Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica

Resolva questões de Professor de Educação Básica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q5965 | Português, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Texto associado.
texto prova Professor de Educação Básica - SEE SP - Português

Leia o texto para responder às questões de números 4 e 5.

O desafio é combater a discriminação que a escola opera
atualmente, não só quando cria o fracasso explícito daqueles
que não consegue alfabetizar, como também quando impede
aos outros – os que aparentemente não fracassam – chegar
a ser leitores e produtores de textos competentes e autônomos.
O desafio que devemos enfrentar, nós que estamos
comprometidos com a instituição escolar, é combater a discriminação
desde o interior da escola; é unir nossos esforços
para alfabetizar todos os alunos, para assegurar que todos
tenham oportunidades de se apropriar da leitura e da escrita
como ferramentas essenciais de progresso cognoscitivo e de
crescimento pessoal.

(Delia Lerner, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o
necessário, 2002, p.29)
Do ponto de vista do autor de Leitura e Produção de Texto, a redação difere da produção de texto porque aquela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q5966 | Português, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Texto associado.
texto prova Professor de Educação Básica - SEE SP - Português

Leia o texto para responder às questões de números 4 e 5.

O desafio é combater a discriminação que a escola opera
atualmente, não só quando cria o fracasso explícito daqueles
que não consegue alfabetizar, como também quando impede
aos outros – os que aparentemente não fracassam – chegar
a ser leitores e produtores de textos competentes e autônomos.
O desafio que devemos enfrentar, nós que estamos
comprometidos com a instituição escolar, é combater a discriminação
desde o interior da escola; é unir nossos esforços
para alfabetizar todos os alunos, para assegurar que todos
tenham oportunidades de se apropriar da leitura e da escrita
como ferramentas essenciais de progresso cognoscitivo e de
crescimento pessoal.

(Delia Lerner, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o
necessário, 2002, p.29)
De acordo com a argumentação da autora, a escola atual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q328859 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Os objetivos educacionais são de extrema importância no trabalho docente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q5970 | Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Uma professora está trabalhando com uma classe de terceira série heterogênea: 15 alunos ainda não estão alfabetizados. Os demais já começaram o ano alfabéticos: alguns já fazendo uso das convenções da escrita, outros nem tanto.

Considerando o exposto, pode-se dizer que o conteúdo trabalhado nessa situação didática é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q474457 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Para ensinar sobre uma determinada capacidade física aos alunos da segunda parte do Ensino Fun-damental, o professor André utilizou o Voleibol como exemplo. Para isso, descreveu as ações da modalidade esportiva caracterizada por terem durações distintas. No alto rendimento, a execução de um gesto técnico dura frações de segundo. Um rally ou ponto, que é composto por uma série de gestos técnicos, dura cerca de 30 segundos. Um set, formado por um conjunto de pontos, por sua vez, dura cerca de 30 minutos. Por fim, a partida completa, formada por pelo menos 3 sets, dura perto de 2 horas. O professor explicou, em seguida, a importância desta capacidade física, pois permite que um atleta de Voleibol suporte a duração de uma partida completa, com seus gestos, pontos e sets, além de facilitar a sua recuperação para novos treinos e partidas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a capacidade física ensinada por André aos seus alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q854678 | Português, Fonética e Fonologia, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

Concernente à classificação das consoantes, analise os critérios abaixo:

I - quanto ao modo de articulação.
II - quanto à zona de articulação.
III - quanto ao papel das cordas vocais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q852120 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No tocante à Pré-história, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - O período Neolítico antecedeu o Paleolítico. II - No período Neolítico começou a ser desenvolvida as primeiras formas de agricultura. III - É pacífico na literatura que o período Neolítico ocorreu em todas as partes do mundo ao mesmo tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q855709 | Português, Ortografia, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

Como se sabe, existem três tipos de vocábulos homônimos: homófonos, homógrafos e perfeitos. São exemplos de vocábulos homófonos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q594169 | Química, Sistemas de equilíbrio, Professor de Educação Básica, CESPE CEBRASPE, 2017

Muitas reações químicas não cessam, mas apenas entram em equilíbrio, ou seja, continuam acontecendo microscopicamente, embora não se perceba macroscopicamente. Outras reações acontecem constantemente, mas de forma muito lenta. A respeito desses fatos, julgue os itens que se seguem. A relação entre as concentrações das espécies participantes de um equilíbrio químico pode ser expressa matematicamente por meio de uma equação que considera a concentração de cada espécie, independentemente de seu estado físico.
  1. ✂️
  2. ✂️

173Q843572 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Básica, CESPE CEBRASPE, 2020

Em relação à educação para surdos, o Plano Nacional de Educação (PNE) dispõe sobre a garantia da oferta de educação bilíngue, em escolas e classes bilíngues, para estudantes surdos. Nesse contexto, as escolas e classes bilíngues são aquelas que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q49347 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

O conceito de modalização deve ser bem estruturado junto à classe, variando as atividades e os exemplos, que devem ser sempre apresentados em enunciados e textos. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O professor deve comparar critérios de classificação dos recursos de modalização do grupo ou turma com os critérios sistematizados por estudiosos e pesquisadores e apresentados.
II. Os alunos devem ter acesso a listas prontas de modalizadores para memorizá-las.
III. Em provas, o professor deve evitar questões apenas de classificação dos recursos de modalização, preferindo aquelas que avaliem a compreensão do texto pelo aluno e aquelas em que ele faça uso consciente de algum recurso para modalizar textos. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q49312 | Direitos Humanos, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Assinale a alternativa correta sobre o que a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê sobre direito sindical.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q378624 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Considere as seguintes afirmações a respeito de fotossíntese.

I Na fotossíntese, a clorofila fixa a energia luminosa e transforma substâncias inorgânicas (água e sais minerais) em substância orgânica.

II A fotossíntese é um conjunto de reações que ocorrem em plantas, tendo como conseqüência a produção direta e imediata de componentes orgânicos — carboidratos, lipídeos e proteínas.

III A fotossíntese é uma reação bioquímica oposta à respiração, sendo que a primeira é feita pelas plantas e a segunda, pelos animais.

Considerando essas afirmações a respeito da fotossíntese, julgue os itens que se seguem.

Tomando por base a afirmativa I, é correto dizer que a fotossíntese ocorre dentro da clorofila.

  1. ✂️
  2. ✂️

178Q482993 | Geografia, Demografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

A dinâmica demográfica no território brasileiro parece indicar uma nova tendência: uma desmetropo-lização que se verifica em paralelo à permanência do fenômeno da metropolização. A opção que MELHOR explicita a tendência apresentada pelo texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q544032 | Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

No ensino de Física, assim como no ensino de Ciências de forma geral, a disciplina deve ser apresentada aos alunos como uma construção humana

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q5967 | Português, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Texto associado.
texto prova Professor de Educação Básica - SEE SP - Português

Leia o texto para responder às questões de números 4 e 5.

O desafio é combater a discriminação que a escola opera
atualmente, não só quando cria o fracasso explícito daqueles
que não consegue alfabetizar, como também quando impede
aos outros – os que aparentemente não fracassam – chegar
a ser leitores e produtores de textos competentes e autônomos.
O desafio que devemos enfrentar, nós que estamos
comprometidos com a instituição escolar, é combater a discriminação
desde o interior da escola; é unir nossos esforços
para alfabetizar todos os alunos, para assegurar que todos
tenham oportunidades de se apropriar da leitura e da escrita
como ferramentas essenciais de progresso cognoscitivo e de
crescimento pessoal.

(Delia Lerner, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o
necessário, 2002, p.29)
O texto tem como interlocutores primeiros as pessoas que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.