Início

Questões de Concursos Professor de Artes Visuais

Resolva questões de Professor de Artes Visuais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q28249 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Um pedreiro pretende construir um galpão de área retangular para guardar seus equipamentos de trabalho, tendo material suficiente para constituir 1000 metros (m) de comprimento de parede. Sabe-se que no local escolhido para construir o galpão, o pedreiro pretende deixar a frente do terreno para posteriormente colocar um portão.

Se o pedreiro utilizar somente o material que possui para os três lados restantes do galpão, quais as dimensões dos lados desse galpão para que sua área seja a maior possível?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q28251 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Um restaurante produz alimentos para vender pratos destinados à entrega em domicílio. O cliente interessado tem a liberdade de montar seu prato conforme as categorias de alimentos. Sabe-se que há 7 tipos de carnes, 4 tipos de massas, 6 tipos de saladas e 5 tipos de sobremesas.

Assim, o restaurante tem possibilidade de oferece quantos pratos diferentes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q28258 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

De acordo com a a Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições próprias,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q42590 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Conforme Osinski (2001), para Herbert Read a arte deveria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q42578 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Freitas (2003), o fenômeno da avaliação em sala de aula ocorre em dois planos: formal e informal. No plano da avaliação formal estão as técnicas e os procedimentos, como provas e trabalhos, que conduzem a uma nota. No plano da avaliação informal, encontram-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q28261 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

A construção de desenhos curriculares para o ensino de arte requer mudança de postura, de atitude e práticas docentes, que visem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q42572 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O movimento de renovação curricular ocorrido nos anos 1980 e 1990 focou a democratização do espaço escolar e o desenvolvimento de currículos centrados na escola, respectivamente. Uma análise realizada por Moreira ( In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Ano XXI,n.73, 2000) em quatro capitais do Sul e Sudeste brasileiro evidencia diferentes princípios para integração do currículo. Sãoeles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q42583 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

As tecnologias de informação e comunicação permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo de comunicação audiovisual e ainda estabelecer conexões entre o presencial e o virtual, porém, por si só não resolvem os desafios educacionais brasileiros. Um dos grandes desafios postos aos educadores pela sociedade do conhecimento é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q28248 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Uma determinada mercadoria custava o valor de R$ 849,59. Essa mesma mercadoria obteve um aumento, passando a valer R$ 999,00.

A porcentagem aproximada de aumento dessa mercadoria sobre o valor antigo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q42574 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Dentre as características organizacionais da escola(estilo de gestão, responsabilidade dos profissionais, liderança compartilhada, participação coletiva, formação dos professores) destaca-se uma que se manifesta na sala de aula: a cultura organizacional ou cultura da escola. Segundo Libâneo (2008), a cultura da escola sintetiza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q42587 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q28252 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Leia o conceito a seguir.

É uma configuração que nasce do processo de acostumar- se a uma explicação ou compreensão da realidade sem que ela seja questionada. Mais do que uma interpretação adequada da realidade, é uma ‘forma de ver’ a realidade – mítica, espontânea (LUCKESI, 1994).

Esse é um conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q42573 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O principal meio de assegurar a gestão democrática da escola é a participação, porque possibilita o envolvimento de professores, funcionários, pais e alunos no processo de tomada de decisões. Nesse modelo de gestão democrático-participativo, o trabalho em equipe é fundamental para.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q42597 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A utilização das águas no território goiano é bastante distinta, dependendo, sobretudo, de fatores depovoamento, relevo e disponibilidade hídrica. Para a produção de energia e para o abastecimento humano, Goiás conta com duas principais bacias, que são as dos rios
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q42581 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Conforme o que dispõe o Artigo 21, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, “ A educação escolar compõe-se de”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q28259 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

No entendimento de Martins (2009), uma abordagem crítica da imagem não deve lidar apenas com problemas estéticos, ou questões artísticas, mas com fatos e realidades sociais que põem em pauta discussões sobre a cultura,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q42568 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O pensamento pedagógico brasileiro constitui-se do esforço de análise crítica de vários autores ao pensamento pedagógico oficial. Uma das sínteses mais conhecidas é a de Dermeval Saviani, que identifica na história da educação as seguintes tendências:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q42575 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O projeto político-pedagógico é o plano global da instituição, um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade (Vasconcellos, 2002). Nesse sentido, ele é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q352192 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

Segundo Ostrower (1983, p.235), “o vermelho, o verde, ou qualquer outra cor, pode vir a ter significados múltiplos e até bem diversos, uma vez que a expressividade da cor dependerá das funções que desempenhe”. Segundo esse entendimento, a cor desempenha uma função conceitual e informativa de caráter
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q808715 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, Título V, Capítulo I, Artigo 21, a educação escolar compõe-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.