Questões de Concursos Professor de Dança

Resolva questões de Professor de Dança comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q318866 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Sobre a dança moderna, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um aspecto culto da arte da dança, que adota formas adequadas à expressão de sua época.

( ) Na atualidade, pode ser considerada a evolução de uma forma que nasce ao que atualmente se costuma chamar de dança acadêmica.

( ) Laban criou o que hoje é considerada a base da escola de dança moderna, com acréscimos ou supressões segundo o estilo, mas invariável em seus princípios.

( ) Constitui, sem dúvida, a evolução da dança clássica.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q318981 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

A dança pode ser considerada uma das mais antigas artes criadas e manifestadas de acordo com os interesses do homem. Nela se manifestam impulsos, crenças e desejos, por exemplo. Acerca das características históricas da dança, analise as afirmativas.

I. Manifestou-se em seus aspectos gestual, de expressão facial, de cenários e figurinos sob influência dos interesses e aspirações do cidadão de sua época.

II. Em Roma, caracterizou-se pela exclusividade das mulheres e associação da dança a deuses relacionados à fertilidade.

III. É e sempre será um patrimônio da cultura corporal do homem, dependente de seu contexto histórico.

IV. Pedir chuvas e curas de doenças são costumes expressos pelos movimentos de dança na Era Primitiva.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q352304 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGO

A partir do século XIX, especialmente na Europa, aconteceram grandes mudanças que colaboraram para o surgimento da dança moderna. Dentre as modificações cita-se o rompimento com vários códigos presentes no balé clássico até então. A dança moderna tem como características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q351941 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGO

No Brasil, a dança contemporânea desenvolveu-se com alta qualidade crítico-reflexiva, estética e propositiva. Alguns nomes são referências predominantes na história e na constituição da dança contemporânea brasileira. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q318771 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Pode-se apontar como fundamentos da dança a transferência, locomoção, giro, salto e queda. Sobre a transferência, é correto afirmar que se refere ao(à)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q318974 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Os objetivos de ensino da dança podem organizar-se em três pilares: dança na expressão e na comunicação humana; dança como manifestação coletiva; e dança como produto cultural e apreciação estética. Marque a alternativa que apresenta corretamente um exemplo da dança enquanto produto cultural e de apreciação artística.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q352156 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGO

De acordo com Regina Miranda (1979), no sistema Esforço/ Forma criado por Rudolf Laban, para análise do movimento humano, existem princípios básicos que foram divididos em quatro categorias. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q318876 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Ao se analisar a história da dança, percebe-se que, na Índia milenar, a dança seguia quatro estilos coreográficos com concepção de drama, denominados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q318924 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Segundo Garcia e Haas (2006), “na dança é preciso criar frases caracterizadas com início, meio e fim, o que será denominado como coreografia. A frase musical termina, normalmente, quando ocorre uma cadência (término de um trecho musical). Já o bloco musical é composto por quatro frases musicais”. Tendo como base a informação anterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Uma frase musical equivale a 8 tempos.

( ) Um bloco musical equivale a 24 tempos.

( ) O compasso quaternário apresenta 2 compassos binários.

( ) Dois tempos musicais referem-se a 1 compasso quaternário.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q318785 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Sobre o contexto histórico da arte no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Foi durante a Semana de Arte e Ensino na USP, no ano de 1980, que ocorreu a primeira tentativa de analisar imagens em cursos de arte-educadores.

( ) Ainda que possa ser interpretada como produto da fantasia e da imaginação, a arte se encontra separada da economia, da política e dos padrões sociais que operam na sociedade.

( ) Percebe-se que as artes são mencionadas cinco vezes na Constituição da Nova República de 1988 no que se refere à proteção de obras, liberdade de expressão e identidade nacional.

( ) A identificação da criatividade como espontaneidade não é surpreendente, porque é uma compreensão de senso comum da criatividade.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q318787 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Obedecendo à sua índole e espírito pessoal, ____________________ rebela-se contra as regras que ainda regem a formação do bailarino, impostas pelos mestres da dança clássica.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q352166 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGO

Segundo Sandra Meyer Nunes (2002), os referenciais da dança contemporânea, apresentam alguns pressupostos importantes, como a ideia de multiplicidade e diferentes linguagens estéticas, ou seja, a diversidade corporal está imbricada no ensinar, fazer e criar danças. Esses pressupostos podem ser observados também na concepção coreográfica, tendo em vista a nova postura do criador-intérprete, que tem como papel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q318819 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Masculinas ou femininas, estas danças ilustram lendas ou crenças sobre a relação entre divindades e natureza. A teatralização de costumes populares e práticas religiosas, que são a ‘dengake’ e a ‘surugaki’, se assemelhava às pantomimas romanas e se alterna entre o enfoque dramático e cômico.” A afirmativa anterior refere-se às doenças do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q318704 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Resguardam características essencialmente fixas. São danças naturais que guardam cuidadosamente tradicionalismo e determinados costumes de um povo. São criações efetuadas pela repetição das configurações de esforço coletivo, impulsionados por diversos motivos (deuses, padrões éticos e morais, manifestações políticas e sociais).” Trata-se de danças

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q318825 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Após um século, o trabalho e as contribuições de ___________________ para as áreas de arte e ensino ainda são abstrações carregadas de jargões, ideias inacabadas e conceitos mal definidos. Método e técnica, dança e educação contrapõem-se e confundem-se; os caminhos percorridos pelos princípios e ideias dessa personalidade da dança no Brasil, desde a década de 1940, carecem ainda de um olhar mais crítico, contextualizado, contemporâneo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q318714 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Discute-se a inserção da dança nos currículos escolares e, independente da nomenclatura utilizada, tem-se aceito a importância do ensino deste conteúdo. Sabe-se que a palavra currículo associa-se a distintas concepções. Acerca do currículo, o qual é influenciado por diferentes fatores sócio-econômicos, políticos e culturais, é correto afirmar que pode ser entendido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q994817 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos também da Dança e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Sobre as dimensões que trata a BNCC, correlacione a COLUNA A – DIMENSÕES com a COLUNA B - CONCEITOS.
COLUNA A – DIMENSÕES
1. Criação; 2. Reflexão; 3. Expressão; 4. Estesia.

COLUNA B – CONCEITOS
( ) refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais;
( ) refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais;
( ) refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo;
( ) refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q988510 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Em relação às identidades que configuram o processo educativo, abrangendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, qual alternativa apresenta uma prática pedagógica que melhor atende à diversidade de experiências e necessidades de cada grupo etário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q994820 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O espaço pessoal de cada pessoa, delimitado pelo corpo e que permite movimentos sem deslocamento. É a esfera que envolve o corpo, independentemente de estar em movimento ou parado, e que se mantém constante em relação ao corpo. Qual o nome desse conceito desenvolvido por Rudolf von Laban, conhecido como o pai da dança-teatro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q994822 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2005, uma dança comunitária que tem suas raízes nas tradições africanas trazidas pelos escravizados durante o período colonial, sendo uma forma de expressão que sobreviveu ao longo dos séculos, adaptando-se e incorporando elementos de outras culturas. Dança caracterizada por movimentos fluidos e envolventes, onde os dançarinos se organizam em círculos ou linhas, interagindo uns com os outros de maneira harmoniosa. Essa é a compreensão de qual dança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.