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Questões de Concursos Professor de Atendimento Educacional Especializado

Resolva questões de Professor de Atendimento Educacional Especializado comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q897695 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) tem como objetivo ..........(1)........... dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas ...............(2).............. .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
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22Q1046733 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Óbidos PA, Fundação CETAP, 2023

Qual foi a principal mudança na concepção de educação inclusiva, segundo os marcos político-legais da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva?
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23Q897705 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente uma prática recomendada para promover uma melhor organização do tempo e espaço físico em uma escola comum inclusiva.
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24Q897707 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:
A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar visa a garantia de que todos os alunos, independentemente de suas.............. , tenham acesso a uma educação de qualidade. Essa perspectiva preconiza que a escola deve ser um espaço de caráter........... , onde todos os estudantes possam conviver e aprender juntos. Diante disso, é importante considerar as adaptações curriculares e a oferta de recursos............ como essenciais para que os estudantes com deficiência possam desenvolver seu potencial e participar ativamente das atividades escolares.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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25Q1046730 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Óbidos PA, Fundação CETAP, 2023

Assinale a alternativa que apresenta o que é correto afirmar sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
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26Q1046734 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Óbidos PA, Fundação CETAP, 2023

Com base no Decreto nº 7.611/2011, analise as assertivas quanto ao dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial e assinale a alternativa correta.

I. Garantir um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, com discriminação e sem base na igualdade de oportunidades.
II. Promover apoio técnico e financeiro pelo Poder Público às instituições privadas com fins lucrativos, especializadas e sem atuação exclusiva em educação especial.
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27Q1074322 | Informática, Hardware, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de João Ramalho SP, Instituto Consulplan, 2025

Determinada instituição está adquirindo novos microcomputadores para os setores de atendimento ao público. Um servidor técnico foi incumbido de verificar os principais componentes de hardware, a fim de garantir que as máquinas atendam às necessidades de desempenho dos sistemas internos. Sobre os componentes básicos de um microcomputador, assinale a afirmativa correta.
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28Q897708 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A linguagem, a comunicação e as múltiplas formas de expressão cultural ou artística constituem-se de imagens e apelos visuais cada vez mais complexos e sofisticados. Os conteúdos escolares privilegiam a visualização em todas as áreas de conhecimento, de um universo permeado de símbolos gráficos, imagens, letras e números. Assim, necessidades decorrentes de limitações visuais não devem ser ignoradas, negligenciadas ou confundidas com concessões ou necessidades fictícias.

Em um contexto inclusivo, para que o aluno com deficiência visual possa ter acesso ao conhecimento, recomenda-se:

1. Sentar o aluno a uma distância de aproximadamente um metro do quadro negro na parte central da sala.
2. Evitar a incidência de claridade diretamente nos olhos da criança.
3. Posicionar a carteira de maneira que o aluno escreva na própria sombra.
4. Observar a qualidade e nitidez do material utilizado pelo aluno: letras, números, traços, figuras, margens, desenhos com bom contraste figura/fundo.
5. Explicar, com palavras, as tarefas a serem realizadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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29Q1046727 | Direito Sanitário, Saúde Pública, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Óbidos PA, Fundação CETAP, 2023

Com base na Lei nº. 12.764/2012, assinale a alternativa que não condiz com o direito ao acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com transtorno do espectro autista.
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30Q1046732 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Óbidos PA, Fundação CETAP, 2023

Segundo o Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, analise as assertivas da inclusão da Libras como disciplina curricular e assinale a alternativa correta.

I. A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

II. A Libras constitui em disciplina curricular obrigatória nos demais cursos de educação superior e na educaçãoprofissional.
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31Q1080189 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2023

Na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os vêem capazes como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdos.
Assinale a alternativa correta:
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32Q897696 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Em relação ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), seus serviços, recursos e estratégias de acessibilidade, é correto afirmar:
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33Q1080188 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2023

I- barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;
II- barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos;
III- barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes
IV- barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação;
Está correto o que se afirma em:
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34Q1080190 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2023

Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
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