Início

Questões de Concursos Professor de Classe Pleno I

Resolva questões de Professor de Classe Pleno I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q383554 | Biologia, Biomas e Domínios, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

A floresta amazônica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q545504 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considere que duas cargas puntiformes de módulos e sinais desconhecidos estejam separadas por uma distância d e que o campo elétrico seja nulo no ponto médio do segmento que une as cargas. Nessa situação, as cargas têm

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q383359 | Biologia, Evolução, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

No século XIX, os experimentos clássicos de Pasteur realizados com frascos com formato pescoço de cisne demonstraram o equívoco da teoria da abiogênese e suscitaram novos questionamentos. Nesse sentido, assinale a opção em que é apresentada a correlação entre os experimentos de Pasteur e os questionamentos levantados no século XIX.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q340172 | Raciocínio Lógico, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Maria telefonou para determinada escola agendando um horário para matricular as crianças João, Marcos e José. Uma dessas crianças é filho de Maria, outra é filho de Ester e a terceira criança é filho de Marta. Ao anotar essas informações, o servidor da escola confundiu os nomes das mães e dos filhos, mas, das informações anotadas, ele pôde concluir que Marta e Ester são irmãs, que José não é filho de Marta e que João não é sobrinho de nenhuma das três mães. Em face dessa situação, é correto afirmar que as mães de João, Marcos e José são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q331393 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 36 a 38

Em uma sala de aula, as notas de 7 alunos na prova de matemática foram as seguintes: 4; 4; 6,50; 7,50; 8,50; 9 e 9,50.

Com base nessas informações, é correto afirmar que a média aritmética das notas desses alunos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q327826 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Com relação às características e às propriedades relativas à didática e à formação dos professores, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q813293 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Em relação às incumbências atribuídas aos entes federados, às instâncias e aos segmentos institucionais, segundo a LDB, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q815852 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Com referência às incumbências da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e à organização de seus respectivos sistemas de ensino, disciplinados pela LDB, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q471670 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

As práticas corporais podem ser vistas como expressão e linguagem de um determinado indivíduo ou de uma determinada cultura. Em relação à educação física escolar, a prática corporal como expressão de uma determinada cultura

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q321349 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considerando que abordagens didáticas extraclasse devem ser incentivadas e implantadas pelo educador para o aprimoramento do ensino da biologia, assinale a opção que apresenta uma atividade extraclasse.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q810010 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

O ensino de biologia é regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A respeito da LDB/1996 e da Resolução CNE/1998, a esse respeito, assinale a opção correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q545140 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considerando que a quantidade de vinte moles de um gás monoatômico ideal dobre de volume ao receber 175 J de calor e que, nesse processo, a temperatura permaneça constante, assinale a opção que apresenta, em joules, o trabalho realizado sobre esse sistema termodinâmico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q332025 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 31 a 35

Em uma escola do ensino médio, os alunos A, B, C, D, E, F e G foram selecionados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática. Para transportá-los até o local da prova, foram utilizados 2 veículos — I e II — de 4 assentos, além dos assentos dos motoristas. Quatro estudantes foram no veículo I e 3, no veículo II.

Considere que os alunos A, B, C, e D sejam transportados no veículo I e que os alunos E, F e G sejam transportados no veículo II. Nessa situação, as quantidades de maneiras distintas de esses alunos ocuparem os assentos nos veículos I e II serão, respectivamente, iguais a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q545431 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Uma esfera metálica maciça de raio igual a R foi carregada com carga q distribuída uniformemente em todo o seu volume. Em situação de equilíbrio eletrostático,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q544975 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões 77 e 78

Nas orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as competências em Física relacionam-se principalmente com a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, utilização da linguagem física e de sua comunicação e com a contextualização histórica e social dos temas abordados.

A propósito das competências relacionadas a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, é correto afirmar que, no âmbito da sala de aula,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q593275 | Química, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Em reações de substituição nucleofílica Sn2 entre um haleto de alquila e um nucleófilo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q385356 | Biologia, Bioquímica, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

São elementos inorgânicos abundantes nos seres vivos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q473019 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

De acordo com a teoria de esquema, o programa motor generalizado é constituído de dois elementos: aspectos invariantes e parâmetros. O conceito de parâmetros na execução de uma habilidade motora refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q592768 | Química, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Ao organizar uma bancada, um professor derrubou acidentalmente uma solução alcoólica de fenolftaleína. Após jogar detergente, com o intuito de limpar a bancada, o professor notou que a parte molhada com fenolftaleína tornou-se rosa.

Em face dessa situação, é correto concluir que o detergente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.