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Questões de Concursos Professor de Educação Básica

Resolva questões de Professor de Educação Básica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q472129 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

São características dos princípios e valores próprios do esporte de rendimento (ER) e do esporte escolar (EE):

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182Q5967 | Português, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Texto associado.
texto prova Professor de Educação Básica - SEE SP - Português

Leia o texto para responder às questões de números 4 e 5.

O desafio é combater a discriminação que a escola opera
atualmente, não só quando cria o fracasso explícito daqueles
que não consegue alfabetizar, como também quando impede
aos outros – os que aparentemente não fracassam – chegar
a ser leitores e produtores de textos competentes e autônomos.
O desafio que devemos enfrentar, nós que estamos
comprometidos com a instituição escolar, é combater a discriminação
desde o interior da escola; é unir nossos esforços
para alfabetizar todos os alunos, para assegurar que todos
tenham oportunidades de se apropriar da leitura e da escrita
como ferramentas essenciais de progresso cognoscitivo e de
crescimento pessoal.

(Delia Lerner, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o
necessário, 2002, p.29)
O texto tem como interlocutores primeiros as pessoas que
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183Q47862 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Todas as alternativas abaixo são realtivas à função da escola enquanto instituição social, EXCETO:
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184Q341319 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Na gaveta de Carla há 18 camisetas, sendo 3 vermelhas, 5 brancas, 4 pretas e as demais azuis. Para não acordar a irmã, que dorme no mesmo quarto, Carla não acende a luz e retira uma camiseta da gaveta no escuro. A probabilidade maior é de Carla retirar uma camiseta

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185Q591882 | Química, Química, Professor de Educação Básica, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os itens subsequentes, a respeito dos diversos aspectos relacionados à área de pesquisa em ensino de química. Inclusão escolar corresponde à preparação de pessoas com deficiência para que possam frequentar escolas regulares.
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186Q331366 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Santana AP, NCE

Daqui a muitos e muitos anos, um professor fala a seus alunos: "Estamos no ano de MMMDCCCXXXVI, escrito no antigo sistema romano de numeração. Nesse século, a humanidade testemunha uma evolução sem precedentes na qualidade de vida de todos os que vivem nesse maravilhoso planeta, considerado uma das sete maravilhas da Via Láctea!".

O professor se refere ao seguinte século:

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188Q334083 | Matemática, Retas e Planos, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Considere dois planos paralelos ? e ?. Um quadrado KLMN está contido no plano ? e o ponto P pertence ao plano ? de modo que sua projeção ortogonal no plano ? seja o ponto K. Assim, está correto afirmar que

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189Q4450 | Português, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

Texto associado.
A Lei da Copa e os direitos dos consumidores

     A Copa do Mundo é, por si só, um dos eventos
mais esperados pelos brasileiros. Uma Copa sediada no
Brasil, então, gera uma expectativa ainda maior. (...) É,
portanto, natural que todos os olhos estejam voltados para
a capacidade de o Brasil conseguir transformar essa
competição em um espetáculo digno de toda essa
expectativa. Mas, assim como a Copa, a cada quatro anos
um ritual se repete envolvendo a Fifa e o país-sede do
evento: a entidade que controla o futebol mundial faz
exigências e demandas, e a população dos Estados-sede a
acusam de querer exercer mais poderes do que deveria. No
Brasil não é diferente.
     ( ...) Aqui no Brasil, já está no Congresso um
projeto de lei que regula o evento, conhecido como Lei
Geral da Copa (PL 2330/11), de autoria do Poder
Executivo. O projeto compila uma série de regras que a
Fifa exige para a realização da Copa. Muitas dessas regras
são necessárias, como por exemplo, as que condenam o
mercado negro de ingressos, mas o pacote traz medidas
preocupantes porque flexibilizam as leis que protegem o
consumidor. ( ... )
     (...) O Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do
Consumidor - iniciou, na última semana, uma campanha
acusando o projeto da Lei Geral da Copa de comprometer
os direitos do consumidor. "A Fifa entra com privilégios e
direitos exclusivos no país, e para ter esses poderes,
direitos sociais têm que ser deixados de lado", diz.
     A Lei da Copa ainda tem que ser aprovada pela
Câmara e pelo Senado para poder valer, mas para o Idec, o
texto inicial apresentado já é bastante nocivo aos
consumidores. O projeto revogaria, durante o mês do
evento, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto do
Idoso, comprometeria a livre concorrência e o direito de
escolha dos consumidores. No entanto, para o relator do
projeto na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP),
essas acusações são infundadas. "Não é verdade que a lei
dá poderes excessivos para a Fifa. O que acontece é que
nenhuma lei brasileira prevê um evento do porte da Copa
do Mundo. Precisamos aprimorar a nossa legislação para
permitir um evento dessa complexidade".
     Com a lei da Copa, no entanto, ela (A Fifa) se
torna uma "superfornecedora": passa a ter poderes de
definir todas as etapas relacionadas ao comércio de
produtos da Copa. Isso significa que fica a critério da Fifa,
por exemplo, devolver ou não o dinheiro de um ingresso
caso o consumidor não queira mais assistir a uma partida e
até oferecer a "venda casada" (...), que o código proíbe.
     (...) O Idec também acusa o projeto de
comprometer a liberdade de concorrência em espaços
públicos nas cidades. Pelo texto, a Fifa tem a prerrogativa
de explorar áreas comerciais nas vias de acesso e entornos
dos estádios. (...) "Nossa análise é que existe uma grande
possibilidade de esse projeto ser inconstitucional. Os
direitos do consumidor e a livre concorrência são preceitos
constitucionais", diz Varella.
     Outro ponto polêmico diz respeito à lei da meia
entrada. A Lei Geral é propositalmente omissa quando o
assunto é permitir que estudantes e idosos paguem metade
do ingresso para um evento cultural, porque esse tipo de
lei é estadual, e não federal.
     Os parlamentares tentam conseguir um meio
termo para não desagradar a Fifa e nem aqueles eleitores
que se beneficiam da meia entrada. (...) O secretário geral
da Fifa, Jeróme Valcke, disse recentemente que a entidade
deve aceitar manter a meia entrada para idosos, e até um
programa para população de baixa renda, mas não deu
garantias quanto aos ingressos para estudantes. Os outros
pontos polêmicos, entretanto, não avançaram. A federação
mostra impaciência com a demora da aprovação do projeto
de lei, e também não ficou contente com as recentes
declarações da presidente Dilma Rousseff. Dilma disse,
em viagem à África do Sul, que não aceitaria um projeto
que diminuísse os direitos da população. Na queda-debraço
entre governo e a Fifa, o mais provável é que os
interesses da federação internacional se sobressaiam aos da
população. O argumento mais forte em favor da Fifa foi
explicitado por Patrick Nelly, o homem que criou o
modelo de negócio da Copa do Mundo: “todas as
exigências da Fifa estavam claras quando a entidade
assinou o contrato com o Brasil. Se o país não quisesse
ceder, não deveria ter se candidatado a sediar o torneio”.

www.revistaepoca.globo.com
Segundo o texto, a Lei da Copa permite que se ofereça aos consumidores a “venda casada”, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Sobre essa prática, analise as afirmativas seguintes:

I. A “venda casada” significa que para ter direito a um produto, o consumidor precisa comprar outro produto.
II. A “venda casada” pode ser representada por um pacote com passagem aérea, hotel e ingressos vendido a estrangeiros que desejam assistir à copa no Brasil, por exemplo.
III. Um argumento que pode justificar a proibição da prática da “venda casada” é o fato de que a vontade do consumidor é soberana, de modo que ele não é obrigado na aquisição de um determinado produto ter que adquirir
outro que ele não queira.
IV. É certo que em todos os casos em que ocorre a “venda casada”, o consumidor tem sérios prejuízos, por isso o Código de Defesa do Consumidor proíbe essa prática.

Está(ão) CORRETAS
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190Q847504 | Inglês, Advérbios e conjunções, Professor de Educação Básica, EDUCA, 2020

Complete the sentence bellow with the correct adverb:

“Martha was angry, she looked at Paul ---------”.

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192Q483499 | Geografia, Brasil, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

No Brasil, graças às diversas modalidades do impacto da modernização sobre o seu território, todas as áreas do país, nas últimas décadas, conheceram um revigoramento do seu processo de urbaniza-ção, ainda que em níveis e formas diferentes, pois a lógica dada pela divisão territorial do trabalho em escala nacional privilegia, diferentemente, cada fração em dado momento de sua evolução. A lógica é comum, os resultados regionais e locais são diferentes.

Considerando o texto, avalie as afirmativas a seguir:

I. O Centro-Oeste apresenta-se extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização e conhece, nas últimas décadas, uma elevada taxa de urbanização.

II. No Nordeste, a introdução de inovações materiais e sociais encontra resistência de um passado cristalizado, atrasando o processo de desenvolvimento, tornando menos dinâmico o processo de revigoramento da sua urbanização, se comparado a outras áreas do país.

III. Ao contrário do que aconteceu nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, onde o povoamento pre-cedeu a urbanização, na Amazônia, o aparecimento de um recente e vigoroso processo de urbanização ocorre sobre poucos núcleos, em função da descontinuidade e da característica rarefeita do povoamento que o precede.

É CORRETO o que se afirma em:

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193Q473136 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A dança como um conteúdo da aula de Educação Física no Ensino Médio possibilita, entre outras coisas, trabalhar com questões de gênero. Ela toca em preconceitos e assim o professor pode trabalhar visando habilidades de

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194Q840086 | Biologia, Qualidade de vida das populações humanas, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que tange à desnutrição, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - A desnutrição acomete apenas pessoas que não têm acesso a uma alimentação saudável. II - A desnutrição gera perda muscular, mas não perda de gordura. III - No quadro de desnutrição, o desenvolvimento físico e mental pode ser comprometido.
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195Q484686 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Caxias MA, Instituto Machado de Assis, 2018

Marque a alternativa incorreta.
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196Q322387 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Segundo Borba e Penteado (2001), é INCORRETO afirmar que
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197Q49350 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Sobre o ensino da Intertextualidade e metalinguagem, tópico previsto na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) e que faz parte das orientações do Centro de Referência Virtual do Professor da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Intertextualidade e um conceito muito utilizado na vida contemporânea e designa o fenômeno da relação dialogica entre textos. 
II. De modo geral, a literatura a respeito do assunto tern permitido dizer que todo texto e intertexto, já que é sempre um espaço de produção de sentidos e de identidade com um outro.
III. A metalinguagem, por sua vez, utiliza a linguagem para falar dela mesma, o que se constitui em excelente oportunidade de compreender os fatos e os conceitos de língua em diferentes possibilidades de organização. 

Estão corretas as afirmativas:
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198Q47832 | Português, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Texto associado.
Texto: 

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) diz que em 2012 as cidades brasileiras geraram quase 64 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Lixo é decorrência de consumo, e consumo é termômetro de quanto anda uma economia. De modo geral, quanto mais rica uma população, mais poder de consumo ela tem; logo, mais lixo ela produz. Noruegueses, americanos, suíços e neozelandeses superam os 2,5 kg diários de lixo per capita. A taxa do Brasil, apesar do enriquecimento do País, ainda é menos que a metade disso. Há dez anos, nossa geração de lixo por habitante era de 955 g. Desde então, a população cresceu cerca de 10%, e o volume de lixo subiu 21%. Sinal do aumento do poder de consumo, graças especialmente aos 40 milhões de pessoas que engrossaram a classe média no período. Com isso, dá para sentir o aumento do rastro de bandejas de carne, caixas de leite e sacolas de shopping no caminho. Efeito colateral do enriquecimento. 

Higiene, economia, preservação. Existem motivos para as embalagens existirem, é claro. E também existem profissionais especializados em buscar melhorias nelas, para que sejam mais úteis e menos dispendiosas. Enquanto isso, nós seguimos comprando e consumindo. A Associação Brasileira da Indústria do Plástico prevê que cada pessoa no Brasil consumirá 46 kg de plástico até 2015. Um aumento que acompanha a escalada global. Em 1950, a produção mundial de plástico era de 1,5 milhões de toneladas, coisa à toa. Atualmente, são 265 milhões de toneladas por ano. 

Nos últimos anos, tem gente querendo reverter este lado menos útil e agressivo das embalagens. A maioria ainda são protótipos ou ações temporárias, mas já mostram um caminho. A Wikipearl, uma loja de Paris, vende sorvetes e iogurtes sem nenhuma embalagem plástica. Seus produtos vêm envoltos em uma tecnologia desenvolvida pelos criadores da empresa, que consiste em uma película feita de partículas naturais de comida que não absorve sujeira. Uma embalagem comestível, em suma. A Natura lançou uma linha de produtos cujas embalagens têm 70 % menos plástico. Ano passado o Bob"s embalou seus sanduíches com papel comestível. Todo ano, designers do mundo todo são premiados por criações que reduzem o desperdício, como o sul-coreano Yeong Keun Jeong, que inventou uma embalagem de manteiga com tampa em forma de faca. Mas são medidas pontuais. Ainda falta muito para termos embalagens mais inteligentes e funcionais em grande escala.

                              (Felipe van Deursen, SUPER, dezembro de 2013, p. 74-76, adaptado)
Assinale a alternativa cujo título reúne as ideias contempladas no texto:
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199Q852142 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que se refere à civilização egípcia, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Desenvolveu-se na região do Crescente Fértil. II - Situava-se no extremo noroeste da África. III - Formou-se a partir da mistura de diversos povos, como, por exemplo, os semitas e os hamíticos.
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