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Questões de Concursos Professor de Ciências

Resolva questões de Professor de Ciências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


131Q1043845 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma gangorra, o professor decidiu demonstrar um dos princípios do movimento newtoniano, que é a inércia. Após a brincadeira, o professor pediu para que quatro grupos de estudantes apresentassem suas próprias definições e impressões sobre essa força. Julgue como verdadeiro (V) ou falso (F) as quatro impressões dadas pelos grupos de estudantes:

Grupo 1: “A inércia é uma força que mantém objetos estacionários em repouso e objetos em movimento em deslocamento a uma velocidade constante”.
Grupo 2: “Todos os objetos com massa possuem inércia”.
Grupo 3: “A inércia é a tendência de um objeto de resistir a uma mudança em qualquer estado de movimento que esteja atualmente”.
Grupo 4: “Objetos que se movem rapidamente têm mais inércia do que objetos que se movem lentamente”.

As afirmativas são, respectivamente:
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132Q1042176 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um estudante decide apresentar como projeto na Feira de Ciências da escola um aquário plantado. Ele iniciou seu projeto pela elétrica, pensando nas lâmpadas mais apropriadas para o crescimento de plantas (e não algas), e, a seguir, pensou em montar um sistema de injeção de CO2 para otimizar a fotossíntese e o crescimento vegetal. Após estudo, ele decidiu comprar lâmpadas de espectro _________________ e deixar o temporizador de CO2 ligado durante _________________.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas, respectivamente, é:
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133Q994989 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A escola deve ser um espaço onde as diferentes etnias e culturas são representadas e respeitadas. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais justa e plural. Esse é o objetivo de qual abordagem da Educação das Relações Étnico-Raciais?
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134Q1042186 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de astronomia e história dos calendários, os estudantes encontram-se maravilhados em saber que os astros principais de nosso sistema solar batizaram cada um dos sete dias da semana do Império Romano e que esses mesmos astros batizam de forma independente os dias da semana no calendário Hindu. Durante a explicação, Fernanda interrompe e pergunta: “Mas, professor, por que a semana tem sete dias em diversos calendários?”. A resposta correta que você daria, como professor, seria:
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135Q899193 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A partir de registros fósseis, sabe-se que, no Período Jurássico, há 200 milhões de anos, havia cerca de 300 famílias de insetos; enquanto entre os tetrápodes havia cerca de 100 famílias. A partir do Período Cretáceo até o Terciário, o número de famílias de insetos quadruplicou, enquanto o número de Famílias de quadrúpedes apenas dobrou. Assim, percebe-se que os insetos constituem um grupo bastante bem-sucedido na conquista do ambiente terrestre. Uma das características que possibilitou essa adaptação foi a presença de
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136Q1043844 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia a reportagem a seguir.

O Espaço Ciência da UFPE e o Observatório Nacional (RJ) lançam o projeto MagPlaneta, um experimento global para medir o campo magnético da Terra, e mesmo quem não é pesquisador de uma dessas instituições pode participar. Para isso, basta ter um celular com sensores de campo e GPS e baixar o aplicativo gratuito, o qual registra os resultados obtidos com suas medições. O Espaço Ciência é um dos museus mais importantes no país voltado para a popularização da Ciência. A concepção do projeto surgiu da necessidade de ser uma instituição geradora de conhecimento e de aumentar sua visibilidade internacional. Sendo o campo magnético da Terra importante inclusive como escudo para partículas de alta energia, vindas principalmente do Sol, é fundamental que a população de uma forma geral conheça mais sobre essa importância. Até por isso está sendo montada uma exposição nesse tema”, afirma Fernando Machado, que é especialista em materiais magnéticos. Os dados encaminhados pelos colaboradores da ação vão alimentar uma planilha vinculada ao aplicativo Google Earth. Além da mostra sobre geomagnetismo e medição do campo magnético da Terra, que foi citada pelo professor Fernando Machado e deve ser montada de maneira permanente no Espaço Ciência, os realizadores do projeto planejam utilizar os resultados do experimento para elaborar uma publicação.
As variações no campo magnético interferem em vários aspectos da vida humana. “Desde a navegação e o controle de aviões até a transmissão em TVs e celulares e distribuição de energia. Podem, inclusive, indicar a existência de minérios em algumas regiões”, explica o físico Fernando Machado, no material de divulgação do projeto.

Universidade Federal de Pernambuco. Brasileiros podem participar do MagPlaneta, experimento global para medir o campo magnético da Terra. Universidade Federal de Pernambuco, 2022. Disponível em: https://www.ufpe.br/agencia/noticias/- /asset_publisher/dlhi8nsrz4hK/content/brasileiros-podem-participar-domagplaneta-experimento-global-para-medir-o-campo-magnetico-da-terra/40615. Acesso em: 28 jul. 2024. Adaptado.


Dentro de um projeto científico, o trecho em negrito corresponde
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138Q908067 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Durante uma pesquisa em um ambiente de cerrado, os cientistas identificaram uma planta que, em resposta a condições de estresse hídrico, apresenta a capacidade de perder suas folhas para reduzir a transpiração e conservar água. Essa estratégia é uma adaptação crucial para a sobrevivência em um ambiente caracterizado por períodos prolongados de seca.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o termo que melhor descreve essa adaptação das plantas ao estresse hídrico.
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139Q1089375 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Professor de Ciências, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Desde o início de agosto de 2025, passaram a valer novos percentuais para a adição de biocombustíveis nos combustíveis fósseis vendidos no Brasil. A mistura de etanol na gasolina passou dos 27% para 30% e, no caso do diesel, o percentual de biodiesel adicionado aumentou de 14% para 15%. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A adição dos biocombustíveis aos combustíveis fósseis tem impactos significativos, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa.
( ) O biodiesel é uma mistura de ésteres de ácidos graxos com álcoois como o metanol ou o etanol, sendo obtida por processos de transesterificação ou esterificação.
( ) No Brasil, o etanol anidro, usado como combustível, tem como principal matéria-prima a biomassa de cana-de-açúcar, que é fermentada até que se atinja o teor alcoólico desejado superior a 96,9%.
( ) O biodiesel é obtido de fontes renováveis e não contribui para formação de chuvas ácidas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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140Q1042175 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um dos desafios em ensinar a temática “Deriva Continental e Tetônica de placas” é que muitos alunos não conseguem aplicar e entender esses princípios. Nesse sentido, abordagens práticas que despertem a curiosidade e a motivação dos alunos em aprender são extremamente importantes. Para isso, os alunos propõem diversas atividades práticas:

I. Visitar um museu de história natural e comparar fósseis em comum entre a América do Sul e a África.
II. Medir a distância entre a dorsal meso-atlântica e os litorais brasileiros e africanos a partir de imagens de satélite.
III. Criar um modelo de vulcão utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para demonstrar a alteração da paisagem.

A(s) atividade(s) prática(s) que cumpre(m) esse objetivo é (são):
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141Q908071 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O desmatamento na Amazônia é uma preocupação ambiental global, dada a importância dessa região para a biodiversidade e o equilíbrio climático. Diversas atividades humanas, como a agricultura e a pecuária, têm contribuído para o aumento das taxas de desmatamento.
Em relação ao desmatamento na Amazônia, assinale a alternativa correta.
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142Q1042177 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o seguinte trecho da reportagem do Instituto Sociedade, População e Natureza intitulada “Ameaças à caatinga”:

Para além de condições naturais adversas, há um histórico de práticas que agravaram a degradação desse bioma. Foram anos de exploração de madeira (para produção de gesso, olarias, carvoarias etc.), desmatamentos, queimadas, pastoreio excessivo de gado, práticas agrícolas inadequadas, como monoculturas e uso de agrotóxicos e adubos químicos, e outras tantas ações que contribuíram para a deterioração da Caatinga, e que têm ocasionado sua desertificação, empobrecimento do solo, redução da biodiversidade e, consequentemente, piora na qualidade de vida da população.
O principal agravante da desertificação é a degradação da vegetação nativa. Nesse sentido, os dados são alarmantes, uma vez que quase 46% da Caatinga foi desmatada até 2008.

Disponível em https://ispn.org.br/biomas/caatinga/ameacas-acaatinga/#:~:text=Desde%20o%20in%C3%ADcio%20das%20ocupa%C3%A7%C3%B5 es,e%20a%C3%A7udes%20e%20pastoreio%20excessivo. Acesso em 16 ago. 2024.

Sobre o processo de desertificação neste bioma, identifique a explicação correta sobre o principal efeito da perda da vegetação nativa neste processo.
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143Q1043847 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A célula passa por diversas transformações ao longo de seu ciclo celular: realiza a síntese de diversos produtos, capta e envia sinais e macromoléuculas, replica seu DNA e divide-se. Considere que uma determinada espécie de lagarto possui 2n=36 cromossomos em suas células. Isso significa que a célula desse lagarto apresentará
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144Q898701 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Ciências, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Lei n° 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece que os testes para o rastreamento de doenças no recém-nascido serão disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, no âmbito do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), na forma da regulamentação elaborada pelo Ministério da Saúde, com implementação de forma escalonada, seguindo uma determinada ordem de progressão. Qual das alternativas que corresponde à etapa 5? Marque a opção CORRETA.
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145Q981519 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Ciências, Prefeitura de Cajazeiras do Piauí, IVIN, 2025

Com base nos princípios que norteiam a organização do ensino no Brasil, conforme disposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei nº 9.394/1996), faça a correlação entre os princípios educacionais listados na Coluna A e suas respectivas definições apresentadas na Coluna B:


COLUNA A


1. Gestão democrática do ensino público.

2. Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas.

3. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

4. Valorização do profissional da educação.


COLUNA B


( ) Garante que a educação esteja acessível a todos, independentemente de classe social, raça, gênero ou qualquer outra condição, combatendo disparidades educacionais.

( ) Pressupõe mecanismos de participação da comunidade escolar na tomada de decisões, incluindo eleição de diretores e participação da comunidade em colegiados e conselhos escolares.

( ) Engloba a formação continuada, a remuneração condizente e condições adequadas de trabalho aos operadores da educação, reconhecendo sua importância na qualidade do ensino.

( ) Defende a coexistência de diferentes perspectivas pedagógicas e metodológicas no ensino, promovendo o debate e a diversidade de abordagens educacionais.


Assinale a alternativa com a sequência correta da correlação:

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146Q909440 | Biologia, Uma visão geral da célula, Professor de Ciências, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre as ligações entre as bases nitrogenadas no DNA.

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147Q898700 | Pedagogia, Piaget, Professor de Ciências, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Piaget traz uma lógica interacionista de desenvolvimento, onde coloca as características cognitivo-afetivas e desocialização dependentes de uma construção e não de uma programação biológica previsível. Portanto, diante do preconizado por Piaget, assinale a alternativa CORRETA.
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148Q898699 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Ciências, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Conforme a Lei n° 9.394/96, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola fica a cargo:
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149Q898702 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

É uma atividade intencionalmente planejada e estruturada para exposição dos diferentes pontos de vista sobre determinado assunto e pode assumir diversos formatos. Essa ferramenta possibilita que o professor observe algumas habilidades, dentre elas, conhecimento escolar, argumentação, oralidade, organização estratégica do pensamento e capacidade de escuta.

Fonte: LOPES, S.; ROSSO, S. Ciências da Natureza − mundo tecnológico e ciências aplicadas. São Paulo: Editora Moderna, 2020.

O texto acima refere-se à ferramenta:
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150Q898703 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ciências, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

As tendências pedagógicas permitem ao educador a articulação e autodefinição teórica sobre escolhas filosóficas e educacionais, visando sustentar as práticas docentes. As Tendências Pedagógicas Liberais são classificadas em tradicional, renovadora progressiva, renovadora não diretiva e tecnicista.

Fonte: LIBÂNEO, 1989 apud DA SILVA, Aracéli Girardi. Tendências pedagógicas: perspectivas históricas e reflexões para a educação brasileira. Unoesc & Ciência-ACHS, v. 9, n. 1, p. 97-106, 2018.

Referente à essas tendências, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

(__)A escola tem a função de preparar o educando para o desempenho dos diversos papéis sociais, de acordo com as aptidões dos sujeitos.

(__)O termo liberal possui sentido de democrático e não surgiu para defender o sistema capitalista.

(__)São tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
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