Pelo menos desde a década de 1980, o esporte, como fenômeno social relevante, tem levado cientistas sociais e pedagogos a questionar o senso comum que advoga benefícios inequívocos a sua prática e a denunciá-lo como agente de reprodução de uma sociedade injusta e desigual. Esses novos conhecimentos levam o professor a refletir sobre o valor educativo e a utilização ingênua do esporte na educação física.
Sendo assim, como consequência desse novo olhar, é correto afirmar que na educação física da escola atual o esporte deve ser
✂️ a) transformado até que os alunos consigam jogar sem demonstrar um sentimento de competição, violência e respeito às regras. ✂️ b) incentivado no sentido de uma melhor detecção e seleção de alunos talentosos para, assim, oportunizar-lhes uma carreira profissional promissora. ✂️ c) limitado ao espaço das aulas curriculares, a fim de se evitar, com isso, a possibilidade de criação de equipes representativas da escola que dão oportunidade apenas aos mais talentosos. ✂️ d) mediado de modo que propicie reflexões por parte dos alunos sobre as interações sociais existentes no seio do jogo e as possíveis relações com o cotidiano. ✂️ e) eliminado e substituído por outras práticas menos competitivas e mais lúdicas, de modo a proporcionar maior participação dos alunos.