Acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
4. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
5. Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1034811 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Desde o Renascimento, a História da Arte está relacionada com a Filosofia da Educação e com os processos de ensinoaprendizagem, uma vez que as mudanças culturais e históricas do conceito de arte impactaram o modo como a arte foi inserida na educação.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente experiências históricas da relação entre arte e educação desde o século XVI, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1034816 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

O que há em comum entre um cavalo de pau e uma serpente de fibras? Segundo Ernst Gombrich, o cavalinho de pau é bastante trivial e, geralmente, contenta-se em ocupar seu lugar no canto do quarto de uma criança, sem nutrir ambições estéticas. Detesta afetações e assim mostra-se satisfeito com seu corpo de madeira e sua cabeça talhada toscamente. A serpente de fibras é igualmente corriqueira, podendo ser encontrada em todas as cozinhas dos índios Wayana. Nas lides cotidianas este utensílio presta-se a uma única função, espremer a massa de mandioca ralada, para a qual foi justamente confeccionado. Na perspectiva indígena, esses dois atributos, especificidade de uso e propriedade funcional, sobretudo quando conjugados, constituem a condição máxima de valorização e beleza de um artefato.

Adaptado de VELTHEM, L. H. 2009. Mulheres de cera, argila e arumã: princípios criativos e fabricação material entre os Wayana. In: Mana, 15, 2009, p. 213.

Sobre as estéticas que fundamentam as artes indígenas, é correto deduzir que, na cultura ameríndia,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q897453 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Consta na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que no currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1034813 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Renascimento protagonizou uma virada quanto ao entendimento do que é arte, com impactos até a atualidade, como a valorização da autoria.
As afirmativas a seguir identificam corretamente a definição dos contornos do campo artístico no Renascimento, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1034817 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para Antônio Santoro, a análise do conteúdo de uma obra de arte pode ser feita levando em conta 3 dimensões: objetiva, subjetiva e formal.
A respeito desta teoria da interpretação, assinale a opção que caracteriza corretamente uma das dimensões citadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1034818 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre o processo de educação musical, leia o trecho a seguir.

A experiência musical necessita estar ligada ao corpo – primeiro instrumento musical da criança. A associação dos sons ao movimento corporal ajuda a multiplicar as sensações e a ligar o fato sonoro à totalidade da pessoa. Também certas noções são antes adquiridas pela ação, e especialmente pela ação corporal, do que pelo intelecto. A criança assimila, através de seu corpo, os conceitos de espaço e tempo que incorpora porque os vivenciou. Concretiza suas percepções sob a forma de gestos, traduzindo desse modo os sons e os ritmos corporalmente, o que não só aguça sua audição, como contribui para sua evolução geral.

MÁRSICO, Leda Osório. Educação musical. Porto Alegre: Anppom, v. 1, dez, 1989, p. 2.

Na reflexão da autora, a educação musical
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1081743 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

Na aula de Arte, a prática investigativa constitui o modo de produção e organização dos conhecimentos em Arte. É no percurso do fazer artístico que os estudantes criam, experimentam e desenvolvem uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q897465 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

A Abordagem Triangular é uma metodologia de ensino de Artes desenvolvida pela artista e pesquisadora Ana Mae Barbosa, que propõe um ensino mais integrado e abrangente.

O primeiro eixo da Abordagem Triangular diz respeito ...............................; o segundo eixo fala sobre a ............................; e o terceiro eixo trata ...................................

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1081742 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

O ensino de Arte no Brasil teve alguns marcos ao longo das décadas. Nesse aspecto, a década de 1990 foi um deles, pois, de acordo com os PCNS, “é característica desse novo marco curricular a reivindicação de se designar a área por e de incluí-la na estrutura curricular como com conteúdos próprios ligados à cultura artística, e não apenas como ”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q881919 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Artes, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, incluindo aquelas facilitadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

(Base nacional Comum Curricular, com alterações.)

No que se refere à habilidade que corresponde à Unidade temática de Artes Integradas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q1029421 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A New Media Art é uma modalidade artística que usa tecnologias digitais e mídias emergentes no processo criativo, na apresentação ou na interação com o público.
Este tipo de arte é caracterizado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1074456 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Descanso SC, AMEOSC, 2023

Na encenação de uma peça teatral objetiva-se explorar profundamente os elementos formais da representação cênica: texto, corpo e espaço cênico. Qual das opções a seguir representa uma abordagem eficaz e inovadora para integrar esses elementos de forma coesa e impactante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.