Início Questões de Concursos Professor de Artes Visuais Resolva questões de Professor de Artes Visuais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Artes Visuais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q28249 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGUm pedreiro pretende construir um galpão de área retangular para guardar seus equipamentos de trabalho, tendo material suficiente para constituir 1000 metros (m) de comprimento de parede. Sabe-se que no local escolhido para construir o galpão, o pedreiro pretende deixar a frente do terreno para posteriormente colocar um portão. Se o pedreiro utilizar somente o material que possui para os três lados restantes do galpão, quais as dimensões dos lados desse galpão para que sua área seja a maior possível? ✂️ a) 125 m e 300 m ✂️ b) 200 m e 400 m ✂️ c) 250 m e 500 m ✂️ d) 300 m e 600 m Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q28251 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGUm restaurante produz alimentos para vender pratos destinados à entrega em domicílio. O cliente interessado tem a liberdade de montar seu prato conforme as categorias de alimentos. Sabe-se que há 7 tipos de carnes, 4 tipos de massas, 6 tipos de saladas e 5 tipos de sobremesas. Assim, o restaurante tem possibilidade de oferece quantos pratos diferentes? ✂️ a) 22 ✂️ b) 85 ✂️ c) 120 ✂️ d) 840 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q28258 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGDe acordo com a a Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições próprias, ✂️ a) a organização, na educação básica, dar-se-á em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. ✂️ b) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo é um entre os diversos objetivos do ensino médio. ✂️ c) a educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais e a oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, têm início na faixa etária de seis a dez anos, na primeira etapa do ensino fundamental. ✂️ d) a formação de docentes para atuar em todos os níveis da educação básica far-se-á em nível médio ou superior, em curso de licenciatura de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q42590 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGConforme Osinski (2001), para Herbert Read a arte deveria ✂️ a) ser a base da educação como um todo ✂️ b) ter seu lugar específico no currículo ✂️ c) ser um complemento das outras disciplinas ✂️ d) ser fonte de inspiração todas as demais disciplinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q42578 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGPara Freitas (2003), o fenômeno da avaliação em sala de aula ocorre em dois planos: formal e informal. No plano da avaliação formal estão as técnicas e os procedimentos, como provas e trabalhos, que conduzem a uma nota. No plano da avaliação informal, encontram-se: ✂️ a) os aspectos instrucionais, que medem o domínio de habilidades e técnicas desenvolvidas pelo aluno em situação de ensino. ✂️ b) os mecanismos de aferir os conhecimentos científicos aprendidos durante a exposição do conteúdo pelo professor. ✂️ c) os testes relâmpagos, que possibilitam a classificação dos alunos que precisam receber reforço ou fazer recuperação paralela ✂️ d) os juízos de valor, construídos pelos professores e alunos nas interações diárias, que acabam por influenciar os resultados das avaliações finais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q28261 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGA construção de desenhos curriculares para o ensino de arte requer mudança de postura, de atitude e práticas docentes, que visem a ✂️ a) explorar a emoção do sentimento da arte. ✂️ b) fixar normas e conceitos artísticos. ✂️ c) auxiliar na aprendizagem das outras disciplinas. ✂️ d) promover ações interdisciplinares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q42572 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGO movimento de renovação curricular ocorrido nos anos 1980 e 1990 focou a democratização do espaço escolar e o desenvolvimento de currículos centrados na escola, respectivamente. Uma análise realizada por Moreira ( In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Ano XXI,n.73, 2000) em quatro capitais do Sul e Sudeste brasileiro evidencia diferentes princípios para integração do currículo. Sãoeles: ✂️ a) interdisciplinaridade, eixos norteadores e transversais, princípios educativos e núcleos conceituais. ✂️ b) sociabilidade, eixo comum, núcleo disciplinar específico e núcleo livre. ✂️ c) racionalidade, eixos adaptadores, princípios de resistência e núcleo impulsionador. ✂️ d) produtividade, eixos cognitivos, núcleos procedimentais e estruturadores de experiências. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q42583 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGAs tecnologias de informação e comunicação permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo de comunicação audiovisual e ainda estabelecer conexões entre o presencial e o virtual, porém, por si só não resolvem os desafios educacionais brasileiros. Um dos grandes desafios postos aos educadores pela sociedade do conhecimento é ✂️ a) responsabilizar os estudantes pela busca de informações por meio de estudos individualizados, com vistas a promover a superação de suas limitações, resultantes da formação escolar recebida. ✂️ b) possibilitar aos estudantes uma formação mais rápida, visando a compensar o tempo perdido com possíveis reprovações e prover o ingresso no mercado de trabalho ✂️ c) viabilizar resultados imediatos, levando a conclusões previsíveis em detrimento da compreensão de temas abstratos de longa duração. ✂️ d) ajudar os estudantes a tornar a informação significativa, a filtrar as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma abrangente e profunda, tornando-as parte de seus referenciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q28248 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGUma determinada mercadoria custava o valor de R$ 849,59. Essa mesma mercadoria obteve um aumento, passando a valer R$ 999,00. A porcentagem aproximada de aumento dessa mercadoria sobre o valor antigo é: ✂️ a) 17,58% ✂️ b) 20,52% ✂️ c) 24,95% ✂️ d) 85,05% Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q42574 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGDentre as características organizacionais da escola(estilo de gestão, responsabilidade dos profissionais, liderança compartilhada, participação coletiva, formação dos professores) destaca-se uma que se manifesta na sala de aula: a cultura organizacional ou cultura da escola. Segundo Libâneo (2008), a cultura da escola sintetiza ✂️ a) o sentido que as pessoas atribuem às coisas, os valores, as atitudes, os modos de pensar e agir o que, de certa forma, mostra os traços característicos da escola e das pessoas que nela atuam. ✂️ b) a posição universalista, que trabalha com a ideia de que as crianças das camadas populares são carentes e que o conhecimento escolar deve suprir o déficit cultural desses alunos. ✂️ c) a dificuldade de aprendizagem dos alunos, a precariedade de recursos materiais e de recursos humanos necessários ao desenvolvimento do processo de escolarização. ✂️ d) o impacto das políticas avaliativas sobre os processos educativos desenvolvidos pela escola e sobre a expectativa de desempenho docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q42587 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGPara Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de ✂️ a) memorização mediante a qual professor e aluno investigam os fatos cooperativamente. ✂️ b) concepção investigativa mediante a qual professor e aluno buscam a compreensão dos fatos e eventos. ✂️ c) caráter individual, de concepção classificatória. O professor tem todo o controle e o aluno é dependente ✂️ d) cooperação relacional na qual professor promove,investiga e repassa as questões para os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q28252 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGLeia o conceito a seguir. É uma configuração que nasce do processo de acostumar- se a uma explicação ou compreensão da realidade sem que ela seja questionada. Mais do que uma interpretação adequada da realidade, é uma ‘forma de ver’ a realidade – mítica, espontânea (LUCKESI, 1994). Esse é um conceito de ✂️ a) senso comum. ✂️ b) senso crítico. ✂️ c) conhecimento verdadeiro. ✂️ d) conhecimento historicamente acumulado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q42573 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGO principal meio de assegurar a gestão democrática da escola é a participação, porque possibilita o envolvimento de professores, funcionários, pais e alunos no processo de tomada de decisões. Nesse modelo de gestão democrático-participativo, o trabalho em equipe é fundamental para. ✂️ a) o diagnóstico e a análise da escola, por meio dabusca de informações reais e atualizadas que permitam identificar as dificuldades sem preocupação com as causas e alternativas de superação ✂️ b) a construção conjunta do ambiente de trabalho, por meio da distribuição de responsabilidades, de forma colaborativa e solidária, visando à formação e à aprendizagem dos alunos ✂️ c) a determinação de tarefas pelo diretor, a serem executadas pelos membros da comunidade, propiciando uma contenção de gastos dos recursos financeiros da escola ✂️ d) o desenvolvimento de uma mesma atividade por pessoas que tenham objetivos contrários em relação ao projeto de formação dos estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q42597 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGA utilização das águas no território goiano é bastante distinta, dependendo, sobretudo, de fatores depovoamento, relevo e disponibilidade hídrica. Para a produção de energia e para o abastecimento humano, Goiás conta com duas principais bacias, que são as dos rios ✂️ a) Corumbá e Meia Ponte ✂️ b) Araguaia e Rio dos Bois ✂️ c) Tocantins e Rio Vermelho. ✂️ d) Paraná e Maranhão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q42581 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGConforme o que dispõe o Artigo 21, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, “ A educação escolar compõe-se de”: ✂️ a) educação básica; ensino médio; educação de jovens e adultos; educação superior. ✂️ b) educação básica, formada pela educação infantil,ensino fundamental, ensino médio; e educação superior ✂️ c) educação infantil; educação básica; educação profissional; educação superior ✂️ d) educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação especial; ensino superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q28259 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGNo entendimento de Martins (2009), uma abordagem crítica da imagem não deve lidar apenas com problemas estéticos, ou questões artísticas, mas com fatos e realidades sociais que põem em pauta discussões sobre a cultura, ✂️ a) o artesanato e as obras de arte. ✂️ b) a sociedade e seus sujeitos. ✂️ c) o artesanato e o folclore. ✂️ d) a educação e as artes visuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q42568 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGO pensamento pedagógico brasileiro constitui-se do esforço de análise crítica de vários autores ao pensamento pedagógico oficial. Uma das sínteses mais conhecidas é a de Dermeval Saviani, que identifica na história da educação as seguintes tendências: ✂️ a) pedagogia do consenso, pedagogia do conflito, pedagogia libertária, pedagogia da diferença. ✂️ b) concepção reprodutivista, concepção revolucionária, concepção bancária, concepção cultural. ✂️ c) concepção humanista tradicional, concepção humanista moderna, concepção analítica, concepção dialética. ✂️ d) pedagogia dialógica, pedagogia da comunicação, pedagogia radical, pedagogia do oprimido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q42575 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGO projeto político-pedagógico é o plano global da instituição, um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade (Vasconcellos, 2002). Nesse sentido, ele é ✂️ a) um documento elaborado pelo coordenador pedagógico da escola para atender a uma exigência legal de avaliação externa. ✂️ b) uma sequência de passos, expressa em um texto extremamente preciso e correto, que deve evitar discussões, conflitos e contradições no processo de elaboração. ✂️ c) um elemento de organização e integração da atividade educativa, composto por três dimensões: marco referencial, diagnóstico, programação ✂️ d) uma tarefa educacional burocrática, que resulta no preenchimento de formulários e planilhas, normalmente executada pela supervisão Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q352192 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGOSegundo Ostrower (1983, p.235), “o vermelho, o verde, ou qualquer outra cor, pode vir a ter significados múltiplos e até bem diversos, uma vez que a expressividade da cor dependerá das funções que desempenhe”. Segundo esse entendimento, a cor desempenha uma função conceitual e informativa de caráter ✂️ a) objetivo ✂️ b) direto ✂️ c) dispersivo ✂️ d) subjetivo Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q808715 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGODe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, Título V, Capítulo I, Artigo 21, a educação escolar compõe-se de: ✂️ a) educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e educação superior. ✂️ b) educação básica; ensino médio; educação de jovens e adultos e educação superior. ✂️ c) educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação especial e ensino superior. ✂️ d) educação infantil; educação básica; educação profissional e educação superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q28249 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGUm pedreiro pretende construir um galpão de área retangular para guardar seus equipamentos de trabalho, tendo material suficiente para constituir 1000 metros (m) de comprimento de parede. Sabe-se que no local escolhido para construir o galpão, o pedreiro pretende deixar a frente do terreno para posteriormente colocar um portão. Se o pedreiro utilizar somente o material que possui para os três lados restantes do galpão, quais as dimensões dos lados desse galpão para que sua área seja a maior possível? ✂️ a) 125 m e 300 m ✂️ b) 200 m e 400 m ✂️ c) 250 m e 500 m ✂️ d) 300 m e 600 m Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q28251 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGUm restaurante produz alimentos para vender pratos destinados à entrega em domicílio. O cliente interessado tem a liberdade de montar seu prato conforme as categorias de alimentos. Sabe-se que há 7 tipos de carnes, 4 tipos de massas, 6 tipos de saladas e 5 tipos de sobremesas. Assim, o restaurante tem possibilidade de oferece quantos pratos diferentes? ✂️ a) 22 ✂️ b) 85 ✂️ c) 120 ✂️ d) 840 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q28258 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGDe acordo com a a Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições próprias, ✂️ a) a organização, na educação básica, dar-se-á em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. ✂️ b) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo é um entre os diversos objetivos do ensino médio. ✂️ c) a educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais e a oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, têm início na faixa etária de seis a dez anos, na primeira etapa do ensino fundamental. ✂️ d) a formação de docentes para atuar em todos os níveis da educação básica far-se-á em nível médio ou superior, em curso de licenciatura de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q42590 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGConforme Osinski (2001), para Herbert Read a arte deveria ✂️ a) ser a base da educação como um todo ✂️ b) ter seu lugar específico no currículo ✂️ c) ser um complemento das outras disciplinas ✂️ d) ser fonte de inspiração todas as demais disciplinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q42578 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGPara Freitas (2003), o fenômeno da avaliação em sala de aula ocorre em dois planos: formal e informal. No plano da avaliação formal estão as técnicas e os procedimentos, como provas e trabalhos, que conduzem a uma nota. No plano da avaliação informal, encontram-se: ✂️ a) os aspectos instrucionais, que medem o domínio de habilidades e técnicas desenvolvidas pelo aluno em situação de ensino. ✂️ b) os mecanismos de aferir os conhecimentos científicos aprendidos durante a exposição do conteúdo pelo professor. ✂️ c) os testes relâmpagos, que possibilitam a classificação dos alunos que precisam receber reforço ou fazer recuperação paralela ✂️ d) os juízos de valor, construídos pelos professores e alunos nas interações diárias, que acabam por influenciar os resultados das avaliações finais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q28261 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGA construção de desenhos curriculares para o ensino de arte requer mudança de postura, de atitude e práticas docentes, que visem a ✂️ a) explorar a emoção do sentimento da arte. ✂️ b) fixar normas e conceitos artísticos. ✂️ c) auxiliar na aprendizagem das outras disciplinas. ✂️ d) promover ações interdisciplinares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q42572 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGO movimento de renovação curricular ocorrido nos anos 1980 e 1990 focou a democratização do espaço escolar e o desenvolvimento de currículos centrados na escola, respectivamente. Uma análise realizada por Moreira ( In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Ano XXI,n.73, 2000) em quatro capitais do Sul e Sudeste brasileiro evidencia diferentes princípios para integração do currículo. Sãoeles: ✂️ a) interdisciplinaridade, eixos norteadores e transversais, princípios educativos e núcleos conceituais. ✂️ b) sociabilidade, eixo comum, núcleo disciplinar específico e núcleo livre. ✂️ c) racionalidade, eixos adaptadores, princípios de resistência e núcleo impulsionador. ✂️ d) produtividade, eixos cognitivos, núcleos procedimentais e estruturadores de experiências. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q42583 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGAs tecnologias de informação e comunicação permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo de comunicação audiovisual e ainda estabelecer conexões entre o presencial e o virtual, porém, por si só não resolvem os desafios educacionais brasileiros. Um dos grandes desafios postos aos educadores pela sociedade do conhecimento é ✂️ a) responsabilizar os estudantes pela busca de informações por meio de estudos individualizados, com vistas a promover a superação de suas limitações, resultantes da formação escolar recebida. ✂️ b) possibilitar aos estudantes uma formação mais rápida, visando a compensar o tempo perdido com possíveis reprovações e prover o ingresso no mercado de trabalho ✂️ c) viabilizar resultados imediatos, levando a conclusões previsíveis em detrimento da compreensão de temas abstratos de longa duração. ✂️ d) ajudar os estudantes a tornar a informação significativa, a filtrar as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma abrangente e profunda, tornando-as parte de seus referenciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q28248 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGUma determinada mercadoria custava o valor de R$ 849,59. Essa mesma mercadoria obteve um aumento, passando a valer R$ 999,00. A porcentagem aproximada de aumento dessa mercadoria sobre o valor antigo é: ✂️ a) 17,58% ✂️ b) 20,52% ✂️ c) 24,95% ✂️ d) 85,05% Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q42574 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGDentre as características organizacionais da escola(estilo de gestão, responsabilidade dos profissionais, liderança compartilhada, participação coletiva, formação dos professores) destaca-se uma que se manifesta na sala de aula: a cultura organizacional ou cultura da escola. Segundo Libâneo (2008), a cultura da escola sintetiza ✂️ a) o sentido que as pessoas atribuem às coisas, os valores, as atitudes, os modos de pensar e agir o que, de certa forma, mostra os traços característicos da escola e das pessoas que nela atuam. ✂️ b) a posição universalista, que trabalha com a ideia de que as crianças das camadas populares são carentes e que o conhecimento escolar deve suprir o déficit cultural desses alunos. ✂️ c) a dificuldade de aprendizagem dos alunos, a precariedade de recursos materiais e de recursos humanos necessários ao desenvolvimento do processo de escolarização. ✂️ d) o impacto das políticas avaliativas sobre os processos educativos desenvolvidos pela escola e sobre a expectativa de desempenho docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q42587 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGPara Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de ✂️ a) memorização mediante a qual professor e aluno investigam os fatos cooperativamente. ✂️ b) concepção investigativa mediante a qual professor e aluno buscam a compreensão dos fatos e eventos. ✂️ c) caráter individual, de concepção classificatória. O professor tem todo o controle e o aluno é dependente ✂️ d) cooperação relacional na qual professor promove,investiga e repassa as questões para os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q28252 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGLeia o conceito a seguir. É uma configuração que nasce do processo de acostumar- se a uma explicação ou compreensão da realidade sem que ela seja questionada. Mais do que uma interpretação adequada da realidade, é uma ‘forma de ver’ a realidade – mítica, espontânea (LUCKESI, 1994). Esse é um conceito de ✂️ a) senso comum. ✂️ b) senso crítico. ✂️ c) conhecimento verdadeiro. ✂️ d) conhecimento historicamente acumulado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q42573 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGO principal meio de assegurar a gestão democrática da escola é a participação, porque possibilita o envolvimento de professores, funcionários, pais e alunos no processo de tomada de decisões. Nesse modelo de gestão democrático-participativo, o trabalho em equipe é fundamental para. ✂️ a) o diagnóstico e a análise da escola, por meio dabusca de informações reais e atualizadas que permitam identificar as dificuldades sem preocupação com as causas e alternativas de superação ✂️ b) a construção conjunta do ambiente de trabalho, por meio da distribuição de responsabilidades, de forma colaborativa e solidária, visando à formação e à aprendizagem dos alunos ✂️ c) a determinação de tarefas pelo diretor, a serem executadas pelos membros da comunidade, propiciando uma contenção de gastos dos recursos financeiros da escola ✂️ d) o desenvolvimento de uma mesma atividade por pessoas que tenham objetivos contrários em relação ao projeto de formação dos estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q42597 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGA utilização das águas no território goiano é bastante distinta, dependendo, sobretudo, de fatores depovoamento, relevo e disponibilidade hídrica. Para a produção de energia e para o abastecimento humano, Goiás conta com duas principais bacias, que são as dos rios ✂️ a) Corumbá e Meia Ponte ✂️ b) Araguaia e Rio dos Bois ✂️ c) Tocantins e Rio Vermelho. ✂️ d) Paraná e Maranhão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q42581 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGConforme o que dispõe o Artigo 21, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, “ A educação escolar compõe-se de”: ✂️ a) educação básica; ensino médio; educação de jovens e adultos; educação superior. ✂️ b) educação básica, formada pela educação infantil,ensino fundamental, ensino médio; e educação superior ✂️ c) educação infantil; educação básica; educação profissional; educação superior ✂️ d) educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação especial; ensino superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q28259 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGNo entendimento de Martins (2009), uma abordagem crítica da imagem não deve lidar apenas com problemas estéticos, ou questões artísticas, mas com fatos e realidades sociais que põem em pauta discussões sobre a cultura, ✂️ a) o artesanato e as obras de arte. ✂️ b) a sociedade e seus sujeitos. ✂️ c) o artesanato e o folclore. ✂️ d) a educação e as artes visuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q42568 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGO pensamento pedagógico brasileiro constitui-se do esforço de análise crítica de vários autores ao pensamento pedagógico oficial. Uma das sínteses mais conhecidas é a de Dermeval Saviani, que identifica na história da educação as seguintes tendências: ✂️ a) pedagogia do consenso, pedagogia do conflito, pedagogia libertária, pedagogia da diferença. ✂️ b) concepção reprodutivista, concepção revolucionária, concepção bancária, concepção cultural. ✂️ c) concepção humanista tradicional, concepção humanista moderna, concepção analítica, concepção dialética. ✂️ d) pedagogia dialógica, pedagogia da comunicação, pedagogia radical, pedagogia do oprimido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q42575 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGO projeto político-pedagógico é o plano global da instituição, um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade (Vasconcellos, 2002). Nesse sentido, ele é ✂️ a) um documento elaborado pelo coordenador pedagógico da escola para atender a uma exigência legal de avaliação externa. ✂️ b) uma sequência de passos, expressa em um texto extremamente preciso e correto, que deve evitar discussões, conflitos e contradições no processo de elaboração. ✂️ c) um elemento de organização e integração da atividade educativa, composto por três dimensões: marco referencial, diagnóstico, programação ✂️ d) uma tarefa educacional burocrática, que resulta no preenchimento de formulários e planilhas, normalmente executada pela supervisão Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q352192 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGOSegundo Ostrower (1983, p.235), “o vermelho, o verde, ou qualquer outra cor, pode vir a ter significados múltiplos e até bem diversos, uma vez que a expressividade da cor dependerá das funções que desempenhe”. Segundo esse entendimento, a cor desempenha uma função conceitual e informativa de caráter ✂️ a) objetivo ✂️ b) direto ✂️ c) dispersivo ✂️ d) subjetivo Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q808715 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGODe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, Título V, Capítulo I, Artigo 21, a educação escolar compõe-se de: ✂️ a) educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e educação superior. ✂️ b) educação básica; ensino médio; educação de jovens e adultos e educação superior. ✂️ c) educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação especial e ensino superior. ✂️ d) educação infantil; educação básica; educação profissional e educação superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro