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Questões de Concursos Professor de Ciências Biológicas

Resolva questões de Professor de Ciências Biológicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q386715 | Biologia, Biologia Animal, Professor de Ciências Biológicas, SEARH RN, IDECAN

A fisiologia de uma esponja depende enormemente da corrente de água que flui através do seu corpo. Por meio da regulação do tamanho do ósculo e do fechamento dos óstios, o animal pode controlar a taxa de fluxo ou mesmo pará?la. Em algumas espécies da classe Demospongiae, o controle do ósculo é facilitado por um tipo de célula mesoílica chamada:
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22Q384180 | Biologia, Meio Ambiente, Professor de Ciências Biológicas, SEARH RN, IDECAN

Em relação às características do solo, analise as afirmativas a seguir.

I. Se as partículas do solo forem grandes, a água da chuva infiltra e fica retida, deixando o solo encharcado.

II. A argila presente no solo são partículas muito finas que deixam as águas da chuva se infiltrarem e deslocarem entre elas ficando pouca umidade retida.

III. As partículas de argila no solo têm propriedades de reter minerais como os de Ca2+, K+ e Mg+, favorecendo sua absorção pelas plantas.

IV. As partículas que compõem as camadas superiores do solo, mais sujeitas ao intemperismo, têm diâmetro menor que o das que compõem as camadas mais profundas.

V. O horizonte O, uma das camadas do solo, é formada por rocha decomposta em pequenas partículas.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

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23Q898581 | Biologia, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

A capacidade das células em transportar certos íons contra uma concentração e contra um gradiente de potencial elétrico, usando ATP como fonte de energia, é um processo denominado:
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24Q898578 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Doenças transmitidas por vetores que se desenvolvem em ambiente aquático também estão compreendidas em doenças relacionadas com a água. Das doenças citadas nas alternativas a seguir, é transmitida pela exposição direta à água contaminada, sem a necessidade de um vetor (como os mosquitos), a:
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25Q898580 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Ao chegar ao refeitório da escola, o professor Mário viu que o cardápio era arroz, feijão, salada de rúcula e carne bovina assada. Ao ingerir cada um desses alimentos, o professor Mário ocupará uma determinada posição na cadeia alimentar.
A posição que ele ocupará na sequência alimentar acima relacionada, respectivamente, é:
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29Q898585 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

“As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra "arbovirose" deriva de "arbovírus", que significa "vírus transmitido por artrópodes". Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais.”
Fonte: Ministério da Saúde
Um exemplo de um vetor de arbovirose e o agente etiológico, respectivamente, são:
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31Q1030406 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

No início do século XX, de forma independente, o inglês Godfrey Harold Hardy (1877-1947) e o alemão Wilhelm Weinberg (1862- 1937) demonstraram o chamado princípio de Hardy-Weinberg, segundo o qual
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32Q906929 | Biologia, Biologia como ciência, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Durante uma aula sobre evolução biológica, um professor de Ciências Biológicas percebe que um aluno, João, apresenta comportamentos de desinteresse, como olhar constantemente para o relógio, suspirar frequentemente e não interagir com os colegas. O professor, preocupado com o bem-estar e o desenvolvimento acadêmico de João, decide abordá-lo após a aula. Durante a conversa, João revela que está passando por problemas pessoais em casa, o que está afetando sua concentração nas aulas. O professor, ciente dos aspectos psicológicos envolvidos na educação, reconhece a importância do suporte emocional para o sucesso acadêmico dos alunos. Considerando a situação apresentada, qual é a melhor abordagem do professor para auxiliar João?

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33Q906934 | Biologia, Biologia como ciência, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Durante uma reunião de planejamento curricular em uma escola de Ciências Biológicas, os professores estão discutindo sobre a importância da interdisciplinaridade no currículo. Um dos professores argumenta que a interdisciplinaridade promove uma visão integrada do conhecimento, estimula a criatividade e ajuda os alunos a relacionar conceitos de diferentes áreas. Considerando os princípios do Currículo Interdisciplinar, qual das seguintes características não é fundamental para sua efetiva implementação?

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34Q906935 | Biologia, Biologia como ciência, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Durante uma aula prática de Ciências Biológicas sobre ecossistemas aquáticos, um professor decide utilizar uma metodologia de ensino baseada na resolução de problemas. Ele propõe aos alunos um cenário hipotético no qual um lago próximo à escola está sofrendo com a eutrofização devido ao excesso de nutrientes provenientes de esgotos domésticos. Considerando a abordagem do professor, qual dos seguintes princípios da Didática geral e Prática de Ensino está sendo aplicado?

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35Q906930 | Biologia, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Durante uma expedição científica em uma região remota da Amazônia, um grupo de pesquisadores de Ciências Biológicas observa um fenômeno atmosférico incomum. Eles percebem que, durante o dia, a temperatura da atmosfera local aumenta consideravelmente, mas, ao entardecer, ocorre um rápido resfriamento, seguido por uma súbita elevação da temperatura novamente. Considerando o fenômeno observado pelos pesquisadores, qual das seguintes alternativas melhor explica esse padrão de variação de temperatura na atmosfera amazônica?

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36Q906943 | Biologia, Ciclo Celular, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir.

I. Na Química Orgânica, a ligação covalente polar ocorre quando os átomos compartilham elétrons de forma desigual, resultando em uma distribuição assimétrica de cargas.

Il. A Tabela Periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos de acordo com seus números atômicos e configurações eletrônicas, permitindo prever propriedades e comportamentos dos elementos.

Ill. Na Cadeia Alimentar, os produtores, como plantas e algas, são os organismos que convertem energia luminosa em energia química por meio da fotossíntese.

IV. As Relações Ecológicas são interações entre organismos de uma mesma espécie ou de espécies diferentes, podendo ser classificadas em competição, predação, mutualismo, entre outras.

Estão corretas as afirmativas:

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37Q1030405 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

Ao atingir as ramificações finais do axônio, o impulso nervoso provoca o esvaziamento (exocitose) de várias vesículas sinápticas, com a liberação de neurotransmissores (também chamados mensageiros químicos, mediadores químicos ou neuro-hormônios), substâncias químicas que se difundem pela sinapse e se ligam a proteínas da membrana (receptores) de outro neurônio. (Fonte: LINHARES, S. et al. Biologia hoje. Volume 2. São Paulo: Ática, 2016.)

Entre as substâncias a seguir, são exemplos de neurotransmissores
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38Q898584 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Lei nº 9394/1996, a educação brasileira é organizada em dois níveis escolares:
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39Q906940 | Biologia, Uma visão geral da célula, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Durante uma aula sobre Genética Mendeliana, um professor de Ciências Biológicas aborda o conceito de herança ligada ao sexo. Ele explica que em algumas espécies, como os seres humanos, certos genes estão localizados nos cromossomos sexuais e são herdados de maneira diferenciada entre os sexos. Considerando o exposto pelo professor, qual dos seguintes padrões de herança genética está mais diretamente relacionado à herança ligada ao sexo?

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40Q898579 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Durante uma aula, o professor pediu aos alunos que fechassem os olhos e imaginassem estar em uma cachoeira. Ele descreveu a luz do sol refletindo na água cristalina, a brisa fresca, as gotas de água respingando e o solo coberto de pedrinhas. A intenção era ajudar os alunos a compreenderem o conceito de componente:
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