Questões de Concursos Professor de Dança

Resolva questões de Professor de Dança comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q318787 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Obedecendo à sua índole e espírito pessoal, ____________________ rebela-se contra as regras que ainda regem a formação do bailarino, impostas pelos mestres da dança clássica.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q318819 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Masculinas ou femininas, estas danças ilustram lendas ou crenças sobre a relação entre divindades e natureza. A teatralização de costumes populares e práticas religiosas, que são a ‘dengake’ e a ‘surugaki’, se assemelhava às pantomimas romanas e se alterna entre o enfoque dramático e cômico.” A afirmativa anterior refere-se às doenças do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q352166 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGO

Segundo Sandra Meyer Nunes (2002), os referenciais da dança contemporânea, apresentam alguns pressupostos importantes, como a ideia de multiplicidade e diferentes linguagens estéticas, ou seja, a diversidade corporal está imbricada no ensinar, fazer e criar danças. Esses pressupostos podem ser observados também na concepção coreográfica, tendo em vista a nova postura do criador-intérprete, que tem como papel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q318825 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Após um século, o trabalho e as contribuições de ___________________ para as áreas de arte e ensino ainda são abstrações carregadas de jargões, ideias inacabadas e conceitos mal definidos. Método e técnica, dança e educação contrapõem-se e confundem-se; os caminhos percorridos pelos princípios e ideias dessa personalidade da dança no Brasil, desde a década de 1940, carecem ainda de um olhar mais crítico, contextualizado, contemporâneo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q318704 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Resguardam características essencialmente fixas. São danças naturais que guardam cuidadosamente tradicionalismo e determinados costumes de um povo. São criações efetuadas pela repetição das configurações de esforço coletivo, impulsionados por diversos motivos (deuses, padrões éticos e morais, manifestações políticas e sociais).” Trata-se de danças

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q318714 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Discute-se a inserção da dança nos currículos escolares e, independente da nomenclatura utilizada, tem-se aceito a importância do ensino deste conteúdo. Sabe-se que a palavra currículo associa-se a distintas concepções. Acerca do currículo, o qual é influenciado por diferentes fatores sócio-econômicos, políticos e culturais, é correto afirmar que pode ser entendido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q994820 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O espaço pessoal de cada pessoa, delimitado pelo corpo e que permite movimentos sem deslocamento. É a esfera que envolve o corpo, independentemente de estar em movimento ou parado, e que se mantém constante em relação ao corpo. Qual o nome desse conceito desenvolvido por Rudolf von Laban, conhecido como o pai da dança-teatro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q994817 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos também da Dança e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Sobre as dimensões que trata a BNCC, correlacione a COLUNA A – DIMENSÕES com a COLUNA B - CONCEITOS.
COLUNA A – DIMENSÕES
1. Criação; 2. Reflexão; 3. Expressão; 4. Estesia.

COLUNA B – CONCEITOS
( ) refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais;
( ) refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais;
( ) refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo;
( ) refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q994822 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2005, uma dança comunitária que tem suas raízes nas tradições africanas trazidas pelos escravizados durante o período colonial, sendo uma forma de expressão que sobreviveu ao longo dos séculos, adaptando-se e incorporando elementos de outras culturas. Dança caracterizada por movimentos fluidos e envolventes, onde os dançarinos se organizam em círculos ou linhas, interagindo uns com os outros de maneira harmoniosa. Essa é a compreensão de qual dança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q988507 | Pedagogia, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), elenca alguns aspectos que os/ as professores de Dança consideram pertinentes e que atualmente fazem parte dos encaminhamentos curriculares no contexto municipal. Sobre esses aspectos, analise as afirmativas abaixo e assinale F (falsa) ou V (verdadeira).
( ) A ampliação do repertório técnico e expressivo dos/as estudantes;
( ) A abordagem das diferentes técnicas e estéticas da Dança, contemplando a diversidade das manifestações culturais e artísticas;
( ) A reflexão acrítica sobre a dança e os fenômenos midiáticos;
( ) A sensibilização e a abordagem para a Dança Inclusiva, propiciando o exercício da acolhida e possibilidades no trabalho corporal.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.