Questões de Concursos Professor de Artes

Resolva questões de Professor de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1072003 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

No teatro contemporâneo, várias técnicas e abordagens são utilizadas para romper com as convenções tradicionais e explorar novas formas de expressão cênica. Entre essas técnicas, destaca-se o uso do espaço cênico de maneira não convencional, o que exige do ator uma interação diferenciada com o ambiente e com o público. Considerando essa abordagem, qual das seguintes estratégias cênicas seria mais coerente com os princípios do teatro contemporâneo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1072010 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor de Artes, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2024

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:
(__)O conceito de arte pode ser compreendido dentro da perspectiva marxista como um tipo de trabalho, ou seja, como uma atividade humana transformadora. Segundo Karl Marx, o trabalho é a atividade fundamental pela qual o ser humano se relaciona com a natureza, transformando-a para satisfazer suas necessidades.
(__)Filósofos como Theodor Adorno e Herbert Marcuse, da Escola de Frankfurt, discutem como a arte pode ser uma ferramenta de resistência contra a alienação e a reificação impostas pelo capitalismo.
(__)Autores como Friedrich Nietzsche discutem a dimensão estética da vida humana como algo que transcende a mera reprodução da realidade. Para Nietzsche, a arte possui um caráter afirmativo da vida, mesmo em suas dimensões mais trágicas.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1072011 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2024

Considerando o conceito de "teatro do oprimido" de Augusto Boal, qual é o papel do espectador no processo educacional e social que esse tipo de teatro busca promover?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1072012 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2024

No teatro, o conceito de tempo é fundamental para a construção dramática e pode ser representado de maneiras distintas, como o tempo realista e o tempo simbólico. Qual das alternativas abaixo melhor descreve uma aplicação prática do tempo simbólico em uma obra teatral, diferenciando-a do tempo realista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q897453 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Consta na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que no currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q897454 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

A necessidade de definição de Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica foi posta pela emergência da atualização das políticas educacionais que consubstanciem o direito de todo brasileiro à formação humana e cidadã e à formação profissional, na vivência e convivência em ambiente educativo.
Têm estas Diretrizes por objetivos:

1. Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
2. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
3. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q906926 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Artes, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Durante o processo de avaliação da aprendizagem em uma turma de Artes, você percebe que alguns alunos estão apresentando dificuldades em expressar suas habilidades artísticas por meio das técnicas aprendidas em sala de aula. Ao analisar essa situação, você decide aplicar uma avaliação formativa para identificar possíveis lacunas no aprendizado dos alunos. Qual dos seguintes métodos de avaliação formativa seria mais apropriado para avaliar as habilidades artísticas dos alunos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q897455 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica visam estabelecer bases comuns nacionais para:

1. Educação Infantil.
2. Ensino Fundamental.
3. Ensino Médio.
4. Ensino Superior.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q906927 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Artes, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Analise as seguintes afirmativas sobre currículo.

I. O currículo oculto refere-se às atividades extracurriculares que não fazem parte do planejamento formal da escola.

Il. A abordagem centrada no aluno no currículo enfatiza o papel ativo do estudante na construção do conhecimento.

III. A padronização do currículo é essencial para garantir a equidade na educação, pois todos os alunos devem aprender os mesmos conteúdos da mesma forma.

IV. A avaliação formativa é uma prática comum no currículo, pois visa monitorar o progresso dos alunos e fornecer feedback para orientar o ensino.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q897456 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

No artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente está expresso que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

1. Condições para o acesso na escola de acordo com as regras regimentais das instituições de ensino.
2. Direito de ser respeitado por seus educadores.
3. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
4. Direito de organização e participação em entidades estudantis.
5. Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q906928 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Professor de Artes, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Durante uma atividade em sala de aula sobre Educação Sexual, um aluno pergunta sobre a importância do consentimento nas relações íntimas. Considerando a abordagem pedagógica de educação sexual baseada nos princípios da autonomia e do respeito mútuo, qual das seguintes afirmações melhor descreve a importância do consentimento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q897457 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Está na Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em seu artigo 4º, que a Educação Básica deve se fundamentar nas seguintes competências gerais a serem desenvolvidas pelos estudantes:

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
3. Utilizar diferentes linguagens –verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, em diferentes contextos, e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
5. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade e determinação, tomando decisões, com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q897458 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Ao tratar da periodização do desenvolvimento psicológico, Elkonin e Leontiev afirmam que cada estágio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma atividade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q897459 | Pedagogia, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

De acordo com os estudos no campo educacional, qual concepção de avaliação tem como objetivo salientar a importância do papel do professor no sentido de observar o estudante e refletir sobre as melhores estratégias que visem promover sua aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q897460 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Os estudos que versam a respeito da Teoria Histórico-Cultural destacam que a referida teoria está fundamentada na perspectiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q897461 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Qual é a teoria que defende o pressuposto de que os processos tipicamente humanos, tais como o pensamento, a fala, a memória, a atenção voluntária, a imaginação, o desenvolvimento da vontade, a capacidade de planejar, de tomar decisões, de estabelecer relações, de elaborar conceitos, de desenvolver o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato são chamados de funções psicológicas superiores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q897462 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

De acordo com o artigo 4º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

1. Educação básica obrigatória e gratuita dos 4aos 17 anos de idade.
2. Educação infantil gratuita às crianças de até 6anos de idade.
3. Acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
4. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
5. Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q897463 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Ponto, linha, luz, sombra e volume são alguns elementos básicos das artes visuais que permitem criar um ritmo na composição visual, trazendo sensação de movimento, que pode se dar de forma regular, com a repetição de formas, ou irregular, com variações ou quebra nas repetições.

A ........................ surgiu nos anos 1950, na França, e tem como principal característica o uso de elementos das artes visuais para dar sensação de movimento e de ilusão de ótica às obras. No Brasil, o pioneiro dessa corrente artística foi Abraham Palatnik.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q897464 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

O ensino de Artes na Educação Básica deve contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, proporcionando a expressão de sentimentos e ideias, o desenvolvimento da criatividade e a construção de conhecimentos. A experiência artística, portanto, envolve descoberta, criação, construção e experimentação.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ), com base nessa informação.

( ) É papel do professor de Artes na Educação Básica proporcionar o contato do estudante com diferentes materiais e suportes.
( ) O professor de Artes na Educação Básica deve avaliar a capacidade do estudante de reproduzir obras clássicas.
( ) Na Educação Básica, o foco é o ensino das Belas Artes e, como instrumento, o professor pode utilizar visitas presenciais ou virtuais a museus.
( ) O professor de Artes na Educação Básica deve mostrar diferentes movimentos artísticos produzidos em diversas culturas e em diferentes tempos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1072057 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

A prática teatral abrange uma diversidade de técnicas de atuação, cada uma com seu próprio foco e metodologia. Algumas técnicas enfatizam a criação de personagens realistas e emocionalmente autênticos, enquanto outras podem se concentrar na fisicalidade ou na presença espontânea no palco. Em uma dessas técnicas, o ator é treinado para reagir de forma espontânea e verdadeira às circunstâncias e parceiros de cena. Essa técnica utiliza exercícios de repetição para desenvolver a capacidade de estar presente no momento, além de incentivar a improvisação para garantir uma resposta emocional genuína e imediata. Com base nessa descrição, identifique qual das alternativas abaixo corresponde a essa técnica de atuação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.