Início

Questões de Concursos Professor de Artes Visuais

Resolva questões de Professor de Artes Visuais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q42601 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Durante a Primeira República, em Goiás, é possível se caracterizar uma política coronelista estadual, efetivada pela relação entre os coronéis interioranos e a capital.A permanência dessa política é decorrente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q42580 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Grande parte das políticas educacionais brasileirasfoi reorientada a partir de 2003, implicando alterações nos marcos regulatórios vigentes para a educação básica e superior, pautadas no binômio inclusão e democratização (DOURADO. In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, n.100. especial. 2007). Nesse sentido, destacam-se as seguintes ações governamentais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q42567 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O pensamento pós-moderno questiona os limites do projeto de racionalidade moderna e suas pretensões universalistas sobre o progresso, a felicidade e a liberdade. O mundo moderno, baseado na cultura ocidental e em suas tecnologias, ancora-se na certeza e na ordem, a pós-modernidade, por sua vez, caracteriza-se pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q42599 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Os fluxos migratórios para o território goiano, durante o século XX, seguiram padrões regionais influenciados pela dinâmica econômica e projetos de integração nacional. Ao observar o perfil demográfico do Sudoeste Goiano e do Entorno do Distrito Federal, percebe-se que esse padrão foi determinado, respectivamente, pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q42570 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O multiculturalismo como um discurso crítico de raça e pedagogia precisa romper o silêncio em relação ao seupapel na dissimulação de como a dominação branca colonizaas definições do normal. Para que isso ocorra, um dos desafios políticos e pedagógicos que se coloca aos educadores críticos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q28256 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Em Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire alinha e discute alguns saberes fundamentais à prática educativa crítica ou progressista. Ele afirma que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado e que os sujeitos educativos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro.

Esse pensamento do autor pode ser sintetizado da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q42582 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Segundo Behrens (In.: MORAN, J. M. Novas Tecnologias e mediação pedagógica, 2000), os professores e alunospodem beneficiar-se da tecnologia da informação parafavorecer os processos tanto de ensino quanto de aprendizagem, pois estão disponíveis no mercado diversos tipos de programas aplicados à educação, dentre eles, os programas tutoriais, que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q42600 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

As representações expressam a relação do sujeito com as formas de organização do espaço. Nesse sentido, as representações sobre a sociedade goiana, no século XIX, foram tributárias
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q319598 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q42602 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Leia o fragmento a seguir.

                         Esta secção zurgindo, 
                         Zurgirá sem pena ou dó 
                         Enquanto estiver agindo
                         Com desmandos o Totó

(ZUMBI, 24.06.27) In: MACHADO, Maria Cristina Teixeira. Pedro Ludovico: um tempo, um carisma, uma história. Goiânia: Cegraf/UFG, 1990, p. 119.

Esse fragmento faz alusão ao contexto político de Goiás, no final da década de 1920, fundamentando-se na crítica à oligarquia local e indicando que, com a mudança do centro de poder, o Estado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q28247 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a distância entre as cidades de Jataí/GO e Goiânia/GO é de 325 km pela rodovia BR 060. Supondo que o DNIT deseje remarcar as quilometragens desse trecho colocando uma placa de sinalização a cada 5 Km, quantas placas deverão ser colocadas nesse trecho da rodovia, sabendo que em Goiânia/GO a marcação da placa deverá ser de 410 Km e em Jataí/GO de 735 Km?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q28253 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

É a pedagogia que sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes por meio do desenvolvimento da cultura individual.

Trata-se da pedagogia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q42577 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Segundo Hoffman (2006), numa perspectiva construtivista de avaliação, a questão da qualidade do ensino deve ser analisada em termos dos objetivos previstos. Assim, nessa perspectiva, qualidade do ensino significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q42576 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A avaliação educacional acontece em duas modalidades distintas: a avaliação do sistema de ensino e a avaliação do rendimento escolar. Freitas (2003) defende que as informações decorrentes das avaliações do sistema sejam utilizadas de modo a considerar a relação entre as condições oferecidas às escolas e os resultados apresentados. Isso significa que os dados de desempenho deverão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q28257 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Segundo Guimarães, Magalhães e Barreto (2006), os novos textos mediados pela tecnologia da informação e da comunicação possibilitam novas formas de comunicação e a produção desses textos multimidiáticos tem papel importante nas relações sociais e na formação educativa dos sujeitos. É importante, e muitos estudos já o fazem, analisar a relação entre mídia e processos formadores.

Para as autoras, o principal objetivo da inserção das tecnologias nas escolas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q28263 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Considerar nas aulas de artes visuais o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como processo metodológico requer dos docentes propostas que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q28250 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Todos os domingos Sandra vende roupas na sua banca montada na feira de sua cidade. No último domingo, as bermudas e camisetas vendidas totalizaram 46 peças. Sabendo-se que o preço de venda de cada camiseta é R$ 16,00 e de cada bermuda é R$ 12,00, ela apurou R$ 656,00 com a venda destes dois produtos.

Assim, a quantidade vendida de camisetas e bermudas, respectivamente, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q42585 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Os Fundamentos da Linguagem Visual formam um conteúdo já sedimentado no ensino de artes visuais. No texto sobre essa área presente no documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio, está escrito que Ponto, linha, forma, plano, textura e cores são elementos das estruturas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q42598 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O processo de modernização agrícola no Sudoeste Goiano ocorreu de forma desigual e concentrada. Entre os fatores que explicam essa modernização são citados, frequentemente, aqueles de ordem ambiental, com destaque para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q42584 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Vivemos em um mundo alucinado de grandes velocidades e acelerações, com muitas turbulências, trazendo para a cena uma perspectiva não linear de pensamento. Um dos elementos marcantes dessa velocidade são as tecnologias de informação e de comunicação (TIC), que passam a fazer parte dos processos educativos. Compreendidas como elementos de cultura e não apenas como aparato tecnológico, as TIC possibilitam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.