Início

Questões de Concursos Professor de Ciências

Resolva questões de Professor de Ciências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


112Q899189 | Biologia, A origem da vida na Terra, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma atividade em sala de aula, ao listar os eventos relacionados à principal teoria de origem do universo, os estudantes embaralharam-se todos e não conseguem chegar a uma conclusão. Os eventos listados são:

I. Big Bang.
II. Nucleossíntese.
III. Singularidade.
IV. Origem dos Átomos.

Relacione esses eventos na ordem cronológica correta e identifique a alternativa correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q902417 | Biologia, Sistema Respiratório Humano, Professor de Ciências, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A ventilação pulmonar, no organismo humano, depende da ação de músculos intercostais, que interligam as costelas, e do diafragma, membrana musculosa, flexível e resistente, que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Essas estruturas atuam tanto na inspiração quanto na expiração humana. Sobre esse contexto, é correto afirmar que na expiração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q908070 | Biologia, Vertebrados, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Os répteis são caracterizados por uma série de adaptações que os distinguem de outros grupos de animais. Dentre os répteis, encontramos uma diversidade incrível, desde tartarugas marinhas até lagartos e as serpentes. O estudo dos répteis não apenas enriquece nossa compreensão da biodiversidade, mas também lança luz sobre as complexas interações entre esses animais e os ecossistemas que habitam.
Considerando o grupo dos répteis e suas adaptações ao ambiente terrestre, considere as afirmativas indicadas a seguir.

I. Diferentemente de anfíbios, a maioria dos répteis realiza a fecundação interna, o que contribui para o sucesso reprodutivo em ambientes terrestres.
II. Os répteis são ectotérmicos, dependendo da temperatura externa para regular sua temperatura corporal, o que influencia diretamente em suas atividades metabólicas.
III. Em muitas espécies de répteis há cuidado parental. Após a postura dos ovos, os filhotes são protegidos e alimentados pela fêmea.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q899195 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula prática sobre o sistema nervoso humano, o professor mediu a capacidade reflexa dos estudantes por meio do reflexo patelar. Essa técnica consiste em estimular o levantamento da perna do paciente com uma leve batida do martelo no osso da patela. Nesse processo, a região do sistema nervoso estimulada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q902420 | Pedagogia, PCN's, Professor de Ciências, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Sobre o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em Ciências Naturais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) É papel do discente criar oportunidades de contato direto de seus docentes com fenômenos naturais e artefatos tecnológicos, em atividades de observação e experimentação, nas quais fatos e ideias interagem para resolver questões problematizadoras, estudando suas relações e suas transformações, impostas ou não pelo ser humano.


( ) A experimentação, sem uma atitude investigativa mais ampla, não garante a aprendizagem dos conhecimentos científicos.


( ) A avaliação é um elemento do processo de ensino e aprendizagem que deve ser considerado em direta associação com os demais. Ela informa ao professor o que foi aprendido pelo estudante; informa ao estudante quais são seus avanços, dificuldades e possibilidades; encaminha o professor para a reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa e, desse modo, orienta o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q899194 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir de um alerta da ONU de 2023.

“Em conversa com jornalistas em Genebra, a líder da equipe da OMS sobre arbovírus, Diana Rojas Alvarez, disse que a ameaça exige “a máxima atenção e resposta em todos os níveis”. Segundo Alvarez, “as mudanças climáticas têm impacto na transmissão da dengue porque aumentam as chuvas, a umidade e a temperatura”. Perante o alerta, a OMS declarou estar pronta para apoiar os países no controle dos atuais surtos de dengue e na preparação para a próxima temporada de casos.”

Nações Unidas. OMS alerta que mudança climática torna dengue uma ameaça para a saúde global. Nações Unidas, 2023. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023/12/1825322. Acesso em: 28 jul. 2024.

De fato, além de todo o Brasil, a Argentina também teve um enorme crescimento no número de casos de dengue no verão de 2024. O problema ainda deve se agravar para outras doenças heteroxênicas que têm pernilongos como vetor. São exemplos destas doenças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q896786 | Biologia, Vírus e bactérias, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente doença cuja infecção se dá pela ingestão de ovos dos parasitas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q896787 | Biologia, Sistema Respiratório Humano, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente o movimento muscular durante a entrada de ar nos pulmões (inspiração).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q908065 | Biologia, Ciclo Celular, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A divisão celular é um processo fundamental para a vida e a perpetuação dos organismos, desempenhando um papel essencial no crescimento, desenvolvimento, reparo e manutenção dos tecidos. Esse fenômeno é composto por uma sequência ordenada de eventos. Durante a fase de interfase do ciclo celular, ocorre um período crucial para ocrescimento e preparação da célula para a divisão.
Em qual fase do ciclo celular ocorre a duplicação do DNA, preparando a célula para a subsequente divisão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

121Q899191 | Biologia, Leis de Mendel, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de genética, uma estudante pertencente ao tipo sanguíneo A- (filha de mãe tipo O+ e pai A+) pergunta qual poderia ser o tipo sanguíneo de um futuro filho seu com um homem com sangue tipo B+ (filho de pai A- e mãe tipo AB+). Sobre os tipos sanguíneos da aluna, do homem e do filho hipotético é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1042184 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Qual dos seguintes itens é parte da evidência que apoia a teoria endossimbiótica para a origem das mitocôndrias e plastídios na célula eucariótica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q896781 | Biologia, Sistema Esquelético e Muscular Humano, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente uma articulação do corpo humano do tipo sinartrose.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1042185 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Durante uma aula sobre respiração, os estudantes frequentemente querem saber qual o destino do oxigênio inspirado. Para responder de forma completa, devemos saber que o destino principal desta molécula é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q902421 | Pedagogia, PCN's, Professor de Ciências, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

No contexto do ensino de Ciências Naturais, os PCNs propõem objetivos gerais que visam estruturar o aprendizado de forma que os estudantes, ao concluírem o ensino fundamental, tenham adquirido algumas capacidades específicas. Considerando o exposto, analise as capacidades descritas a seguir.


I. Entender a natureza como um sistema em constante mudança e reconhecer o ser humano, em seu contexto social, como um elemento ativo capaz de alterar o ambiente em que habita, mantendo uma interação fundamental com outros seres vivos e elementos naturais.


II. Reconhecer a interconexão entre o avanço científico, o desenvolvimento tecnológico e o impacto na qualidade de vida, além de entender a tecnologia como uma ferramenta para atender às necessidades humanas, avaliando criticamente seus benefícios e riscos.


III. Aplicar conhecimentos fundamentais da ciência para entender e explorar as propriedades e comportamentos da energia e matéria, as mudanças que ocorrem no universo, a dinâmica de sistemas, a manutenção do equilíbrio e os princípios que regem a vida.


IV. Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida, e agir com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.


Sobre as capacidades não previstas, está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q1042182 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Uma das temáticas que mais gera dúvidas entre os estudantes certamente é a aplicação do pensamento evolutivo darwiniano para explicar a origem e a diferenciação das espécies ao longo do tempo. Após um vídeo sobre o tema, cinco estudantes apresentaram suas conclusões sobre a teoria de Darwin-Wallace. Avalie as afirmações a seguir:

Renato: “A pressão do meio ambiente faz com que surjam características vantajosas nos indivíduos, tornando-os mais aptos”.
Mônica: “As espécies se adaptam ao meio ambiente a partir do desenvolvimento de características vantajosas àquele ambiente”.
Eduardo: “As características que aumentam a chance de sobrevivência do indivíduo se desenvolvem e se tornam mais comuns a cada geração”.
Bruno: “As características vantajosas surgem ao acaso, por meio de mutações e combinações genéticas, e são transmitidas de geração a geração”.
Isabela: “Os seres humanos sofrem adaptações evolutivas, por exemplo, quando viajam às montanhas e aumentam sua produção de hemoglobina em reposta ao ar rarefeito”.

Qual dos alunos apresentou uma afirmação correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q896785 | Biologia, Vírus e bactérias, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a teníase e a cisticercose.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q908066 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O estudo das matrizes energéticas é crucial para compreender a diversidade de fontes de energia utilizadas em diferentes regiões do mundo.
Considere o seguinte cenário : Um país está revendo sua matriz energética com o objetivo de promover o uso sustentável de recursos naturais e reduzir a dependência de fontes não renováveis. Durante o processo, são analisadas diversas fontes de energia, incluindo biomassa, solar, hidrelétrica e carvão mineral.
Diante desse cenário, qual das alternativas a seguir representa uma característica comum das fontes de energia consideradas sustentáveis, do ponto de vista ambiental e social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q1042183 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de evolução biológica, o professor indicou a leitura crítica de uma parte do livro “A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural, ou a Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida” de Charles Darwin, 1859. Após a leitura do trecho, um estudante tenta resumir as ideias propostas e pergunta: “Mas, afinal, professor, o que é necessário para que surja uma espécie?”. Sua resposta, como professor, seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q994988 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No Brasil, a Educação das Relações Étnico-Raciais é fundamentada pela Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. Os objetivos dessa abordagem educativa incluem:

1. Combater o racismo e a discriminação;
2. Valorizar as culturas afro-brasileira, africana e indígena;
3. Devolver a identidade e a autoestima dos estudantes negros e indígenas;
4. Fomentar o pensamento acrítico.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.