Início

Questões de Concursos Professor de Classe Pleno I

Resolva questões de Professor de Classe Pleno I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q321595 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Com relação à concepção emancipadora de projeto político pedagógico (PPP), assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q323457 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta no que se refere ao tempo e aos procedimentos avaliativos, no âmbito da avaliação formativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q386605 | Biologia, Ecologia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Em um aquário de água doce foram colocadas duas espécies de moluscos bivalves filtradores para experimento de um projeto de biologia. Após dois meses, observou-se que a espécie A era mais numerosa que a espécie B, diferentemente do ocorre quando A e B são criadas separadamente, situação em que as populações de ambas são muito mais numerosas. Dessas informações conclui-se que a relação entre A e B é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q591441 | Química, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Em uma solução de amônia na qual a concentração dos íons OH- é igual a 10-3, o valor de pH mol/L é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q383542 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao sistema nervoso central, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q327786 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

A conversão de apostilas em livros didáticos introduziu a dinâmica específica dos cursos preparatórios como referência para as atividades docentes desenvolvidas nas escolas. Nesse sentido, no que se refere ao livro didático como recurso utilizado no ensino de química no ensino médio, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q444520 | Direito Constitucional, Administração Pública, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta em relação à convocação de servidor público federal para o serviço militar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q472917 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Com base nos dados de crescimento físico na adolescência o professor pode acompanhar e avaliar o desenvolvimento de seus alunos. Na adolescência, a velocidade de crescimento em estatura ocorre em três fases: início de aceleração, velocidade de pico e desaceleração. A fase de início de aceleração principia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q544646 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

O deutério é constituído de um próton e um nêutron mantidos unidos por uma força nuclear atrativa. A energia de repouso do deutério é igual a 1.875,6 MeV e as energias de repouso do próton e do nêutron são, respectivamente, iguais a 938,3 MeV e 939,5 MeV. Com base nessas informações, assinale a opção em que é apresentada a energia de ligação, em MeV, associada à força nuclear.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q592762 | Química, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Entre os compostos fluorados de enxofre que são relevantes para a indústria constam os gases sintéticos tetrafluoreto de enxofre (SF4) e hexafluoreto de enxofre (SF6). Apesar de serem formados pelos mesmos elementos, esses gases apresentam reatividade química contrastante, pois o tetrafluoreto é muito reativo e o hexafluoreto é extraordinariamente inerte. Esse fato decorre principalmente da geometria molecular que, no caso do SF4, é do tipo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q322712 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca dos equipamentos de proteção individual (EPI), indispensáveis nos laboratórios de biologia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q814635 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, no tocante à disciplina de biologia,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q544099 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considerando-se a seguinte relação entre a temperatura em graus Kelvin e a temperatura em gruas Celsius: TK = Tc + 273, é correto afirmar que o aumento percentual da energia cinética média de translação das moléculas de um gás ideal, quando a temperatura deste aumenta de 0 ºC para 100 ºC, é aproximadamente igual, em porcentagem, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q471839 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considere que um professor seja o responsável pelo treinamento dos alunos da 7.ª e da 8.ª séries que compõem a equipe de futebol de uma escola. Nessa situação, para que os alunos estejam fisicamente preparados para a variabilidade das situações de jogo, o professor deve estruturar os treinos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q485727 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Based on the Parâmetros Curriculares Nacionais issued by the Brazilian Ministry of Education and Culture in 1998 (Secretaria de Educação Fundamental, 1998), choose the correct option.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q813906 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

De acordo com a LDBEN, uma das finalidades do ensino médio é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q471505 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Pelo menos desde a década de 1980, o esporte, como fenômeno social relevante, tem levado cientistas sociais e pedagogos a questionar o senso comum que advoga benefícios inequívocos a sua prática e a denunciá-lo como agente de reprodução de uma sociedade injusta e desigual. Esses novos conhecimentos levam o professor a refletir sobre o valor educativo e a utilização ingênua do esporte na educação física.

Sendo assim, como consequência desse novo olhar, é correto afirmar que na educação física da escola atual o esporte deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q385773 | Biologia, Ecologia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Ao longo da cadeia alimentar, a transferência de energia e de nutrientes ocorre sempre dos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q472611 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Inserir o futebol como conteúdo exclusivo ou hegemônico nas aulas de educação física

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q593237 | Química, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Nos séculos XVIII e XIX, apesar do grande interesse pelos fenômenos elétricos, a natureza da eletricidade não estava esclarecida. Nesse sentido, etapas importantes foram dadas pelo cientista inglês Michael Faraday, que, por meio de seus experimentos de eletrólise, introduziu a nomenclatura para designar os polos opostos presentes no sistema eletrolítico (ânodo e cátodo) e estabeleceu o grau de afinidade química de dois elementos. Desse modo, a maior contribuição desse cientista relativa à natureza elétrica da matéria foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.