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Questões de Concursos Professor de Artes Visuais

Resolva questões de Professor de Artes Visuais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q42586 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

“[...] não basta apresentar ao aluno ora uma obra clássica da arte ocidental, ora uma máscara de alguma tradição africana, ora um produto da cultura de massa”. 

O fragmento apresentado indica a
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42Q42571 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O currículo constitui significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades para desenvolver tanto os processos de conservação quanto os de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados, bem como para socializar as crianças e os jovens segundo os valores tidos como desejáveis (MOREIRA, 1997). Nesse sentido, por currículo entende-se:
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44Q42594 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Bamford (apud Hernandez, 2007), a diferença entre a educação das artes e a educação pelas artes é que
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45Q42569 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A educação como direito fundamental de caráter social realiza-se por meio de políticas públicas, que expressam determinada relação social de produção a ser concretizada pelas instituições. O princípio de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, por exemplo, constitui uma diretriz fundamental que deve informar as políticas públicas educacionais. Assim, o trabalho desenvolvido pela instituição escolar não se restringe à sua prática específica, ele possui uma finalidade social determinada pela concepção que o fundamenta. Nessa perspectiva, cabe à escola:
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46Q42589 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

As pesquisas de Lowenfeld centraram-se nas questõesdo desenvolvimento da capacidade criadora e da consciência estética do indivíduo. Conforme Osinski (2001) paraLowenfeld a função da escola seria
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47Q28254 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Para Gómez (1998), as principais funções sociais da escola são:
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48Q42591 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Ao falar de currículo integrado, Michael Parsons (In BARBOSA, 2005, p.296) afirma que a integração ocorre quando
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49Q28262 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

O contexto escolar firma-se como espaço profícuo para a discussão e experimentação sobre a natureza e o uso das tecnologias na construção de imagens.

Tal condição dá-se, principalmente, para
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50Q42588 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Goya (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009) a gravura é importante na prática pedagógica na arte educação escolar, porque
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51Q28260 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Em uma perspectiva não eurocêntrica, na cultura e nas instituições escolares, as imagens têm como objetivo
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52Q42595 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Um ideário sobre o Ensino da Arte numa perspectiva da diversidade e pluralidade cultural contempla
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54Q42593 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Segundo Hernandez (2007, p.45) trabalhar com base na cultura visual é importante para a educação das artes visuais, porque
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55Q42579 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A Lei n. 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define que a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo parao exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e dispõe, no Art.23, que a educação básica poderá organizar-se em
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56Q28255 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

A educação geral contrapõe-se ao ensino especializado em disciplinas ou matérias, porém o contraste que se deve estabelecer é em termos de qual perspectiva se adota sobre o conhecimento e a vida, junto a uma forma de organizar e tratar esse conhecimento.
A formação do cidadão requer que lhe sejam proporcionadas visões sintéticas dos problemas, já que o ideal democrático de uma cidadania ilustrada exige solucionar problemas e conectar saberes.
A busca de fórmulas para obter isso é uma urgência reclamada pela função democrática da escolarização comum para todos, tanto mais urgente quanto mais especializado é o conhecimento que se produz. Esse tem sido um desafio no pensamento pedagógico de todo esse século. (SACRISTÁN, 1998).

A história do pensamento e a da prática pedagógica oferecem constantes exemplos de tentativas de resposta à necessidade de integrar cultura e conhecimento. Uma dessas tentativas consiste em:
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57Q42596 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação ao processo educativo traz para a educação a concepção de interatividade. Para Silva (2006), a sala de aula interativa seria o ambiente em que o professorinterrompe a tradição do falar/ditar, deixando-se identificar com o contator de história e adota uma postura semelhante à do designer de software interativo. Isso significa que o professor
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58Q42592 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

John Dewey é amplamente reconhecido como um dos mais importantes pensadores e filósofos da educaçãoda Era Moderna. Para Dewey a arte constitui um dos ramos da experiência humana. Para o autor (2010, p.82), o aprendizado deve-se desenvolver a partir
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59Q352037 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

No ensino de artes visuais, o processo de avaliação mediadora tem por intenção
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60Q351541 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

De acordo com Pimentel (In: BARBOSA, 2002, p.114-115), a arte, em todos os tempos, sempre recorreu as inovações tecnológicas para seus propósitos, até mesmo porque necessita do que está disponível, para que algo seja criado. A autora argumenta que “ a escola se apropria das tecnologias desenvolvidas com o mesmo enfoque tradicional de supremacia do texto em detrimento ao estudo da imagem”.

Seguindo a argumentação da autora, o uso da tecnologia (informática e computação) na escola não tem favorecido o ensino de artes visuais, porque

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