Início

Questões de Concursos Professor de Artes

Resolva questões de Professor de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q853774 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Artes, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

A Lei n. 9.394/1996 é um diploma legal que organiza a educação brasileira prevendo níveis e modalidades de ensino no País. Assinale a alternativa correta no que se refere aos níveis de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q327322 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Um plano de aula deve prever necessariamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q321323 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Para os liberais, a função social da escola é prover o ensino de qualidade para todos os estudantes independentemente do nível socioeconômico.

Para os socialistas, a escola também deve ensinar com qualidade todos os alunos, no entanto para se atingir este objetivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q855666 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Artes, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

O território da África do Sul era vasto e disputado. Abrangia 1,6 mil quilômetros entre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico. Estendia-se por cerca de 960 quilômetros desde a ponta sul, no Cabo das Agulhas, até o ponto mais próximo da fronteira norte e do Deserto de Kalahari, além de cobrir centenas de quilômetros mais a nordeste até a fronteira com o Zimbábue. Havia diferentes climas no país, tanto amenos quanto severos. O território também comportava montanhas íngremes e a Grande Escarpada, extensões de valões e planícies, uma rica faixa coberta de cana-de açúcar em Natal, vinhedos e pomares nas terras sombreadas da Montanha Table, além dos ricos minérios, incluindo as maiores minas de ouro do mundo em Johanesburgo, a cidade interiorana situada no planalto. A África do Sul assemelhava-se ao Quênia na mistura de europeus e africanos - brancos abastados e negros pobres - e no notável grupo de cidadãos asiáticos bem-sucedidos. Sua história colonial era mais longa, uma vez que o país resultava da afluência de colonizadores brancos, já antiga, originalmente da Holanda. Esses colonizadores viveram por tanto tempo na África do Sul que a mistura de idiomas deu origem a uma nova língua, chamada de “africâner”. Mais tarde, correntes de colonizadores chegaram da França, em pequenos grupos, e da Grã-Bretanha, em grande número, além de judeus, que se tornaram poderosos em Johanesburgo na época em que a cidade administrou uma das mais movimentadas bolsas de valores do mundo. Durante os últimos duzentos anos, nenhum outro país em todo o continente recebeu mais imigrantes europeus do que a África do Sul. (BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Século XX, 2 ed. São Paulo: Fundamento, 2011, p. 188)
De acordo com o autor do texto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Os judeus não foram bem-recebidos na África do Sul. II - Na África do Sul predominava uma população composta de negros ricos e brancos pobres. III - A África do Sul recebeu, ao longo de sua história, um grande número de colonizadores holandeses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q854532 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Artes, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No que se refere ao Conselho de Escola previsto na Lei n. 9.394/1996, assinale a alternativa correta:
I - Prevê a participação do corpo docente e dos alunos. II - Prevê a participação das comunidades escolares e locais. III - Prevê a participação dos pais e do diretor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q324172 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.

( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.

( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).

Assinale a sequencia correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q841765 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direitos Fundamentais no ECA, Professor de Artes, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No que se refere ao dever do Estado previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino superior. II - Atendimento no ensino fundamental, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. III - Acessos aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q849015 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades do ano de 2020, Professor de Artes, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

Ainda na primeira quinzena de janeiro de 2020, um evento um tanto inusitado agitou os bastidores do Vaticano, envolvendo o papa emérito Bento XVI. Na verdade, o antigo pontífice solicitou que seu nome fosse retirado de um livro. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o assunto de que trata referida obra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q318720 | Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Em relação ao jogo na educação, analise.

I. A atenção ao estudo do jogo torna-se mais forte nos séculos XVII e XVIII.

II. Oferece um espaço privilegiado em que se exerce a inteligência humana, segundo Leibniz.

III. O jogo serve apenas como diversão, segundo Rousseau.

IV. Kant iniciou a relação entre o jogo e a estética.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q327429 | Pedagogia, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

A aprendizagem dos conteúdos procedimentais, segundo Zabala (1998), compreende ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir... Para identificar estas características diferenciais, é preciso situar cada conteúdo procedimental, mas, para se chegar à aprendizagem de um procedimento, é preciso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q318742 | Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Espaço que engloba o espaço cênico e o dos espectadores; define-se pela relação entre os dois e pela maneira como a sala (plateia) percebe a cena e esta se manifesta ao público.” Essas características definem o espaço

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q318764 | Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Aristóteles propõe uma poética em que os espectadores delegam poderes ao personagem para que este atue e pense em seu lugar, produzindo a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q858704 | Português, Morfologia Verbos, Professor de Artes, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

O território da África do Sul era vasto e disputado. Abrangia 1,6 mil quilômetros entre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico. Estendia-se por cerca de 960 quilômetros desde a ponta sul, no Cabo das Agulhas, até o ponto mais próximo da fronteira norte e do Deserto de Kalahari, além de cobrir centenas de quilômetros mais a nordeste até a fronteira com o Zimbábue. Havia diferentes climas no país, tanto amenos quanto severos. O território também comportava montanhas íngremes e a Grande Escarpada, extensões de valões e planícies, uma rica faixa coberta de cana-de açúcar em Natal, vinhedos e pomares nas terras sombreadas da Montanha Table, além dos ricos minérios, incluindo as maiores minas de ouro do mundo em Johanesburgo, a cidade interiorana situada no planalto. A África do Sul assemelhava-se ao Quênia na mistura de europeus e africanos - brancos abastados e negros pobres - e no notável grupo de cidadãos asiáticos bem-sucedidos. Sua história colonial era mais longa, uma vez que o país resultava da afluência de colonizadores brancos, já antiga, originalmente da Holanda. Esses colonizadores viveram por tanto tempo na África do Sul que a mistura de idiomas deu origem a uma nova língua, chamada de “africâner”. Mais tarde, correntes de colonizadores chegaram da França, em pequenos grupos, e da Grã-Bretanha, em grande número, além de judeus, que se tornaram poderosos em Johanesburgo na época em que a cidade administrou uma das mais movimentadas bolsas de valores do mundo. Durante os últimos duzentos anos, nenhum outro país em todo o continente recebeu mais imigrantes europeus do que a África do Sul. (BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Século XX, 2 ed. São Paulo: Fundamento, 2011, p. 188)
Na oração “O território também comportava montanhas íngremes”, o verbo “comportar” está conjugado no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q326915 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Quem não se lembra dos ?questionários?, muitos usados no ensino de história e geografia, enfatizando a memorização repetitiva e automática? Professores conclamavam os alunos: ?Não deixem de estudar o questionário que passei?. E quando o professor não se adiantava em passar o questionário, os alunos o solicitavam, pois consideravam como uma espécie de garantia de sucesso.

Este processo de memorização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q373508 | Português, Verbo, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

“Todas as paixões e excessos que são permitidos, e até divertidos e catárticos, nas discussões de futebol só produzem discórdia, mentiras e mais intolerância no debate político e cultural”.

Nesse segmento do texto, os elementos que não equivalem estruturalmente são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q326279 | Pedagogia, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

A prática pedagógica atual é muito influenciada pelo construtivismo, sendo este um facilitador para as relações interativas entre professor e aluno. Assim, o professor que atua de uma forma suficientemente flexível, irá permitir, entre as várias possibilidades, que haja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q817434 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

A organização em ciclos é apontada, na LDB, como uma alternativa para a organização escolar e referendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Considerando que a organização em ciclos é uma tentativa de superar a segmentação excessiva, produzida pelo regime seriado, e de buscar princípios de ordenação que possibilitem maior integração do conhecimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O tempo passa a ser um dos determinantes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem.

( ) O conteúdo deixa de ser um fim em si mesmo e passa a ser um instrumento, um meio facilitador do desenvolvimento do aluno, sujeito principal do processo educacional e do seu processo de aprendizagem.

( ) Objetivos e conteúdo escolar devem guardar coerência entre si; mediados pela ação pedagógica e docente, tem como alvo o aluno.

( ) Principal motivo da ação da escola, o aluno – sob o olhar das diversas áreas do conhecimento que dão sustentação teórica para o trabalho escolar – passa a ser um dos principais determinantes da organização escolar.

( ) A avaliação da aprendizagem deve ser eliminada, uma vez que tem sido seletiva e punitiva.

( ) A organização do conteúdo curricular deve enfatizar a fragmentação do conhecimento de forma descontextualizada.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q856374 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Professor de Artes, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No que se refere ao MS Excel 2010, assinale a alternativa que apresenta a função da tecla de atalho CTRL+3
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q850368 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades do ano de 2019, Professor de Artes, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

O renomado empresário brasileiro, Carlos Ghosn, que estava em prisão domiciliar no Japão, empreendeu fuga no final do ano de 2019. Assinale o país para o qual referido empresário fugiu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.