Questões de Concursos Professor de Ciências

Resolva questões de Professor de Ciências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q903071 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ciências, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas competências específicas do ensino de Ciências da Natureza, deve-se analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para:


I. Melhorar as condições de vida em âmbito local, regional e global.

II. Realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo.

III. Minimizar os impactos socioambientais.

IV. Propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q909438 | Biologia, Uma visão geral da célula, Professor de Ciências, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Considere que um casal pretende engravidar, sendo que o pai é heterozigoto em um gene que determina uma doença não ligada ao sexo que aparece em homozigotos recessivos, e a mãe é homozigota dominante.

Assinale a possibilidade do filho ou da filha apresentar o fenótipo da doença.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q994995 | Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

É a camada sólida e rígida mais externa da Terra, formada pela crosta terrestre e pela parte superior do manto. Essa camada engloba tanto os continentes quanto os oceanos e é essencial para os processos geológicos do planeta. Essa é a compreensão de qual camada do planeta Terra?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q994996 | Pedagogia, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o componente Curricular Ciências irá referir e integrar toda a variedade e variabilidade que há em organismos vivos, nos seus diferentes níveis, e os ambientes nos quais estão inseridos, superando qual ideia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q1042187 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um dos assuntos que os estudantes mais gostam é a classificação dos seres vivos em cinco reinos, a partir do reconhecimento do reino Fungi pelo pesquisador norte americano Robert Whittaker em 1969. No entanto, um dos problemas de utilizá-los na sistemática é que dois deles não são monofiléticos e, assim, causam bastante confusão na hora dos estudantes compreenderem a diversificação dos reinos. Estes reinos não naturais são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q994990 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o Projeto Político Pedagógico - PPP é o principal instrumento para instauração da gestão democrática no âmbito educacional.

Sobre PPP, analise as afirmativas assinalando V (verdadeira) e F (Falsa).

( ) Documento estratégico que define as metas, ações e diretrizes que uma escola deve seguir para alcançar seus objetivos pedagógicos, filosóficos, administrativos e de desenvolvimento ecumênico;
( ) Entendido como instrumento de autonomia, que promove reflexões coletivas e o estabelecimento de projetos para atender aos anseios de formação da comunidade escolar na Rede de Ensino;
( ) É entendido como um instrumento de configuração da historicidade da unidade, em constante ressignificação, estabelecendo as bases para a promoção da cidadania;
( ) Traz clareza sobre os direitos, deveres e responsabilidades de todos os membros da comunidade escolar, garantindo um funcionamento mais organizado e transparente.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q994991 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Educação Ambiental no contexto educacional contemporâneo desempenha um papel crucial na formação de uma consciência ecológica e sustentável nos estudantes. A educação ambiental tem como princípios fundamentais a sustentabilidade, a justiça social e a responsabilidade cidadã. Entre os principais objetivos da Educação Ambiental no contexto educacional contemporâneo estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q988697 | Pedagogia, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), nos Anos Iniciais, o ensino do Componente Curricular de Ciências deve ser abordado de maneira a envolver os/as estudantes no processo de ressignificação do espaço escolar. Os conhecimentos são objeto de apropriação quando os/as estudantes se envolvem na resolução de problemas, ou quando o/a professor/a os transforma em que formas de enfoques?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q908068 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Em uma floresta tropical, uma espécie de planta trepadeira exibe uma estrutura de gavinhas que se enrolam em torno de galhos de árvores para obter suporte. Durante esse processo, a planta não retira nutrientes diretamente da árvore, apenas utiliza-a como suporte para atingir locais mais elevados em busca de luz solar. Nessa relação, a planta se beneficia enquanto a árvore não sofre danos significativos.
Essa interação é um exemplo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q909432 | Biologia, Professor de Ciências, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que cita corretamente a composição química da atmosfera:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q994985 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O processo educativo deve reconhecer e valorizar as múltiplas identidades, buscando criar um ambiente inclusivo e acolhedor. Quando a escola valoriza e respeita a diversidade identitária das crianças, ela contribui para o fortalecimento da autoestima e do senso de pertencimento delas. Assinale a alternativa que corresponde a uma das identidades importantes a ser reconhecida no processo educativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q994992 | Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Devido às crescentes questões ambientais, como as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a escassez de recursos naturais, a educação ambiental se torna essencial para preparar cidadãos críticos e responsáveis em relação ao meio ambiente. Sobre desafios atuais para uma educação ambiental efetiva, observe as afirmativas e assinale (V) verdadeira e (F) falsa.

( ) O acesso a recursos naturais e tecnologias sustentáveis que facilitem o ensino ambiental em todas as escolas;
( ) A integração do tema de forma prática, interdisciplinar e contextualizada no currículo;
( ) A escassez de Políticas Públicas com incentivo e investimento.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q994994 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação indígena e a educação ambiental possuem pontos em comum que contribuem para a construção de uma sociedade mais sustentável e diversa. Em relação a esses princípios, qual das alternativas abaixo apresenta uma afirmação correta sobre as contribuições de ambas as práticas educativas para o contexto escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q994999 | Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Envolve a gestão responsável dos recursos naturais, sociais e econômicos para garantir a qualidade de vida atual e futura. Ela busca equilibrar as necessidades do presente com as do futuro, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. Esse é o conceito correto de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q1089373 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Os termos órgãos homólogos e órgãos análogos surgiram com os estudos de anatomia comparada, área da Biologia que estuda as relações das diferentes estruturas morfológicas entre as diferentes espécies com o auxílio dos estudos da Embriologia Comparada. Para o entendimento da história da vida na Terra, soma-se ainda o termo homoplasia, cunhado pela Sistemática Filogenética. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os termos às suas respectivas definições.

Coluna 1
1. Homologia.
2. Analogia.
3. Homoplasia.

Coluna 2
( ) Semelhanças adquiridas independentemente por duas ou mais espécies que, podendo apresentarorigem ancestral em comum ou não.
( ) Órgãos que apresentam similaridade de função nas diferentes espécies que não apresentam origemancestral em comum, ou seja, os órgãos têm a mesma função devido a uma convergênciaadaptativa.
( ) Estruturas que apresentam uma descendência em comum, mesmo se apresentarem funções diferentes nas espécies comparadas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q1089375 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Professor de Ciências, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Desde o início de agosto de 2025, passaram a valer novos percentuais para a adição de biocombustíveis nos combustíveis fósseis vendidos no Brasil. A mistura de etanol na gasolina passou dos 27% para 30% e, no caso do diesel, o percentual de biodiesel adicionado aumentou de 14% para 15%. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A adição dos biocombustíveis aos combustíveis fósseis tem impactos significativos, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa.
( ) O biodiesel é uma mistura de ésteres de ácidos graxos com álcoois como o metanol ou o etanol, sendo obtida por processos de transesterificação ou esterificação.
( ) No Brasil, o etanol anidro, usado como combustível, tem como principal matéria-prima a biomassa de cana-de-açúcar, que é fermentada até que se atinja o teor alcoólico desejado superior a 96,9%.
( ) O biodiesel é obtido de fontes renováveis e não contribui para formação de chuvas ácidas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q898704 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ciências, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Competência Específica 2 trata de: Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis. Julgue as habilidades que se correlacionam com essa competência:

I.Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.

II.Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.

III.Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q994983 | Pedagogia, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a luta do movimento indígena por educação escolar específica e diferenciada, comunitária, intercultural e __________ ou _________, possibilita à sociedade brasileira a concretização de um processo efetivamente original, qual seja, o rompimento radical com o padrão escolar vigente e a _________ simultânea com diversos modelos de escola.

A alternativa que corresponde respectivamente as lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q994987 | Pedagogia, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a Área da Natureza constitui-se como um dos Componentes Curriculares fazendo a articulação com os demais Componentes Curriculares de qual outra área?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.