Questões de Concursos Professor de Ciências

Resolva questões de Professor de Ciências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q994997 | Pedagogia, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), enfatizam-se, no eixo Saúde e Bem-Estar, as questões relacionadas com saúde, cidadania e bem-estar, bem como o estudo e o entendimento do corpo e suas relações com o ambiente. O/A estudante deverá ser questionado sobre a importância de consumir alimentos saudáveis; como manipular alimentos e; como evitar a contaminação por bactérias, fungos, vírus e parasitas.

Qual outro conhecimento também é objeto do eixo Saúde e Bem-Estar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q896779 | Biologia, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente um peixe cartilaginoso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q908071 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O desmatamento na Amazônia é uma preocupação ambiental global, dada a importância dessa região para a biodiversidade e o equilíbrio climático. Diversas atividades humanas, como a agricultura e a pecuária, têm contribuído para o aumento das taxas de desmatamento.
Em relação ao desmatamento na Amazônia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q908075 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

As competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Ciências buscam promover a formação integral dos alunos, desenvolvendo habilidades que vão além do conhecimento técnico, incluindo a capacidade de analisar criticamente, agir de forma ética, e compreender as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente.
Considerando as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Ciências, assinale a alternativa que apresenta a habilidade relacionada à capacidade de construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis, e de negociar e defender ideias e pontos de vista, promovendo a consciência socioambiental e o respeito à diversidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q1043846 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Uma das formas de melhorarmos a qualidade dos alimentos é enriquecendo-os com proteínas importantes para nossa saúde, como o β-caroteno, molécula precursora da síntese de vitamina A no corpo humano e encontrada na cenoura, por exemplo. Este gene foi colocado no arroz, produzindo o chamado arroz dourado. No processo de tradução desta proteína, forma-se uma cadeia polipeptídica com uma sequência de três aminoácidos (leucina, valina e glicina), que possuem os anti-códons AAU, CAG e CCU, respectivamente. A sequência gênica correspondente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q994993 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Com o objetivo de ampliar o foco do planejamento pedagógico em todas as esferas, a Proposta Curricular da Rede Municipal de Florianópolis (2016) define três eixos transversais, articuladores e estruturantes da prática pedagógica com intuito de conduzir o processo de apropriação de conhecimentos para a formação humana integral. São eixos transversais, articuladores e estruturantes da prática pedagógica, a diversidade, as tecnologias e a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q994998 | Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Um sistema complexo e dinâmico que consiste na interação entre organismos vivos (biota) e o ambiente físico (biótopo) em uma determinada área. Essa interação envolve fluxos de energia, matéria e informações. Esse é o conceito correto de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1042178 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um agricultor planeja pulverizar sua plantação de café com um inseticida de amplo espectro (capaz de eliminar uma variedade de larvas e insetos). Entretanto, existe a possibilidade de que o produto se espalhe até a área de uma reserva localizada ao redor de sua plantação, na região do cerrado pernambucano. De fato, determinadas flores da região dependem da polinização das abelhas para sua reprodução, assim como as abelhas dependem das flores para manter seu ciclo de vida. A partir das informações, indique qual a correta relação ecológica entre as flores e as abelhas e qual efeito poderia ser observado com a aplicação do inseticida na plantação vizinha à reserva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1042179 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para uma vivência prática do processo de separação de misturas e sua aplicação cotidiana, alguns estudantes visitaram a estação de tratamento de água da cidade. Numa das etapas do tratamento de água, esses estudantes observaram que a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. Tal operação é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q899192 | Biologia, Vírus e bactérias, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

José, um estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, estava angustiado porque gostaria de tomar vacina contra o HPV, mas sua família era contra porque diziam que muitas pessoas passavam mal com a vacina, uma vez que ela injetaria a própria doença. Para resolver a angústia, José decidiu tirar suas dúvidas na aula de Ciências. Nesse caso, o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q908076 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

As Unidades Temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Ciências oferecem uma estrutura que possibilita uma abordagem integrada e global do conhecimento científico, promovendo uma compreensão mais ampla e conectada dos fenômenos naturais.
Nesse contexto, assinale a alternativa que relaciona corretamente os conceitos com sua respectiva Unidade Temática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q909436 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Professor de Ciências, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que cita somente doenças causadas por protozoários.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q994984 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil valoriza a inclusão da cultura digital e da comunicação nas escolas, pois são essenciais para a formação de cidadãos críticos e participativos.

O que facilita o acesso ao conhecimento e oferece novas maneiras de aprender e ensinar, como a educação híbrida, as metodologias ativas e o uso de inteligência artificial é compreendida como?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q896778 | Pedagogia, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente as 3 unidades temáticas em que está organizado o currículo de ciências do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Chapecó.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q909433 | Biologia, Professor de Ciências, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Considere que uma empresa de beneficiamento de pedras retirou matéria prima de um local por muitos anos e posteriormente abandonou esse local, deixando a rocha nua por uma grande área. Essa rocha nua começará a ser colonizada por vários seres vivos em um processo conhecido como sucessão ecológica.

Assinale a alternativa correta quanto aos organismos que poderiam ser os primeiros colonizares no local:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q995000 | Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Refere-se à variedade de vida em todas as suas formas, níveis e interações. É fundamental para a saúde do planeta e o bem-estar humano e é essencial protege-lá e preserva-lá para garantir um futuro sustentável. Esse é o conceito correto de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q909431 | Biologia, Professor de Ciências, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que cita corretamente a maior fonte de carbono no planeta Terra.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q909434 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Professor de Ciências, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que cita, respectivamente, um molusco, um cnidário e um cordado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q899196 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Uma das aplicabilidades práticas diretas da evolução biológica é propor e realizar programas de preservação de espécies, como o “Plano de ação para a conservação do mutum de Alagoas”, uma espécie fundamental para a dispersão de sementes na Zona da Mata Nordestina.

Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/ptbr/assuntos/biodiversidade/pan/pan/pan-mutum-de-alagoas/1-ciclo/pan-mutumde-alagoas-livro.pdf ).

De acordo com os conceitos de evolução biológica, a unidade evolutiva fundamental para programas de conservação e estudos taxonômicos e genéticos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q898705 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Uma expressão popular afirma que "quando um não quer, dois não brigam". Apesar de ter vários significados, dependendo do contexto em que é utilizada, a frase é um retrato das inúmeras possibilidades de mediação para que um conflito não termine em violência.

Fonte: Estratégias para mediar conflitos na escola. Disponível em: https://vivescer.org.br/estrategias-para-mediar-conflitos/.

Dentre as estratégias de mediação de conflitos nas escolas, marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.