Questões de Concurso Professor de Artes Música

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q994971 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Artes Música, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O processo educativo envolve diferentes fases da vida e grupos etários, sendo necessário que as práticas pedagógicas considerem as particularidades de cada identidade envolvida. Essas identidades, sejam crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos, têm características singulares que influenciam suas formas de aprender e interagir com o conhecimento. Considerando essa diversidade, assinale a alternativa que apresenta a principal característica que deve ser observada ao adaptar o processo educativo para cada uma dessas identidades.

12 Q994978 | Música, Professor de Artes Música, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Analise as afirmativas.

I. A modinha e o lundu são gêneros musicais brasileiros surgidos a partir da segunda metade do século XIX;
II. Orlando Silva ficou conhecido como o “Cantor das Multidões”;
III. Noel Rosa apresentou a marcha “As Pastorinhas” no Festival da TV Record, em 1966;
IV. Luis Gonzaga e Humberto Teixeira são parceiros em pérolas do nosso cancioneiro, como Assum Preto e Asa Branca;
V. o conjunto “Os Oito Batutas”, liderado por Pixinguinha, realizou uma temporada de espetáculos em Paris, em 1922.


Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta.

13 Q994967 | Música, Professor de Artes Música, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo Sérgio Cabral (1997, p. 14), o crítico e historiador Ari Vasconcelos disse sobre o compositor de Carinhoso, Lamentos e Rosa a seguinte frase: — Se você tem 15 volumes para falar de toda a música popular brasileira, fique certo que é pouco. Mas se dispõe apenas de espaço de uma palavra, nem tudo está perdido; escreva depressa.

14 Q994979 | Música, Professor de Artes Música, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

É aconselhável, segundo os documentos curriculares no território nacional, que o repertório trabalhado em aulas de Música explore uma gama variada de estilos e gêneros musicais. Analise as colunas 1 e 2.

Coluna 1 – Autor ou intérprete

1. Claudinho e Buchecha; 2. Paulinho da Viola; 3. Erasmo Carlos; 4. Roberto Menescal; 5. Tonico e Tinoco.

Coluna 2 – Estilo ou gênero de reconhecimento

( ) samba; ( ) bossa-nova; ( ) jovem guarda; ( ) funk; ( ) sertanejo.

Relacione a Coluna 1 (Autor ou intérprete) com a Coluna 2 (Estilo ou gênero de reconhecimento) e assinale a alternativa correspondente.

15 Q994975 | Música, Professor de Artes Música, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação musical, ao longo dos anos, tem sido influenciada por diferentes abordagens e metodologias que buscam adequar o ensino da música às necessidades e aos contextos dos estudantes. Entre as abordagens mais difundidas, destacam-se as metodologias de Dalcroze, Kodály, Orff e Suzuki, cada uma com seus fundamentos e objetivos específicos.

Com base nisso, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta que melhor descreve as características centrais das abordagens metodológicas citadas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.