Questões de Concursos: Professor de Artes Cênicas eou Teatro

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Professor de Artes Cênicas eou Teatro. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q995017 | Pedagogia, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o texto curricular de teatro busca traçar direcionamentos para a organização do trabalho teatral desenvolvido no ambiente escolar, refletindo sobre o teatro como manifestação própria à expressividade humana relacionado com:

12 Q995018 | Pedagogia, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a discussão de qual temática tem estado presente em boa parte das ações referentes à Educação para as Relações Étnico-raciais, desenvolvidas pela Gerência de Articulação Pedagógica da Educação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis? Essa temática, também, já esteve integrada tanto na formação continuada oferecida a professores/as e demais profissionais da Rede, quanto na realização anual do Seminário de Diversidade Étnico-racial.

13 Q995019 | Pedagogia, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre as categorias em que a Educação Escolar Quilombola está fundamentada, segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), analise as afirmativas e assinale F (falsa) e V (verdadeira):

( ) oralidade;
( ) globalização;
( ) trabalho;
( ) corporeidade.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.

14 Q995003 | Pedagogia, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com o texto das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), a “polivalência” no campo das artes vem sido discutida e criticada, pois, um profissional não estaria devidamente preparado para ensinar todas as áreas artísticas, considerando a formação específica de cada uma delas.
Assinale a alternativa que contenha as áreas artísticas que pertencem ao Componente Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

15 Q995008 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Refere-se à combinação de conhecimentos de diferentes disciplinas para entender um tema ou problema complexo, promovendo a integração e a relação entre diferentes áreas do conhecimento. E, tem como benefícios o desenvolvimento de habilidades para resolver problemas complexos e o fomento da criatividade e inovação.
Assinale a alternativa que responde corretamente ao conceito que trata a afirmativa.

16 Q995011 | Pedagogia, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o trabalho com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vem acontecendo desde 1998 na rede municipal, por intermédio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), denominado atualmente de Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). O NTM constituiu-se como espaço de formação continuada voltada para o uso pedagógico das TIC na educação, visando preparar professores/ as e estudantes para atuarem criticamente com essas tecnologias, na abordagem de qual campo?

17 Q995012 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Viola Spolin, diretora de teatro, educadora e autora norte-americana, é considerada por muitos como a fundadora dos jogos teatrais. Ela foi responsável por sistematizar estes jogos e afirma que existem três essências nos jogos teatrais.
Assinale a opção que contenha essas três essências.

18 Q995013 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Em sua obra “Jogos teatrais na sala de aula, Um manual para o professor,” Viola Spolin, também educadora, deixa como arcabouço, diversos jogos teatrais que podem ser utilizados em sala de aula, além de um passo a passo para a criação de novos jogos. Um desses passos é a “instrução.” Segundo Viola, o que seria a instrução nos jogos teatrais?

19 Q995020 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Ensino Religioso da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis é marcado pelo compromisso como o respeito e a aproximação entre as religiões. Sobre o tema orientado na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), analise as afirmativas abaixo:

1. entende-se que o objeto de estudo restringem as instituições e as denominações religiosas desde que assegure o respeito à diversidade de credos e acolha o proselitismo, ou seja, a tentativa de impor um dogma ou converter alguém a ele;
2. o Ensino Religioso tem como enfoque o fenômeno religioso e como finalidade a sua releitura sob a perspectiva epistemológica, tendo como substrato as ciências da religião como Cultura e Antropologia da Religião;
3. os conhecimentos relacionados às religiões e a suas histórias e manifestações, são indiferentes para a compreensão da cultura em sua diversidade e da constituição da vida em sociedade.

Assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.